Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Alteracoes possiveis ou impossiveis? 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Alteracoes possiveis ou impossiveis? 2438059070

+4
tigusto
TrAnsAlper
Transouto
Francisco
8 participantes

    Alteracoes possiveis ou impossiveis?

    avatar
    Francisco
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 23
    Masculino
    Idade : 38
    Data de inscrição : 17/08/2010

    Alteracoes possiveis ou impossiveis? Empty Alteracoes possiveis ou impossiveis?

    Mensagem  Francisco Ter 17 Ago 2010, 13:42

    Ando com umas ideias para implementar na minha 600 mas nao sei se serao todas possiveis de realizar portanto nada melhor do que pedir ajuda ao experts!eheh!

    Em primeiro lugar, gostava de mudar o sistema de travagem da frente. Acho que a minha foi das ultimas a vir so com um disco e sinceramente nao me sinto muito confiante a travar por isso queria usar o sistema das de 96 que ja tem 2 discos a frente.
    E' muito dificil acrescentar um disco e sincronizar os 2? Que cuidados tenho de ter para nao fazer asneiras? Very Happy

    Depois queria trocar as lampadas de medios e minimos mas nao faco ideia das referencias, potencia e qtas a mota tem de cada. Podem-me ajudar tambem aqui?

    Ainda quero decapar as jantes e lacar de preto porque o dourado ja esta um pouco gasto e prefiro as jantes em preto por causa do oleo que salta da corrente.

    Por ultimo, alguem me pode dizer se sou so eu que fico com o rabo qudrado depois de uma hora a rolar?? Alguem ja trocou ou mandou estofar o banco com outro formato ou fez qualquer coisa que melhore a situacao? E' que fico mesmo aflito...eheh!

    Bem, peco desde ja imensa desculpa pelo testamento e pelo facto dos meus posts nao terem acentuacao (o meu computador tem teclado ingles e nao tem acentos..) e agradeco desde ja a vossa ajuda!!!

    Grande abraco a todos!

    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Alteracoes possiveis ou impossiveis? Empty Re: Alteracoes possiveis ou impossiveis?

    Mensagem  Transouto Ter 17 Ago 2010, 14:10

    Boas, penso que tudo o que referes seja possível, com mais ou menos trabalho, no entanto espera pelas dicas de uma série de "verdadeiros" mecânicos nestas lides e vais ver tudo se torna mais fácil.....

    V
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Alteracoes possiveis ou impossiveis? Empty Re: Alteracoes possiveis ou impossiveis?

    Mensagem  TrAnsAlper Ter 17 Ago 2010, 14:14

    Olá de novo, Francisco!

    Acho que vais encontrar aqui respostas ás tuas dúvidas.

    Quanto à questão da alteração dos travões não me vou pronunciar porque não sei se essa operação é possível ou não.
    Sobre a lacagem das jantes também não te posso ajudar, mas salvo erro há aqui algures um tópico sobre isso (vou pesquisar).

    Iluminação podes melhorá-la duma forma mais económica substituindo a lampada por uma Osram Night Breaker ou então um investimento maior com a aplicação de um Kit Xénon.

    Quanto ao conforto da TA podes optar por um Banco de gel ...

    Ah...e quanto ao teclado.Troca! Alteracoes possiveis ou impossiveis? Icon_lol Alteracoes possiveis ou impossiveis? Icon_razz Alteracoes possiveis ou impossiveis? Icon_wink



    Espero que já tenha sido uma ajuda mas vais encontrar aqui mais respostas certamente.

    Um abraço e boas transalpadas.
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Alteracoes possiveis ou impossiveis? Empty Re: Alteracoes possiveis ou impossiveis?

    Mensagem  Transouto Ter 17 Ago 2010, 14:36

    Quanto às jantes, para se fazer um serviço impec, tem de se desenraiar a roda, e isso é uma trabalheira, mais vale procurar umas rodos usadas....

    V
    tigusto
    tigusto
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 241
    Masculino
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/11/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 650
    Kms:

    Alteracoes possiveis ou impossiveis? Empty Re: Alteracoes possiveis ou impossiveis?

    Mensagem  tigusto Ter 17 Ago 2010, 15:39

    Boas!
    - Quantos aos travões julgo que só comprando tudo, incluindo roda com os dois discos, ficaria algo a 100% pois, assim de repente, nem sei se a roda que só tem 1 disco poderia suportar os 2. A ver!
    - Quanto ao banco de gel e luzes há aí informação de sobra naqueles posts.
    - Quanto às rodas, na minha modesta opinião, o facto de serem as douradas conferem uma especial imagem à Transalp pelo que trataria de limpar profundamente as mesmas e depois arranjava um óleo de corrente que não respingasse ou, em alternativa, a mágica valvulina 140!
    - Quanto ao teclado... Wink

    Abraço!
    Paulo Costa
    Paulo Costa
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 114
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 05/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL Transalp 600
    Kms:

    Alteracoes possiveis ou impossiveis? Empty Re: Alteracoes possiveis ou impossiveis?

