Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Voltei e praticamente decidido!!  1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Voltei e praticamente decidido!!  2438059070

5 participantes

    Voltei e praticamente decidido!!

    Miguel Alves
    Miguel Alves
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 39
    Masculino
    Idade : 24
    Data de inscrição : 10/04/2014

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Voltei e praticamente decidido!!

    Mensagem  Miguel Alves Sáb 03 maio 2014, 20:48

    Boas a todos! Desde já quero pedir desculpa por ter 'desaparecido' sem dizer nada...  Embarassed Começaram as aulas e não dava jeito vir cá (tpc's... trabalhos.. preparações para os testes.. etc) nos fins de semana em todos os Sábados ia andar de Kart... E houve uns dias em que fui passar 3 dias a Évora com a minha familia. Ok, eu tive 3 ou 4 opotunidades de vir cá mas não me dava muito jeito...  Embarassed  Embarassed 

    Mas enfim, acho que isso não importa muito  tongue O que importa é que já tenho quase a certeza da mota que vou comprar, então, será uma Honda MSX 125cc (SIM! DECIDI ESPERAR ATÉ AOS 16 ANOS PARA TER UMA 125cc  Embarassed Sei que pode ser um bocado absurdo mas acho que vai mesmo compensar!) Gostava de saber a vossa opinião sobre a mota , e sejam bastante sinceros pff! Sei que a mota pode não se adquear a muitas pessoas (pois, penso que a mota não é boa, por exemplo, para andar na AE, devido a ser baixa e perigosa (dificilmente os carros veem a mota) e tambem porque andar muito tempo seguido com a MSX a 100/110 kmh pode danificar o motor... atenção, não tenho a certeza de nada disto, é apenas a ideia que tenho..) MAS ENFIM, irá se adequar bastante bem a mim, devido a andar apenas pela cidade, ser baixa (mas atenção, não é tão baixa como parece ser nas fotos), bastante engraçada e ser boa para 'brincar', dar uns passeios... Agora estou com um bocado de pressa mas já ca venho acrescentar umas coisitas!! Espero quando voltar tenha aqui alguma opinião! Razz

    Um abraço a todos e até já!!! cheers cheers Voltei e praticamente decidido!!  338808
    Miguel Alves
    Miguel Alves
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 39
    Masculino
    Idade : 24
    Data de inscrição : 10/04/2014

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Fotos, videos e detalhes técnicos

    Mensagem  Miguel Alves Sáb 03 maio 2014, 23:13

    Vou por aqui apenas algumas informações, fotos e videos para poderem dar a vossa opinião sobre a mota com mais facilidade!  Voltei e praticamente decidido!!  2238 
    Será necessario dizer que não é das motas mais rapidas nem pouco mais ao menos mas tambem será necessario dizer que não vou andar aí a acelerar no meio da cidade feito 'estupido' (desculpem o termo  Embarassed ) até porque acho que carta de mota A1 16 anos 125cc tem um limite de velocidade de 45 kmh, já agora, é verdade? Vi isso no site da Honda..... A mota tambem é das mais baratas (novas).. Não? É bastaste resistente e economica pelo que ouvi dizer..
    Baixinha e divertida. A ideia é mesmo uma mota pequena para brincar, ir para a escola, dar uns passeios...

    Vou deixar aqui algumas imagens:
    Há em 5 cores, amarelo, preto, vermelho, azul escuro e branca, digam a que acham mais engraçada!

    Amarela: http://prntscr.com/3fxra8
    Preta: http://prntscr.com/3fxreq
    Vermelha: http://prntscr.com/3fxrjv
    Azul: http://prntscr.com/3fxrsx
    Branca: http://prntscr.com/3fxs2r

    Qual gostam mais?  cheers 
    Miguel Alves
    Miguel Alves
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 39
    Masculino
    Idade : 24
    Data de inscrição : 10/04/2014

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Videos

    Mensagem  Miguel Alves Sáb 03 maio 2014, 23:29

    Alguns videos:

    Video frances, bastante engraçado o inicio, tem qualidade, dá para ver alguns pormenores da mota..


    Video gravado em Bankok, bastante transito e movimentação (video bom, dá para ver a agilidade da mota):


    Video portugues (penso) MSX branca


    'Freestyle' com uma MSX amarela


    Video americano MSX vermelha
    https://www.youtube.com/watch?v=OYFzz6G5wbw
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Re: Voltei e praticamente decidido!!

