Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? 2438059070

+6
krieg
DRAKER
Jardel
Transouto
miguel almeida
mcad
10 participantes

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    mcad
    mcad
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 100
    Masculino
    Idade : 40
    Data de inscrição : 12/01/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600-1999
    Kms: 35250

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  mcad Qua 21 Jan 2015, 17:31

    Boas

    Ouvi recentemente 2 historias de colegas das Africa twin que colocaram pinhão de ataque da concorrência, o que acabou por estragar o veio das mudanças, a solução passou mesmo por abrir o motor e colocar veio novo (+/-600€) um deles passado 1 ano estava com o mesmo problema Crying or Very sad , será mesmo do pinhão ou do veio ou do estilo de condução??
    Ao que me disseram o pinhão de origem é mais macio acabando por não estragar o veio.
    Será que as nossas transalp pode acontecer o mesmo? Alguém já ouviu falar ou sabe de historias destas?

    Boas curvas
    miguel almeida
    miguel almeida
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2959
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 25/08/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 1999
    Kms: 40000

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  miguel almeida Qua 21 Jan 2015, 20:38

    Coisa rara de se ouvir, mas sim é possivel. Ja se tem visto uma ou outra com o pinhão soldado ao veio..... claro que é preciso alguma sorte no material que se compra mas não é por isso que deixo de o comprar....e digo te a minha leva coça comócar...............
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  Transouto Qui 22 Jan 2015, 00:12

    ...eu cá nunca ouvi nada assim......mas é melhor jogar pelo seguro e colocar bom material.....

    V
    Jardel
    Jardel
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 360
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 08/03/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA700/2009
    Kms: 43000

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  Jardel Qui 22 Jan 2015, 09:45

    pode acontecer eventualmente o veio ficar remoído e a reparação é bastante morosa e dispendiosa.

    Para mim nada tem a ver o pinhão ser de origem ou não.

    Eu acho, e na minha humilde opinião, que a causa principal disso é andar com a corrente larga.
    mcad
    mcad
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 100
    Masculino
    Idade : 40
    Data de inscrição : 12/01/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600-1999
    Kms: 35250

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  mcad Qui 22 Jan 2015, 17:16

    Sim também vou mais por ai corrente larga e talvez uma condução em mudanças altas e baixa rotação, origina mais esforço no pinhão quando se acelera sem reduzir mudança.
    Um dos deles soldou o pinhão ao veio, e o outro colocou um pinhão de origem porque começou a pensar duas vezes na despesa.

    Boas curvas
    DRAKER
    DRAKER
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1245
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 04/09/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 2000
    Kms: 24000

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  DRAKER Sex 23 Jan 2015, 09:29

    Companheiros,

    Esta questão do pinhão danificar as estrias do veio, é uma realidade na AT.
    tenho lido bastante sobre o tema e é uma realidade em muitas AT´s .... A solução passa por abrir motor e substituir o veio.
    Todo este desgaste prematuro tem acontecido em motas que nao tem o pinhão de origem, dai a malta ligar uma coisa à outra.
    em condições normais, a nível de dureza de materiais, o elo fraco mais deveria ser o pinhão ( é a peça de desgaste)
    Neste caso o que pode acontecer é o pinhao de concorrência, ter uma dureza superior ao veio, o que a meu ver é muito difícil.
    Há tambem quem diga que se compararmos um pinhao de origem e um de concorrência, as estrias sao ligeiramente diferentes ( tem mais folga) e é essa folga que faz efeito "martelo", acabando por danificar o veio.

    Por outro lado, acho que dentro da concorrencia hà diferentes qualidades de material.
    Eu nao compraria nenhuma AT, sem tirar o pinhao de ataque fora.


    p.s.
    Nunca se ouviu nada deste tipo sobre as Transalps e certamente anda ai tambem muita com pinhao de concorrência  Cool
    krieg
    krieg
    5ª engrenada
    5ª engrenada


    Número de Mensagens : 538
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 02/02/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
    Kms: vão-se fazendo

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  krieg Sex 23 Jan 2015, 10:31

    Sinceramente não percebo, para além de que é uma peça barata, acho que a diferença de preços entre as marcas de pinhões é mínima.

