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Marrocos 2012 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Marrocos 2012 2438059070

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    Mensagem  mfcpires Ter 23 Out 2012, 11:18

    Caros amigos Transalpeiros... cheguei na passada 6ªfeira de uma viagem de 3500 kms por Marrocos. Só conhecia Tânger de uma viagem feita à uns anos e a ideia que tinha de Marrocos não era a melhor... continuo com a mesma ideia do norte e litoral de Marrocos que pouco interessa, tanto pelas vistas como pelas pessoas... é o país dos sacos de plástico!! No
    Arrancamos de Tavira no domingo pelas 6h30, eu com a minha Transalp 650 e um amigo com uma GS 1150. Chegavamos a Fès ao fim da tarde... grande cidade, confusão, fumo, nada de especial... Arrancamos de Fès com o tempo manhoso e a chuviscar... até aí ainda não tinha visto nenhuma paisagem que me dissesse algo... passamos por Ifrane que chamam a Suiça de Marrocos que tem um parque natural muito giro com macacos e tudo Razz Depois de Ifrane aí sim o tempo começou a melhorar, as vistas também e os km´s começaram a compensar cheers Passamos por Midelt e por fim Merzouga...dormimos mesmo junto ao Deserto, comemos e bebemos bem e foi das noites mais bem passadas. Arrependi-me de não ter feito o passeio de jeep pelas dunas, pois de mota esqueçam!! lol! Ainda fomos lá perto e a Transalp passou com alguma dificuldade mas a pesada BMW ficou logo enterrada Marrocos 2012 338808 à conta dessa areia ficou logo uma das malas BMW sem abrir, enfim... vá lá que mais à frente os técnicos Marroquinos resolveram a situação lol! na 3ª noite fomos dormir a Ourzazate mas antes disso passamos por Tinghir, Todra e Gargantas do Dades. Belas vistas, belas curvas. Marrocos 2012 238252
    4ºdia fomos fazer estradão que até doeu.... fomos diretos a Zagora, depois Zeguid e pernoitamos em Tabourahte. Felizmente os rios estavam secos... por um lado teria sido espetacular, por outro uma dor de cabeça Marrocos 2012 149781063
    5º dia arrancamos por Ait Ben Haddou, estrada P1506 que se revelou atribulada com grandes vistas e Zero de Bombas de Gasolina scratch muitas descidas em ponto morto pra poupar combustivel... pois normalmente há sempre muitas bombas pelo caminho. Vamos na direção de Marrakech ao qual chegamos pelas 12h00. Fumo e mais fumo. Passamos em frente ao palacio do Rei e paramos na praça central onde ouve um atentado bombista à uns anos... macacos, cobras, ingleses, alemães, holandeses, etc... um Mix de gente e confusão... foi engraçado!! Arrancamos com direção a Casablanca mas pelo caminho apanhanhamos ventos muito fortes e a meio caminho chuva Sad
    Chegamos a Casablanca a chover e não encontramos hotel. A loucura passou pela cabeça e metemo-nos pela AE de noite a ripar gás até Rabat. Chegamos de noite e por lá dormimos num albergue manhoso.
    Na 6ª feira a ideia era PORTUGAL. O tempo melhorou e a coisa fluiu... fomos apanhar o barco a Tânger-Tarifa, ao contrario do que tinhamos feito pra baixo que foi Algeciras-Ceuta.

    Conclusão: será que me apetece voltar outra vez?? Apenas pelo deserto de Merzouga que foi espetacular.. tudo o resto vale apena ver mas o mundo é tão grande que não encontro justificação para visitar várias vezes Marrocos.
    A TA completou mais de 51mil km´s e portou-se a altura com problemas ZERO,

    Deixo-vos o album de Facebook aberto a todos:
    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10152198098715697.917219.575210696&type=1¬if_t=like

    Fiz muitos videos que vou compilar e colocarei aqui mais tarde.

    Aqui está o video Smile

    https://www.youtube.com/watch?v=JZy7YkI3yhI&feature=youtu.be

    Disponham com as perguntas que entenderem Wink





    Última edição por mfcpires em Sex 26 Out 2012, 08:28, editado 1 vez(es)
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    Mensagem  josematos Ter 23 Out 2012, 13:06

    Eu não quero ser mauzinho, mas é preciso ter mãos e conhacimentos, não é só saber andar encima de uma mota...................
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    Mensagem  mfcpires Ter 23 Out 2012, 13:54

    josematos escreveu:Eu não quero ser mauzinho, mas é preciso ter mãos e conhacimentos, não é só saber andar encima de uma mota...................

