Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
O rapaz da pizza vai ao Sahara 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! O rapaz da pizza vai ao Sahara 2438059070

+9
fabio
Transouto
Pedro Marques Alves
Dario69
TRANSALVES
TrAnsAlper
Cou
Philleas
TodayAdventure
13 participantes

    O rapaz da pizza vai ao Sahara

    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    O rapaz da pizza vai ao Sahara Empty O rapaz da pizza vai ao Sahara

    Mensagem  TodayAdventure Seg 01 Set 2008, 12:27

    Nota prévia: este post é a continuação deste outro http://www.forumtransalp.com/cronicas-f8/mais-um-que-foi-aos-picos-t550.htm .

    Bom, nem eu me dedico realmente à entrega de pizzas, nem fui ao Sahara, mas a moto em que me desloquei é usada em frotas de empresas de distribuição de pizzas e sem ter ido ao deserto, estive lá muito perto, junto às dunas, a poucos quilómetros da Argélia.

    Foi uma viagem prospectiva de 12 dias em Marrocos numa scooter “automática” de 3,8 cavalos. Embora não seja o meu formato favorito, porque penso que este formato é o que melhor se adapta à viagem, dividirei o relato por dias. Será feito ainda um filme a partir das 6 horas de imagens recolhidas.

    PMF – Perguntas Mais Frequentes

    Porque viajaste numa moto destas, podendo viajar numa mais adequada?

    Tinha algum tempo reservado para esta viagem e gosto de tomar o meu tempo em viagem. Pensei em fazê-lo nesta moto, que é tão boa como qualquer outra para viajar, por ser divertido, económico, e poder mostrar às pessoas que não precisam de fazer grandes planos ou economias para fazerem uma viagem muito interessante.

    Do que é que mais gostaste na viagem?

    Das paisagens e gentes que se encontram quando circulamos nas pistas do Atlas. A minha próxima viagem vai ser a exploração destas pistas e se possível o contacto próximo com os berberes do Atlas. Gostei particularmente do tempo que estive em Imilchil e dos seus dois lagos, o Tislit e o Islit.

    Do que gostaste menos na viagem?

    Não se tratou propriamente de gostar menos, é igualmente interessante, mas o calor junto ao deserto no Verão (Mhamid, junto ao Erg Chegaga) é muito impressionante e difícil de suportar. Foi a parte mais dura da viagem, como dura é a vida por aqui; não há trabalho, a terra é pobre e os locais vivem quase exclusivamente de e para os turistas (passeios de camelo e 4x4 para ver as dunas).

    Quando tempo durou a viagem e quantos quilómetros?

    No interior de Marrocos fiz cerca de 3250 kms em 12 dias com a Today. Contando com a viagem do norte de Portugal para Tarifa, foram 15 dias e um pouco mais de 5000 kms.

    Quanto custou a viagem?

    No interior de Marrocos gastei 210 euros, todos os custos incluídos: refeições, líquidos, alojamentos, gasolina, bolas para as crianças, etc. O bilhete de Ferry de Tarifa para Tanger, ida e volta, custou 133.2 euros (eu e a moto), e os custos para chegar a Tarifa a partir do Norte de de Portugal (transportei a Today até Tarifa numa carrinha a diesel) foram de cerca de 130 euros.

    E problemas com a moto, tiveste com certeza…

    Tive ZERO problemas com a moto. Nem um furo há a relatar.

    Vá lá, diz a verdade, a moto deve ter falhado em algum momento….

    Ok, confesso, a moto parou duas vezes… ambas por falta de gasolina. De uma vez empurrei-a durante 6 quilómetros, da outra 300 metros, até à estação de serviço. Wink

    Nunca pensaste durante a viagem que ias ter uma avaria num local isolado?

    Sim, de início, quando comecei a fazer pistas não alcatroadas pouco apropriadas para uma moto deste tipo. Mas comecei a ganhar confiança na moto e esse pensamento só voltava quando disso me lembravam aqueles que encontrei durante a viagem.

    E agora, ficas com a mania que és aventureiro e um herói?

