abr, LL
+8
miguel almeida
kuhn
Cou
VictorHugo
krieg
adelinoaraujo
RainMaker
LLopes
12 participantes
Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
LLopes- Mota ligada
- Número de Mensagens : 58
Idade : 60
Data de inscrição : 08/09/2010
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL 650V - 2005
Kms: 44 mil
- Mensagem nº1
Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
De quantos em quantos kms sugerem a mudança de corrente e velas ?
abr, LL
abr, LL
RainMaker- Moderador
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 46
Data de inscrição : 13/02/2008
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL650V RD10
Kms: 60.000
- Mensagem nº2
Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
Boas,
acho que o kit de transmissão é por volta dos 30 mil, mas, depende sempre dos cuidados que se têm com a corrente, se bem oleada a tempo e horas penso que deve durar mais sem problemas, mas... a corrente é mesmo muito importante pois se parte em andamento não quero nem pensar, daí que assim que o mecânico disser que convém mudar, por idade ou desgaste julgo ser mesmo muito aconselhável mudar.
acho que o kit de transmissão é por volta dos 30 mil, mas, depende sempre dos cuidados que se têm com a corrente, se bem oleada a tempo e horas penso que deve durar mais sem problemas, mas... a corrente é mesmo muito importante pois se parte em andamento não quero nem pensar, daí que assim que o mecânico disser que convém mudar, por idade ou desgaste julgo ser mesmo muito aconselhável mudar.
adelinoaraujo- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 1533
Idade : 52
Data de inscrição : 03/01/2012
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
Kms: 30 mile!
- Mensagem nº3
Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
E preços actuais do kit? É que estou com 26 mil e tal... os 30 à vista... é para ir preparando o porco...
krieg- 5ª engrenada
- Número de Mensagens : 538
Idade : 56
Data de inscrição : 02/02/2013
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
Kms: vão-se fazendo
- Mensagem nº4
Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
A minha está com 27 e meio e vou mudar este mês o kit.
VictorHugo- 1ª engrenada
- Número de Mensagens : 174
Idade : 41
Data de inscrição : 03/07/2011
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
Kms: 50 000
- Mensagem nº5
Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
adelinoaraujo escreveu:E preços actuais do kit? É que estou com 26 mil e tal... os 30 à vista... é para ir preparando o porco...
Confirma-se o intervalo. A minha velhinha 600 já leva com 60.000Km e mudou há pouco tempo pela 2ª vez o kit. Mas depende muito de como o tratas e da qualidade (segundo o que me disse o mecânico ). Fui à motoboxe trocar e eles aconselharam um que custava 150€.
Já podes ir juntando!!
RainMaker- Moderador
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 46
Data de inscrição : 13/02/2008
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL650V RD10
Kms: 60.000
- Mensagem nº6
Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
eu o ultimo que meti na minha já foi mais de off road, para aguentar mais uns kms, acho que paguei à volta dos 100 paus, mas tb já foi há uns 2 anos +/-...
LLopes- Mota ligada
- Número de Mensagens : 58
Idade : 60
Data de inscrição : 08/09/2010
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL 650V - 2005
Kms: 44 mil
- Mensagem nº7
Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
RainMaker escreveu:eu o ultimo que meti na minha já foi mais de off road, para aguentar mais uns kms, acho que paguei à volta dos 100 paus, mas tb já foi há uns 2 anos +/-...
Não sabia que podíamos pôr outro tipo de correntes que não o original ... esse para offroad interessa-me imenso ... é de que marca ? sabes onde se pode comprar ?
Cou- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 1126
Idade : 50
Data de inscrição : 25/09/2007
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
Kms: 99xxx
- Mensagem nº8
Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
Boas
Metes correntes com orringues que são as melhores, fazem menos barulho e depois usa oleo do grosso para lubrificar nada de spray...
Eu uso oleo grosso w140 e duram + de 60km, o manual diz para usar oleo w90 mas este nos dias de calor suja um pouco a roda, mas se usar o mais grosso w140 que custa 1lt a volta de +- 10€ e duram uma vida...
Eu ando todos os dias de TA e gasto uma media de 250ml de oleo por ano e as correntes estão sempre lubrificadas e não fazem barulho...
Se usar spray (não dura nada comparando com oleo) as correntes tem um som a seco
Metes correntes com orringues que são as melhores, fazem menos barulho e depois usa oleo do grosso para lubrificar nada de spray...
Eu uso oleo grosso w140 e duram + de 60km, o manual diz para usar oleo w90 mas este nos dias de calor suja um pouco a roda, mas se usar o mais grosso w140 que custa 1lt a volta de +- 10€ e duram uma vida...
Eu ando todos os dias de TA e gasto uma media de 250ml de oleo por ano e as correntes estão sempre lubrificadas e não fazem barulho...
