Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
 O mito do H.I.D. Xenon 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas!  O mito do H.I.D. Xenon 2438059070

+4
drt
Aerotransalp
adelinoaraujo
kuhn
8 participantes

    O mito do H.I.D. Xenon

    kuhn
    kuhn
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 115
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 17/03/2014

     O mito do H.I.D. Xenon Empty O mito do H.I.D. Xenon

    Mensagem  kuhn Seg 24 Mar 2014, 16:59

    A pedido de muitos venho aqui desfazer o mito de que o xenon faz com que a bateria tenha uma vida útil precoce.

    Equipamento usado no teste:
    Kit HID 35W temperatura de cor 6000K
    Aparelho de medida FLUKE 112 (A marca de equipamentos de medida mais conceituada do mundo)
    Fonte de alimentação SONY 13,4V 7A

    Test



    Conclusão:
    Como podem ver no vídeo o pico de corrente não ultrapassa os 4.6A (o equivalente a uma lâmpada de halogénio de 55W) e quando estabiliza fica nos 3.4A o equivalente a 35W portanto mito desfeito Wink


    Agora as vantagens:

    Menor Consumo em relação as lâmpadas convencionais (poupa a bateria)
    3X mais iluminação (mais segurança na estrada)
    Tempo de vida útil (normalmente dura 3x mais que uma lâmpada de halogénio)


    Desvantagens:

    preço Razz



    PS o xenon é um sistema balastro/lâmpada de fabrico complexo por este motivo não aconselho a compre deste fora das lojas autorizadas. quero com isto dizer que ao montarem "xenon low cost" nas vossas meninas podem se dar mal Evil or Very Mad . se comprarem um bom kit HID este acompanha a vida útil da mota e ficam longe de problemas Smile
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

     O mito do H.I.D. Xenon Empty Re: O mito do H.I.D. Xenon

    Mensagem  adelinoaraujo Seg 24 Mar 2014, 17:25

    Principalmente andar de noite e o Xenon dar o pei... portanto, o mito ir cú caral... portanto, fud.... fundir-se todo! Já vi isso... na escuridão e de repente puf! Sem luz.

    Isso sim deve ser assustador! Não foi comigo mas está documentado na net.

    Se realmente isso é melhor, quiça um dia dia compro um, porque eu ando muito de noite.

    Obrigado por mais um verdadeiro serviço público no forum.
    kuhn
    kuhn
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 115
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 17/03/2014

     O mito do H.I.D. Xenon Empty Re: O mito do H.I.D. Xenon

    Mensagem  kuhn Seg 24 Mar 2014, 18:03

    adelinoaraujo escreveu:Principalmente andar de noite e o Xenon dar o pei... portanto, o mito ir cú caral... portanto, fud.... fundir-se todo! Já vi isso... na escuridão e de repente puf! Sem luz.

    Isso sim deve ser assustador! Não foi comigo mas está documentado na net.

    Se realmente isso é melhor, quiça um dia dia compro um, porque eu ando muito de noite.

    Obrigado por mais um verdadeiro serviço público no forum.

    Tanto pode acontecer com o xenon ou lâmpada normal  lol! 

    no meu caso não alterei a parte elétrica da mota é tudo "plugin"

    Caso o xenon dê o peido mestre é só comprar uma lâmpada normal no supermercado mais próximo  What a Face 
    isto enquanto não reparar o xenon claro

    È mais provável dar o peido uma lâmpada de halogénio do que uma xénon  king 

    Aerotransalp
    Aerotransalp
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 250
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/07/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
    Kms:

     O mito do H.I.D. Xenon Empty Re: O mito do H.I.D. Xenon

    Mensagem  Aerotransalp Seg 24 Mar 2014, 21:26

    Bem... vou falar da minha experiência....

    Montei um kit xenon na minha TA...
    A caminho de casa perto das 23h00,numa noite escura e muito nublado com aqueles pingos "molha tolos" e bummm o tal dito peido mestre!!!
    Quase 10km pela mata de Leiria em estrada de alcatrão e nem um único um candeeiro, só mesmo a luz do mínimo que era em LED... affraid  affraid  affraid .

    Lá cheguei bem a casa, mas no dia seguinte desmontei aquilo tudo, e lixo... never again!!!!
    Conclusão da historia... borrei me todo...

