Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Alarme home made para mota 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Alarme home made para mota 2438059070

4 participantes

    Alarme home made para mota

    miguel_156
    miguel_156
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 26
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 16/06/2015

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp 600
    Kms: 66xxx

    Alarme home made para mota Empty Alarme home made para mota

    Mensagem  miguel_156 Dom 26 Jul 2015, 14:09

    Boas companheiros

    Na perspectiva de haver por aqui entendidos em electrónica queria esclarecer algumas duvidas.
    Queria fazer algo que fosse dissuasor para o caso de algum artista ter a ideias de fazer o pior com a minha TA.
    Ja sei que há por ai alarmes bons e mais ou menos bons mas a minha ideia era fazer uma coisa que não gasta-se bateria em modo de standby/desligado, que fosse barato, simples e que aproveita-se algum material que as vezes temos pala garagem, então descobrio o modulo de "alarme" para motas KEMO M073N - http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=64475

    Ao modo de instalação disponível nas instruções ainda decidi fazer algumas alterações como instalar um fusível para protecção e um led pisca pisca mas surgiram-me algumas duvidas!
    No manual de instalação diz que podemos ligar a saida de sirene á buzina da mota desde que a mesma seja no maximo 1A caso contrario corremos o risco de queimamos o modulo KEMO M073N
    Tambem optaria de meter um led 3,5mm que anda por ai que já pisca automaticamente entre a luz vermelha e azul num ciclo de 1 segundo cada cor mas tambem há uns que piscam em RGB (red,green,blue) vermelho, verde, azul ou então os habituais led´s dos alarmes vermelhos ou outra cor qualquer, mas para qualquer um dos casos para se ligar um led a 12V tem que se soldar na perna maior do led (+) uma resistência que segundo me disseram é de 480 Ω (omh)

    As duvidas são:

    1º- Quantos amperes gastam as buzinas das TA, a ideia era ligar lá o KEMO M073N visto a buzina dar um som bastante alto e assustador mas para isso não poderia passar de 1 amper caso contrario teria de optar por instalar um relé como tambem indica no manual de instalação ou uma sirene de alarme que tambem as á com menos de 1 amper mas ai os valores finais já seriam mais altos.

    2º- Ouvi por ai já falar que as Ta trabalham na ordem dos 14v, será que a resistência de 480Ω (omh) para o led esta correcta ou será preciso uma "maior"

    3º- O fusível de protecção para esta engenhoca  teria de ser de quanto?

    Basicamente este modulo KEMO M073N trabalha como um sensor de inclinação que tem de ser montado num sitio plano e com a mota na horizontal/de pé direita, depois disso o sensor activa se a mota ficar na horizontal ou seja não dá resultado para motas com escanço central, porque só fica calado quando a mota fica de lado e ativa quando metem a mota direita.
    E não gasta energia porque funciona só com a activação de um micro botão a esconder algures pela mota (usem a imaginação) e só se liga quando se quer aumentar a segurança da mota em locais mais estranhos. sempre que o botão é ligado a mota tem de estar já inclinada no descanso lateral e o led começara a piscar a avisar que tem alarme ligado, se alguem pegar na mota e a meta na horizontal a "gaita" faz barulho.

    lins uteis e para algum material:

    -Modulo KEMO M073N - http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=64475
    -Instruçoes de montagem - http://www.mauser.pt/catalog/userfiles/096-5400.pdf
    -Porta fusiveis auto - http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=38678
    -Sirene 350 mA - http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=64169
    -Led´s intermitentes - http://www.mauser.pt/catalog/advanced_search_result.php?keywords=led+intermitente
    -Led intermitente RGB- http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=69896
    -led intermitente vermelho-azul no olx ( a mim disseram-me que me ofereciam as resistencias de 480Ω para ligar a 12v)- http://olx.pt/anuncio/2x-led-pisca-5mm-cristal-auto-1s-vermelho-azul-IDvm8MD.html#6d2424e57b