    A noção de que esta viagem foi muito aventureira é muito subjectiva. Pode ser vista como tal no contexto de uma certa cultura motociclística. A vida dos berberes do Atlas é uma verdadeira aventura aos nossos europeus olhos, os marroquinos deslocam-se em veículos ainda mais pequenos e precários, e aqueles que fizeram grandes viagens a pé ou de bicicleta sabem o que são verdadeiras aventuras à escala de anos. O que pode ser visto como único “legado espiritual” desta minha viagem nada tem de original e é algo que todos os verdadeiros grandes viajantes conhecem: que quando gostamos de viajar não precisamos de muito dinheiro nem de grandes máquinas para partir e desfrutar do prazer da descoberta de novas culturas.

    Repetirias a viagem nestes moldes?

    Sem hesitar.

    FOTOS DA VIAGEM

    O rapaz da pizza vai ao Sahara Imga0312

    O rapaz da pizza vai ao Sahara Imga0313


    Grandes máquinas a mais de 2700 metros de altitude perto de Agoudal

    O rapaz da pizza vai ao Sahara Imga0210

    O rapaz da pizza vai ao Sahara Imga0211


    Quatro "Adventures" perto de Midelt Wink

    O rapaz da pizza vai ao Sahara S73f3510


    Aproximação a M'hamid

    O rapaz da pizza vai ao Sahara Imga0410


    Zona do Cirque de Jaafar

    O rapaz da pizza vai ao Sahara S73f3511


    Pastagens perto de Imilchil

    O rapaz da pizza vai ao Sahara S73f3610


    Lago Eslit, perto de Imilchil

    O rapaz da pizza vai ao Sahara S73f3611


    Mohamed, pastor no Lago Eslit

    O rapaz da pizza vai ao Sahara S73f3612


    Aldeia no Atlas

    O rapaz da pizza vai ao Sahara S73f3613


    Salade du Maroc

    O rapaz da pizza vai ao Sahara Imga0314


    Nas estradas do Sul...

    O rapaz da pizza vai ao Sahara Imga0315
    avatar
    Philleas
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1086
    Masculino
    Idade : 16
    Data de inscrição : 15/04/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    O rapaz da pizza vai ao Sahara Empty Re: O rapaz da pizza vai ao Sahara

    Mensagem  Philleas Seg 01 Set 2008, 17:04

    Também foste tu que foste aos picos de Today?

    E a entrada em Marrocos deu-se bem? (alfandega, introdução temporária da mota, etc....).
    Levaste fichas? Tiveste problemas com Policias, guias, habitantes, etc.? Comprar gasolina?

    Desculpa tantas perguntas, mas ando a agendar uma ida a Marrocos de TA e todos estes assuntos me interessam particularmente, visto ser, segundo relatos que vou lendo, os problemas frequentes da viagem.
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    O rapaz da pizza vai ao Sahara Empty Re: O rapaz da pizza vai ao Sahara

    Mensagem  Cou Seg 01 Set 2008, 17:51

    Boas 
    Grande aventura, parabens pela bela crónica e bonitas fotos
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    O rapaz da pizza vai ao Sahara Empty Re: O rapaz da pizza vai ao Sahara

    Mensagem  TrAnsAlper Seg 01 Set 2008, 18:11

    Tal como escrevi nas tua apresentação,não é preciso ser muito maluco para ir a Marrocos de Today...mas ajuda um bocadito...se ajuda! Very Happy
    Esta nova aventura é novidade para mim.
    Dou-te os parabéns pela destreza,coragem...
    Grande viagem.Não é para todos!
    Belas fotos...
    Obrigado por partilhares aqui.
    Um abraço e boas transalpadas.
    TRANSALVES
    TRANSALVES
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 623
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 06/03/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TransAlp
    Kms: cada vez mais...

    O rapaz da pizza vai ao Sahara Empty Re: O rapaz da pizza vai ao Sahara

    Mensagem  TRANSALVES Seg 01 Set 2008, 19:04

    E o maluco sou eu?

    Ouve lá TodayAdventure, tens tomado os comprimidos??

    Mas que raio de cerveja é que bebes???

    Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad

    Francamente...

    Até estou com inveja...

    cheers Muitos parabens pela coragem... (ou loucura...)


    lol! lol!
    Dario69
    Dario69
    5ª engrenada
    5ª engrenada


    Número de Mensagens : 500
    Masculino
    Idade : 54
    Data de inscrição : 14/08/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: suzuki gsxr 1000
    Kms:

    O rapaz da pizza vai ao Sahara Empty Re: O rapaz da pizza vai ao Sahara

    Mensagem  Dario69 Ter 02 Set 2008, 18:55

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
    Excelente cronica e que belas fotos desde já agradeço esta tão bela partilha ...
    o que conta e o espírito não a mota eh eh he
    Pedro Marques Alves
    Pedro Marques Alves
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 647
    Masculino
    Idade : 59
    Data de inscrição : 11/05/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V
    Kms:

    O rapaz da pizza vai ao Sahara Empty Re: O rapaz da pizza vai ao Sahara

    Mensagem  Pedro Marques Alves Ter 02 Set 2008, 19:55

    Parabéns pela excelente crónica e pelas fotos em anexo.