    O barato normalmente sai caro. study

    Eu estou nessa situação dos pinhões soldados ao veio com uma DT 50 que comprei para a outra filha. Agora vai ser até se gastar, depois lá terá que se abrir o motor e trocar de veio.

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? 60843
    mcad
    mcad
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 100
    Masculino
    Idade : 40
    Data de inscrição : 12/01/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600-1999
    Kms: 35250

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  mcad Sex 23 Jan 2015, 17:24

    Boas

    Sendo assim há mais relatos do mesmo problema na AT, o bom disto é que na TA não existe registos do mesmo problema, sim a diferença de preços não deve ser muita, mas para quem paga para porem um KIT transmissão novo, se calhar paga de origem e a oficina foge para a concorrência, e depois anda um tipo descansado e por 10 ou 15 aerios fica com uma despesa das grandes Crying or Very sad

    Bom fds e boas curvas
    PedroF
    PedroF
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 244
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 13/10/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 600 V/1999
    Kms: 40k

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  PedroF Sex 23 Jan 2015, 18:18

    Já me deixasteis a pensar...

    Alguém pode informar essas marcas de material ruim... ?

    É que a minha veio com uma transmissão nova da concorrência e está a dar-me tanto trabalhinho que não me apetece arriscar...

    Eu já vi que no pinhão e na cremalheira tem o logo da marca que é um sol a por-se ou a nascer (depende do lado para onde estejamos virados) sei que já vi por aí na NET mat desta marca à venda mas muito sinceramente não me lembro da designação... SUN..qualquer coisa ou qualquer coisa ..SUN.

    Se alguém tem experiência com esta marca e quiser partilhar, diga.

    Muito agradecido. Very Happy
    krieg
    krieg
    5ª engrenada
    5ª engrenada


    Número de Mensagens : 538
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 02/02/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
    Kms: vão-se fazendo

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  krieg Sex 23 Jan 2015, 22:04

    sunstar. Acho que é bom. É made in Japan.

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? 60843
    PedroF
    PedroF
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 244
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 13/10/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 600 V/1999
    Kms: 40k

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  PedroF Seg 26 Jan 2015, 09:06

    krieg escreveu:sunstar. Acho que é bom. É made in Japan.

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? 60843

    Ok já fico descansado.

    Obrigado, Rui.
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  jfvf87 Qui 29 Jan 2015, 03:00

    PedroF escreveu:
    krieg escreveu:sunstar. Acho que é bom. É made in Japan.

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? 60843

    Ok já fico descansado.

    Obrigado, Rui.

