Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Carburadores 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Carburadores 2438059070

+3
Cou
Pedro Marques Alves
TrAnsAlper
7 participantes

    Carburadores

    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Carburadores Empty Carburadores

    Mensagem  TrAnsAlper Qui 24 Jul 2008, 09:52

    Boas a todos.
    A questão que aqui venho fazer aos mais experts em mecânica é a seguinte.Como é que gerem a afinação de carburadores?Ou seja, de quanto em quanto tempo é que se deve fazer essa operação,ou de quantos me quantos kms?tenho ideia que no manual da TA (que eu não possuo) traz algumas indicações nesse sentido.
    Isto é uma pergunta de quem percebe zero de mecânica,mas tenho curiosidade em saber.
    Pergunto isto porque a minha TA chegou aos 50.000 kms e nunca fiz uma afinação aos carburadores.Não noto nenhum sintoma estranho.A mota puxa bem,não engasga,os consumos são bons...
    Pelo que sei é uma operação demorada e que fica cara em termos de mão de obra.
    Esclareçam-me se puderem. Wink
    Obrigado.
    Boas transalpadas.
    Pedro Marques Alves
    Pedro Marques Alves
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 647
    Masculino
    Idade : 59
    Data de inscrição : 11/05/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V
    Kms:

    Carburadores Empty Re: Carburadores

    Mensagem  Pedro Marques Alves Qui 24 Jul 2008, 09:58

    Caro amigo

    Vê este tópicos : http://forumtransalp.com/mecanica-f11/consumos-t112.htm

    Um abraço

    Pedro
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Carburadores Empty Re: Carburadores

    Mensagem  TrAnsAlper Qui 24 Jul 2008, 10:24

    Certo,Pedro. Wink
    Conheço o tópico em questão e no qual já tirei algumas dúvidas.Mas não dá resposta á minha questão em concreto(pelo menos que eu tenha lido).Os timings de afinação de carburadores.Anos,kms...
    Só se fôr no tal link que tem o "manual brasilheiro"...Vou averiguar e ler com mais atenção.
    Abraço e boas transalpadas.
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    Carburadores Empty Re: Carburadores

    Mensagem  Cou Qui 24 Jul 2008, 10:55

    Boas
    Na minha opnião se a mota anda bem tem o relantim certo não mexas.
    Estas motas foram feitas para andar não precisam de afinar.
    Cumpts
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Carburadores Empty Re: Carburadores

    Mensagem  TrAnsAlper Qui 24 Jul 2008, 11:06

    Cou escreveu:Boas
    Na minha opnião se a mota anda bem tem o relantim certo não mexas.
    Estas motas foram feitas para andar não precisam de afinar.
    Cumpts

    Também estou mais inclinado para isso,sinceramente... Wink
    Obrigado.

    [edit]:
    Reli com muita atenção o tópico "Consumos" e não obtive a informação que pretendo.Existe um "post" muito interessante do Tarz que explica como fazer uma afinação ao carburador de maneira a enriquecer a mistura,etc...
    O que pretendo saber não é como se faz.Nem me atreveria a mexer e inventar (se fosse na Virago! Laughing )
    A minha questão é simples.Gostava de saber o que é recomendado fazer acerca da afinação dos carburadores.
    Não tenho manual e não consegui aceder ao link que tinha.
    Para já não vou mandar fazer nada,mas em todo caso gostava de ter essa informação.
    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    Carburadores Empty Re: Carburadores

    Mensagem  Tarz Sex 25 Jul 2008, 20:39

    Não vou jurar mas axo que o manual da Haynes faz uma referência aos timings de afinação se nao, eu tb já li isso por ai.
    Pela minha experiência, fazes assim. Se deixas a mota uns dias parada e quando a colocas a trabalhar sentes que o ralentin está mau logo no inicio, entao há problema e normalmente não é afinação!!!!! eu explico. Normalmente é algo que altera fazendo com que a afinaçao que funcionou até hoje, deixa-se de funcionar bem! Logo, uma boa limpeza no circuito da gasolina deve chegar. O problema é que para limpar tens de tirar o carb fora e ao retirar o carb dos colectores, o isolamento que os colectores vao fazer a seguir será diferente, logo afinaçao! Só para quem realmente sabe e tem equipamento de vacuo.
    Por isso, se está bem, nao se mexe. Caso note-se algum sintoma diferente do "normal" colocar aki no forum porque pode ser outra coisa que nao o carb.
    Os carbs das TAs nao dao muitos problemas desde que nao se meta gasolina suja (nao me perguntem como se vê que é suja, porque axo que nao há forma de saber) que vá entupir os pequenissimos orificios. Outra das coisas que se deve evitar é andar na reserva, porque na reserva a TA puxa toda a gasolina e inevitavelmente as poeiras que estao mais no fundo. Eu pessoalmente nao acredito muito nesta ultima porque a gasolina normalmente mexe-se toda dentro do deposito....
    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    Carburadores Empty Re: Carburadores