    Por coincidência, veio hoje num jornal gratuito uma reportagem sobre um motociclista que percorreu alguns lugares impensáveis. Ele agora vai abrir uma agência de viagens direccionado a motards para esses destinos

    TodayAdventure seria um bom nome para abrires uma agência de viagens !

    Abraço

    Pedro
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    O rapaz da pizza vai ao Sahara Empty Re: O rapaz da pizza vai ao Sahara

    Mensagem  TodayAdventure Ter 02 Set 2008, 23:08

    Philleas escreveu:Também foste tu que foste aos picos de Today?

    E a entrada em Marrocos deu-se bem? (alfandega, introdução temporária da mota, etc....).
    Levaste fichas? Tiveste problemas com Policias, guias, habitantes, etc.? Comprar gasolina?

    Desculpa tantas perguntas, mas ando a agendar uma ida a Marrocos de TA e todos estes assuntos me interessam particularmente, visto ser, segundo relatos que vou lendo, os problemas frequentes da viagem.


    Ora essa, tenho todo o gosto em responder a esta e a outras perguntas.

    A entrada em Marrocos foi facílima, nada comparado com a minha viagem de 1990 (também de moto mas com três amigos), cujos trâmites de entrada tinham sido muito mais demorados. Apanhei o ferry em Tarifa (Tarifa-Tanger). O carimbo no passaporte é resolvido no barco; a importação temporária é um papelinho verde que se preenche no barco e se entrega à entrada em Marrocos. Espera-se alguns minutos pelo visto na alfândega e é tudo. Nada de complicado. Nada mais é necessário, a não ser que não se tenha uma carta verde válida em Marrocos (eu tenho seguro na Tranquilidade onde Marrocos está na lista dos países cobertos pela apólice) - aí há que fazer um seguro temporário na fronteira.

    O que queres dizer com "fichas"???

    Com a polícia não tive absolutamente nenhum problema. Há muitos controlos policiais especialmente no norte do país (por causa da produção e do tráfico de droga no Rif), mas também há controlos nas estradas do Sul, que foi precisamente a única vez onde fui mandado parar. O policia mal viu os documentos, perguntou-me de onde vinha. Ficou espantado por saber que vinha de Portugal naquela máquina, perguntou-me a cilindrada e os cavalos. Sorria muito e mandou-me seguir. Aconselho a ser sempre cortês, sorrir, ser simpático, pedir desculpa se fizemos alguma infracção (não foi o meu caso). Cuidado com as máquinas de filmar. É um assunto delicado, captar imagens de um polícia. Desliguem as máquinas e tapem-nas junto em locais onde haja polícias e não discutam pois é um assunto mesmo sério.

    Não tive qualquer problema com guias, habitantes, mas também andei em locais longe dos pontos mais procurados pelos turistas. Discuti uma vez o preço da minha estadia, mas tudo se passou suavemente, com uma conversa em que o persuadi que não podia pagar o que ele me pedia - não era muito, mas sabia que o que ele me pedia era bem acima do preço normal. Paguei metade do que ele pediu e acabamos a conversar amigavelmente e a beber chá de menta. NUNCA me senti inseguro e estive em situações de facilmente poder ser roubado. Fiquei com uma ideia muito elevada dos marroquinos que são muito amigáveis, apesar de poderem ser "melgas" para alguns. Eu tenho o meu discurso preparado: sou um turista português, pas d'argent, os turistas bons para se ganhar dinheiro são os suiços, alemães, franceses. Funcionou sempre nos locais por onde andei. Insisto: evitei as grandes cidades, apesar de ter passado uma noite em Marraqueche, outra em Meknès e outra em Larache. A minha moto era parecida com as deles, muito modesta, ajudou a compôr o quadro. Smile Talvez nas cidades haja que ter um pouco mais de cuidado, incluindo com os "faux guides" (falsos guias), mas sempre me senti muito seguro e com gente amiga à minha volta. Numa das pistas do Atlas, ao anoitecer, quando procurava um local para acampar selvagem, um carro pediu para parar e estive a ajudar uma família a retirar o que restava de um tubo de escape partido pela muitas pedras da pista. Os marroquinos também são o tipo de pessoas que não negam ajudam a alguém.