    As TA's vêm equipadas de fábrica com SunStar
    Que ninguém acredite que este problema acontece só em AT's porque na verdade acontece com qualquer mota com o mesmo sistema de engate do pinhão ao veio.
    Este assunto é sério e não deve ser levado tipo conversa de café apenas com base em opiniões e não levando a questão mais a fundo.
    Porque haveriam as marcas produzir pinhões e a insistir em produtos que estragam as motas arriscando a destruir o seu próprio negócio?
    A marca será a única variável a ser considerada?
    Este desgaste tem alguma característica comum?
    Qual a diferença entre um pinhão de origem e um da concorrência?
    Quem assiste a mota que gerou este problema é a mesma pessoa que assiste a mota que não tem problemas? Terá essa pessoa conhecimentos técnicos e habilidade para detectar e corrigir possíveis causas deste problema?
    Como é que podemos saber que ao poupar no presente não estamos a gastar mais dinheiro no futuro?
    Uma das coisas que parece ser mais unânime é que o causador de desgaste no veio é o pinhão então a pergunta mais importante talvez seja qual a diferença para o de origem?
    Não é habitual encontrar encontrar pinhões da concorrência realmente idênticos aos de origem mas a principal e significativa diferença é que os de origem têm borracha para silenciar o ruído produzido pela corrente e logicamente promover o conforto. Não é esta diferença que nos vai fazer gastar mais dinheiro no futuro, ponto final.
    Então se é o pinhão o causador que outras diferenças terá? As estrias são iguais? Sim, são. O encaixe é perfeito? Sim, é. Então e a qualidade do material?  Quem for pesquisar a composição dos pinhões Sunstar vai ver que são feitos de aço com muito carbono com a norma SAE 1045 e quem tiver curiosidade de reparar por exemplo nos pinhões da JT sprokets (talvez uma das marcas com mais força da concorrência) vai encontrar precisamente a mesma norma, SAE 1045. Então o pinhão da concorrência não é culpado.
    O desgaste existirá sempre. Se mesmo o motor que internamente tem óleo e mesmo assim tem desgaste então no veio ainda pior a trabalhar a seco com metal com metal, outras vezes metal, pó mais metal, outras metal, água e metal, areias, lamas, ferrugem, etc.
    O desgaste excessivo aparece sempre no lado das estrias relacionado com o acelerar a mota e no lado oposto quase que podemos dizer que está novo. Com alguma ajuda da Internet e outras variáveis cada vez há mais donos das motas a fazerem as próprias revisões e afinações às motas (não tenho nada contra isso) e tenho certeza que muitos acreditam que não existe ciência e não sabem as implicações de esticar incorrectamente a corrente. Até casas que montam pneus de motas fazem asneiras enormes e inaceitáveis com folgas na corrente.
    A partir do momento que o dono da mota sabe que tem o kit de transmissão ovalizado tem de ter um cuidado acrescido no momento de afinar a corrente (muita gente não sabe ver um kit ovalizado e quando já tem o veio estragado manda um tiro para o ar que acerta na marca da concorrência do pinhão).
    Por aqui, por mais que uma vez apareceram motas sem qualquer folga na corrente e por mais que muitas vezes falei com pessoas que não desconfiava que não soubessem esticar uma corrente correctamente que me diziam "atenção que ando com pendura, a corrente tem de ter mais folga" e é nessas alturas que paro tudo o que estou a fazer, agarro num marcador e vou para o quadro da minha oficina explicar com bonecada a simples e correcta ciência de esticar uma corrente, com ou sem pendura, mota de corrida ou de enduro ou outra qualquer. Já uma vez alertei na minha página do facebook este tema e aqui aproveito para fazer o mesmo, uma corrente muito esticada é a principal causa do desgaste prematuro do veio do pinhão seguido de arranques violentos constantes.
    Para uma corrente muito folgada o risco é saltar da coroa ou pinhão e no melhor dos casos apenas perder a transmissão já o contrário o esforço no pinhão e no rolamento do veio é tremendo e quando ai estão instalados estragos irremediáveis é necessário abrir motor e a despesa pode ser grande o suficiente para o dono fazer contas com o valor comercial e desistir da mota.
    Estou a recuperar uma TA600 com este problema. Vou abrir um tópico, por isso, estejam atentos Very Happy .

    Cumprimentos
    Faustino
    PedroF
    PedroF
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 244
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 13/10/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 600 V/1999
    Kms: 40k

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  PedroF Qui 29 Jan 2015, 12:48

    Obrigado, Faustino pela completa explicação.

    Resumindo faz-se mais estragos no veio e rolamentos, com uma tensão demasiado grande na corrente e acelerações bruscas, que propriamente pela qualidade do material do pinhão!