    Mensagem  adelinoaraujo Dom 04 maio 2014, 12:06

    Talvez esta sim https://www.youtube.com/watch?v=imWqQUoBgf8

    Mas com 2 turbos, rodas de 21" à frente e atrás. Um escape bem barulhento e está feito. Compra!
    miguel almeida
    miguel almeida
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2959
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 25/08/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 1999
    Kms: 40000

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Re: Voltei e praticamente decidido!!

    Mensagem  miguel almeida Dom 04 maio 2014, 21:15

    Força ai Miguel!
    Agora 45kms/h ? so se vier limitada, mas sem stress depressa se resolve isso!
     Voltei e praticamente decidido!!  1550217167 Voltei e praticamente decidido!!  1550217167 Voltei e praticamente decidido!!  1550217167 
    Ate ja !
    Miguel Alves
    Miguel Alves
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 39
    Masculino
    Idade : 24
    Data de inscrição : 10/04/2014

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Para quê modificar a mota no inicio? / Rodas de 12 polegadas bem engraçadas

    Mensagem  Miguel Alves Seg 05 maio 2014, 15:32

    adelinoaraujo escreveu:Talvez esta sim https://www.youtube.com/watch?v=imWqQUoBgf8

    Mas com 2 turbos, rodas de 21" à frente e atrás. Um escape bem barulhento e está feito. Compra!

    Obrigado pela resposta Adelino! Mas, para que modificar a mota no inicio?..
    Rodas de 21'' para quê?  cyclops Acho bastante engraçadas as rodas de 12''!!  Very Happy 
    Talvez passado algum tempo de a ter, modifique alguma coisa, mas no inicio acho que não vale a pena..

    Mesmo assim, muito obrigado pela resposta!

    Um abraço,  cheers
    Miguel Alves
    Miguel Alves
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 39
    Masculino
    Idade : 24
    Data de inscrição : 10/04/2014

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Re: Voltei e praticamente decidido!!

    Mensagem  Miguel Alves Seg 05 maio 2014, 15:36

    miguel almeida escreveu:Força ai Miguel!
    Agora 45kms/h ? so se vier limitada, mas sem stress depressa se resolve isso!
     Voltei e praticamente decidido!!  1550217167 Voltei e praticamente decidido!!  1550217167 Voltei e praticamente decidido!!  1550217167 
    Ate ja !

    Boa tarde Miguel! Não, limitada não vem... Acho estranho ter visto no site da Honda que só podia chegar andar até aos 45 kmph.. Enfim, agora fui a procura no site para por aqui, mas nem encontrei!
    Mas já agora, gosta da mota? Question Question  Smile 

    Um abraço!  cheers 
    Miguel Alves
    Miguel Alves
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 39
    Masculino
    Idade : 24
    Data de inscrição : 10/04/2014

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Uma ideia que eu tive...

    Mensagem  Miguel Alves Seg 05 maio 2014, 16:17

    Boa tarde a todos, o que acham de fazer (talvez aqui neste tópico) uma espécie de um 'Diário'? Acho que era uma ideia engraçada, até para mais tarde eu recordar as minhas ideias etc...  Very Happy Very Happy 

    Antes de mais vou avisar uma coisa: VOU COLOCAR AS COISAS MAIS IMPORTANTES EM NEGRITO PARA QUEM NÃO TIVER TEMPO/PACIENCIA PARA LER TUDO, PAR LER AS PARTES EM NEGRITO, devido a grande parte das coisas ser 'palha'  Embarassed  Embarassed ! Rolling Eyes Rolling Eyes Wink 

    Pretendia por aqui todas as minhas ideias até comprar a mota... tirar a carta... comprar um bom capacete, boas luvas.. Entre muito mais coisas..!

    Como devem saber pela minha apresentação, eu só tenho 14 anos e apesar de gostar muito de motas só sei o básico do básico sobre motas, ainda podia falar com os meus amigos sobre as minhas ideias, etc, mas penso que TODOS os meus amigos mais próximos não acham piada nenhuma a motas.. Só esperam chegar aos 18 anos e comprar um carro. Não é que eu não gosto de carros, porque também aprecio bastante, mas mota para mim é muito diferente.. Acho bem mais divertido e interessante (mas também tenho a noção de que é bastante perigoso).

    Mas enfim, vou continuar a planear a minha ideia que, mais uma vez, seria fazer uma espécie de 'Diário'.
    Como isto para mim é tudo uma novidade (e sei que a maior parte do pessoal daqui percebe de motas) gostava que me ajudassem nalgumas coisas, pois, não quero fazer coisas/comprar coisas à 'toa'..

