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Ajuda sobre pressão de pneu 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Ajuda sobre pressão de pneu 2438059070

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Eduardo Jorge
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    Ajuda sobre pressão de pneu

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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty Ajuda sobre pressão de pneu

    Mensagem  Eduardo Jorge Seg 30 Mar 2015, 09:50

    Bons dias a todos,acabei de adquirir uma "menina" Transalp 650 de 2000 com 48000km,parece-me a mim impecável!

    A unica coisa que ainda não "encaixei" bem è realmente na minha altura para a altura do acento da moto.
    Tenho 1,93mt e consigo estar sentado com os dois pès bem acentes no chão e ainda com as pernas um pouco flectidas...

    Peço aqui a vossa ajuda para me aconselharem sobre a pressão que os pneus devem ter...

    Não consigo perante a marca que me digam os valores,nem encontro nenhuma tabela....

    Os pneus são:

    Metzeler Tourance EXP 90/90/21 MC 54S

    Metzeler Tourance EXP 120/90/17 MC 64S

    Assim que puder coloco fotos da minha "menina"

    O meu obrigado a todos e um bom inicio de semana!

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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty Re: Ajuda sobre pressão de pneu

    Mensagem  nunobit Seg 30 Mar 2015, 10:54

    Eduardo Jorge escreveu:Bons dias a todos,acabei de adquirir uma "menina" Transalp 650 de 2000  com 48000km,parece-me a mim impecável!

    A unica coisa que ainda não "encaixei" bem è realmente na minha altura para a altura do acento da moto.
    Tenho 1,93mt e consigo estar sentado com os dois pès bem acentes no chão e ainda com as pernas um pouco flectidas...

    Peço aqui a vossa ajuda para me aconselharem sobre a pressão que os pneus devem ter...

    Não consigo perante a marca que me digam os valores,nem encontro nenhuma tabela....

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    eu tenho os da Bridgstone trailwing e uso 2.0bar nos dois, pois maioria das vezes ando sozinho e gosto do comportamento.

    Tenho 1.80 e apenas alterei um pouco o guiador em relação ao que vinha, puxei-o para mim para os braços não ficarem esticados (quando tenho a direcção toda para um dos lados está a cerca de 1cm do deposito)

    Em relação à tua altura e à do assento da mota, se achares que está baixo ou arranjas um banco mais alto ou levantas a suspensão, mas aqui eu não tenho conhecimento de causa.

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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty Re: Ajuda sobre pressão de pneu

    Mensagem  Eduardo Jorge Seg 30 Mar 2015, 11:38

    nunobit escreveu:
    Eduardo Jorge escreveu:Bons dias a todos,acabei de adquirir uma "menina" Transalp 650 de 2000  com 48000km,parece-me a mim impecável!

    A unica coisa que ainda não "encaixei" bem è realmente na minha altura para a altura do acento da moto.
    Tenho 1,93mt e consigo estar sentado com os dois pès bem acentes no chão e ainda com as pernas um pouco flectidas...

    Peço aqui a vossa ajuda para me aconselharem sobre a pressão que os pneus devem ter...

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    Tenho 1.80 e apenas alterei um pouco o guiador em relação ao que vinha, puxei-o para mim para os braços não ficarem esticados (quando tenho a direcção toda para um dos lados está a cerca de 1cm do deposito)

    Em relação à tua altura e à do assento da mota, se achares que está baixo ou arranjas um banco mais alto ou levantas a suspensão, mas aqui eu não tenho conhecimento de causa.

    Abrç

    Bom dia Nunobit,desde já obrigado pela resposta,tenho andado pelas pesquisas e realmente encontrei uns valores e agora comparando com os teus parecem-me que devem andar dentro do correto...2 bar na roda da frente e 2,5 na roda de tràs...

    Em relação à posição de condução vou ver essa tua ideia...

    Obrigado e abraço!
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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty Re: Ajuda sobre pressão de pneu

    Mensagem  nunobit Seg 30 Mar 2015, 11:57

    Eduardo Jorge escreveu:
    nunobit escreveu:
    Eduardo Jorge escreveu:Bons dias a todos,acabei de adquirir uma "menina" Transalp 650 de 2000  com 48000km,parece-me a mim impecável!

