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    Mensagem  jcsmartins Dom 11 maio 2008, 17:46

    Boas Amigos,

    Pois é, ainda há poucos dias aqui vos falava que ia ver uma TA e dado que achei que
    a mota estava em boas condições acabei por fazer negocio.

    É de 1993, e como tal apresenta alguns pontinhos que precisam de um restauro, e para
    isso vou colocar-vos algumas questões, mas antes ...

    Aqui está ela :

    Old School Transalp XL 600V Transa10


    Old School Transalp XL 600V Transa11

    Old School Transalp XL 600V Transa12

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    Como disse, existem alguns pontos que necessitam de um pequeno restauro, alem de alguns parafusos com alguma ferrugem.

    Como posso fazer para dar nova vida ao cromado das suspensoes dianteiras ? Como veem na ultima foto
    apresentam um padrão 'aspero' e com aspecto tosco, o mesmo acontecendo com algumas zonas das partes laterais do
    motor.

    Depois assim a vista saltam os colectores de escape que apresentam-se com alguns pontos de ferrugem, e embora
    considere isso normal para uma moto com 15 anos, ha alguma maneira de os colocar mais bonitos ?

    De resto ja dei umas voltas na mota e gostei muito, no entanto vou-lhe fazer uma revisão geral para ter a certeza
    que tudo está OK.

    Que acham ?

    E assim me junto ao vosso clube, tornei-me mais um transalpino na estrada.

    Um abraço.
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    Mensagem  Convidad Dom 11 maio 2008, 19:04

    Linda mota que tens aí !

    Sobre a ferrugem, está bem melhor que a minha de 2000. Eu tive-a sempre na garagem, mas a proximidade do mar não perdoa.
    Sempre que levei à mota à honda reclamei. A meu ver, é mesmo problema da pintura ou da qualidade do material.
    Há coisas que são muito fáceis de tirar e pintar (os pretos, por exemplo).

    Quanto aos escapes tens no forum um excelente how-to do D'Artagnan.
    O cromado das suspensões dianteiras é que não sei mesmo. A minha tinha exactamente esse aspecto, com menos pontos.
    Eu acho que essas coisas "fazem parte": temos de cuidar, mas também temos de não ser delicados demais - elas são para andar na estrada, ter uma raspadela aqui e ali, etc.

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    Mensagem  Convidad Dom 11 maio 2008, 19:19

    Uma curisosidade da foto: os dois piscas estão ligados em simultaneo ?
    Dá tanto jeito ter quatro piscas numa mota, e não havia disso na TA de 2000 !!!!
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    Mensagem  jcsmartins Dom 11 maio 2008, 19:26

    artur escreveu:Uma curisosidade da foto: os dois piscas estão ligados em simultaneo ?
    Dá tanto jeito ter quatro piscas numa mota, e não havia disso na TA de 2000 !!!!

    Artur, quando se ligam as luzes de presença (minimos) os piscas ficam constantemente acesos num tom mais fraco.
    Quando se faz pisca, variam a intensidade intermitantemente, tipo a luz de stop/presença traseira.

    Penso que isso é uma modificação feita pelo anterior dono.

    Tb tem os 4 piscas, atraves de um botaozinho vermelho em cima no painel de instrumentos, que
    da para ver nas fotos.

    Tb tem 2 altifalantes escondidos com um jack para ligar um aparelho de mp3 ou outra fonte qq de som.

    Os medios e Maximos dianteiros são de luz branca. Apenas os minimos sao amarelos.

    Parece que o antigo dono gostava de pequenos mimos...
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    Mensagem  RainMaker Seg 12 maio 2008, 07:50

    Boas jcsmartins,

    parabéns pela montada, vais ver que não te arrependes Smile

    Em relação às questões que colocas, eu sou um novato nessas coisas e em relação ao cromado não sei mesmo como será possivel restaura-lo... um banho de areia Question Exclamation e depois mandar cromar ? não faço mesmo ideia...

    Em relação às fotos, que "aparelhómetro" é aquele por cima do manómetro da temperatura ? o que é que fáz ? é a cena dos piscas e a ligação para os altifalantes ?

