Para quem ainda não conhece a minha TA aqui fica um resumo.
Comprada em 2010 com 37 mil km por 500 euros com o motor gripado por falta de óleo
Com algum conhecimento mecânico ainda que quase exclusivamente teórico decidi arranjar o motor. Depois de muitas horas perdidas, de varias reparações ao motor, de momentos sem saber o que fazer e muito dinheiro gasto fiquei com a minha mota como meio de transporte diário e passeios fora de estrada.
Hoje com 73 mil km em que desses 3000 km foram feitos numa viagem a Marrocos tenho o motor novamente gripado mas desta vez por excesso de óleo. Com outra TA a iniciar o restauro não havia melhor altura de meter mãos à obra na minha .
Seguindo para o projecto…
Como de aspecto já tenho uma TA diferente de qualquer outra vou fazer o mesmo ao motor. A intenção é dar mais uns cavalos à TA e poder continuar a utilizar as gasolinas normais. Não há um objectivo na quantidade de cavalos.
O dador de peças é um motor da Honda NTV650 com 26 mil km.
À partida passa dos 600cc para os 650cc e as bielas são mais fortes bem como as cavilhas dos pistons.
A taxa de compressão de origem é 9,2:1 e o objectivo é alcançar a casa dos 11:1.
A ignição também será avançada 5º.
E para realçar o som do motor em V vitaminado vai ser montado um LeoVince
Deve ser o suficiente para continuar a ter fiabilidade e o desejado aumento de potência.
Do quadro e restantes peças os cinzentos devem desaparecer, o mesmo ao dourado das jantes para dar lugar a preto metalizado. Parafusos serão aproveitados ao máximo e sofrerão apenas zincagem e o motor terá uma cor próxima da cor do motor da Yamaha XT660X de 2013
Estado actual:
Mais novidades assim que existam
Cumprimentos
Faustino