    A unica coisa que ainda não "encaixei" bem è realmente na minha altura para a altura do acento da moto.
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    Em relação à tua altura e à do assento da mota, se achares que está baixo ou arranjas um banco mais alto ou levantas a suspensão, mas aqui eu não tenho conhecimento de causa.

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    Bom dia Nunobit,desde já obrigado pela resposta,tenho andado pelas pesquisas e realmente encontrei uns valores e agora comparando com os teus parecem-me que devem andar dentro do correto...2 bar na roda da frente e 2,5 na roda de tràs...

    Em relação à posição de condução vou ver essa tua ideia...

    Obrigado e abraço!

    Eduardo, não sei o teu peso, mas verifica se 2.5bar não será pressão a mais.

    Qq das maneiras tens que ver se gostas do comportamento da mota, nem todos gostam do mesmo.

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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty Re: Ajuda sobre pressão de pneu

    Mensagem  Cou Seg 30 Mar 2015, 19:59

    Boas
    No manual diz 2bar nos dois pneus para o condutor se levar pendura e malas ai sim deves ter 2.5bar estras
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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty Re: Ajuda sobre pressão de pneu

    Mensagem  Eduardo Jorge Seg 30 Mar 2015, 20:03

    Obrigado a todos pela ajuda!

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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty Re: Ajuda sobre pressão de pneu

    Mensagem  miguel almeida Ter 31 Mar 2015, 23:16

    Bem vindo !
    Diverte te por ca !
    Boas curvas !
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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty Pressão nos MITAS

    Mensagem  asa Qui 14 maio 2015, 14:19

    Caros.,
    Perante a minha questão das fissuras nos Mitas E07 com 6000 e apenas dois anitos que se pode ler nos posts sobre pneus em tempo de crise, acabo de ter conhecimento que elas se devem às pressoes elevadas que tenho colocado ( 1,9ft(2,0-2,1 atras) para 75 kgs e 1,80 altura. E diz quem sabe, que o amximo atras deverá ser 1,4!!!! Shocked
    Vou experimentar e depois dou noticias...
    Aqui fica uma copia da foto do pneuzao
    ---
    abraço
    asa
    -----------------------------------------


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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty subpressão?? ou....

    Mensagem  asa Qui 14 maio 2015, 14:24

    Cito: " O pneu com pressão excessiva também se deforma, o que provoca o desgaste irregular, gastando primeiro o meio do pneu, que também irá durar menos. O pneu com excesso de pressão torna-se mais duro, absorvendo menos os impactos da pista, o que afecta o conforto do veículo e aumenta o esforço da suspensão. Pressões muito altas podem levar até a uma deformação permanente ou estouro do pneu.

    Então, vamos acertar essa pressão?
    ===========================================


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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty Re: Ajuda sobre pressão de pneu

    Mensagem  mcad Qui 14 maio 2015, 14:30

    Boas

    Eu neste fds passado levei a minha máquina ao fds da HONDA e o mecânico disse que como tenho pneus mais estradistas os bridgestone batle wing 501 e 502.
    E eu tinha 2.0bar a frente e 2.3bar a trás, ele pos 2.5bar a frente e 3.0bar a trás.
    Á frente tenho o 90-90 21 e atrás o 130-80 17.
    Até agora com ambas as pressões não notei assim nada de muito diferente.
    Mas fiquei sem perceber qual a indicada afinal. scratch
    Também já me disseram que o que manda é o pneu, este tem la marcado qual a pressão minima e máxima de utilização e o ideal é andar entre esses valores.
    Resumindo não cheguei a conclusão nenhuma scratch

    boas curvas
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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty Grato

    Mensagem  asa Qui 14 maio 2015, 14:34

    --- pelo testemunho! cheers
    Aguardemos pelos experts..
    asa
    boas curvas[/quote]
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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty entretanto, e para o ENDURO, pensemos em voz alta...

