Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? 2438059070

+8
miguel almeida
kuhn
Cou
VictorHugo
krieg
adelinoaraujo
RainMaker
LLopes
12 participantes

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    LLopes
    LLopes
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 58
    Masculino
    Idade : 60
    Data de inscrição : 08/09/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 650V - 2005
    Kms: 44 mil

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  LLopes Ter 29 Abr 2014, 13:29

    De quantos em quantos kms sugerem a mudança de corrente e velas ?

    abr, LL
    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  RainMaker Ter 29 Abr 2014, 14:41

    Boas,

    acho que o kit de transmissão é por volta dos 30 mil, mas, depende sempre dos cuidados que se têm com a corrente, se bem oleada a tempo e horas penso que deve durar mais sem problemas, mas... a corrente é mesmo muito importante pois se parte em andamento não quero nem pensar, daí que assim que o mecânico disser que convém mudar, por idade ou desgaste julgo ser mesmo muito aconselhável mudar.
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  adelinoaraujo Ter 29 Abr 2014, 20:38

    E preços actuais do kit? É que estou com 26 mil e tal... os 30 à vista... é para ir preparando o porco...
    krieg
    krieg
    5ª engrenada
    5ª engrenada


    Número de Mensagens : 538
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 02/02/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
    Kms: vão-se fazendo

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  krieg Ter 29 Abr 2014, 21:58

    A minha está com 27 e meio e vou mudar este mês o kit.

     Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? 223734 
    VictorHugo
    VictorHugo
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 174
    Masculino
    Idade : 41
    Data de inscrição : 03/07/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms: 50 000

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  VictorHugo Qua 30 Abr 2014, 00:57

    adelinoaraujo escreveu:E preços actuais do kit? É que estou com 26 mil e tal... os 30 à vista... é para ir preparando o porco...

    Confirma-se o intervalo. A minha velhinha 600 já leva com 60.000Km e mudou há pouco tempo pela 2ª vez o kit.Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? 463778 Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? 463778  Mas depende muito de como o tratas e da qualidade (segundo o que me disse o mecânico scratch ). Fui à motoboxe trocar e eles aconselharam um que custava 150€.

    Já podes ir juntando!!  lol! lol!
    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  RainMaker Qua 30 Abr 2014, 08:22

    eu o ultimo que meti na minha já foi mais de off road, para aguentar mais uns kms, acho que paguei à volta dos 100 paus, mas tb já foi há uns 2 anos +/-...
    LLopes
    LLopes
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 58
    Masculino
    Idade : 60
    Data de inscrição : 08/09/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 650V - 2005
    Kms: 44 mil

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  LLopes Sex 20 Jun 2014, 11:53

    RainMaker escreveu:eu o ultimo que meti na minha já foi mais de off road, para aguentar mais uns kms, acho que paguei à volta dos 100 paus, mas tb já foi há uns 2 anos +/-...

    Não sabia que podíamos pôr outro tipo de correntes que não o original ... esse para offroad interessa-me imenso ... é de que marca ? sabes onde se pode comprar ?
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  Cou Sex 20 Jun 2014, 18:50

    Boas
    Metes correntes com orringues que são as melhores, fazem menos barulho e depois usa oleo do grosso para lubrificar nada de spray...
    Eu uso oleo grosso w140 e duram + de 60km, o manual diz para usar oleo w90 mas este nos dias de calor suja um pouco a roda, mas se usar o mais grosso w140 que custa 1lt a volta de +- 10€ e duram uma vida...
    Eu ando todos os dias de TA e gasto uma media de 250ml de oleo por ano e as correntes estão sempre lubrificadas e não fazem barulho... Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? 463778 
    Se usar spray (não dura nada comparando com oleo) as correntes tem um som a seco affraid 
    kuhn
    kuhn
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 115
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 17/03/2014

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  kuhn Dom 22 Jun 2014, 08:53

    Aproveita e mete a relação 15/47 com pneu 130 e tira esse pneu de bicicleta Wink
    miguel almeida
    miguel almeida
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2959
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 25/08/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 1999
    Kms: 40000

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  miguel almeida Dom 22 Jun 2014, 20:28

    Eheheheheh e depois na 1ª operação Stop levas com a multa..........
    kuhn
    kuhn
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 115
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 17/03/2014

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  kuhn Seg 23 Jun 2014, 16:02

    miguel almeida escreveu:Eheheheheh e depois na 1ª operação Stop levas com a multa..........

