PedroF escreveu: krieg escreveu:sunstar. Acho que é bom. É made in Japan.
Ok já fico descansado.
Obrigado, Rui.
As TA's vêm equipadas de fábrica com SunStar
Que ninguém acredite que este problema acontece só em AT's porque na verdade acontece com qualquer mota com o mesmo sistema de engate do pinhão ao veio.
Este assunto é sério e não deve ser levado tipo conversa de café apenas com base em opiniões e não levando a questão mais a fundo.
Porque haveriam as marcas produzir pinhões e a insistir em produtos que estragam as motas arriscando a destruir o seu próprio negócio?
A marca será a única variável a ser considerada?
Este desgaste tem alguma característica comum?
Qual a diferença entre um pinhão de origem e um da concorrência?
Quem assiste a mota que gerou este problema é a mesma pessoa que assiste a mota que não tem problemas? Terá essa pessoa conhecimentos técnicos e habilidade para detectar e corrigir possíveis causas deste problema?
Como é que podemos saber que ao poupar no presente não estamos a gastar mais dinheiro no futuro?
Uma das coisas que parece ser mais unânime é que o causador de desgaste no veio é o pinhão então a pergunta mais importante talvez seja qual a diferença para o de origem?
Não é habitual encontrar encontrar pinhões da concorrência realmente idênticos aos de origem mas a principal e significativa diferença é que os de origem têm borracha para silenciar o ruído produzido pela corrente e logicamente promover o conforto. Não é esta diferença que nos vai fazer gastar mais dinheiro no futuro, ponto final.
Então se é o pinhão o causador que outras diferenças terá? As estrias são iguais? Sim, são. O encaixe é perfeito? Sim, é. Então e a qualidade do material? Quem for pesquisar a composição dos pinhões Sunstar vai ver que são feitos de aço com muito carbono com a norma SAE 1045 e quem tiver curiosidade de reparar por exemplo nos pinhões da JT sprokets (talvez uma das marcas com mais força da concorrência) vai encontrar precisamente a mesma norma, SAE 1045. Então o pinhão da concorrência não é culpado.
O desgaste existirá sempre. Se mesmo o motor que internamente tem óleo e mesmo assim tem desgaste então no veio ainda pior a trabalhar a seco com metal com metal, outras vezes metal, pó mais metal, outras metal, água e metal, areias, lamas, ferrugem, etc.
O desgaste excessivo aparece sempre no lado das estrias relacionado com o acelerar a mota e no lado oposto quase que podemos dizer que está novo. Com alguma ajuda da Internet e outras variáveis cada vez há mais donos das motas a fazerem as próprias revisões e afinações às motas (não tenho nada contra isso) e tenho certeza que muitos acreditam que não existe ciência e não sabem as implicações de esticar incorrectamente a corrente. Até casas que montam pneus de motas fazem asneiras enormes e inaceitáveis com folgas na corrente.
A partir do momento que o dono da mota sabe que tem o kit de transmissão ovalizado tem de ter um cuidado acrescido no momento de afinar a corrente (muita gente não sabe ver um kit ovalizado e quando já tem o veio estragado manda um tiro para o ar que acerta na marca da concorrência do pinhão).
Por aqui, por mais que uma vez apareceram motas sem qualquer folga na corrente e por mais que muitas vezes falei com pessoas que não desconfiava que não soubessem esticar uma corrente correctamente que me diziam "atenção que ando com pendura, a corrente tem de ter mais folga" e é nessas alturas que paro tudo o que estou a fazer, agarro num marcador e vou para o quadro da minha oficina explicar com bonecada a simples e correcta ciência de esticar uma corrente, com ou sem pendura, mota de corrida ou de enduro ou outra qualquer. Já uma vez alertei na minha página do facebook este tema e aqui aproveito para fazer o mesmo, uma corrente muito esticada é a principal causa do desgaste prematuro do veio do pinhão seguido de arranques violentos constantes.
Para uma corrente muito folgada o risco é saltar da coroa ou pinhão e no melhor dos casos apenas perder a transmissão já o contrário o esforço no pinhão e no rolamento do veio é tremendo e quando ai estão instalados estragos irremediáveis é necessário abrir motor e a despesa pode ser grande o suficiente para o dono fazer contas com o valor comercial e desistir da mota.
Estou a recuperar uma TA600 com este problema. Vou abrir um tópico, por isso, estejam atentos
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Cumprimentos
Faustino