    Mensagem  asa Qui 14 maio 2015, 14:47

    ....
    Ajuda sobre pressão de pneu 2ldbvk2

    1º - Com que pressão devo começar?
    Geralmente 12 psi na frente e 12 psi no pneu traseiro, excepto em condições extremas. 1 BAR????? affraid affraid affraid affraid
    Duas 2psi acima ou abaixo (10 a 14 psi), será o ideal.

    2º - Pode 1 psi fazer diferença?
    A mudança de 1 psi de pressão num pneu corresponde a 10% de ajuste.

    A mudança na rigidez, aderência e efeitos gerais na tracção são, porém, exponenciais.
    A pressão dos pneus é tão sensível que grandes equipas ajustam em 1/4 de psi.Quando for fazer o primeiro ajuste de pressão use um aumento ou decréscimo da pressão em 1 psi.

    3ª - Andar com a moto aquece o pneu?
    Sempre que o pneu estiver a rodar a borracha aquecerá por causa da fricção. Mas essa não é a única causa do aquecimento do pneu. O flexionamento e deformação da carcaça também aumentam a sua temperatura.
    A pressão do pneu traseiro aumenta mais que a do dianteiro. Mais num dia quente que num frio, e mais em chão duro do que macio.
    Após três voltas à pista a pressão do pneu traseiro elevar-se-á cerca de 4 psi e o dianteiro 3.
    A solução mais simples para esse problema é ir para a partida com uma pressão abaixo da ideal, que seria 10 psi no traseiro, que depois das três voltas, atingirá aproximadamente 14 psi.

    4º - Os pneus dianteiros são mais susceptíveis a furos?
    Sim. O dianteiro tem uma cavidade menor e também menor volume de ar. Com a mesma pressão, tanto no dianteiro quanto no traseiro, o dianteiro sofrerá mais impactos no aro.

    5ª - Como saberei se os pneus estão cheios demais?
    Falta de aderência ou "patinação" em excesso são as indicações mais óbvias de que os pneus estão com muita pressão.

    6º - Como saber se a pressão está baixa demais?
    Parecido quando está com muita pressão, um pneu muito ‘murcho’ também não terá aderência nas curvas. Mas ao invés de derrapar, a frente sairá porque as laterais do pneu estão baixas demais e o pneu está "assente" na extremidade do aro.

    7º - Qual a melhor calibragem para a lama?
    Se as condições da lama reduzem a velocidade na pista, você precisará baixar a pressão para 10 psi ou menos no pneu traseiro.
    Se a lama não for tão profunda e a velocidade ainda continua alta, continue com a calibragem padrão. Se o barro for muito pesado e você tenha que lutar para manter a trajectória da dianteira, então aumente a calibragem.

    8º - O que devo fazer em terreno com pedras?
    Aumente a pressão.

    9º - E nas motos 4 tempos?
    As 4T transferem o peso diferentemente das motos a 2 tempos.
    Concentra mais na dianteira, por isso o ideal é colocar 14 libras na frente e manter as 12 na traseira.


    FONTE: Izaias Branco / Zaca
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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty Re: Ajuda sobre pressão de pneu

    Mensagem  Cou Qui 14 maio 2015, 20:27

    Boas

    Eu enquanto andei com 1.8b o pneu estive bom mas ouve uma altura que andei mais com a maria e resolvi meter 2.1 e foi a partir dai que o pneu ficou com as fissuras por isso e capaz de ter logica...
    Eu sempre andei com 1.8b pois para mim e a pressão que axo ideal para o meu peso 1.80 altura e 80kg, com essa pressão a mota em estradas de paralelo não se nota nada nem desliza, com 2.0b noto o pneu a fugir nas curvas ....
    Mas esta e a minha experiência What a Face
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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty Re: Ajuda sobre pressão de pneu

    Mensagem  adelinoaraujo Qui 14 maio 2015, 20:30

    Na minha é sempre 2.0 e se estiver bem disposto, 2.1 frente.
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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty assim que possa...