    Mensagem  D'Artagnan Ter 29 Jul 2008, 03:52

    Boas

    Vê lá aqui ---> http://forumtransalp.com/mecanica-f11/manutencao-duvida-basica-t570.htm

    O que diz o Manual, (letra - I - Inspecionar e limpar, Afinar, Lubrificar ou substituir se necessário) de 12.000 em 12.000 Km ou 12 meses

    No Manual da Haynes é igual de 12.000 em 12.000 Km ou 12 meses - Verificar e afinar a sincronização dos carburadores
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Carburadores Empty Re: Carburadores

    Mensagem  TrAnsAlper Ter 29 Jul 2008, 08:49

    É isto tudo D'Artagnan! Wink
    Obrigado.
    Umabraço e boas transalpadas.
    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    Carburadores Empty Re: Carburadores

    Mensagem  Tarz Ter 05 Ago 2008, 11:56

    Relativamente aos carburadores, tenho a acrescentar o seguinte: Os colectores da Transalp sofrem de algum tipo de problema. Parece-me que ressecam muito (conclusão minha).
    Quem é que já sentiu que a TA começou a fazer mais rateres comparativamente a quando a compraram? Pois é. Os colectores (peças pretas que prendem os carbs ao bloco) ressecam e deixam entrar ar por ai provocando que a mistura fique mais pobre e dai aparecer os rateres. Quando se vai a um mecânico, ele o que vai fazer institivamente é aumentar a gasolina enrriquecendo a mistura passando a mota a gastar mais e os rateres dessaparecem. O que o mecânico deveria fazer era apertar as abraçadeiras dos colectores impedindo assim a entrada de ar (um mecânico experiente fará isto).
    A minha sofreu deste problema e quando apertei as abraçadeiras, ficou sincronizada e sem rateres. Sincronizada é quando o pistão da frente está a explodir com a mesma força que o de trás, ie, ambos puxam a mesma quantidade de combustível.

    Ab,

    Tarz
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Carburadores Empty Re: Carburadores

    Mensagem  Transouto Ter 05 Ago 2008, 14:20

    Hello!

    Pois o que me aconteceu a mim, acho que foi a abraçadeira estava apertada ao máximo e deixava passar óleo ou então uma mistura qualquer que me "babava" o motor..após ter posto esta questão lá na Honda, arrajaram uma artimanha do gènero de desgastar um pouco mais o stop do aperto para assim dar mais aperto e deixar de babar, mas também não é naa de especial, penso que é normal...


    V
    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    Carburadores Empty Re: Carburadores

    Mensagem  Tarz Qui 07 Ago 2008, 16:18

    Pois, é isso. A minha também tinha a abraçadeira apertada no máximo. Existe um espaçador que não deixa apertar mais e se desbastarmos esse espaçador, claro que vai dar mais aperto.
    Li num site alemão que uma das formas de dar a volta ao problema era retirar o espaçador e foi o que fiz. Notei que a mota ficou melhor em baixas rotações e agora estou a espera de ver o consumo como é que ficou/alterou.

    Basicamente, o conta rotações no ralentin tem de estar constante sem oscilações. Se tiver oscilações, então existe algo mal. Uma das razões pode ser esta aqui apresentada, mas pode ser outras questões tipo entupimentos etc...

    ab
    Tarz
    TRANSALVES
    TRANSALVES
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 623
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 06/03/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TransAlp
    Kms: cada vez mais...

    Carburadores Empty Re: Carburadores

    Mensagem  TRANSALVES Ter 12 Ago 2008, 11:38

    Atenção:

    Este é um momento único em que vou por um post mesmo a sério e sem piadas... de alto indole técnico:

    A minha TA tambem se "babava" na admissão... e aparecia uma cena viscosa verde azulada que escorria pelo lado de dentro do V dos cilindros... acho que era o resto da gasolina que não se evaporava...

    Fui a um representante da honda que tem o unico mecânico em que confio e ele disse efectivamente que a braçadeira tinha que ser apertada. Disse também para eu deixar a mota lá para o outro dia para proceder a esse aperto. Como é obvio fiquei espantado e perguntei pq não apertava na hora...

