Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Carburadores, afinação da mistura 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Carburadores, afinação da mistura 2438059070

5 participantes

    Carburadores, afinação da mistura

    Rui Tavares
    Rui Tavares
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 253
    Masculino
    Idade : 60
    Data de inscrição : 11/05/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V
    Kms:

    Carburadores, afinação da mistura Empty Carburadores, afinação da mistura

    Mensagem  Rui Tavares Dom 16 maio 2010, 17:35

    Acabei de afinar a sincronização dos carburadores e agora quero tratar da afinação da mistura. Acho que o motor anda com a mistura um pouco rica, portanto com gasolina a mais.
    Sabem se nos carburadores que equipam a XL600V o "pilot screw" controla o combustivel ou o ar?
    Ou seja se para empobrecer a mistura devo apertar o parafuso?
    Abraço
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    Carburadores, afinação da mistura Empty Re: Carburadores, afinação da mistura

    Mensagem  santosam Dom 16 maio 2010, 18:34

    O que acabei de ler no Manual da Honda é que esse parafuso vem com a afinação de fábrica e não deverá ser alterada a não ser que se faça uma reparação que implique a sua retirada.
    Rui Tavares
    Rui Tavares
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 253
    Masculino
    Idade : 60
    Data de inscrição : 11/05/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V
    Kms:

    Carburadores, afinação da mistura Empty Re: Carburadores, afinação da mistura

    Mensagem  Rui Tavares Dom 16 maio 2010, 19:31

    Tudo vem com afinação de fábrica e não é para mexer a não ser que seja preciso.
    A minha pergunta não se prendia com a vantagem de mexer mas sim a necessidade de o fazer.
    O que te deves estar a referir é ao facto de em certos países a legislação sobre emissões ser tão rígida que esse parafuso vem tapado com uma chapa para os "curiosos" não andarem a inventar. Lembrem-se é que nesses países as inspecções já existem há algum tempo e como as emissões de escape são aí analisadas facilmente se percebe uma desregulação. Mais, uma má afinação da mistura leva à destruição do catalisador quando este existe e mesmo do pistão e válvulas quando a mistura é muito pobre pois provoca sobre-aquecimento.
    Acontece que com o tempo, o motor, incluindo o carburador, desgasta-se, alterando assim a relação de ar/combustível que entra no cilindro.
    Normalmente as pessoas só se apercebem quando os motores ficam com um trabalhar muito irregular a baixas rotações (<3000 rpm) indicador de uma mistura muito rica, que vai levar entre outras coisas, á criação de depósitos de carbono, rateres, etc.
    Em 99,9% dos carburadores o "pilot screw" regula a passagem do combustivel, sendo que ao fechar torna-se a mistura mais pobre e ao abrir mais rica. Como a TA tem "requintes de malvadez" como velas escondidas e CDI's em duplicado, será que o carburador pertence aos 0,1%? Carburadores, afinação da mistura Icon_biggrin
    Não me parece, mas se alguém soubesse facilitava-me a afinação. Até porque o manual indica para se começar na posição de 2 voltas e meia e os meus estão em quase 4 voltas. Acho exagerado, apesar de ser possivel e por isso quero verificar.
    Abraço
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    Carburadores, afinação da mistura Empty Re: Carburadores, afinação da mistura

    Mensagem  santosam Seg 17 maio 2010, 08:36

    Tens toda a razão: a indicação é para fechar o parafuso e depois abri-lo 2 voltas e um quarto (para os modelos de 1991 a 1993).
    A forma será ir rodando para um lado e para o outro até obteres o ralenti mais uniforme, usando um analisador de gases caso seja possível.
    Edmundo
    Edmundo
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 28
    Masculino
    Idade : 64
    Data de inscrição : 19/03/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 600V
    Kms:

    Carburadores, afinação da mistura Empty carboradores, afinação da mistura

    Mensagem  Edmundo Qua 19 maio 2010, 19:16

    Boas,

    Realmente 4 voltas na afinação ar/combustivel é demasiado, na minha tenho 2 voltas e 1/4 em cada parafuso mas já andei com 2 voltas e meia antes de sincronizar os carboradores, tudo depende de como está a mota, pelo que já li a afinação recomendada é a rondar as 2 voltas e 1/4, mais coisa menos coisa.

    Boas transalpadas

    Edmundo
    kamikaze
    kamikaze
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 988
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 22/07/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V 2002
    Kms: Nem sei bem...tem rolado quase todos os dias.

    Carburadores, afinação da mistura Empty Re: Carburadores, afinação da mistura

    Mensagem  kamikaze Seg 12 Jul 2010, 20:49

    E em vacou ? alguem sabe quais são os valores ?
    Rui Tavares
    Rui Tavares
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 253
    Masculino
    Idade : 60
    Data de inscrição : 11/05/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V
    Kms:

    Carburadores, afinação da mistura Empty Re: Carburadores, afinação da mistura

    Mensagem  Rui Tavares Seg 12 Jul 2010, 20:57

    Em vácuo?
    Tem de estar igual nos dois cilindros.
    Era isso que querias saber?
    kamikaze
    kamikaze
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 988
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 22/07/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V 2002
    Kms: Nem sei bem...tem rolado quase todos os dias.

    Carburadores, afinação da mistura Empty Re: Carburadores, afinação da mistura

    Mensagem  kamikaze Seg 12 Jul 2010, 21:08

    Isso eu sei . O que eu quero saber é qual o valor correcto.
    Montei gicleurs maiores e agora não tenho a certeza do valor correcto. Os carburadores estão os dois sincronisados , não sei é se tenho uma mistura muito rica ou muito pobre. Os parafuzos estão com 4 voltas , visto que a moto tem K&N ; Ponteira de rendimento e agora os gicleus maiores...
    Peso que a finação não estará bem porque cheira mais a gosonina , mas se desapertar mais de 4 volta dá-me ideia que os parafusos ficam muito soltos
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Carburadores, afinação da mistura Empty Re: Carburadores, afinação da mistura

    Mensagem  Transouto Ter 13 Jul 2010, 16:16

    Carburadores, afinação da mistura Icon_scratch Eh pah, vocês estão uns autenticos mecânicos.....Força nisso, e vão relatando... Carburadores, afinação da mistura Icon_cheers

    v

    Conteúdo patrocinado


    Carburadores, afinação da mistura Empty Re: Carburadores, afinação da mistura

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr 2024, 02:30