    Mensagem  asa Qui 14 maio 2015, 20:36

    [quote="Cou"]Boas

    ----
    ..vou tirar a lindinha da garageee e por 1,4, tal como me disseram.. drunken
    Com calma vou tentar sentir, e dps acertar o que mais me convem, poiis por aqui tb estamos nos 180 cm e 75 Kgs sunny
    Saudaçoes
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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty pelo sim ,pelo nao...

    Mensagem  asa Qui 14 maio 2015, 20:47

    A C Ç A O!!!!
    Nao perdi tempo e zas: Ebay, ja a caminho da chinas... Razz

    Car Vehicle Motorcycle Bicycle Dial Tire Gauge Meter Pressure Tyre Measure F5
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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty Re: Ajuda sobre pressão de pneu

    Mensagem  adelinoaraujo Qui 14 maio 2015, 21:33

    Apesar da minha especialidade ser cozinheiro, nomeadamente broas d'Avintes, eu acho 1.4 muito baixo. Os meus com 1.8 ou menos já se notam "meios vazios" e isto para andar na estrada... não sei... vai com calma porque ela vai-te fugir pela traseira...
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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty Traseira...

    Mensagem  asa Qui 14 maio 2015, 21:36

    adelinoaraujo escreveu:Apesar da minha especialidade ser cozinheiro, nomeadamente broas d'Avintes, eu acho 1.4 muito baixo. Os meus com 1.8 ou menos já se notam "meios vazios" e isto para andar na estrada... não sei... vai com calma porque ela vai-te fugir pela traseira...
    ----------------

    ok
    grato.
    vou começar por 1.8, entao... cat
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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty Re: Ajuda sobre pressão de pneu

    Mensagem  cmca Ter 02 Jun 2015, 10:29

    asa

    1,4 no pneu de trás????? Ajuda sobre pressão de pneu 378579

    Eu sempre coloquei o recomendado pela Honda, 2.0 à frente e 2.0 ou 2.5 atrás (solo/pendura).

    Não tenhas cuidado não....mas cada um sabe de si...!!

    Ajuda sobre pressão de pneu 1415a92

    Abraço
    asa
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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty Caríssimo...

    Mensagem  asa Ter 02 Jun 2015, 11:14

    cmca escreveu:asa

    1,4 no pneu de trás?????  Ajuda sobre pressão de pneu 378579

    Eu sempre coloquei o recomendado pela Honda, 2.0 à frente e 2.0 ou 2.5 atrás (solo/pendura).

    Não tenhas cuidado não....mas cada um sabe de si...!!

    Ajuda sobre pressão de pneu 1415a92

    Abraço
    ----
    Ola
    Grato pelo seu cuidado. Istp é uma longa saga, mas actualizando diria que tenho andado com os Mitas E07 e os 1,7/1,8 atrás e 1,6 à frente rolam bem, e o pneu trabalha, apesar de tar muito ressequido e com gretas...
    Veja pf o post seguinte aqui do Forum e se poder trazer algum contributo, ficarei mt agradecido
    saudações
    asa

    ---- http://www.forumtransalp.com/t4416-pneus-em-tempo-de-crise-help
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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty A coisa anda melhor...