    Com a Nightbreaker H4 se os médios queimar, sempre tenho os máximos, lâmpadas de 2 filamentos... cyclops  cyclops 

    Agora que os Xenon´s consomem menos, lá isso é verdade... mas tenho a certeza que o Eng.Japonês lá da Honda que ganham mais num mês que eu em 10 anos, sabem o que andam a fazer! Very Happy

    Mas isto só sou eu a Opinar!!! Embarassed 

    Abraços e boas curvas
    drt
    drt
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 280
    Masculino
    Idade : 44
    Data de inscrição : 16/05/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V / 2000
    Kms: 15000

     O mito do H.I.D. Xenon Empty Re: O mito do H.I.D. Xenon

    Mensagem  drt Seg 24 Mar 2014, 21:38

    Aerotransalp escreveu:Bem... vou falar da minha experiência....

    Montei um kit xenon na minha TA...
    A caminho de casa perto das 23h00,numa noite escura e muito nublado com aqueles pingos "molha tolos" e bummm o tal dito peido mestre!!!
    Quase 10km pela mata de Leiria em estrada de alcatrão e nem um único um candeeiro, só mesmo a luz do mínimo que era em LED... affraid  affraid  affraid .

    Lá cheguei bem a casa, mas no dia seguinte desmontei aquilo tudo, e lixo... never again!!!!
    Conclusão da historia... borrei me todo...

    Com a Nightbreaker H4 se os médios queimar, sempre tenho os máximos, lâmpadas de 2 filamentos... cyclops  cyclops 

    Agora que os Xenon´s consomem menos, lá isso é verdade... mas tenho a certeza que o Eng.Japonês lá da Honda que ganham mais num mês que eu em 10 anos, sabem o que andam a fazer! Very Happy

    Mas isto só sou eu a Opinar!!! Embarassed 

    Abraços e boas curvas

    Mas sabes quem ganha muito mais que o engenheiro da honda?
    O contabilista!
    E esse diz que o Xenon sai 10 vezes mais caro que a lampada incandescente convencional e que portanto vão para a opção mais barata...

    É verdade que o xenon tem o inconveniente de que quando queima, ficares sem iluminação, mas enquanto funciona (e aguenta muito mais tempo que a lampada incandescente), funciona muito melhor!
    miguel almeida
    miguel almeida
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2959
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 25/08/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 1999
    Kms: 40000

     O mito do H.I.D. Xenon Empty Re: O mito do H.I.D. Xenon

    Mensagem  miguel almeida Seg 24 Mar 2014, 23:29

    Pois, basta terem um farois adicioinais e em caso de tripe resolvem o problema!
    Bibó Xenon ! Eu gosto !
    Frederico Santos
    Frederico Santos
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 258
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 13/07/2009

    A Mota
    Marca Mota: BMW
    Modelo Mota/ano: GS700F
    Kms: 0

     O mito do H.I.D. Xenon Empty Re: O mito do H.I.D. Xenon

    Mensagem  Frederico Santos Seg 24 Mar 2014, 23:47

    e eu so porque sou do contra a minha mal chegou levou logo com um kit xenon, e uns faróis de nevoeiro, claro que o azar podia bater a porta mas para isso tinha a lâmpada dos máximos ( a minha gastava 2 H11) claro que se essa fundi-se também tinha os faróis de nevoeiro e se por azar esses tambem fundissem tinha os mínimos dos mesmos e se nada mais desse, amarrava um pau a frente e chegava-lhe o fogo.
    Em resumo tudo pode fundir eu tive a minha 4 anos sempre com xenon e nunca tive problemas, já os faróis de nevoeiro de vez em quando lembravam-se (resolvi o problema com uns em xenon led ou la como lhe chamão)
    kuhn
    kuhn
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 115
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 17/03/2014

     O mito do H.I.D. Xenon Empty Re: O mito do H.I.D. Xenon

    Mensagem  kuhn Ter 25 Mar 2014, 00:23

    Aerotransalp Para não ficares descalço sempre tens este tipo de lâmpada H4 (xénon para médios e halogénio para máximos)

    Wink

     O mito do H.I.D. Xenon 29z386s
    redfox
    redfox
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 92
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 28/12/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL700 2010
    Kms: 18500

     O mito do H.I.D. Xenon Empty Re: O mito do H.I.D. Xenon

    Mensagem  redfox Ter 25 Mar 2014, 01:25

    Tk pelo topico... e em relação ao xenon 55w tens alguma referencia? Abraços
    kuhn
    kuhn
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 115
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 17/03/2014

     O mito do H.I.D. Xenon Empty Re: O mito do H.I.D. Xenon

    Mensagem  kuhn Ter 25 Mar 2014, 02:19

    redfox escreveu:Tk pelo topico... e em relação ao xenon 55w tens alguma referencia? Abraços

    não aconselho balastros de 55w nas motas

    os de 35W è mais que suficiente

    Vou te dar os seguintes conselhos para um bom funcionamento do xenon

    1º Nunca ligues o xenon sem teres a mota a trabalhar (quem não tem comando dos médios è favor por um botão de corte)