    1 - Então, em primeiro lugar gostaria de comentar mais sobre a MSX125 apesar de ser uma mota bastante simples gostaria de saber as vossas opiniões sobre ela.. Até porque não há grande informação sobre ela na internet.. Ok, há, mas é praticamente tudo em inglês e pronto.... é diferente.

    2 - Para alem disso, pretendo por aqui todas as coisas de comprar (claro, relacionado com motas) como por exemplo os acessórios de protecção, etc..

    3 - Espero também começar tirar a carta em Março (para o ano) quando tiver 15 anos e meio.. Era engraçado comentar aqui tudo o que se iria passar na escola de condução (porque mais uma vez, é tudo novo para mim).

    4 - Claro, gostaria também de por aqui as minhas impressões sobre a mota.. tirar umas fotografias dela.. gravar uns vídeos.. etc.
    Sim, eu estou a pensar em comprar a mota antes de tirar a carta mas não sei mesmo.. ERA O QUE EU QUERIA! (o meu pai diz que posso começar a andar em estradas fechadas, para começar a treinar e a ter mais ao menos a noção da coisa... CLARO, sempre com a companhia dele). Não sei quando é que irei comprar a mota mas espero comprar antes de Setembro, ou em Setembro (pode ser que receba a mota no meu aniversario, ehehe  rabbit )...

    Bem, acho que é só isto.. De qualquer forma eu irei tentar actualizar o tópico diariamente!  Laughing Laughing Laughing 


    Um abraço a todos e um grande obrigado a quem teve a paciência de ler 'isto' tudo..!  cheers cheers
    Miguel Alves
    Miguel Alves
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 39
    Masculino
    Idade : 24
    Data de inscrição : 10/04/2014

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Capacete e luvas

    Mensagem  Miguel Alves Seg 05 maio 2014, 17:24

    Sei que já estou a exagerar nas 'respostas' mas estou a aproveitar hoje, pois tenho tarde livre e 3ª, 4ª e 6ª não vai ser fácil de vir aqui..

    Então vamos falar de capacetes e de luvas (por enquanto).. Sei que ainda falta muito para ter a mota (quer dizer, não sei, podem ser 3 ou 4 meses, ou até uns 9 ou 10) mas acho que é bom começar já a falar das luvas e dos capacetes para ir vendo e experimentando com calma..

    Começando pelas marcas.. Já tenho umas marcas em mentes, pois penso que são as melhores..
    Atenção, em principio nem vou comprar o que estou a referir aqui.. É apenas alguns acessorios que aprecio e que espero ter oportunidade de comprar, antes de ter a mota.
    Principalmente o capacete, são apenas ideias...

    Capacetes: AGV, SHARK, SHOEI, ARAI, LS2..


    Gostei do AGV AX-8 EVO Naked... Não é dos capacetes mais baratos, é engraçado, e provavelmente nem o iria encontrar numa loja portuguesa.. (GOSTO DE EXPERIMENTAR/VER AS COISAS.. Espero não ter de encomendar nada..
    FOTO: Voltei e praticamente decidido!!  2hf6ys2
    VIDEO:
    PREÇO: MÉDIA DE 330 Euros


    Luvas: ALPINESTARS, são mesmo as que tenho em mente.. Para além de serem quase todas bonitas, penso que são muito boas..
    Estou a pensar nas SPARTAN GLOVES.. Parecem-me leves, e pouco quentes.. (Como irei começar no Verão [EM PRINCIPIO] parecem-me bem..) Acho que não são das luvas que mais protegem, mas servem para andar na cidade, não? Cor: Em principio pretas, mas depende da cor da mota..

    FOTO: Voltei e praticamente decidido!!  Nfnyhd
    VIDEO:
    PREÇO: Média de 35 euros..

    Talvez chegue, por hoje! xD
    Por enquanto é só isto, dêem sugestões de capacetes e luvas!

    Um abraço, Cumprimentos  cheers cheers
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Re: Voltei e praticamente decidido!!

    Mensagem  adelinoaraujo Ter 06 maio 2014, 08:19

    O teu entusiasmo é contagiante. Ainda bem que é assim.

    Quanto ao capacete, adoro estes capacetes assim, apesar de ter um NEXX X1R1 mas brevemente comprarei um assim. Ou um LS2 de abrir.