    Boas,
    esse comentário é relativo ao quê mesmo?? Fiquei sem entender Smile
    Foi uma viagem bem organizada com cabecinha, tronco e membros. Fomos onde planeamos em casa num mapa e cumprimos esse planeamento a rigor e chegamos a casa mais cedo que estavamos à espera. Foi a 3ª vez que o meu amigo foi a Marrocos. Conhece bem usos e costumes dos locais.

    Que Mãozinhas e conhecimentos é que o Sr. José Matos se refere?
    Não vale apena criar um bicho de sete cabeças onde não existe. Quem lá quiser ir pode ir à vontade, pois será bem recebido pelo povo marroquino.
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    Mensagem  Jardel Ter 23 Out 2012, 15:09

    Parabéns pela viagem.

    eu tb lá fui mais um amigo este ano, ambos íamos pela primeira vez e apenas com o trajecto delineado.
    Fiz +/- a mesma volta, tirando a parte de Zagora.

    Também entrei por Ceuta e saí por Tanger... e verdade se diga, entrar pela fronteira de Ceuta impressiona um pouco e só queria sair dali. Parece(ou é)um país do 3º mundo, com gente a passar a fronteira de toda a maneira e feito com sacos às costas, táxis e mais táxis, com guardas de metralhadoras nos montes como se vê nos filmes etc etc...

    E a parte norte é menos desinteressante do que o sul, é verdade.

    Eu espero lá voltar. A ver vamos.
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    Mensagem  josematos Ter 23 Out 2012, 15:20

    Sem querer ofender ninguém eu pretendia me referir a andar nas dunas com motas pesadas.Talvêz não me tenha explicado bem,mas aqui fica a rectificação. Marrocos 2012 320278
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    Mensagem  mfcpires Ter 23 Out 2012, 15:42

    josematos escreveu:Sem querer ofender ninguém eu pretendia me referir a andar nas dunas com motas pesadas.Talvêz não me tenha explicado bem,mas aqui fica a rectificação. Marrocos 2012 320278

    Pois nunca foi nossa intenção ir para as dunas e muito menos com motas que não estão preparadas para tal e carregadas de malas lol!
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    Mensagem  josematos Ter 23 Out 2012, 15:53

    Discordo completamente em ser uma mota para fazer KMS, mas sim uma mota excepcional para expedições tanto em durabilidade,transposição de obstaculos e não bebe muito, só digo bem.Na questão de area tem os seus truques mas nada que ela não transponha, carregada tem mais dificuldades nas areias estilo pó de talco.Para fazer KMS o ideal é isto Marrocos 2012 1211141683
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    Mensagem  mfcpires Ter 23 Out 2012, 16:04

    josematos escreveu:Discordo completamente em ser uma mota para fazer KMS, mas sim uma mota excepcional para expedições tanto em durabilidade,transposição de obstaculos e não bebe muito, só digo bem.Na questão de area tem os seus truques mas nada que ela não transponha, carregada tem mais dificuldades nas areias estilo pó de talco.Para fazer KMS o ideal é isto Marrocos 2012 1211141683

    Pois para fazer km´s em terrenos mais complicados era mais complicado levar um bicho desses Marrocos 2012 1211141683 pois fiz o lés a lés de honda cb1000 e aquilo passou ribeiras com água e fez caminhos de terra sem grandes problemas. Fiz 200km´s em terreno motanhoso complicado e duro em marrocos que faria com qualquer moto mas seria bem mais dificil.

    Sinceramente acho que as motos Touring são em 90% dos casos desnecessárias, pois com qualquer moto de estrada se faz as voltas, passeios, viagens, o que entenderem... esta moda das Touring é como outras modas que surgiram... enfim.