    É mais provável que me saia o euromilhoes do que ser multado por ter um pneu 130/80 numa transalp lol

    Aliás a minha segurança não tem preço Wink
    krieg
    krieg
    5ª engrenada
    5ª engrenada


    Número de Mensagens : 538
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 02/02/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
    Kms: vão-se fazendo

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  krieg Ter 24 Jun 2014, 08:36

    -A probabilidade de sair o euro millones é de 1 para 177.000.000 logo é mais fácil uma multa.  Sleep 

    -A diferença de um pneu 120 para 130 é de apenas 3 ou 4 mm  Sleep 


    kuhn
    kuhn
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 115
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 17/03/2014

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  kuhn Ter 24 Jun 2014, 09:03

    krieg escreveu:-A probabilidade de sair o euro millones  é de 1 para 177.000.000 logo é mais fácil uma multa.  Sleep 

    -A diferença de um pneu 120 para 130 é de apenas 3 ou 4 mm  Sleep 





    Da maneira que conduzes a tua TA de certeza que para ti não faz diferença nenhuma   Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? 161678  

    Agora quem tem uma condução mais exigente de certeza que um pneu 4m mais baixo e 4 mm mais largo vai notar toda a diferença  Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? 149781063

    Uma coisa é certa com esta relação Transmissão/pneu (15/47 com 13/80 R17) a mota ficou muito mais segura e consideravelmente mais económica. Com esta modificação os condutores menos experientes ou que fazem uma condução sempre dentro do "confortável" nunca vão notar qualquer diferença na dinâmica da mota, apenas nos consumos.

    Agora não sei porque defendem tanto este pneu de bicicleta *120/90* a Honda só o usou na XL650 e deve ter sido por engano porque nunca mais o usou em nenhum outro modelo  Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? 223734 
    As ou outras marcas também não devem perceber nada do assunto porque usam sempre o 130/80 R17 nas suas trails de media cilindrada  Suspect 

    Mas tb não vou criticar quem gosta de andar com a mota de origem, apenas indiquei uma melhor configuração para os condutores mais exigentes  king
    krieg
    krieg
    5ª engrenada
    5ª engrenada


    Número de Mensagens : 538
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 02/02/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
    Kms: vão-se fazendo

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  krieg Ter 24 Jun 2014, 11:31

    Camarada,

    Acho que não nos conhecemos, nem nunca andámos juntos de moto, certo ??

    Logo, o nosso amigo não sabe a maneira como conduzo. Mas posso informá-lo que tenho alguns milhares de km no pelo e, o faço-o desde 1983, pouco depois de o amigo ter nascido.

    Ah, só mais uma info a famosa Yamaha XT calçava 120. Mas há +.

     afro 

    kuhn
    kuhn
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 115
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 17/03/2014

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  kuhn Ter 24 Jun 2014, 12:04

    krieg escreveu:Camarada,

    Acho que não nos conhecemos, nem nunca andámos juntos de moto, certo ??

    Logo, o nosso amigo não sabe a maneira como conduzo. Mas posso informá-lo que tenho alguns milhares de km no pelo e, o faço-o desde 1983, pouco depois de o amigo ter nascido.