    Então vem a resposta que eu julgo ser importante e explica muita coisa:

    Se for apertado com o motor e logo com a braçadeira quente, o aço entra em cedência... ou seja, para a mesma tensão aumenta o alongamento (deformação normal no aço - é uma característica do material). Ou seja, em quente, além de apertar estamos a "esticar" a braçadeira... Assim, podemos esticá-la de tal forma que acaba o afinador antes de apertar o necessário. Pelo contrário, se for apertado em frio, estamos mesmo a apertar e não a esticar o aço da braçadeira. Provavelmente as vossas braçadeiras já deram o peido por terem sido apertadas quentes... Na honda há braçadeiras novas à venda...

    Espero que tenha servido de ajuda.
    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    Carburadores Empty Re: Carburadores

    Mensagem  Tarz Ter 12 Ago 2008, 12:23

    Fabuloso Alves! muito bem!
    Fizeste-me ver que o ser humano realmente usa apenas 10% do cérebro, agora a asneira está feita scratch. O que vale é que ainda ficou-me folga...
    Cada vez gosto mais deste forum lol!

    Tarz
    Pedro Marques Alves
    Pedro Marques Alves
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 647
    Masculino
    Idade : 59
    Data de inscrição : 11/05/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V
    Kms:

    Carburadores Empty Re: Carburadores

    Mensagem  Pedro Marques Alves Ter 12 Ago 2008, 12:34

    TRANSALVES escreveu:

    ...

    Então vem a resposta que eu julgo ser importante e explica muita coisa:

    Se for apertado com o motor e logo com a braçadeira quente, o aço entra em cedência... ou seja, para a mesma tensão aumenta o alongamento (deformação normal no aço - é uma característica do material). Ou seja, em quente, além de apertar estamos a "esticar" a braçadeira... Assim, podemos esticá-la de tal forma que acaba o afinador antes de apertar o necessário. Pelo contrário, se for apertado em frio, estamos mesmo a apertar e não a esticar o aço da braçadeira. Provavelmente as vossas braçadeiras já deram o peido por terem sido apertadas quentes... Na honda há braçadeiras novas à venda...


    Boas

    Ontem o nosso amigo TARZ enviou-me uma foto da abraçadeira / parafuso / carburador que o TRANSALVES refere e talvez interessante colocá-la neste tópico.
    TARZ, fica o pedido.

    Um abraço

    Pedro
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Carburadores Empty Re: Carburadores

    Mensagem  Transouto Ter 12 Ago 2008, 12:54

    TRANSALVES escreveu:Atenção:

    Este é um momento único em que vou por um post mesmo a sério e sem piadas... de alto indole técnico:

    A minha TA tambem se "babava" na admissão... e aparecia uma cena viscosa verde azulada que escorria pelo lado de dentro do V dos cilindros... acho que era o resto da gasolina que não se evaporava...

    Fui a um representante da honda que tem o unico mecânico em que confio e ele disse efectivamente que a braçadeira tinha que ser apertada. Disse também para eu deixar a mota lá para o outro dia para proceder a esse aperto. Como é obvio fiquei espantado e perguntei pq não apertava na hora...

    Então vem a resposta que eu julgo ser importante e explica muita coisa:

    Se for apertado com o motor e logo com a braçadeira quente, o aço entra em cedência... ou seja, para a mesma tensão aumenta o alongamento (deformação normal no aço - é uma característica do material). Ou seja, em quente, além de apertar estamos a "esticar" a braçadeira... Assim, podemos esticá-la de tal forma que acaba o afinador antes de apertar o necessário. Pelo contrário, se for apertado em frio, estamos mesmo a apertar e não a esticar o aço da braçadeira. Provavelmente as vossas braçadeiras já deram o peido por terem sido apertadas quentes... Na honda há braçadeiras novas à venda...

    Espero que tenha servido de ajuda.

    ..e não é que o rapaz parecia um homem a falar, só se nota que é o Transalves na parte do "...já deram o peido..."

    geek geek lol! lol! lol!

    V
    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    Carburadores Empty Re: Carburadores

    Mensagem  Tarz Ter 12 Ago 2008, 13:58

    Apanhaste-me Pedro, está no PC lá de casa.... mas prometo!
    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    Carburadores Empty Re: Carburadores

    Mensagem  Tarz Seg 18 Ago 2008, 21:42

    Cá vai a foto das abraçadeiras que precisam de estar bem apertadas. Não esqueçam de só apertar com o motor completamente frio por causa da dilatação do aço em quente. Apertar só no outro dia de manhã antes de por a mota a trabalhar. Se não der mais aperto, podem retirar o espaçador/limitador para permitir apertar mais.

    Carburadores Dsc00012

    A abraçadeira de baixo já não é original. É de tubos de agua e encontram-se a venda no max max (sem publicitar a loja!)

    Ab,

    Tarz

    Conteúdo patrocinado


    Carburadores Empty Re: Carburadores

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 11 maio 2024, 19:43