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Faróis extras - ligação "tipo escape livre" 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Faróis extras - ligação "tipo escape livre" 2438059070

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    Faróis extras - ligação "tipo escape livre"

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    Mensagem  TransalpTwoTimes Qua 13 Jan 2010, 14:33

    Olá pessoal.
    Tenho acompanhado as cumbersas das luzes e vomecês "fizeram-me" montar luzes h11 (2) da OSRAM Night Breaker na minha TA. E que boa ideia que tive...é uma diferença do camandro.
    Agora montei - farto-me de montar... - 2 faróis de nevoeiro extras, mas já percebi que fui burro: fiz o circuito de ligação todo sem passar pela acção da chave de ignição. Os faróis ligam sem ser necessário introduzir a chave: ´não é escape livre, mas fica lá perto! Qualquer puto que passe pela moto e se lembre de fazer a asneira de carregar no botão - e ele até é giro -, lá vão ficar as luzes acesas para eu vir de reboque.
    A minha pergunta é: para fazer com que os ditos só acendam depois da chave introduzida tenho de ir buscar energia, por exemplo, à ficha dos médios ( porque na TA 700 estão sempre ligados), certo? E que fio devo lá levar? Qualquer um que sai do interruptor? É que ao interruptor fiz chegar um fio directo da bateria e que regressa de novo e directamente a ela (asneira!!!)
    Podem ajudar-me?
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    Mensagem  Mr. Bakus Qua 13 Jan 2010, 16:07

    tens de ligar a um fio que tem sempre corrente no interruptor de mudança de luz (claro está, quando a chave de ignição está ligada), fio esse que dá passagem de corrente para os médios e para os máximos. Assim os farois ficam sempre ligados tanto em maximos como em médios.
    boas transalpadas
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    Mensagem  TransalpTwoTimes Qua 13 Jan 2010, 17:13

    Mr. Bakus escreveu:tens de ligar a um fio que tem sempre corrente no interruptor de mudança de luz (claro está, quando a chave de ignição está ligada), fio esse que dá passagem de corrente para os médios e para os máximos. Assim os farois ficam sempre ligados tanto em maximos como em médios.
    boas transalpadas

    Queres dizer: dos 2 fios q liguei directamente da bateria ao interruptor, um deles tenho de o ligar à ficha dos médios, por exemplo, que estºao sempre ligados. O outro mantenho-o ligado à bateria. É assim?
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    Mensagem  Cou Qua 13 Jan 2010, 17:52

    Boas, isso e facil ligas um fio directo da bateria ao rele dos farois e depois liga um fio do interruptor dos medios ou maximos conforme tu vais ligar ao rele e ja esta simples
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    Mensagem  TransalpTwoTimes Qua 13 Jan 2010, 22:52

    Peço-vos desculpa mas não percebi nada do explicaram (ou então fui eu que me expliquei mal):
    Eu construí um circuito exclusivo para os faróis extra. Com interruptor próprio independente do dos médios e máximos. Só como ficou todo ligado por fora do controlo da chave -directo da bateria - pode haver sempre o azar de ficarem acesos. Deve haver um dos fios do interruptor que terá de passar pelo circuito da chave de ignição (será?).
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    Mensagem  santosam Qua 13 Jan 2010, 23:02

    O que te disseram foi que tens de ir buscar o positivo a um sítio que só seja alimentado quando a chave da ignição está em ON e não directamente à bateria. Podes usar um voltímetro para verificar isso.
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    Mensagem  Cou Qua 13 Jan 2010, 23:09

    Boas na bateria tem um rele que corta tudo liga nesse rele pois e comandado pela chave 
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    Mensagem  TransalpTwoTimes Qua 13 Jan 2010, 23:42

    santosam escreveu:O que te disseram foi que tens de ir buscar o positivo a um sítio que só seja alimentado quando a chave da ignição está em ON e não directamente à bateria. Podes usar um voltímetro para verificar isso.
    Obrigado pela explicação, mas confere o que te vou dizer: tenho um positivo ligado ao relais e um dos fios do interruptor liga também ao positivo no relais. O outro fio do relais vai ligar directamente à bateria -penso q deve ser aqui q está o erro-. Será q é este que deveria ligar à ficha, por exemplo, dos médios, que está sempre ligada com a chave em ON?
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    Mensagem  santosam Qui 14 Jan 2010, 15:46

    O teu relê é igual a este usado numa instalação de punhos aquecidos? Vê este LINK onde se explica também a ligação que precisas - só ligado com a ignição em ON.
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    Mensagem  santosam Qui 14 Jan 2010, 17:29

    Não deu para editar o post anterior, por isso aqui vai mais um.
    O relê é um interruptor comandado por um electroíman. Desta forma precisas de ter uma entrada a 12 V alimentada pela bateria (terminal 30) que vai depois alimentar os teus faróis (termiinal 87). O truque para só os acenderes com a chave da ignição em ON é usares um positivo no terminal 86 que só tenha corrente quando ligas a chave (comandos dos faróis, p.ex.) - a forma de saberes é usando um voltímetro - se desligares a chave a voltagem vem para zero. O terminal 85 ligas à massa (um parafuso qualquer a jeito). O relê está sempre alimentado mas o electroíman só é accionado com a chave em ON.



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    Mensagem  Rui Tavares Qui 14 Jan 2010, 22:30

    Mostra lá umas fotos desses faróis e respectivo interruptor.
    Abraço
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    Mensagem  TransalpTwoTimes Sex 15 Jan 2010, 10:37

    Obrigado a todos. Foram impáveis na ajuda. Penso que o esquema que o Santosam envio me vai resolver o problema...
    Para mim motas e carros é só meter gasosa e evitar o acidente....
    Obrigado

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