Rui Tavares Dom 16 maio 2010, 19:31
Tudo vem com afinação de fábrica e não é para mexer a não ser que seja preciso.
A minha pergunta não se prendia com a vantagem de mexer mas sim a necessidade de o fazer.
O que te deves estar a referir é ao facto de em certos países a legislação sobre emissões ser tão rígida que esse parafuso vem tapado com uma chapa para os "curiosos" não andarem a inventar. Lembrem-se é que nesses países as inspecções já existem há algum tempo e como as emissões de escape são aí analisadas facilmente se percebe uma desregulação. Mais, uma má afinação da mistura leva à destruição do catalisador quando este existe e mesmo do pistão e válvulas quando a mistura é muito pobre pois provoca sobre-aquecimento.
Acontece que com o tempo, o motor, incluindo o carburador, desgasta-se, alterando assim a relação de ar/combustível que entra no cilindro.
Normalmente as pessoas só se apercebem quando os motores ficam com um trabalhar muito irregular a baixas rotações (<3000 rpm) indicador de uma mistura muito rica, que vai levar entre outras coisas, á criação de depósitos de carbono, rateres, etc.
Em 99,9% dos carburadores o "pilot screw" regula a passagem do combustivel, sendo que ao fechar torna-se a mistura mais pobre e ao abrir mais rica. Como a TA tem "requintes de malvadez" como velas escondidas e CDI's em duplicado, será que o carburador pertence aos 0,1%?
Não me parece, mas se alguém soubesse facilitava-me a afinação. Até porque o manual indica para se começar na posição de 2 voltas e meia e os meus estão em quase 4 voltas. Acho exagerado, apesar de ser possivel e por isso quero verificar.
Abraço