    No entanto duas peças de um material que esteja conforme a mesma norma SAE (1045 será um aço com 45% de carbono), se lhe forem aplicados diferentes tratamentos térmicos (tempera por ex.) ou mecânicos (forjagem por ex.), teremos comportamentos mecânicos completamente diferentes das peças somente pelo rearranjo atómico da estrutura do material.
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  jfvf87 Qui 29 Jan 2015, 14:19

    PedroF escreveu:Obrigado, Faustino pela completa explicação.

    Resumindo faz-se mais estragos no veio e rolamentos, com uma tensão demasiado grande na corrente e acelerações bruscas, que propriamente pela qualidade do material do pinhão!

    No entanto duas peças de um material que esteja conforme a mesma norma SAE (1045 será um aço com 45% de carbono), se lhe forem aplicados diferentes tratamentos térmicos (tempera por ex.) ou mecânicos (forjagem por ex.), teremos comportamentos mecânicos completamente diferentes das peças somente pelo rearranjo atómico da estrutura do material.

    É outra variável que não tenho conhecimentos profundos para discutir nem forma de comparar entre os produtos.
    Em geral as motas que aparecem por cá com esse sintoma mostram outros sinais de manutenção negligente.
    Estou convencido que muitas pessoas não são humildes o suficiente para aceitar que não estão a fazer as coisas correctamente e batem se com o orgulho de fazer as coisas sem recorrer a Mecânicos (que considero positivo desde que as intervenções sejam bem feitas).
    Geralmente não acerto na primeira afinação à folga de determinada corrente de mota, chego a afinar mais de 5 vezes até achar que está no ponto, dou assistência a mais de uma centena de motas e já conto com alguns anos disto, por isso, e pelas as asneiras que por cá aparecem (incluindo "profissionais" de casas de pneus) acredito que o principal problema é erro na manutenção. Este paragrafo não garante que eu esteja correcto mas dá que pensar.
    Considero bastante positivo explicar-se aqui a simples intervenção de afinar uma corrente incluindo para casos em que a transmissão tem sinais de ovalização. Tirar a espécie de mito da cabeça de muita gente que por andar com pendura a corrente tem de ter mais folga era perfeito Wink . Estar sentado na mota e dar o toque com o calcanhar é outra  Rolling Eyes (apesar de ser um procedimento mais próximo do correcto o risco que acarreta uma má afinação exige mais exactidão).

    Abraço a todos
    Faustino
    PedroF
    PedroF
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 244
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 13/10/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 600 V/1999
    Kms: 40k

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  PedroF Qui 29 Jan 2015, 14:58

    Faustino,

    venha de lá esse tópico que eu gosto de aprender. Os computadores não têm deste tipo de afinações  Very Happy

    Estivesse eu mais perto e fazia aí uma visita á clinica do Sr. Dr.!
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  jfvf87 Qua 04 Fev 2015, 02:43

    Para afinar a folga da corrente no caso de um kit ovalizado é necessário encontrar a posição em que a corrente fica mais esticada.
    De forma resumida a maneira mais exacta de confirmar a folga da corrente é garantir que tem cerca de 1 a 1,5 cm de folga quando o eixo do pinhão, o eixo do braço oscilante e o eixo da roda se alinham, é nesse alinhamento que a corrente fica mais esticada.

    Abraço
    Faustino
    DRAKER
    DRAKER
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1245
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 04/09/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 2000
    Kms: 24000

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  DRAKER Qua 04 Fev 2015, 10:30

    Faustino,

    Desculpa se vou fazer uma pergunta ao qual to já respondeste (mas não li)...
    Aconselhas ou não pinhão de concorrência !?

    Gostei da forma claro como explicaste o problema.

    abraço,
    PedroF
    PedroF
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 244
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 13/10/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 600 V/1999
    Kms: 40k

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  PedroF Qua 04 Fev 2015, 10:31

    Percebi.

    Já agora, se tiver a mota a trabalhar engatada com a roda no ar e a corrente estiver a mandar "chicotadas" isso será um indicador de que o kit estará ovalizado?
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  jfvf87 Qui 05 Fev 2015, 14:51

    PedroF escreveu:Percebi.