Se usar spray (não dura nada comparando com oleo) as correntes tem um som a seco
kuhn- 1ª engrenada
- Número de Mensagens : 115
Idade : 43
Data de inscrição : 17/03/2014
- Mensagem nº9
Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
Aproveita e mete a relação 15/47 com pneu 130 e tira esse pneu de bicicleta
miguel almeida- Moderador
- Número de Mensagens : 2959
Idade : 48
Data de inscrição : 25/08/2012
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Varadero 1999
Kms: 40000
- Mensagem nº10
Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
Eheheheheh e depois na 1ª operação Stop levas com a multa..........
kuhn- 1ª engrenada
- Número de Mensagens : 115
Idade : 43
Data de inscrição : 17/03/2014
- Mensagem nº11
Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
miguel almeida escreveu:Eheheheheh e depois na 1ª operação Stop levas com a multa..........
É mais provável que me saia o euromilhoes do que ser multado por ter um pneu 130/80 numa transalp lol
Aliás a minha segurança não tem preço
krieg- 5ª engrenada
- Número de Mensagens : 538
Idade : 56
Data de inscrição : 02/02/2013
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
Kms: vão-se fazendo
- Mensagem nº12
Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
-A probabilidade de sair o euro millones é de 1 para 177.000.000 logo é mais fácil uma multa.
-A diferença de um pneu 120 para 130 é de apenas 3 ou 4 mm
-A diferença de um pneu 120 para 130 é de apenas 3 ou 4 mm
kuhn- 1ª engrenada
- Número de Mensagens : 115
Idade : 43
Data de inscrição : 17/03/2014
- Mensagem nº13
Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
krieg escreveu:-A probabilidade de sair o euro millones é de 1 para 177.000.000 logo é mais fácil uma multa.
-A diferença de um pneu 120 para 130 é de apenas 3 ou 4 mm
Da maneira que conduzes a tua TA de certeza que para ti não faz diferença nenhuma
Agora quem tem uma condução mais exigente de certeza que um pneu 4m mais baixo e 4 mm mais largo vai notar toda a diferença
Uma coisa é certa com esta relação Transmissão/pneu (15/47 com 13/80 R17) a mota ficou muito mais segura e consideravelmente mais económica. Com esta modificação os condutores menos experientes ou que fazem uma condução sempre dentro do "confortável" nunca vão notar qualquer diferença na dinâmica da mota, apenas nos consumos.
Agora não sei porque defendem tanto este pneu de bicicleta *120/90* a Honda só o usou na XL650 e deve ter sido por engano porque nunca mais o usou em nenhum outro modelo
As ou outras marcas também não devem perceber nada do assunto porque usam sempre o 130/80 R17 nas suas trails de media cilindrada
Mas tb não vou criticar quem gosta de andar com a mota de origem, apenas indiquei uma melhor configuração para os condutores mais exigentes
krieg- 5ª engrenada
- Número de Mensagens : 538
Idade : 56
Data de inscrição : 02/02/2013
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
Kms: vão-se fazendo
- Mensagem nº14
Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
Camarada,
Acho que não nos conhecemos, nem nunca andámos juntos de moto, certo ??
Logo, o nosso amigo não sabe a maneira como conduzo. Mas posso informá-lo que tenho alguns milhares de km no pelo e, o faço-o desde 1983, pouco depois de o amigo ter nascido.
Ah, só mais uma info a famosa Yamaha XT calçava 120. Mas há +.
Acho que não nos conhecemos, nem nunca andámos juntos de moto, certo ??
Logo, o nosso amigo não sabe a maneira como conduzo. Mas posso informá-lo que tenho alguns milhares de km no pelo e, o faço-o desde 1983, pouco depois de o amigo ter nascido.
Ah, só mais uma info a famosa Yamaha XT calçava 120. Mas há +.
kuhn- 1ª engrenada
- Número de Mensagens : 115
Idade : 43
Data de inscrição : 17/03/2014
- Mensagem nº15
Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
krieg escreveu:Camarada,
Acho que não nos conhecemos, nem nunca andámos juntos de moto, certo ??
Logo, o nosso amigo não sabe a maneira como conduzo. Mas posso informá-lo que tenho alguns milhares de km no pelo e, o faço-o desde 1983, pouco depois de o amigo ter nascido.
Ah, só mais uma info a famosa Yamaha XT calçava 120. Mas há +.
Vamos lá quando quiseres
Podiamos ir ao cabo da roca
quem chegar depois paga o pequeno almoço
Vais ser dos primeiros a ver uma TA a fazer curvas em slide
Para ti faço um desconto com respeito aos cotas, não passo da 3ª
krieg- 5ª engrenada
- Número de Mensagens : 538
Idade : 56
Data de inscrição : 02/02/2013
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
Kms: vão-se fazendo
- Mensagem nº16
Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
Pois é... já algum tempo que tenho vindo a constatar que estamos perante um verdadeiro campeão. A ignorância é uma coisa linda.