    Um abraço,

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    Mensagem  jcsmartins Seg 12 maio 2008, 08:28

    RainMaker escreveu:Boas jcsmartins,

    parabéns pela montada, vais ver que não te arrependes Smile

    Em relação às questões que colocas, eu sou um novato nessas coisas e em relação ao cromado não sei mesmo como será possivel restaura-lo... um banho de areia Question Exclamation e depois mandar cromar ? não faço mesmo ideia...

    Em relação às fotos, que "aparelhómetro" é aquele por cima do manómetro da temperatura ? o que é que fáz ? é a cena dos piscas e a ligação para os altifalantes ?

    Um abraço,

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    Esse aparelho em cima do manometro da temperatura ainda não o estudei todo, mas além de relógio e cronometro
    tem uns idicadores de esforço/carga da bateria e mais umas luzinhas de monitorização que ainda não sei para
    que servem, mas tem lá a luzinha triangular dos 4 piscas além de outras. Existe um segundo interruptor do lado direito
    ao dos 4 piscas que serve para colocar a piscar as luzes vermelhas da mala traseira, e que quando se liga acusa também
    nesse aparelho (ainda nao percebi qual o interesse de colocar as luzes vermelhas da mala a piscar...).

    A ligação aos alti-falantes é à parte, e apenas tem um jack para ligar a aparelhos externos, mas penso que o cabo não
    passa por esse aparelho.

    Abraço.
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    Mensagem  D'Artagnan Seg 12 maio 2008, 15:02

    Boas, jcsmartins

    Parabéns pela aquisição, embora com 15 anos continua a ser uma mota actual ou não fosse uma Transalp.

    Que tenhas Km's de prazer com ela e sem problemas.

    Vais ter de dedicar um pouco de tempo na bricolage dessa montada mas vais ver no fim que compensou.

    Quanto aos parafusos, nada melhor que sustitui-los.

    A suspensão dianteira, talvez pulila e dar um tratamento, não sei qual pois ainda não tive necessidade de efectuar tal serviço, mas de certeza que alguém terá opinião para o tratamento da suspensão.

    Quanto ao escape se já tem alguns pontos de ferrugem, lixar tudo muito bem com lixa fina, dar um primário próprio para altas temperaturas e finalizar com tinta própria para altas temperaturas.

    Espero ter ajudado de alguma forma.
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    Mensagem  Transouto Ter 13 maio 2008, 14:46

    Ora parabéns pela máquina!!

    Quanto ao restauro, lê uns posts aqui do forum, pois o D'Artagnan e o Jay são expert's na mat´ria, senão é mesmo pergunatr a alguém entendido na área, tipo um pintor...Bem vindo ao mundo Transalp!

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    Mensagem  jcsmartins Sex 16 maio 2008, 22:34

    Ora bem ...

    A mota veio hoje da revisão geral e as expectativas cumpriram-se.

    Apenas necessitou de mudar oleo e filtro de oleo e também as velas, num custo total
    de 92€ (material, mao de obra e lavagem).
    Levou um ajuste na corrente, pois para o meu peso parecia demasiado esticada.

    De resto a embraiagem, travoes/pastilhas, suspensões, jantes, pneus e
    liquido de refrigeração estava tudo Ok.

    Foi-me sugerido que deixasse o motor aquecer ao ponto de fazer disparar a ventoinha do
    radiador de forma a fazer um teste ao sistema de refrigeração mais propriamente ao
    termostado, indicador de temperatura e ventoinha de refrigeraçao.
    Para o efeito basta circular durante algum tempo a baixa velocidade ou simular transito
    de pára-arranca. Fiz o teste com sucesso :-)

    A falar com quem sabe da poda deu para 'topar' outros pormenores como o facto das
    crenagens estarem quase novas para uma mota com 15 anos, o que indica que foram substituidas.
    Podem ter sido trocadas por queda ou apenas por as antigas estarem em mau estado.

    Apresentava também outro sinal que indicava que a moto esteve parada durante algum tempo
    que é o facto da corrente apresentar um tom avermelhado, o que significa que ao estar parada
    a corrente oxidou e depois quando voltou a andar foi lubrificada adquirindo um tom avermelhado.

    Segundo o mecânico o grau de oxidação nao justifica substituir a corrente, até porque o sistema
    de transmissão está em boas condições, mas aconselhou não esquecer a lubrificação da corrente
    a cada 1000 kms.

