Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Transalp - como afinar uma moTA perfeita 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Transalp - como afinar uma moTA perfeita 2438059070

    Transalp - como afinar uma moTA perfeita

    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Transalp - como afinar uma moTA perfeita Empty Transalp - como afinar uma moTA perfeita

    Mensagem  adelinoaraujo Dom 18 Ago 2013, 23:44

    A pedido de muitas famílias... bem, mais vale ir direto ao assunto:

    Como é que eu posso configurar e afinar a minha Transalp de maneira que possa ir dar uns passeios com a patroa mas também abrir caminho nas bouças e ter sempre uma boa posição de condução?

    A posição original do guiador, parece-me um pouco baixa para off-road. Por sentir essa necessidade, é que vim cá pedir ajuda e apesar de já o ter levantado, parece-me que ainda preciso de afinar as manetes.

    Este tópico nasceu a pedido de muitas famílias... não, foi só do Dr Faustino e ele tem toda a razão. Um tópico de xunning para a Transalp faz falta, mesmo sendo só um e as opções de configuração serem mais que muitas.

    O tópico original é http://www.forumtransalp.com/t4494-ajuda-pequenos-upgrades-guiador-e-contrapesos onde o Miguel pede ajuda para afinar o guiador.

    Bem, se não se importam de responder desde o início à minha pergunta... afinar o guiador para off-road. Dicas, conselhos e concelhos também aceito.

    Depois desta parte, também podem responder à questão que eu também ando a afinar... suspensão traseira fora de estrada. Dei umas 3 ou 4 voltas à configuração da suspensão da roda traseira e tenho vindo a aliviar (mais soft) até agora, que me parece um compromisso aceitável para estrada e fora de estrada.

    Mas não se poupem nos detalhes. Dr Faustino disse que tinha algum material... mas as dicas da experiência acumulada... priceless.

    Quando eu digo no título "Transalp - como afinar uma moTA perfeita" foi o que senti hoje. Na estrada 5 estrelas. Na bouça a partir paus e sobretudo na areia, local sempre complicado de conduzir... 5 stars!

    Abraço!!!
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Transalp - como afinar uma moTA perfeita Empty Re: Transalp - como afinar uma moTA perfeita

    Mensagem  adelinoaraujo Seg 19 Ago 2013, 00:02

    http://advrider.com/forums/showthread.php?p=20276928

    Aqui há um post onde o gajo desmonta a TA toda e a história é interessante. E fez-me lembrar que hoje na bouça, em partes de terra, começei a acelerar e a andar com a roda de trás dum lado pro outro, mas quando a rotação chegou aí a 4500 ou nem tanto... oh pá era só apontar a roda da frente que a de trás estava louca!!!

    Nunca tinha andado a "gastar" pneu desta forma mas foi muito divertido andar dezenas de metros dum lado pro outro.

    Uma Transalp verdadeiramente configurada ao pormenor:
    http://www.partireper.it/wp-content/uploads/2009/07/gionata-nencini-partireper.it-honda-transalp-special-dettagli-fotografici-givi-famsa-ufo-koso-scottoiler-leovince-metzeler.jpg

    Bem, quando ao meu guiador e sua afinação:
    Transalp - como afinar uma moTA perfeita Honda-xl-650-v-transalp-4e597a5573ddee2b3c1f06b0d0ceb97a_zpse56aded4

    A linha vermelha: tenho uma barra no guiador mais ou menos naquela posição
    A linha amarela: posição que EU vejo a barra quando sentado na Transalp
    A linha verde: posição que agora vejo a barra, depois de levantar o guiador

    Note-se que agora quando a Transalp está no descanço e rodo o guiador totalmente para a esquerda para o bloquear, ele escosta ligeiramente com a parte do espelho/depósito de óleo (lado direito do guiador), na parte da viseira alta que tenho. Nada de grave, mas dá para ver que o guiador foi puxado à frente um pouco.
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Transalp - como afinar uma moTA perfeita Empty Re: Transalp - como afinar uma moTA perfeita

    Mensagem  adelinoaraujo Dom 01 Set 2013, 02:25

    https://www.youtube.com/watch?v=sprAYF0pASw

    Este primeiro video tem algumas dicas muito boas para off-road. Mas o segundo é que tem aquilo que eu procurava, relativamente à configuração do guiador.

    https://www.youtube.com/watch?v=sprAYF0pASw

    Ou seja, exactamente aquilo que eu quero e acabei por perceber. Quando vou para fora de estrada, tenho que afinar o guiador para off-road.

    Já tenho as posições até definidas e durante a semana eu tenho o guiador baixo, na posição normal. Mas já saí várias vezes e subi o guiador e até levei a ferramenta para mudar se precisasse.

    Existem mais videos lá deste tipo que são muito bons e essenciais para andar bem off-road. O especilista da BMW disse coisas que eu já intuitivamente faço e por isso é que o BTT faz bem à saúde... porque o que ele diz para a Transalp, eu também faço de BTT.
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Transalp - como afinar uma moTA perfeita Empty Re: Transalp - como afinar uma moTA perfeita

    Mensagem  adelinoaraujo Dom 01 Set 2013, 02:32

    Bem, estive a ver outros videos, como o das lombras e estou admirado é como o aluno teve que aprender a passar lombas!

    Meu, de BTT se não passas as lombas como o instructor disse, é bom que leves proteção de dentes, porque vais precisar! E de moto, é igual!

    Às vezes o óbvio não é assim tão simples de perceber e por isso é que existem estas escolas.

    Só fico é lixado é que isto é tudo da marca alemã das 3 letrinhas...

    Off-road park https://www.youtube.com/watch?v=zsqERbb92bQ

    Conteúdo patrocinado


    Transalp - como afinar uma moTA perfeita Empty Re: Transalp - como afinar uma moTA perfeita

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua 08 maio 2024, 23:31