    2º instala o balastro longe do painel de instrumentos e parte elétrica da mota

    3º Não compres kits xenon na loja dos chineses

    o meu balastro instalei na carenagem frontal esquerda

     O mito do H.I.D. Xenon 1jb7sk

    aproveitei o parafuso do pisca para fixar o balastro, mas também usei cola de contacto e espuma para colar este à carenagem por causa das vibrações  affraid 

    PS as lâmpadas LED da Osram tem 900L cada uma, portanto fiquei com 1800L de máximos  pirat
    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

     O mito do H.I.D. Xenon Empty Re: O mito do H.I.D. Xenon

    Mensagem  RainMaker Ter 25 Mar 2014, 09:00

    Boas,

    eu instalei um kit de xenon tb passado pouco tempo de ter a minha TA, em 2008, até hoje estou à espera que se f....undam todos, mas.... ainda não fundiu Smile

    Na altura não comprei nos chineses... o que não quer dizer que não tenha sido feito na China Smile mas o certo é que ainda cá andam Smile o meu mecânico deixou lá o balastro normal para, caso o xenon se fundisse, pudesse meter uma H4 a continuar a andar Smile
    redfox
    redfox
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 92
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 28/12/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL700 2010
    Kms: 18500

     O mito do H.I.D. Xenon Empty Re: O mito do H.I.D. Xenon

    Mensagem  redfox Ter 25 Mar 2014, 10:31

    kuhn escreveu:

    não aconselho balastros de 55w nas motas

    os de 35W è mais que suficiente

    Vou te dar os seguintes conselhos para um bom funcionamento do xenon

    1º Nunca ligues o xenon sem teres a mota a trabalhar (quem não tem comando dos médios è favor por um botão de corte)

    2º instala o balastro longe do painel de instrumentos e parte elétrica da mota

    3º Não compres kits xenon na loja dos chineses

    o meu balastro instalei na carenagem frontal esquerda



    aproveitei o parafuso do pisca para fixar o balastro, mas também usei cola de contacto e espuma para colar este à carenagem por causa das vibrações  affraid 

    PS as lâmpadas LED da Osram tem 900L cada uma, portanto fiquei com 1800L de máximos  pirat

    Tk pelas dicas Smile
    Cuidado com o balastro já houve malta aqui no forum que ficou com a carenagem (derretida) no verão...
    E essas lampadas no sistema givi iluminam assim tão bem em relação ao normal? (tenho lido criticas que esses acabavam apenas para servir de luz de presença~e não para iluminar o caminho em si

    E porque não recomendas os 55w puxam assim tanto? aqueçem?

    Tk pelas respostas que tens dado Smile

    Abraços
    miguel almeida
    miguel almeida
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2959
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 25/08/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 1999
    Kms: 40000

     O mito do H.I.D. Xenon Empty Re: O mito do H.I.D. Xenon

    Mensagem  miguel almeida Ter 25 Mar 2014, 21:36

    Exactamente eu acuso-me .... ora ve aqui....

    http://www.forumtransalp.com/t4465-a-minha-ta-sem-saias?highlight=a+minha+ta+sem+saias

    E nunca mais ela ficou boa, o plastico enfraqueceu e nota-.se sempre o sitio e ja foi pintada 3 vezes !
    Frederico Santos
    Frederico Santos
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 258
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 13/07/2009

    A Mota
    Marca Mota: BMW
    Modelo Mota/ano: GS700F
    Kms: 0

     O mito do H.I.D. Xenon Empty Re: O mito do H.I.D. Xenon

    Mensagem  Frederico Santos Ter 25 Mar 2014, 23:23

    so acrescento uma coisa e agora a falar a serio eu e mais uns quantos users deste fórum compramos balastros dos chineses ( ebay) e fizemos para cima de mutos Km e nunca tivemos problemas em relação ao balastro estar longe do quadrante isso deve ser um mito pois o melhor sitio que eu arranjei para segurar o meu foi precisamente agarrado ao quadrante e nunca tive stress ( a minha era a 700, que já traz muita eletrónica) e a mauior parte do pessoal que conheço tmb os tem la e ate hoje nada de problemas
    kuhn
    kuhn
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 115
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 17/03/2014

     O mito do H.I.D. Xenon Empty Re: O mito do H.I.D. Xenon

    Mensagem  kuhn Qua 26 Mar 2014, 00:10

    miguel almeida escreveu:Exactamente eu acuso-me .... ora ve aqui....

    http://www.forumtransalp.com/t4465-a-minha-ta-sem-saias?highlight=a+minha+ta+sem+saias

    E nunca mais ela ficou boa, o plastico enfraqueceu e nota-.se sempre o sitio e ja foi pintada 3 vezes !