    Ah, só mais uma info a famosa Yamaha XT calçava 120. Mas há +.

     afro 


    Vamos lá quando quiseres  bounce 

    Podiamos ir ao cabo da roca  cheers 

    quem chegar depois paga o pequeno almoço  Very Happy 

    Vais ser dos primeiros a ver uma TA a fazer curvas em slide  affraid 

    Para ti faço um desconto com respeito aos cotas, não passo da 3ª  Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? 161678
    krieg
    krieg
    5ª engrenada
    5ª engrenada


    Número de Mensagens : 538
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 02/02/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
    Kms: vão-se fazendo

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  krieg Ter 24 Jun 2014, 12:29

    Pois é... já algum tempo que tenho vindo a constatar que estamos perante um verdadeiro campeão. A ignorância é uma coisa linda.  king 

    Conheço bem o cabo da Roca (passeio dos tristes/domingueiros) e as atrocidades que se fazem pelo caminho até lá. Uma verdadeira tristeza.

    São este tipo de utilizadores de motos (porque outro nome não podem ter) que contribuem para denegrir a imagem dos verdadeiros motociclistas ou motards, pondo a própria vida em perigo e a de terceiros também.

    Não é com esse tipo de pessoas que me identifico, identifiquei ou quero identificar.

    Rapaz, já muitos tipos de slides.

    Que faças muitas passeatas a caminho do longínquo cabo da Roca.


    Peço desculpa pelo offtopic ao membro LLopes e, para não azedar mais, dou por terminada a conversa com o membro kuhn - El Valentino Rossi da margem sul.
    kuhn
    kuhn
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 115
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 17/03/2014

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  kuhn Ter 24 Jun 2014, 13:33

    krieg escreveu:Pois é... já algum tempo que tenho vindo a constatar que estamos perante um verdadeiro campeão. A ignorância é uma coisa linda.  king 

    Conheço bem o cabo da Roca (passeio dos tristes/domingueiros) e as atrocidades que se fazem pelo caminho até lá. Uma verdadeira tristeza.

    São este tipo de utilizadores de motos (porque outro nome não podem ter) que contribuem para denegrir a imagem dos verdadeiros motociclistas ou motards, pondo a própria vida em perigo e a de terceiros também.

    Não é com esse tipo de pessoas que me identifico, identifiquei ou quero identificar.

    Rapaz, já muitos tipos de slides.

    Que faças muitas passeatas a caminho do longínquo cabo da Roca.


    Peço desculpa pelo offtopic ao membro LLopes e, para não azedar mais, dou por terminada a conversa com o membro kuhn - El Valentino Rossi da margem sul.

    Não fui eu que vim para aqui dizer que andar com um pneu 120/90 e um 130/80 é igual.

    Andas à tanto tempo de mota mas pelas tuas palavras vejo que pouco ou nada aprendeste...

    Gosto de curvar com a minha TA e n vejo nenhum mal nisso.

    Mas acho piada a certas pessoas que vem para aqui opinar a tópicos sem saber nada do assunto..

    Conheço quotas que ao contrario de ti sabem do que falam e já me ensinaram muito...

    Mas como em qualquer fórum á sempre uns papagaios que opinam por tudo e por nada e este não é Excepção


    krieg
    krieg
    5ª engrenada
    5ª engrenada


    Número de Mensagens : 538
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 02/02/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
    Kms: vão-se fazendo

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  krieg Ter 24 Jun 2014, 14:28

    O pior cego é aquele que não quer ver.

    Definitivamente falta por aí um espelho para ver onde está e quem é o papagaio nooby  Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? 223734 

    basta ver a quantidade de tópicos e mensagens que criaste aqui na casa.

     
     lol!  Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? 338808 

     Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? 670585 
    kuhn
    kuhn
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 115
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 17/03/2014

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  kuhn Ter 24 Jun 2014, 14:50

    Lopes enquanto o krieg se diverte com a ignorância dele deixo-te aqui esta tabela  Wink 

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? 2s9ppxw
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  adelinoaraujo Dom 29 Mar 2015, 23:33

    Viva.