    Quanto ao que interessa, a moto, preocupa-me o facto de te queixares do Inglês. Já sabes o que vem aí... aprende e bem! E rápido. Não só te ajuda na escola, como te vai safar muitas vezes.

    Para obteres muita mas muita informação sobre a Honda MSX 125 tens que procurar na net por "honda grom", que é o nome em muitos países. E por Grom há muita coisa.

    Por exemplo: http://advrider.com/forums/showthread.php?t=854771

    A moto é sem dúvida uma delícia. Leve, gasta pouco, tem PGM-FI, fácil e barata manutenção, montes de acessórios, mas sobretudo despachada. Parece divertida, mas é como qualquer outra moto que na rua, é sempre o lado mais vulnerável. A maior parte dos carros não vê as motos grandes, e para esta ainda vai ser mais complicado.

    A única desvantagem que eu vejo na Grom, é numa autoestrada ou via rápida, não poder ultrapassar um camião que vá a 90 ou 100, porque ela não dá mais.

    De resto, é perfeita. É Honda.

    https://www.youtube.com/watch?v=m4xIrXh10rg para veres algumas partes do motor e manutenção
    https://www.youtube.com/watch?v=nRU3SnZOQS4 mais exemplos

    O que deves não fazer ou sequer pensar fazer na Grom: http://www.yuminashi.com/-msx125-cylinder-kits/

    Com a moto fora da garantia, depois podes pensar em tudo, mas até lá, nicles. Há tipos a meter até turbo na Grom... enfim.
    Miguel Alves
    Miguel Alves
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 39
    Masculino
    Idade : 24
    Data de inscrição : 10/04/2014

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Re: Voltei e praticamente decidido!!

    Mensagem  Miguel Alves Qua 07 maio 2014, 18:47

    adelinoaraujo escreveu:O teu entusiasmo é contagiante. Ainda bem que é assim.

    Quanto ao capacete, adoro estes capacetes assim, apesar de ter um NEXX X1R1 mas brevemente comprarei um assim. Ou um LS2 de abrir.

    Quanto ao que interessa, a moto, preocupa-me o facto de te queixares do Inglês. Já sabes o que vem aí... aprende e bem! E rápido. Não só te ajuda na escola, como te vai safar muitas vezes.

    Para obteres muita mas muita informação sobre a Honda MSX 125 tens que procurar na net por "honda grom", que é o nome em muitos países. E por Grom há muita coisa.

    Por exemplo: http://advrider.com/forums/showthread.php?t=854771

    A moto é sem dúvida uma delícia. Leve, gasta pouco, tem PGM-FI, fácil e barata manutenção, montes de acessórios, mas sobretudo despachada. Parece divertida, mas é como qualquer outra moto que na rua, é sempre o lado mais vulnerável. A maior parte dos carros não vê as motos grandes, e para esta ainda vai ser mais complicado.

    A única desvantagem que eu vejo na Grom, é numa autoestrada ou via rápida, não poder ultrapassar um camião que vá a 90 ou 100, porque ela não dá mais.

    De resto, é perfeita. É Honda.

    https://www.youtube.com/watch?v=m4xIrXh10rg para veres algumas partes do motor e manutenção
    https://www.youtube.com/watch?v=nRU3SnZOQS4 mais exemplos

    O que deves não fazer ou sequer pensar fazer na Grom: http://www.yuminashi.com/-msx125-cylinder-kits/

    Com a moto fora da garantia, depois podes pensar em tudo, mas até lá, nicles. Há tipos a meter até turbo na Grom... enfim.




    -------------------------------------------



    Muito obrigado pela resposta SmileÉ verdade, é bom saber inglês, e eu até sei!  cyclops Se vir videos em inglês percebo perfeitamente o que eles dizem.. (também, para o ano já vou para o 5º ano de inglês... convem saber.). Mas obrigado pela dica. Talvez encontre mesmo mais videos por Grom do que por MSX.. Em relação à mota, está decidido, se poder, compro MESMO! Adequa-se mesmo a mim em relação a tudo... Com a MSX, não irei andar na autoestrada, para além de não ter velocidade, e de se tornar desagradavel, acho que é bastante perigoso andar com uma MSX na autoestrada. O maximo que irei fazer, e isso será lá mais para a frente, serão uns 45km... por aí, nada de mais. Em relação ao capacete, sei que o capacete é a coisa mais importante, até mais importante que a mota, mas penso que não será necessario chegar aos 300 euros..  affraid  affraid Também sei que vale MUITO a pena apostar num bom capacete, mas acho que arranjo um bom capacete a rondar os 200/250! Já agora, muito obrigado também pelos videos :)Só mais uma coisa, se calhar até é alguma coisa bem banal, mas o que é PGM-FI?