    Mensagem  Paulo Costa Ter 17 Ago 2010, 18:28

    Tudo é possível, é só uma questão de euros, mas é preferível trocar de mota, fica mais barato, tens de trocar bainhas, roda, e o conjunto da maneta e bomba, e em minha opinião estas melhor com a mota assim, quando trocares de pastilhas gastas metade dos euros, e a diferença na travagem não é assim tão grande, experimenta mudar o tubo do óleo dos travões por um reforçado com malha de aço, fica mais barato, e com um resultado porreiro, quanto ás lâmpadas, podes aumentar a potencia das mesmas, mas tens de montar relés, para evitar queimar a instalação, quanto ao banco eu também estou a arranjar estofo para comprar um de gel. Mas a peidola já anda a ficar calejada, e prefiro guardar os €€€€ para beber umas Alteracoes possiveis ou impossiveis? 60843 Alteracoes possiveis ou impossiveis? 60843

    Boas curvas
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Alteracoes possiveis ou impossiveis? Empty Re: Alteracoes possiveis ou impossiveis?

    Mensagem  jfvf87 Qua 18 Ago 2010, 00:55

    Como o Paulo Costa disse travões malha de aço são uma boa solução e porquê? A lei de Pascal diz que ao produzir pressão numa ponta de um líquido todo esse líquido fica à mesma pressão bem como todos os pontos de contacto com mesmo, acontece que os cabos habitualmente montados de origem têm tendência a dilatar quando sugeitos a pressão provocada na bomba/manete e isto obriga a um esforço adicional. Com tubos de malha de aço essa dilatação não acontece e toda a energia exercida na manete vai direita aos bombitos. Além disso o próprio óleo de travões tem propriedades que vai perdendo com o tempo e cada vez que é sugeito à pressão(se não é mudado a algum tempo será bom começar por ai, aproveitar e dar uma sopradela com ar comprimido a todo o sistema). Outra solução seria substituir o disco de origem por um de diâmetro superior e fazer um suporte para a pinça. Estas duas alterações são relativamente fáceis e baratas, acredito que sejam o suficiente. O sistema de suspenção também pode estar ligado a uma má travagem bem como a qualidade das pastilhas.

    Sobre as luzes mais uma vez como o Paulo Costa disse um relé e lúz para cima. Eu com esta história/ameaças de inspeções para motas vou optar uns faróis auxiliares de fácil remoção com xenon ou com led's C4(capacidade de iluminação extraordinária e com baixo consumo. Muito importante: são baratos e não avariam com três cantigas).

    Sobre conforto não sei o que dizer, já fizeste 300 km numa R1? Podes dar uma volta no meu UMM, talvez ai já aches a mota confortável Razz .

    Cumprimentos
    João Faustino
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Alteracoes possiveis ou impossiveis? Empty Re: Alteracoes possiveis ou impossiveis?

    Mensagem  jfvf87 Qua 18 Ago 2010, 01:12

    Só reparei agora que és de Lisboa, tens uma casa sobre hidraulica aqui na margem sul com um bom atendimento e preços agradáveis. Se levares os cabos de origem fazem os de malha de aço na hora (Não os estragam Razz é só para verem os terminais e o comprimento)

    Cumprimentos
    João Faustino
    miguel
    miguel
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 148
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 23/10/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp
    Kms:

    Alteracoes possiveis ou impossiveis? Empty Re: Alteracoes possiveis ou impossiveis?

    Mensagem  miguel Qua 18 Ago 2010, 08:49

    boas
    concordo com o k foi dito, só a alteração de 1 disco para 2, mais vale trocar de mota.
    quanto ao banco, tb me queixo, mas isso acontece na maioria das motas e apesar de achar k a transalp não é das mais confortáveis a verdade é k um banco de mota nunca vai chegar ao conforto da "poltrona" de um carro.
    embrasses
    avatar
    Francisco
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 23
    Masculino
    Idade : 38
    Data de inscrição : 17/08/2010

    Alteracoes possiveis ou impossiveis? Empty Re: Alteracoes possiveis ou impossiveis?

    Mensagem  Francisco Qua 18 Ago 2010, 09:41

    Ainda em relacao aos 2 discos, se a roda der para montar 2 discos teria de comprar 2 sistemas completamente novos de modo a ficar afinada e equilibrada certo? Isso realmente ia ficar muito caro... Eu so pensei nisto pq em conversa com o meu pai ele disse-me que na altura me que comprou a mota e foi fazer a 1a revisao, o mecanico perguntou-lhe se nao queria montar o sistema de travagem que na altura (96) tinha acabado de sair nas novas (2 discos a frente). Por isso pensei que fosse acessivel... Assim sendo vou ver a questao dos tubos de malha e as pastilhas em 1o lugar.