    Alarme home made para mota 2z4xwno
    miguel almeida
    miguel almeida
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2959
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 25/08/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 1999
    Kms: 40000

    Alarme home made para mota Empty Re: Alarme home made para mota

    Mensagem  miguel almeida Dom 26 Jul 2015, 20:35

    Txiii patron baralhaste me a escrita !!!!
    Faustino chamado a recepção !
    drt
    drt
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 280
    Masculino
    Idade : 44
    Data de inscrição : 16/05/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V / 2000
    Kms: 15000

    Alarme home made para mota Empty Re: Alarme home made para mota

    Mensagem  drt Dom 26 Jul 2015, 23:33

    No manual de instalação diz que podemos ligar a saida de sirene á buzina da mota desde que a mesma seja no maximo 1A caso contrario corremos o risco de queimamos o modulo KEMO M073N
    Não vi isso em parte nenhuma do manual.
    Não me parece que seja assim tão directo.
    Se meteres esse modulo em paralelo com o interruptor da buzina, funcionaria... Até ao instante em que fosse activado com o botão da buzina primido e tentasse alimentar todo o restante equipamento...

    2º- Ouvi por ai já falar que as Ta trabalham na ordem dos 14v, será que a resistência de 480Ω (omh) para o led esta correcta ou será preciso uma "maior"
    Todos os sistemas que usam uma bateria de 12V "trabalham" com 13.9V quando estão a carregar correctamente.
    O valor da resistencia depende das caracteristicas do LED.
    No datasheet dele vais encontrar a corrente normal de funcionamento e a respectiva queda de tensão.
    Depois é só fazer a conta, a resistencia necessária é a diferença das tensões a dividir pela corrente.
    miguel_156
    miguel_156
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 26
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 16/06/2015

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp 600
    Kms: 66xxx

    Alarme home made para mota Empty Re: Alarme home made para mota

    Mensagem  miguel_156 Seg 27 Jul 2015, 15:33

    drt escreveu:No manual de instalação diz que podemos ligar a saida de sirene á buzina da mota desde que a mesma seja no maximo 1A caso contrario corremos o risco de queimamos o modulo KEMO M073N
    Não vi isso em parte nenhuma do manual.
    Não me parece que seja assim tão directo.
    Se meteres esse modulo em paralelo com o interruptor da buzina, funcionaria... Até ao instante em que fosse activado com o botão da buzina primido e tentasse alimentar todo o restante equipamento...

    Tens razão talves como essa é a minha ideia diz confusão mas dá ou não?  não percebi a parte "Se meteres esse modulo em paralelo com o interruptor da buzina, funcionaria... Até ao instante em que fosse activado com o botão da buzina primido e tentasse alimentar todo o restante equipamento"


    drt escreveu:[b]O valor da resistencia depende das caracteristicas do LED.
    No datasheet dele vais encontrar a corrente normal de funcionamento e a respectiva queda de tensão.
    Depois é só fazer a conta, a resistencia necessária é a diferença das tensões a dividir pela corrente.

    Agora abananaste-me..... isso é Chines para mim!
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    Alarme home made para mota Empty Re: Alarme home made para mota

    Mensagem  Cou Seg 27 Jul 2015, 18:39

    Boas...
    No led podes usar a resistência no mínimo 480 ( mais brilho) máximo 1k ( menos brilho mas dura mais )
    miguel_156
    miguel_156
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 26
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 16/06/2015

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp 600
    Kms: 66xxx

    Alarme home made para mota Empty Re: Alarme home made para mota

    Mensagem  miguel_156 Seg 27 Jul 2015, 19:15

    Cou escreveu:Boas...
    No led podes usar a resistência no mínimo 480 ( mais brilho) máximo 1k ( menos brilho mas dura mais )

    Então o ideal seria quanto? 600

    Conteúdo patrocinado


    Alarme home made para mota Empty Re: Alarme home made para mota

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 11 maio 2024, 20:04