    É só isto! Mais uma vez, obrigado pela resposta!
    Um abraço,  cheers  cheers 

    Apesar de estar decidido em relação à mota, continuem a dar a vossa opinião e a dar dicas, em relação a mota, a capacete, e as luvas.
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Re: Voltei e praticamente decidido!!

    Mensagem  adelinoaraujo Qui 08 maio 2014, 10:14

    PGM-FI é uma peça na moto que controla a gasolina que vai para o cilindro e daí dar mais força ou menos ao motor. É um computador que ajusta a melhor forma de gastar o mínimo possível para o desempenho que pretendes em determinada altura. Ele vê se o condutor quer mais força e ajusta a quantidade de gasolina. Este é um sistema da Honda mas a maior parte dos carros e motos hoje em dia, tem sistemas assim para controlar a gasolina que vai queimar. Dá para gerir melhor e gastar menos do que um sistema "normal" de caburador. É sem dúvida mais eficiente.

    http://www.iamabiker.com/wp-content/uploads/2013/03/honda-pgm-fi-chart.jpg

    Capacete de 200 euros é bom. Desde que seja "full face helmet" ou integral. Portanto nada de penicos de scooters nem capacetes abertos ou sei lá que mais há por aí. Tem que ser um fechado porque é a única forma de proteger a cara. Se andares de penico, só te protege o cabelo.

    Vê isto http://www.mototrofa.com/motos/acessorios/16/capacetes/integrais

    Tem que ser um destes e de 200 a 300 euros há muitos e bons. Eu tenho o X1R1 da NEXX http://www.mototrofa.com/motos/acessorio/20/integrais/nexx/xr1rplain2013

    Tens aqui o site desta empresa que é Portuguesa e fica em Aveiro http://nexx-helmets.com/pt/catalog/show/2014

    Um capacete fullface ou integral, protege a cabeça. Os outros apenas protegem o cabelo, portanto, não servem para absolutamente nada. Há imensos acidentes a muito baixa velocidade, abaixo até de 30 km/h, nos quais a primeira coisa a bater no chão é a cara. Portanto o capacete é a primeira e única peça na qual não há outra escolha possível, a não ser um capacete completo.

    Há por aí muitos "artistas" a andar de moto de chinelos e tshirt e ainda com penicos coloridos. Só tens que ter a noção de que partir uma perna é uma coisa. Partir a cara toda e morrer é outra.

    Portanto quando o azar bate à porta, se há uma coisa que queres ter com o máximo de protecção é a cabeça. Acho que fui claro nesta parte. Senão explico-te melhor.

    Isto do capacete não tem nada a ver com o resto do equipamento. Capacete é obrigatório por lei. O resto não é. Mas por não ser, não quer dizer que vais agora de tshirt para a rua.

    No mínimo dos mínimos, deverás ter um casaco com as devidas protecções e luvas. SEMPRE!
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Re: Voltei e praticamente decidido!!

    Mensagem  adelinoaraujo Qui 08 maio 2014, 10:45

    https://www.youtube.com/watch?v=42lfUiehqf0

    Aqui está um bom exemplo: arranjou uma 600 e achou-se que podia controlar aquilo. Foi em frente e partiu a moto toda. Primeiro dia. Primeira volta na moto.

    Como é que há gente que tira a carta e compra motos superiores a 500? Não faz sentido. Portanto, equipamento correcto e muita calma na mão direita.
    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Re: Voltei e praticamente decidido!!

    Mensagem  RainMaker Qui 08 maio 2014, 13:31

    Boas,

    eu tb acho imprescindível andar SEMPRE de capacete, blusão e luvas !!!

    é dinheiro que é sempre bem gasto, equipamento de verão e de inverno.

    Um ditado que aprendi há muito tempo : "Só há dois tipos de motociclistas, os que já caíram e os que vão cair!"
    Miguel Alves
    Miguel Alves
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 39
    Masculino
    Idade : 24
    Data de inscrição : 10/04/2014

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Re: Voltei e praticamente decidido!!