    A gasolina sem chumbo (como todos os outros combustíveis) é muito fácil de encontrar em todas as estradas principais (vermelhas e amarelas nos mapas Michelin). Quando se sai para as pistas e estradas secundárias, a história é outra, e normalmente só há gasolina super com chumbo ou gasóleo. Para fazer as longas distâncias do coração do Atlas fui obrigado a levar gasolina em garrafas de água para aumentar a autonomia. Façam bem as contas aos quilómetros e escolham bem os trajectos não principais para não terem surpresas (eu fiquei sem gasolina duas vezes). O preço da gasolina é extremamente constante nos postos, muito perto de 1 euro por litro, a sem chumbo, e muito ligeiramente (uns cêntimos de dirham) mais cara nas estradas do Sul do país.

    Pedro Marques Alves escreveu:Parabéns pela excelente crónica e pelas fotos em anexo.

    Por
    coincidência, veio hoje num jornal gratuito uma reportagem sobre um
    motociclista que percorreu alguns lugares impensáveis. Ele agora vai
    abrir uma agência de viagens direccionado a motards para esses destinos

    TodayAdventure seria um bom nome para abrires uma agência de viagens !

    Abraço

    Pedro

    Fiquei curioso, Pedro. Aprende-se sempre com estes outros loucos. Smile É um português? E que locais "impensáveis" são esses? Se a agência for em Portugal, a vida não é fácil, não há mercado abundante por cá para este tipo de negócio que, acredito, outros já pensaram ou tentaram.

    Se tiverem outras questões, não hesitem, eu respondo o melhor que souber.

    Ah, já agora, o que escrevi acima não é uma crónica, apenas uma pequena introdução. As minhas crónicas são razoavelmente longas. A desta viagem está a ser escrita com lentidão, baseada nas minhas notas, bem como o filme a ser preparado. Para quem tenha paciência de ler deixarei aqui a crónica.

    Philleas escreveu:Também foste tu que foste aos picos de Today?

    Sim, sou eu que fez aquela viagem que aqui foi postada e comentada em tempos por alguns de vós como "uma viagem aos Picos". Na verdade, não cheguei a estar nos Picos. Andei numa região relativamente pouco conhecida e lindíssima chamada Reserva Natural dos Ancares, e numa pequena parte da costa Asturiana. Os Picos já visitei por diversas vezes, a primeira delas em 1991, noutras motos. Na altura eu escrevi uma crónica que propus (e foi aceite) a uma revista de grande qualidade que apareceu no Verão do ano passado, mas que infelizmente não durou mais do que três números. A revista chamava-se 2Ride e a crónica acabou por não ser publicada. Vou "postar" o texto que escrevi então, no tópico que abriram com o meu filme.

    Zé Paulo.
    Pedro Marques Alves
    Pedro Marques Alves
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 647
    Masculino
    Idade : 59
    Data de inscrição : 11/05/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V
    Kms:

    O rapaz da pizza vai ao Sahara Empty Re: O rapaz da pizza vai ao Sahara

    Mensagem  Pedro Marques Alves Qua 03 Set 2008, 08:59

    [quote

    Fiquei curioso, Pedro. Aprende-se sempre com estes outros loucos. Smile É um português? E que locais "impensáveis" são esses? Se a agência for em Portugal, a vida não é fácil, não há mercado abundante por cá para este tipo de negócio que, acredito, outros já pensaram ou tentaram.

    Se tiverem outras questões, não hesitem, eu respondo o melhor que souber.

    Ah, já agora, o que escrevi acima não é uma crónica, apenas uma pequena introdução. As minhas crónicas são razoavelmente longas. A desta viagem está a ser escrita com lentidão, baseada nas minhas notas, bem como o filme a ser preparado. Para quem tenha paciência de ler deixarei aqui a crónica.