Conheço bem o cabo da Roca (passeio dos tristes/domingueiros) e as atrocidades que se fazem pelo caminho até lá. Uma verdadeira tristeza.
São este tipo de utilizadores de motos (porque outro nome não podem ter) que contribuem para denegrir a imagem dos verdadeiros motociclistas ou motards, pondo a própria vida em perigo e a de terceiros também.
Não é com esse tipo de pessoas que me identifico, identifiquei ou quero identificar.
Rapaz, já muitos tipos de slides.
Que faças muitas passeatas a caminho do longínquo cabo da Roca.
Peço desculpa pelo offtopic ao membro LLopes e, para não azedar mais, dou por terminada a conversa com o membro kuhn - El Valentino Rossi da margem sul.
Conheço bem o cabo da Roca (passeio dos tristes/domingueiros) e as atrocidades que se fazem pelo caminho até lá. Uma verdadeira tristeza.
São este tipo de utilizadores de motos (porque outro nome não podem ter) que contribuem para denegrir a imagem dos verdadeiros motociclistas ou motards, pondo a própria vida em perigo e a de terceiros também.
Não é com esse tipo de pessoas que me identifico, identifiquei ou quero identificar.
Rapaz, já muitos tipos de slides.
Que faças muitas passeatas a caminho do longínquo cabo da Roca.
Peço desculpa pelo offtopic ao membro LLopes e, para não azedar mais, dou por terminada a conversa com o membro kuhn - El Valentino Rossi da margem sul.
kuhn- 1ª engrenada
- Número de Mensagens : 115
Idade : 43
Data de inscrição : 17/03/2014
- Mensagem nº17
Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
krieg escreveu:Pois é... já algum tempo que tenho vindo a constatar que estamos perante um verdadeiro campeão. A ignorância é uma coisa linda.
Conheço bem o cabo da Roca (passeio dos tristes/domingueiros) e as atrocidades que se fazem pelo caminho até lá. Uma verdadeira tristeza.
São este tipo de utilizadores de motos (porque outro nome não podem ter) que contribuem para denegrir a imagem dos verdadeiros motociclistas ou motards, pondo a própria vida em perigo e a de terceiros também.
Não é com esse tipo de pessoas que me identifico, identifiquei ou quero identificar.
Rapaz, já muitos tipos de slides.
Que faças muitas passeatas a caminho do longínquo cabo da Roca.
Peço desculpa pelo offtopic ao membro LLopes e, para não azedar mais, dou por terminada a conversa com o membro kuhn - El Valentino Rossi da margem sul.
Não fui eu que vim para aqui dizer que andar com um pneu 120/90 e um 130/80 é igual.
Andas à tanto tempo de mota mas pelas tuas palavras vejo que pouco ou nada aprendeste...
Gosto de curvar com a minha TA e n vejo nenhum mal nisso.
Mas acho piada a certas pessoas que vem para aqui opinar a tópicos sem saber nada do assunto..
Conheço quotas que ao contrario de ti sabem do que falam e já me ensinaram muito...
Mas como em qualquer fórum á sempre uns papagaios que opinam por tudo e por nada e este não é Excepção
krieg- 5ª engrenada
- Número de Mensagens : 538
Idade : 56
Data de inscrição : 02/02/2013
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
Kms: vão-se fazendo
- Mensagem nº18
Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
O pior cego é aquele que não quer ver.
Definitivamente falta por aí um espelho para ver onde está e quem é o papagaio nooby
basta ver a quantidade de tópicos e mensagens que criaste aqui na casa.
Definitivamente falta por aí um espelho para ver onde está e quem é o papagaio nooby
basta ver a quantidade de tópicos e mensagens que criaste aqui na casa.
kuhn- 1ª engrenada
- Número de Mensagens : 115
Idade : 43
Data de inscrição : 17/03/2014
- Mensagem nº19
Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
Lopes enquanto o krieg se diverte com a ignorância dele deixo-te aqui esta tabela
adelinoaraujo- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 1533
Idade : 52
Data de inscrição : 03/01/2012
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
Kms: 30 mile!
- Mensagem nº20
Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
Viva.
Estou nos 30.000 e vou meter o kit de transmissão na minha cachopa. Mas, queria saber quais os racois que estão nas vossas catraias, à frente e trás.
Ora estive a ver no http://www.gearingcommander.com/ e o 16/47 parece-me porreiro, mas nem sei.
Estou tentado a meter 17 à frente e o que for possível atrás, mas não sei como calcular isso.
Já alguém trocou isso para estes valores ou outros? E será que vale a pena fazer isto na oficina durante a revisão?