    Mensagem  Miguel Alves Qui 08 maio 2014, 17:57

    adelinoaraujo escreveu:PGM-FI é uma peça na moto que controla a gasolina que vai para o cilindro e daí dar mais força ou menos ao motor. É um computador que ajusta a melhor forma de gastar o mínimo possível para o desempenho que pretendes em determinada altura. Ele vê se o condutor quer mais força e ajusta a quantidade de gasolina. Este é um sistema da Honda mas a maior parte dos carros e motos hoje em dia, tem sistemas assim para controlar a gasolina que vai queimar. Dá para gerir melhor e gastar menos do que um sistema "normal" de caburador. É sem dúvida mais eficiente.

    http://www.iamabiker.com/wp-content/uploads/2013/03/honda-pgm-fi-chart.jpg

    Capacete de 200 euros é bom. Desde que seja "full face helmet" ou integral. Portanto nada de penicos de scooters nem capacetes abertos ou sei lá que mais há por aí. Tem que ser um fechado porque é a única forma de proteger a cara. Se andares de penico, só te protege o cabelo.

    Vê isto http://www.mototrofa.com/motos/acessorios/16/capacetes/integrais

    Tem que ser um destes e de 200 a 300 euros há muitos e bons. Eu tenho o X1R1 da NEXX http://www.mototrofa.com/motos/acessorio/20/integrais/nexx/xr1rplain2013

    Tens aqui o site desta empresa que é Portuguesa e fica em Aveiro http://nexx-helmets.com/pt/catalog/show/2014

    Um capacete fullface ou integral, protege a cabeça. Os outros apenas protegem o cabelo, portanto, não servem para absolutamente nada. Há imensos acidentes a muito baixa velocidade, abaixo até de 30 km/h, nos quais a primeira coisa a bater no chão é a cara. Portanto o capacete é a primeira e única peça na qual não há outra escolha possível, a não ser um capacete completo.

    Há por aí muitos "artistas" a andar de moto de chinelos e tshirt e ainda com penicos coloridos. Só tens que ter a noção de que partir uma perna é uma coisa. Partir a cara toda e morrer é outra.

    Portanto quando o azar bate à porta, se há uma coisa que queres ter com o máximo de protecção é a cabeça. Acho que fui claro nesta parte. Senão explico-te melhor.

    Isto do capacete não tem nada a ver com o resto do equipamento. Capacete é obrigatório por lei. O resto não é. Mas por não ser, não quer dizer que vais agora de tshirt para a rua.

    No mínimo dos mínimos, deverás ter um casaco com as devidas protecções e luvas. SEMPRE!

    Boa tarde Adelino! É muito fixe chegar aqui ao final do dia e ter umas respostas para responder!  Voltei e praticamente decidido!!  463778 
    Obrigado pela explicação do que é o PGM-FI e para que serve  Smile parece ser bem interessante..

    Sim, sei que tenho de comprar 'obrigatoriamente' um capacete integral..! Concordo mesmo com que toda a gente use integrais.. Às vezes vejo na rua, motociclistas com capacetes que parece mesmo que é só para proteger o cabelo, tipo capacetes para andar de cavalo e até me chega a meter um pouco de impressão.. Obrigado pelos Links! Nexx é um boa marca? Constuma-se vender em lojas sem ser online? (Digo já que adorei o Design de praticamente todos!!) Também vejo muito, principalmente na zona mais movimentada da cidade, pessoal com capacete do tipo integral, mas que levanta a parte frotal do capacete... será que esses capacetes não abrem a parte frotal no caso de um pancada? (Sempre tive essa curiosidade).

    Eu tenho um capacete integral que pelos vistos é uma linha mais barata da AGV (nem diz AGV no capacete tem lá outras 3 letras, mas não sei quais são.. mas deve pertencer a AGV, pois no manual de intruções estava lá o logotipo da AGV...  Neutral ) mas apenas uso para andar de Kart e irei usar para tirar a carta de mota (custou-me cerca de 80 euros) e comprei numa loja da Yamaha cá em Coimbra, depois quando tiver mais tempo, ponho aqui umas fotografias!  Wink Mas irei comprar outro capacete 'mais a serio'.. Outra coisa, como se vê que o capacete é homologado? Andar de chinelos e t-shirt será mesmo para esquecer.. Nem nunca me passou pela cabeça.. Andar de mota de chinelos??!?!  affraid affraid 

    Luvas e capacete VOU MESMO usar sempre.. Casaco de mota..... Sei que também é muito importante e também irei tentar usar.. mas não me dá muito jeito andar com um casaco muito volumoso, etc, na escola.. O ideal era conseguir por uma 'mala' na MSX.. Será que dá? Ficaria bem?....
    Miguel Alves
    Miguel Alves
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 39
    Masculino
    Idade : 24
    Data de inscrição : 10/04/2014

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Re: Voltei e praticamente decidido!!