    /quote]

    O Motard em questão é Belga. Se arranjar o nº de ontem, guardo-o e entrego-te em mão no Algarve

    Abraço

    Pedro
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    O rapaz da pizza vai ao Sahara Empty Re: O rapaz da pizza vai ao Sahara

    Mensagem  Transouto Sáb 06 Set 2008, 12:53

    Não tenho muito a dizer, apenas acho que esta tua ideia foi um EXPECTÁCULO...Assim não há desculpas, pode-se ir a qualquer lado com qualquer mota(atenção não estou a menosprezar a mota, antes pelo contrário) Grande Aventura cheers cheers cheers

    V
    fabio
    fabio
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 113
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 06/11/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: xlv 650
    Kms:

    O rapaz da pizza vai ao Sahara Empty Re: O rapaz da pizza vai ao Sahara

    Mensagem  fabio Qua 03 Dez 2008, 22:57

    Boas Zé Paulo
    Para fazer as pistas do Atlas que autonomia achas que é preciso para fazer a travecia sem ficar a pé?
    A papelada que temos que preencher é furnecida no barco ou temos que levar?
    O acampamento selvagem é seguro ou não é muito aconselhavel?
    Já agora qual o preço medio nos albergues ou pençoes?


    deculpa estar a pergunta,mas como quero lá ir e ainda tenho algumas duvidas.

    Fábio Ventura
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    O rapaz da pizza vai ao Sahara Empty Re: O rapaz da pizza vai ao Sahara

    Mensagem  TodayAdventure Qua 03 Dez 2008, 23:46

    Olá Fábio.

    São todas perguntas pertinentes. Vamos ver se consigo responder bem a todas.

    fabio escreveu:Boas Zé Paulo
    Para fazer as pistas do Atlas que autonomia achas que é preciso para fazer a travecia sem ficar a pé?

    Depende um pouco das zonas do Atlas para onde queres ir, mas eu diria que uma autonomia de 300 kms é suficiente com alguma margem de segurança. Estou a assumir que não te vais lançar às pistas do deserto. Aí a história é outra e deves ter mais cuidado com a autonomia.

    No Atlas o problema não é não haver combustível. A questão é que no interior montanhoso nem sempre é fácil encontrar gasolina sem chumbo, só se encontram gasóleo e gasolina com chumbo (super) em bidons nas barracas. Se a tua moto não tem catalizador, não estragas nada por meter gasolina com chumbo, e encontras combustível com facilidade. O único problema é estares a poluir mais o ar. Mas se a tua máquina tiver catalizador, meter gasolina com chumbo equivale a reduzir a vida desta peça.

    Pelo que me apercebi a disponibilidade de estações de serviço no interior está a mudar rapidamente, e a tendência é encontrares cada vez com maior facilidade gasolina sem chumbo no meio do Atlas. Procura informar-te bem e com mais do que uma pessoa acerca da disponibilidade de combustível antes de abandonar as estradas principais, sobretudo se precisares especificamente de gasolina sem chumbo.

    fabio escreveu:
    A papelada que temos que preencher é furnecida no barco ou temos que levar?

    No ferry de Tarifa para Tanger, da companhia FRS, a "papelada" (inspecção do passaporte e importação temporária do veículo) é tratada dentro do barco (um papelinho amarelo com os teus dados pessoais e outro verde para o veículo), e no porto de Tanger as coisas passam-se rapidamente. Li algures que não é assim nos ferries que fazem a ligação a partir de Algeciras. Isso equivale a perder um pouco mais de tempo na chegada a Marrocos, mas não é nada de complicado. Os papelinhos a preencher são-te fornecidos sempre no local. A única coisa com que tens de te preocupar é ter o passaporte em dia e ter seguro (carta verde) válido em Marrocos. Em muitas companhias de seguro portuguesas, Marrocos está na lista de países cobertos. Caso não tenhas, podes fazer (comprar) um seguro temporário no porto de Tanger.

    fabio escreveu:
    O acampamento selvagem é seguro ou não é muito aconselhavel?
    Fábio Ventura

    Eu fiz muito campismo selvagem e achei totalmente seguro. É tudo uma questão de bom senso. Não acamparia perto de uma grande cidade. No interior não só é seguro como dá incríveis sensações quando o fazes em locais bonitos. Ninguém me incomodou, e mesmo em sítios onde os locais se aperceberam da minha presença, foram discretíssimos e correctíssimos.

    fabio escreveu:

    Já agora qual o preço medio nos albergues ou pençoes?