    E pronto, agora está pronta a fazer kilometros.
    Pega bem sempre ao primeiro toque no botão e ronca ainda melhor :-)

    Hoje aproveitei para fazer um pequeno teste de velocidade com ela e o resultado foram 175 kmh
    a direito... Uma sexta velocidade dava jeito, mas este motor é claramente mais vocacionado para
    o binário, pois a mota recupera bastante bem em quase todas as circustâncias.

    Para já é tudo, e sempre que houver novidades vou relatando aqui.

    Grande abraço.
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    Mensagem  D'Artagnan Sex 16 maio 2008, 22:46

    Boas

    Estas motas são umas grandes máquinas e muito fiáveis

    Tens ai um grande maquinão

    Agora com tempo é só ires dando aqueles retoques aqui e ali no que vês que queres recuperar, por isso se necessitares de umas dicas, já sabes que estás á vontade, aqui o pessoal está sempre pronto a ajudar.
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    Mensagem  RainMaker Sáb 17 maio 2008, 09:29

    Boas jcsmartins,

    fico feliz por ver que mais uma vez a regra se cumpre, ou seja, mais uma TA em excelentes condições, apesar da idade Smile

    Mais uma bela senhoa anda na estrada, cuida bem dela e ela vai tratar-te bem eheheh

    So um pequeno reparo, olear de 1000 em 1000 km's não parece um pouco excessivo ?

    eu, normalmente, de 300 em 300 dou-lhe um tsssss tssssss na corrente com o spray Smile

    Um abraço,

    RainMaker
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    Mensagem  FALP Sáb 17 maio 2008, 14:56

    Excelente máquina e estado para os anos que tem! cheers

    Espero que a minha assim fique (até me admiro estar excelente com os ultimos 2 anos à porta de casa pale )

    Apenas os guiadores dão logo nas vistas pela oxidação... No

    Às vezes tb faço o teste da ventoinhia... Wink só trabalha por si uma ou duas vezes/ano... Idea
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    Mensagem  jcsmartins Dom 18 maio 2008, 19:15

    Boas

    Nesta revisão decidi não trocar o filtro de ar embora este já apresentasse uma sujidade considerável,
    uma vez que o mecânico disse que de momento nao tinha disponivel e não me apeteceu esperar.

    De qualquer forma o filtro actual levou um sopro no compressor.

    Entretanto andei a pesquisar pelo eBay e encontro-os lá a 20€ já com portes incluidos.

    Acham caro para o tipo de peça que é ?

    Têm ideia dos preços dos filtros de ar para a XL600V cá em PT ?

    Depois, e como devem ter reparado, os tubos colectores de escape apresentam alguma corrosão
    apresentando aquele aspecto acastanhado da ferrugem (pudera, 15 anos ...) gostava de saber
    como estão os das vossas motas (as mais antigas claro) ...
    É que estou tentado a fazer o mesmo que o D'Artagnan fez com o escape dele, ou seja a bela pintura
    a preto com tinta especial.

    Um abraço e Obrigado.
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    Mensagem  FALP Dom 18 maio 2008, 21:12

    jcsmartins escreveu:

    Depois, e como devem ter reparado, os tubos colectores de escape apresentam alguma corrosão
    apresentando aquele aspecto acastanhado da ferrugem (pudera, 15 anos ...) gostava de saber
    como estão os das vossas motas (as mais antigas claro) ...
    É que estou tentado a fazer o mesmo que o D'Artagnan fez com o escape dele, ou seja a bela pintura
    a preto com tinta especial.

    Um abraço e Obrigado.
    Em relação ao escape é de recear mais o interior que o exterior... anda algumas vezes com ela a velocidade elevada em AE alguns KMs para aquecer e limpar... Cool
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    Mensagem  antonio.q Dom 18 maio 2008, 22:25

    Olá jcsmartins,

    Quanto ao filtro de ar penso que a melhor opçao seria comprar um K&N pois o preço é mais ou menos o mesmo que o de origem. Dá para lavar - 20 a 25 mil kms - e dura até quando pensares vender a moto (salvo seja!).
    Meti um já há uns anos e ainda dura. O rendimento é igual e nao notei diferença de consumos. Mas vê na "Página de Mecânica >> Filtro de ar" que há lá mais informaçoes.

    Um abraço,
    antonio.q
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    Mensagem  Transouto Qua 21 maio 2008, 09:09

    Subscrevo a opinião do antónio, e também aprendo...é que eu já tenho um K&N encomendado, pois realmente custa mais ou menios o mesmo(60 e poucos euros) com a vantagem de só se mudar uma vez..Quanto a consumos e prestações, ainda bem que é assim antonio...