    Estou nos 30.000 e vou meter o kit de transmissão na minha cachopa. Mas, queria saber quais os racois que estão nas vossas catraias, à frente e trás.

    Ora estive a ver no http://www.gearingcommander.com/ e o 16/47 parece-me porreiro, mas nem sei.

    Estou tentado a meter 17 à frente e o que for possível atrás, mas não sei como calcular isso.

    Já alguém trocou isso para estes valores ou outros? E será que vale a pena fazer isto na oficina durante a revisão?

    Basicamente, comprar sprockets e corrente lá e meter logo a minha escolha, em vez do kit normal da Transalp.

    Abraço,
    Adelino

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? 2730363560
    kuhn
    kuhn
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 115
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 17/03/2014

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  kuhn Seg 30 Mar 2015, 07:42

    17 dentes á frente? affraid

    No máximo tira um dente atrás. tudo o resto é para lixares a mota (caixa de velocidades)

    A transalp não tem cavalos suficientes para fazeres esse tipo de alterações.
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  adelinoaraujo Seg 30 Mar 2015, 11:39

    kuhn escreveu:17 dentes á frente? :affraid:

    No máximo tira um dente atrás. tudo o resto é para lixares a mota (caixa de velocidades)

    A transalp não tem cavalos suficientes para fazeres esse tipo de alterações.

    Obrigado pela pronta resposta. Talvez tenhas razão. Eu estava a contar comigo como mais um cavalo, mas como não passo dum burro, talvez a Transalp não deva sofrer tal drástica alteração.

    Estou a regular-me pelos dados do gearcommander e para uma relação 15/47 como dizes, o ganho é apenas 2 km/h. De 101 para 103.

    O meu objectivo é fazer poupar combustível e fazer esta alteração, já que vou mudar a corrente. Não preciso de mudar, até porque estou muito satisfeito com o consumo da minha.

    Mas, já que vou mudar, qual será a melhor opção, numa relação de 15/48 até 15/45?

    Mantenho a relação à frente de 15 e altero o ganho atrás, com 45.
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  adelinoaraujo Seg 30 Mar 2015, 11:55

    kuhn escreveu:17 dentes á frente? :affraid:

    No máximo tira um dente atrás. tudo o resto é para lixares a mota (caixa de velocidades)

    A transalp não tem cavalos suficientes para fazeres esse tipo de alterações.

    Acho que tens razão. O que diz este amigo https://travelswithmymotorbike.wordpress.com/2008/12/08/more-mpg-the-holy-grail/ é mais ou menos isso.

    Para 15/48 está perfeito. Mudar, talvez 1 ou 2 atrás. Mais do que isso, é um erro.

    Mais opiniões aqui http://hanzw.home.xs4all.nl/sprocket.htm

    No geral, acho que todos preferem 15/48. Há razões para aumentar e para diminuir, mas passa por uma preferência pessoal e utilização.
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  adelinoaraujo Seg 30 Mar 2015, 12:09

    Já agora, a Mototrofa vende kits de transmissão para a Transalp a 130 euros de O rings, com qualquer relação, feitos aqui perto da Trofa e (diz ele), de boa qualidade. O da Honda são +190 euros e também os há a 80 euros.

    Os de 130 euros fazem de 25 a 35 mil kms, contando com muito carinho por parte do dono.
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  adelinoaraujo Seg 30 Mar 2015, 12:36

    Por falar em correntes, será que compensa em termos de qualidade/duração a corrente da Honda? 70 euros a mais do que a outra de 130?

    Eu não desconfio da qualidade da Honda, estou a desconfiar da qualidade da outra que não conheço. Eu não pretendo poupar 70 euros na Transalp e depois ter problemas. Prefiro fazer como tenho feito até hoje, revisões na marca com material recomendado Honda.

    Conteúdo patrocinado


    Mudar de corrente e velas aos quantos kms ? Empty Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 20:11