    No meu caso a Transalp faz-me lembrar a minha Yamanha DT 50 e dá-me gozo de conduzir. Curva bem, não gasta muito e anda o suficiente.
    Acima de tudo é fiável Marrocos 2012 9444

    Já tive uma Yamaha Thunderace 1000, uma Honda VTR 1000 e quando comprei a transalp disseram-me que estava a ir de cavalo pra burro.... ou estou a ficar velho lol!
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    Mensagem  josematos Ter 23 Out 2012, 17:32

    Todos ficamos mais usados( não velhos), eu presentemente tenho a 650 em que ando uma vêz por outra, mas já fez muitos KMS por essa Africa. Como estou a ficar mais usado e gosto de andar bem montado comprei em 1998 um Toyota kzj95 que uso presentemente nas minhas expedições, antes já tinha um VX3000 e para matar o vicio uma vêz por outra lá ando de mota contra a vontade da minha esposa.
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    Mensagem  mfcpires Qui 25 Out 2012, 09:59

    josematos escreveu:Todos ficamos mais usados( não velhos), eu presentemente tenho a 650 em que ando uma vêz por outra, mas já fez muitos KMS por essa Africa. Como estou a ficar mais usado e gosto de andar bem montado comprei em 1998 um Toyota kzj95 que uso presentemente nas minhas expedições, antes já tinha um VX3000 e para matar o vicio uma vêz por outra lá ando de mota contra a vontade da minha esposa.

    Pois a minha só serve pra fazer Km´s... e muitos de seguida... não a uso no dia a dia.
    Tanto é que veio de Marrocos com um ronco diferente... o motor ficou limpinho heheh
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    Mensagem  mfcpires Sex 26 Out 2012, 08:31

    O tal video da viagem Smile)

    https://www.youtube.com/watch?v=JZy7YkI3yhI&feature=youtu.be
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    Mensagem  Transouto Sex 26 Out 2012, 23:00

    Marrocos 2012 18384 Marrocos 2012 18384 Goseti do bideo.....Obrigadinho por nos levarem a marrocos..... Marrocos 2012 463778

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    Mensagem  Rui Faria Sáb 27 Out 2012, 09:25

    Parabéns pela viagem e obrigado pela partilha.
    Quase tudo se faz bem em quase todas as motos. Olhem para mim (e os outros) a demorarmos quase 3horas de Fez para Chefchaouen por uma estrada secundária que perdeu o alcatrão...

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    Mensagem  josematos Sáb 27 Out 2012, 09:55

    Conheço bem esse estradão, mulhado é bem manhoso, mas ultimamente tenho feito de jeep.
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    Mensagem  Rui Faria Sáb 27 Out 2012, 13:41

    Sim, mas de jeep é o dobro das rodas e metade do prazer...

    josematos escreveu:Conheço bem esse estradão, mulhado é bem manhoso, mas ultimamente tenho feito de jeep.
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    Mensagem  josematos Sáb 27 Out 2012, 14:50

    Concordo em parte.Vocês têm é de fazer na ÉPOCA SECA de moto é impossivel de fazerem com chuva que é o seguinte: de Fez até Sefrou por alcatrão depois são pistas de montanha com bastante condução ( até de Jeep)a ZABEL depois pela montanha e pista de pó de talco até OUTAT-OULAD-EL-HAJ dai continua-se sempre em pista passando por TALSINNT em direcção a BOUDNIB.Quem quiser finalizar as pistas vem por alcatrão até Meski/erfoud quem pretender continuar segue de Boudnib pela pista até Erfoud (há duas pistas uma ao km3 a direita (direcção MESKI) e outra á esquerda no km6(direcçao boudnib).Volto a lembrar que de mota só na época seca
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    Mensagem  mfcpires Sáb 27 Out 2012, 18:43

    Rui Faria escreveu:Parabéns pela viagem e obrigado pela partilha.
    Quase tudo se faz bem em quase todas as motos. Olhem para mim (e os outros) a demorarmos quase 3horas de Fez para Chefchaouen por uma estrada secundária que perdeu o alcatrão...

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    hehe aí está o que eu digo... pode ser mais dificil mas nao é impossivel Smile)
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    Mensagem  josematos Sáb 27 Out 2012, 19:13

    Eu costumo dizer nada é impossivel, é preciso é saber lá chegar!!!!!!!!!!!!!!!!Este percurso que citei na época das chuvas é para se fazer em 4 dias, na época seca em dois isto de jeep de mota na época seca também fazem em dois. Marrocos 2012 320278 Marrocos 2012 283199

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