    Mensagem  asa Sáb 06 Jun 2015, 19:47

    Ola a todos,

    Mal resolvido com a prestação dos Mitas, nao me conformei e, com o manometrezinho pessoal ( devia ser obrigatório! affraid ) la fui experimentando nas situaçoes da minha utilização comum (alcatrao-paralelo-cidade/estra) e terra, com pedra ou em areia, usando os tais 1,8 bar-1,6...
    As coisas melhoram bastante, a travar a curvar e até a escavar!
    E estava convencido que sim. Mas ontem, ao dar uma lavadela, LEMBREI-ME Shocked  que a TA650 tem um parafusinho para afinar a dureza do amortecedor.... Shocked Shocked
    Então vai de sacar fora o plastico e com toda a cerimónia verifiquei que estava na MAXIMA posiçao DURO!!! Arrow
    Hum... será q isto é assim?
    "Vamos fazer o contraditório: TUDO NO MAXIMO MOLE!" e rosquei, rosquei... Queria experimentar.
    DE seguida montei e dei uma voltinha caseira. Deu para sentir qq coisa: a mota já nao tremelicava tanto; a mala nao fazia tanto barulho, e sentia-me bem assim. Fica assim que amanha dá uma volta e logo se vê"
    Hoje, rodei mais ou menso 6o kms em todos os tipos de piso, experimentei e nao senti grandes diferenças a curvar.  A aderencia continuou boa, e os pneus apesar de fissurados, nao deram mau sinal.
    Nao percebo memso nada disto! Estive a ver uns videos que ha aqui no Forum postados pelo COU, e o que parece dificil nao passa de santa ignorancia.
    Bem sei que cada caso, é um caso- dependendo do peso, estado da suspensao , pneus e estilo de condução- mas amanha vou fazer umas kilometradas para assistir ao prologo do Les a Les, e vou levar a tal chave de fendas, para experimentar o MEIO-TERMO ( metade duro/metade mole).
    Darei notícias.
    saudaçoes
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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty Novidades

    Mensagem  asa Ter 09 Jun 2015, 13:53

    Olá

    Tal como prometido aqui estou a reportar as sensações, depois da voltinha a Sabrosa para encontrar o 17LaL.
    Confirmo Mitas, com 1,7 bar atrás e 1,6 frente, e o parafuso suspensoes no molinho. Sempre segura em qq piso, mesmo na IP4,que tirando a rabanada de ventos aqui ventilada, teve um comportamento irreprensível. Mesmo alinhada com as BMs (xi tantas....) ela esteve sempre à altura.
    Portanto fica assim e vamos lá ver se o pneu nao rebenta affraid e se faz mais ums kms...
    Aproveito para partilhar algo que vi, e para quem não conhece, tem sempre interesse.
    Fica o link,
    Boas voltas!
    asa
    -------------

    http://www.motonline.com.br/noticia/ciclistica-da-moto-como-funciona/


    ----------------------
    ALGUEM IDENTIFICA ESTE NOSSO AMIGO????? Gostava de lhe poder dar este recuerdo...
    Ajuda sobre pressão de pneu 2l4ciq
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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty Caros,

    Mensagem  asa Qua 17 Jun 2015, 09:47

    Ola
    Apenas para referir que os meus Mitas E-o7, apesar de gasto atrás, continua afazer ds dele. Tenho andado a preparar o Tresmarão com eles,e em alcatrao (nao ando em malukeiras acima dos 100); empedrado, Terra e Off Road (calhoada enorme e solta) tem estado a 90%!
    A unica situação que eles varejam um pouco é em estradoes terra muito calcada e que tenha pedra, ou areão solto, aí sim, ha algum desconforto! Tb é preciso muita cautela quando ha agua ou mala fininha... gelatina style!!! Ajuda sobre pressão de pneu 223734
    Mas e é isso pq estou aqui hoje, é para vos dar a saber que continuo a baixar as pressóes e a prestação é fabulosa. Ontem, a frio e antes de sair, verifikei com o meu manómetro e Frente: 1,4bar- Tras 1,5!!!! bounce
    Parece absurdo mas não é. Guio com algum cuidado, peso 77 kgs e meço quase 180cm.
    Deixo as fotos tiradas ontem algures no marão/fridão.
    Digam coisas...
    Saudaçoes
    asa
    ---

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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty depois das duvidas e de estudo, cá está, mais um ...

    Mensagem  asa Qua 01 Jul 2015, 15:29


    Ajuda sobre pressão de pneu 2medfzn
    https://www.youtube.com/watch?v=NI0zxh_xbdo
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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty Re: Ajuda sobre pressão de pneu

    Mensagem  sb_pt Qua 01 Jul 2015, 19:17

    O mes passado meti anakee 3 e a pressao que tinha era de 1.4 em ambos os pneus.

    Em que ficamos ?

    O manual fala em 2

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    Ajuda sobre pressão de pneu Empty Re: Ajuda sobre pressão de pneu

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