    Lamento muito o que aconteceu a tua mota mas o meu balastro nem chega a estar morno e também não está diretamente em contacto com a carenagem.

    esse balastro era de 35w ou 55w?

    isso é mesmo muito estranho  affraid 
    kuhn
    kuhn
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 115
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 17/03/2014

     O mito do H.I.D. Xenon Empty Re: O mito do H.I.D. Xenon

    Mensagem  kuhn Qua 26 Mar 2014, 00:20

    Frederico Santos escreveu:so acrescento uma coisa e agora a falar a serio eu e mais uns quantos users deste fórum compramos balastros dos chineses ( ebay) e fizemos para cima de mutos Km e nunca tivemos problemas em relação ao balastro estar longe do quadrante isso deve ser um mito pois o melhor sitio que eu arranjei para segurar o meu foi precisamente agarrado ao quadrante e nunca tive stress ( a minha era a 700, que já traz muita eletrónica) e a mauior parte do pessoal que conheço  tmb os tem la e ate hoje nada de problemas

    Tens tido muita sorte porque por norma um balastro cria um elevado campo magnético a sua volta podendo danificar alguns quadrantes, é claro que um balastros tem maior proteção que outros dependendo muito do fabricante. Eu gosto mais de prevenir do que remediar pirat 
    drt
    drt
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 280
    Masculino
    Idade : 44
    Data de inscrição : 16/05/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V / 2000
    Kms: 15000

     O mito do H.I.D. Xenon Empty Re: O mito do H.I.D. Xenon

    Mensagem  drt Qua 26 Mar 2014, 00:39

    kuhn escreveu:
    Frederico Santos escreveu:so acrescento uma coisa e agora a falar a serio eu e mais uns quantos users deste fórum compramos balastros dos chineses ( ebay) e fizemos para cima de mutos Km e nunca tivemos problemas em relação ao balastro estar longe do quadrante isso deve ser um mito pois o melhor sitio que eu arranjei para segurar o meu foi precisamente agarrado ao quadrante e nunca tive stress ( a minha era a 700, que já traz muita eletrónica) e a mauior parte do pessoal que conheço  tmb os tem la e ate hoje nada de problemas

    Tens tido muita sorte porque por norma um balastro cria um elevado campo magnético a sua volta podendo danificar alguns quadrantes, é claro que um balastros tem maior proteção que outros dependendo muito do fabricante. Eu gosto mais de prevenir do que remediar pirat 

    O meu balastro, como todos os que tenho visto, estão dentro de uma caixa metalica além de terem uma ferrite na saida de alta voltagem o que reduz em muito os campos electromagneticos.
    E o meu também está montado mesmo atrás dos instrumentos e até agora não noto nenhum problema.
    Se estás preocupado com interferencias, devias prestas mais atenção ao teu telemovel e ao sistema de ignição da TA.
    Mas pronto, mete-lhe também uam ferrite do lado dos 12V e não penses mais no assunto.
    kuhn
    kuhn
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 115
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 17/03/2014

     O mito do H.I.D. Xenon Empty Re: O mito do H.I.D. Xenon

    Mensagem  kuhn Qua 26 Mar 2014, 01:06

    Para quem quiser bom e baratinho

    http://www.lojaxenon.com/loja/balastros-slim/264-h4-2-kit-xenon-slim-35w-moto.html

     cheers 
    miguel almeida
    miguel almeida
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2959
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 25/08/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 1999
    Kms: 40000

     O mito do H.I.D. Xenon Empty Re: O mito do H.I.D. Xenon

    Mensagem  miguel almeida Qua 26 Mar 2014, 22:06

    O meu é de 35Watts mas e dos finos logo nao aguenta tanto o calor como os mais grossos. Talvez seja por ai....
    kuhn
    kuhn
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 115
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 17/03/2014

     O mito do H.I.D. Xenon Empty Re: O mito do H.I.D. Xenon

    Mensagem  kuhn Qui 27 Mar 2014, 00:08

    miguel almeida escreveu:O meu é de 35Watts mas e dos finos logo nao aguenta tanto o calor como os mais grossos. Talvez seja por ai....

    o meu é normal, alias foi um quite H7 para carro que comprei para instalar na 929 RR e sobrou um balastro que acabei por instalar na TA.
    só tive de comprar uma lâmpada H4 xenon para a transalp. De resto nunca aqueceu nada alem do motor   O mito do H.I.D. Xenon 931823 

    Conteúdo patrocinado


     O mito do H.I.D. Xenon Empty Re: O mito do H.I.D. Xenon

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 08:31