Basicamente, comprar sprockets e corrente lá e meter logo a minha escolha, em vez do kit normal da Transalp.
Abraço,
Adelino
Estou nos 30.000 e vou meter o kit de transmissão na minha cachopa. Mas, queria saber quais os racois que estão nas vossas catraias, à frente e trás.
Ora estive a ver no http://www.gearingcommander.com/ e o 16/47 parece-me porreiro, mas nem sei.
Estou tentado a meter 17 à frente e o que for possível atrás, mas não sei como calcular isso.
Já alguém trocou isso para estes valores ou outros? E será que vale a pena fazer isto na oficina durante a revisão?
Basicamente, comprar sprockets e corrente lá e meter logo a minha escolha, em vez do kit normal da Transalp.
Abraço,
Adelino
kuhn- 1ª engrenada
- Número de Mensagens : 115
Idade : 43
Data de inscrição : 17/03/2014
- Mensagem nº21
Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
17 dentes á frente?
No máximo tira um dente atrás. tudo o resto é para lixares a mota (caixa de velocidades)
A transalp não tem cavalos suficientes para fazeres esse tipo de alterações.
No máximo tira um dente atrás. tudo o resto é para lixares a mota (caixa de velocidades)
A transalp não tem cavalos suficientes para fazeres esse tipo de alterações.
adelinoaraujo- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 1533
Idade : 52
Data de inscrição : 03/01/2012
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
Kms: 30 mile!
- Mensagem nº22
Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
kuhn escreveu:17 dentes á frente? :affraid:
No máximo tira um dente atrás. tudo o resto é para lixares a mota (caixa de velocidades)
A transalp não tem cavalos suficientes para fazeres esse tipo de alterações.
Obrigado pela pronta resposta. Talvez tenhas razão. Eu estava a contar comigo como mais um cavalo, mas como não passo dum burro, talvez a Transalp não deva sofrer tal drástica alteração.
Estou a regular-me pelos dados do gearcommander e para uma relação 15/47 como dizes, o ganho é apenas 2 km/h. De 101 para 103.
O meu objectivo é fazer poupar combustível e fazer esta alteração, já que vou mudar a corrente. Não preciso de mudar, até porque estou muito satisfeito com o consumo da minha.
Mas, já que vou mudar, qual será a melhor opção, numa relação de 15/48 até 15/45?
Mantenho a relação à frente de 15 e altero o ganho atrás, com 45.
adelinoaraujo- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 1533
Idade : 52
Data de inscrição : 03/01/2012
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
Kms: 30 mile!
- Mensagem nº23
Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
kuhn escreveu:17 dentes á frente? :affraid:
No máximo tira um dente atrás. tudo o resto é para lixares a mota (caixa de velocidades)
A transalp não tem cavalos suficientes para fazeres esse tipo de alterações.
Acho que tens razão. O que diz este amigo https://travelswithmymotorbike.wordpress.com/2008/12/08/more-mpg-the-holy-grail/ é mais ou menos isso.
Para 15/48 está perfeito. Mudar, talvez 1 ou 2 atrás. Mais do que isso, é um erro.
Mais opiniões aqui http://hanzw.home.xs4all.nl/sprocket.htm
No geral, acho que todos preferem 15/48. Há razões para aumentar e para diminuir, mas passa por uma preferência pessoal e utilização.
adelinoaraujo- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 1533
Idade : 52
Data de inscrição : 03/01/2012
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
Kms: 30 mile!
- Mensagem nº24
Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
Já agora, a Mototrofa vende kits de transmissão para a Transalp a 130 euros de O rings, com qualquer relação, feitos aqui perto da Trofa e (diz ele), de boa qualidade. O da Honda são +190 euros e também os há a 80 euros.
Os de 130 euros fazem de 25 a 35 mil kms, contando com muito carinho por parte do dono.
Os de 130 euros fazem de 25 a 35 mil kms, contando com muito carinho por parte do dono.
adelinoaraujo- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 1533
Idade : 52
Data de inscrição : 03/01/2012
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
Kms: 30 mile!
- Mensagem nº25
Re: Mudar de corrente e velas aos quantos kms ?
Por falar em correntes, será que compensa em termos de qualidade/duração a corrente da Honda? 70 euros a mais do que a outra de 130?
Eu não desconfio da qualidade da Honda, estou a desconfiar da qualidade da outra que não conheço. Eu não pretendo poupar 70 euros na Transalp e depois ter problemas. Prefiro fazer como tenho feito até hoje, revisões na marca com material recomendado Honda.
Eu não desconfio da qualidade da Honda, estou a desconfiar da qualidade da outra que não conheço. Eu não pretendo poupar 70 euros na Transalp e depois ter problemas. Prefiro fazer como tenho feito até hoje, revisões na marca com material recomendado Honda.