    Mensagem  Miguel Alves Qui 08 maio 2014, 17:59

    adelinoaraujo escreveu:https://www.youtube.com/watch?v=42lfUiehqf0

    Aqui está um bom exemplo: arranjou uma 600 e achou-se que podia controlar aquilo. Foi em frente e partiu a moto toda. Primeiro dia. Primeira volta na moto.

    Como é que há gente que tira a carta e compra motos superiores a 500? Não faz sentido. Portanto, equipamento correcto e muita calma na mão direita.

    Enfim...  Suspect Suspect affraid Nem sei o que hei de dizer.. Subscrevo um canal no youtube que é de um 'Motovlogger' e ele está sempre a reforçar a ideia de começar com motas 125cc no maximo umas 300cc..

    Obrigado pelas respostas Adelino!! Um abraço  cheers 
    Miguel Alves
    Miguel Alves
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 39
    Masculino
    Idade : 24
    Data de inscrição : 10/04/2014

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Re: Voltei e praticamente decidido!!

    Mensagem  Miguel Alves Qui 08 maio 2014, 18:01

    RainMaker escreveu:Boas,

    eu tb acho imprescindível andar SEMPRE de capacete, blusão e luvas !!!

    é dinheiro que é sempre bem gasto, equipamento de verão e de inverno.

    Um ditado que aprendi há muito tempo : "Só há dois tipos de motociclistas, os que já caíram e os que vão cair!"

    É mesmo muito importante.. E a maior parte dos motovloggers que sigo estão sempre a reforçar essa ideia.. (de andar sempre com equipamentos de segurança.)!

    Abraço RainMaker!  cheers 
    Miguel Alves
    Miguel Alves
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 39
    Masculino
    Idade : 24
    Data de inscrição : 10/04/2014

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Re: Voltei e praticamente decidido!!

    Mensagem  Miguel Alves Qui 08 maio 2014, 19:15

    ''O capacete. Não apenas é obrigatório, mas sim estúpido não usá-lo. Mas existem pessoas que ainda não estão convencidas, especialmente condutores com um grande ego e elevado nível de auto-estima, que utilizam a sua moto como uma passarela, para andar a mostrar os seus penteados estilosos.

    Um crânio humano não pode suportar uma batida a mais de 17 km/h. A essa velocidade, o dano já é grave. Adicionando 13 km/h e circulando a 30 km/h, chega-se à conclusão de que qualquer colisão com um objeto sólido e com uma certa dureza, como uma guia de passeio, a estrada ou outro veículo, é a causa de morte em 98% dos casos.''
    RainMaker
    RainMaker
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 1740
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V RD10
    Kms: 60.000

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Re: Voltei e praticamente decidido!!

    Mensagem  RainMaker Sex 09 maio 2014, 13:42

    já aprendi mais alguma coisa !!!
    De Sousa
    De Sousa
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 814
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 23/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Zundapp
    Modelo Mota/ano: Com mamas descaídas
    Kms: ...

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Re: Voltei e praticamente decidido!!

    Mensagem  De Sousa Sex 09 maio 2014, 14:25

    Puto...tens 14 anos?

    Nem sei que diga!
    Miguel Alves
    Miguel Alves
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 39
    Masculino
    Idade : 24
    Data de inscrição : 10/04/2014

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Re: Voltei e praticamente decidido!!

    Mensagem  Miguel Alves Sex 09 maio 2014, 17:42

    RainMaker escreveu:já aprendi mais alguma coisa !!!

     Wink 
    Miguel Alves
    Miguel Alves
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 39
    Masculino
    Idade : 24
    Data de inscrição : 10/04/2014

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Re: Voltei e praticamente decidido!!

    Mensagem  Miguel Alves Sex 09 maio 2014, 17:43

    De Sousa escreveu:Puto...tens 14 anos?

    Nem sei que diga!

    Tenho sim.. Porque?
    De Sousa
    De Sousa
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 814
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 23/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Zundapp
    Modelo Mota/ano: Com mamas descaídas
    Kms: ...

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Re: Voltei e praticamente decidido!!