    Depende do teu grau de exigência. Há de tudo. A única pensão em que fiquei foi em Larache. Paguei 100 Dirhams (uns 9 euros). Sei que foi caro, para a categoria, mas serviu e nem discuti preços de tão cansado que estava. Nos campings paguei entre 3 a 5 euros pelo terreno de camping + duches/casas de banho. Alguns albergues custam tão barato como isto, outros 10 vezes mais. Convém discutires sempre os preços. Se levares um guia (livro), isto ajuda-te a perceber quais são os preços-referência. Tudo o que for para além dos standards é "abuso" e tens que chamar os marroquinos à razão (leia-se regatear preços). Smile

    fabio escreveu:


    deculpa estar a pergunta,mas como quero lá ir e ainda tenho algumas duvidas.





    Fábio Ventura

    Ora essa. Espero ter conseguido ajudar a esclarecer-te. Há por aí bastante gente que conhece bem o país e que te pode dar bons conselhos. Recomendo-te este blog, de um português chamado João Leitão, que vive no país há algum tempo: http://marrocos.wordpress.com/ . Tentei contactá-lo para o conhecer, mas não consegui chegar à fala com ele. O blog está cheio de boas dicas. Não admira, o gajo vive no país e parece uma pessoa muito interessante.

    Zé Paulo.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    O rapaz da pizza vai ao Sahara Empty Re: O rapaz da pizza vai ao Sahara

    Mensagem  Convidad Qui 04 Dez 2008, 01:35

    Sobre a documentação necessária, atenção: se a mota não estiver em teu nome, é preciso uma autorização bilingue reconhecida pelo notário.

    Artur
    (que parte para marrocos daki a um mês, mas em 4x4 )
    ferrrolas
    ferrrolas
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 143
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 21/12/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL700V
    Kms:

    O rapaz da pizza vai ao Sahara Empty GRande pizzeiro

    Mensagem  ferrrolas Seg 22 Dez 2008, 01:15

    Fantastica viagrem imagino, acho que este ano se tiver companhia vou po leste... ou entao quem sabe mesmo pra esses lados que tao bem falas, parabens rapaz das pizas..
    Mustafá
    Mustafá
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 26
    Masculino
    Idade : 64
    Data de inscrição : 01/12/2008

    O rapaz da pizza vai ao Sahara Empty Há gajos muito vaidosos!

    Mensagem  Mustafá Sex 27 Mar 2009, 22:17

    Que mais adjectivos podemos nós utilizar para descrever as façanhas do Pizza Boy...?

    Mas deixem-me alertar-vos para um facto que é muito importante. A loucura de que ele padece é altamente contagiante

    Na verdade, contagiado pelos seus relatos, um grupo de maduros decidiu não deixar os seus créditos por mãos alheias e decidiram fazer algo parecido...

    O Zé Paulo, bem abrigado lá no seu aconchego transmontano, não vai ficar a rir-se. Vai é ficar a roer-se de inveja!

    Para saberem do que estou a falar dêem um pulo a www.radicalriders.blogspot.com e vão deixando a vossa opinião.

    Um abraço

    Mustafá
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    O rapaz da pizza vai ao Sahara Empty Re: O rapaz da pizza vai ao Sahara

    Mensagem  TodayAdventure Dom 14 Fev 2010, 13:02

    Ainda não há relato nem o filme completo da jornada O rapaz da pizza vai ao Sahara Icon_redface , mas já podem ver um pequeno clip de apresentação tirado das 6 horas de filmagens. O rapaz da pizza vai ao Sahara Icon_smile Aqui:

    http://vimeo.com/9439960

    Zé Paulo.
    BlackJack
    BlackJack
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 905
    Masculino
    Idade : 54
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: VFR 800X CrossRunner
    Kms:

    O rapaz da pizza vai ao Sahara Empty Re: O rapaz da pizza vai ao Sahara

    Mensagem  BlackJack Dom 14 Fev 2010, 13:35

    Que inveja...... quem me dera conseguir fazer o mesmo!!

    MUITOS PARABÉNS pela coragem da aventura
    bomberman
    bomberman
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 73
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 13/12/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Vespa PK 50 xls
    Kms:

    O rapaz da pizza vai ao Sahara Empty Re: O rapaz da pizza vai ao Sahara

    Mensagem  bomberman Sáb 20 Fev 2010, 11:17

    belas fotos... e que grandes aventuras O rapaz da pizza vai ao Sahara 546217

    Conteúdo patrocinado


    O rapaz da pizza vai ao Sahara Empty Re: O rapaz da pizza vai ao Sahara

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 11:43