    JCSMartins, parabéns pela grande máquina, realmente era o que todos esperavamos, uma bomba pronta a rolar...TRANSALP FOREVER!

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    Mensagem  jcsmartins Qui 03 Jul 2008, 21:59

    Acabei de fazer um upgrade na minha transalp, daqueles que não nos
    deixam descansar enquanto não os fazemos ...

    Adivinhem ... As barras de protecção.

    Estive hoje a monta-las, e à parte de um ou outro pormenor são fáceis de montar.
    E até ficam bem na moto. Não saem muito para fora.

    São da SW-Motech, e ficaram em 110€.
    A montagem foi por minha conta.

    Seguem umas fotos :

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    Old School Transalp XL 600V 310

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    E pronto, está feito.

    Agora já fico mais descansado em caso de queda :-)
    É que no outro dia fui para uns caminhos mais acidentados e por duas vezes ia sentindo
    o cascalho ... ;-)

    Um abraço.
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    Mensagem  Pedro Marques Alves Qui 03 Jul 2008, 22:56

    Boas

    Parabéns pela mota ! Está com um aspecto impecável.
    Estou a ver se compro umas barras dessas.
    O preço que indicaste ( 110€ ) é já com os portes de envio ?

    Abraço

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    Mensagem  jcsmartins Sex 04 Jul 2008, 08:50

    Pedro Marques Alves escreveu:Boas

    Parabéns pela mota ! Está com um aspecto impecável.
    Estou a ver se compro umas barras dessas.
    O preço que indicaste ( 110€ ) é já com os portes de envio ?

    Abraço

    Pedro

    Boas Pedro,

    Para ser mais preciso, o preço foi exactamente de 118€ e
    comprei-as directamente numa loja em Rio de Mouro, a Balgarpir.

    Não paguei portes de envio pois fui busca-las à loja.

    A montagem foi feita por mim.

    Abraço.
    Pedro Marques Alves
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    Mensagem  Pedro Marques Alves Sex 04 Jul 2008, 08:59

    Boas JCSMARTINS

    O nosso amigo e companheiro D'Artagnan enviou-me uma PM a dizer onde poderia encontrar as barras.

    Muito obrigado pela resposta.

    Um abraço

    Pedro

    P.S. Na próxima quarta vamos reunir um pequeno grupo em Carcavelos ( Bar os Gémeos ) para trocar umas ideias sobre a nossa ida ao Funchal. Aparece por lá. A tua opinião é bem vinda.
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    Mensagem  Transouto Sáb 05 Jul 2008, 09:48

    Parabéns pelas barras jcsmartins, e também pela mota que parece estar bem tratadinha...realmente é um investimento mais que bem feito.... Cool

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    Mensagem  Jay Ter 08 Jul 2008, 22:40

    Essa dos piscas tambem chamou-me a atenção. Tambem gostava de ter os 4 piscas.

    Quanto aos cromados da suspenção é do mais facil. Um dia destes pedi ao mecanico para retirar, mudou-me o oleo, levei as suspenções a casa, lixei, passei pano de polir com a ramona. Depois foi so deitar sub-capa, tinta cinza, 2 ou 3 capas de verniz e voilá! .. Um mecanico monta e desmonta isso num instante. Eu é que nao quis fazer em casa, mas parece-me facil.
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    Data de inscrição : 04/08/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600
    Kms:

    Old School Transalp XL 600V Empty Re: Old School Transalp XL 600V

    Mensagem  miguel sousa Qua 06 Ago 2008, 14:35

    Boas,
    Quanto aos "picos" na suspensão dianteira é fácil. Compras lixa fina e palha de aço. 1º lixas, sempre no sentido rotativo, ou seja, como se tivesses a apertar e a desapertar um parafuso, não lixes no sentido vertical. Depois eliminas os riscos finos criados pela lixa com o mesmo processo mas desta vez com a palha de aço. Ficam novos e não enferrujam. Comigo resultou, tentei o mesmo processo nas hastes dos espelhos mas enferrujaram, acho que tenho que enverniza-los no fim do processo. Um dia, no inverno, vou testar isto.

    Cumprimentos,
    Miguel Sousa

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