    Mensagem  De Sousa Sex 09 maio 2014, 18:43

    Miguel Alves escreveu:
    De Sousa escreveu:Puto...tens 14 anos?

    Nem sei que diga!

    Tenho sim.. Porque?

    Porquê?!?!?


    1º porque não é normal um "puto" de 14 anos ter o discurso concertado, mesmo que por escrito, que tu apresentas
    Depois e mais importante e para mim mais estranho, além da tua eloquência, a tua preocupação com coisas que EU com 14 anos, nem tão pouco mais ou menos queria saber, coisas próprias da idade.

    Antes de mais, os meus parabéns por seres um Jovem tão consciente, depois posso deixar-te um conselho: Carpe Diem, em segurança claro está, mas nunca te esqueças que dos 14 aos 41 é um abrir e fechar de olhos.

    Eu já tive 14 há muito tempo, mas pelo que ainda me recordo, ter 14 anos não era assim...

    Um abraço e obrigado por nos dares o prazer da tua "companhia".

    Abraço e vai dando noticias.
    Miguel Alves
    Miguel Alves
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 39
    Masculino
    Idade : 24
    Data de inscrição : 10/04/2014

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Re: Voltei e praticamente decidido!!

    Mensagem  Miguel Alves Sex 09 maio 2014, 19:14

    De Sousa escreveu:
    Miguel Alves escreveu:
    De Sousa escreveu:Puto...tens 14 anos?

    Nem sei que diga!

    Tenho sim.. Porque?

    Porquê?!?!?


    1º porque não é normal um "puto" de 14 anos ter o discurso concertado, mesmo que por escrito, que tu apresentas
    Depois e mais importante e para mim mais estranho, além da tua eloquência, a tua preocupação com coisas que EU com 14 anos, nem tão pouco mais ou menos queria saber, coisas próprias da idade.

    Antes de mais, os meus parabéns por seres um Jovem tão consciente, depois posso deixar-te um conselho: Carpe Diem, em segurança claro está, mas nunca te esqueças que dos 14 aos 41 é um abrir e fechar de olhos.

    Eu já tive 14 há muito tempo, mas pelo que ainda me recordo, ter 14 anos não era assim...

    Um abraço e obrigado por nos dares o prazer da tua "companhia".

    Abraço e vai dando noticias.

    Uffff  Embarassed Pensava que ia ter de levar com bocas do tipo: 'Ahh, não tens idade para andar de mota', 'Tens de crescer, é muito perigoso'... Etc. Mas afinal não e felizmente, ou infelizmente, é que eu sou mesmo assim.. Talvez seja da educação que tive/tenho.. As pessoas com que me dou.. A escola onde ando.. Sei lá, já nem sei o que digo. Muito provavelmente a minha consciencia está relacionada com o medo de me espetar todo (conheco pessoas que tiveram menos consciencia, ou não tiveram consciencia e acabou mal  Neutral 

    Mas afinal, não é nada de mais, os tempos mudaram, muitos dos jovens também mudaram.. Mas enfim, sou 'apenas um puto de 14 anos' que não me devia preocupar com estas coisas?

    Apenas me quero divertir a andar de mota, da forma mais segura.. (Como todo o pessoal daqui, penso eu..)

    Se não concordarem com alguma coisa DIGAM!! Quero ser corrigido no que tiver de ser.. Escrevo apenas o que acho, e as minhas ideias!  Very Happy 

    Abraço e um bom fim de semana!  cheers cheers 
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Re: Voltei e praticamente decidido!!

    Mensagem  adelinoaraujo Sex 09 maio 2014, 22:46

    Já vi malas em MSX sim, mas bom era ter um cacifo seguro na escola e colocar lá o capacete e blusão.

    Para mim a NEXX é muito boa. Vê review dos capacetes aí pelo youtube. Também Portuguesa existe a NAU com bons capacetes.

    Eu tenho um filho com 13 anos, portanto, quase 14 e o que estou a dizer-te aqui, é já a preparar as palavras para o meu, se ele quiser ter uma moto daqui a poucos anos.

    Outra coisa que ainda não falei é sobre BTT. Devias andar de bicicleta principalmente fora de estrada, porque te dá equilibrio e noção do que é virar e onde é que o pneu vai escorregar. Tudo que fazes de BTT, vais usar na moto.

    Conteúdo patrocinado


    Voltei e praticamente decidido!!  Empty Re: Voltei e praticamente decidido!!

    Mensagem  Conteúdo patrocinado

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 17:12