    Já agora, se tiver a mota a trabalhar engatada com a roda no ar e a corrente estiver a mandar "chicotadas" isso será um indicador de que o kit estará ovalizado?

    Isso todas fazem. Tem se ser desengatada e rodar à mão.

    Abraço
    Faustino
    PedroF
    PedroF
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 244
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 13/10/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 600 V/1999
    Kms: 40k

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  PedroF Qui 05 Fev 2015, 17:12

    Ok, Faustino

    Gracias, era só para mandar para a discussão.

    Esclarecidissimo!

    mcad
    mcad
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 100
    Masculino
    Idade : 40
    Data de inscrição : 12/01/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600-1999
    Kms: 35250

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  mcad Sex 06 Fev 2015, 16:30

    jfvf87 escreveu:Para afinar a folga da corrente no caso de um kit ovalizado é necessário encontrar a posição em que a corrente fica mais esticada.
    De forma resumida a maneira mais exacta de confirmar a folga da corrente é garantir que tem cerca de 1 a 1,5 cm de folga quando o eixo do pinhão, o eixo do braço oscilante e o eixo da roda se alinham, é nesse alinhamento que a corrente fica mais esticada.

    Abraço
    Faustino

    Boas

    Este processo de esticar a corrente é valido só para o kit quando esta ovalizado ou também se aplica com o kit em condições??
    Vou ter que afinar o meu breve e assim fazia já como deve ser.

    Boas curvas
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  jfvf87 Sáb 07 Fev 2015, 01:22

    mcad escreveu:
    jfvf87 escreveu:Para afinar a folga da corrente no caso de um kit ovalizado é necessário encontrar a posição em que a corrente fica mais esticada.
    De forma resumida a maneira mais exacta de confirmar a folga da corrente é garantir que tem cerca de 1 a 1,5 cm de folga quando o eixo do pinhão, o eixo do braço oscilante e o eixo da roda se alinham, é nesse alinhamento que a corrente fica mais esticada.

    Abraço
    Faustino

    Boas

    Este processo de esticar a corrente é valido só para o kit quando esta ovalizado ou também se aplica com o kit em condições??
    Vou ter que afinar o meu breve e assim fazia já como deve ser.

    Boas curvas

    Desde novos é assim que os afino.
    Para alinhar os eixos do lado oposto ao descanso debruço-me sobre o banco do pendura e quando necessário com a mão esquerda puxo pela ponta do braço oscilante e com a mão direita confirmo a folga.
    Uma corrente bem afinada facilita a troca de mudanças.

    Cumprimentos
    Faustino
    mcad
    mcad
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 100
    Masculino
    Idade : 40
    Data de inscrição : 12/01/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600-1999
    Kms: 35250

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  mcad Seg 09 Fev 2015, 10:25

    Boas

    Ok Obrigado pelas dicas, breve vou esticar a minha corrente, pus um kit novo mas já fiz 5000km sem nunca esticar, apenas tenho lubrificado.

    Boas curvas
    krieg
    krieg
    5ª engrenada
    5ª engrenada


    Número de Mensagens : 538
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 02/02/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
    Kms: vão-se fazendo

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  krieg Seg 09 Fev 2015, 15:48

    Estou também com quase 5 mil km desde que mudei o Kit no Faustino Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? 463778 e ainda não voltei a afinar. Rolling Eyes

    Talvez agora comece a precisar mas, sempre ouvi dizer que a corrente não deve andar com pouca folga e também não a acho demasiado larga.

    Não sei se é por andar 99% do tempo sem pendura.

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? 60843
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  jfvf87 Qua 11 Fev 2015, 21:38

    krieg escreveu:

    Não sei se é por andar 99% do tempo sem pendura.


    O pendura não tem qualquer culpa no desgaste de uma corrente Smile

    Abraço
    Faustino

    Conteúdo patrocinado


    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 04:22