    Nas luzes, depois d ler alguns posts acho que vou por umas night breaker ou entao montar um crashbars e por as tais auxiliares d led ou xenon. Mas so para ficar a saber, qtas lampadas de minimos e medios (e ja agora qual a potencia e referencia) tem a TA?

    No problema do banco, acho que me vou aguentar por mais uns tempos, mas estou com uns planos de ir a marrocos e para essa altura vou mesmo ter de fazer qualquer coisa aquele banco...eheh!

    Quanto as jantes acho que vou mesmo lacar pq embora deem aquela "imagem de marca" eu continuo a gostar mais de ver umas jantes lacadas...vou ver se me desenrasco para os lados de Torres Vedras que ha bastantes oficinas que sao capazes de tratar disso por la...Mas se entretanto souberem de algo ca por Lx comuniquem! Very Happy

    Ja agora uma duvida nova, as crashbars sao muito pesadas? Nota-se alguma diferenca no peso total da mota?
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Alteracoes possiveis ou impossiveis? Empty Re: Alteracoes possiveis ou impossiveis?

    Mensagem  jfvf87 Qua 18 Ago 2010, 15:32

    Se estás inclinado para dois discos e o único problema é a afinação então segue em frente porque estás a falar do mesmo eixo e não existe afinação
    A lei de Pascal diz que ao produzir pressão numa ponta de um líquido todo esse líquido fica à mesma pressão bem como todos os pontos de contacto com mesmo
    . Não estarás a confundir com os travões dos carros essa tal afinação?
    Nos carros existe um pedal de travão para as 4 rodas e ai tem de existir um repartidor de travagem porque nem todas as rodas estão sugeitas ao mesmo peso e tem de se repartir a pressão hidraulica para optimizar a travagem. Se não existisse repartidor de travagem nos carros a maioria ficava virada ao contrário numa travagem por normalmente existir mais peso à frente(motor).

    Quanto ao resto das questões não posso ajudar.

    Cumprimentos
    João Faustino
    tigusto
    tigusto
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 241
    Masculino
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/11/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 650
    Kms:

    Alteracoes possiveis ou impossiveis? Empty Re: Alteracoes possiveis ou impossiveis?

    Mensagem  tigusto Qua 18 Ago 2010, 15:48

    Boas!
    Quanto às Crashbars o peso das mesmas não é relevante no conjunto e até baixa o centro de gravidade Laughing mas poderá ser relevante no bolso quando ela cair para o lado... eu que o diga que já me safaram uns €€€! Alteracoes possiveis ou impossiveis? 463778
    Cumps!
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    Alteracoes possiveis ou impossiveis? Empty Re: Alteracoes possiveis ou impossiveis?

    Mensagem  santosam Qui 19 Ago 2010, 11:12

    Relativamente aos discos:
    se arranjasses uma TA de duplo disco acidentada, isso seria um bom negócio. Até eu faria essa alteração. No entanto a alteração com um custo/benefício mais interessante é sem dúvida a colocação de uns tubos de malha-de-aço.
    Relativamente às luzes:
    tens aqui a respectiva lista.

    Alteracoes possiveis ou impossiveis? Lampadasta1

    Alteracoes possiveis ou impossiveis? Lampadasta2
    avatar
    Francisco
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 23
    Masculino
    Idade : 38
    Data de inscrição : 17/08/2010

    Alteracoes possiveis ou impossiveis? Empty Re: Alteracoes possiveis ou impossiveis?

    Mensagem  Francisco Qui 19 Ago 2010, 12:13

    Epa, impec!hehe! Era mm isso que tava a precisar!Obrigado!

    POis, foi isso que pensei! Se arranjasse uma acidentada ou a vender as pecas comprava a suspensao da frente e depois era so troca por troca....

    Ninguem sabe de nenhuma?

    Ja agora onde e que posso comprar umas crash bars em LX baratuxas?

    E ja agora onde posso comprar material usado para a TA? De carros ate sei de uns qtos agora de motas n sei mesmo onde procurar....

    Abraco a todos

    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Alteracoes possiveis ou impossiveis? Empty Re: Alteracoes possiveis ou impossiveis?

    Mensagem  jfvf87 Qui 19 Ago 2010, 21:06

    tens peças de motas em Fernão Ferro nas traseiras de um hotel que não me lembro o nome.

    Conteúdo patrocinado


    Alteracoes possiveis ou impossiveis? Empty Re: Alteracoes possiveis ou impossiveis?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 08:36