Olá camaradas, após muita pesquisa sobre o assunto decidi abrir este tópico, alguns temas já foram falados e debatidos por aqui.
Tenho a minha amiga fez ontem 1 ano, e desde então só lhe meti cerca de 4000km em cima, e esta é a minha experiência de condução. É uma menina de 94, deixo aqui algumas fotos dum tópico que publiquei, no ano passado http://www.forumtransalp.com/t5079-a-minha-dama . Cada vez estou a gostar mais da máquina, tem me proporcionado grandes momentos de prazer nas nossas estradas nacionais, estradas regionais e estradas de terra batida. Mas como tal, ela não é perfeita, e noto algumas coisas que poderiam estar melhores na minha dama, e é ai que gostaria a ajuda dos mais experientes pra me puderem auxiliar a colmatar alguns dos problemas, que vos irei apresentar ao longo deste meu "Rescaldo" de um ano de utilização, em que o meu principal objetivo é encontrar soluções relativamente económicas que possam ser adotadas por mim e/ou por outros membros do fórum, de maneira a melhorar ainda mais a experiência de condução.
MOTOR: Potência bastante linear e bem distribuida, relativamente económico, com médias entre os 5L-5,5L, sem nenhum poço pelo meio, muito facilmente se chega aos 120/130 km/h, acima disto já é com mais calma, mas a mim também não me interessa andar acima de 140, não me consome óleo nenhum. Se alguem se sentir insatisfeito neste ponto, poderá tentar mudar o filtro de ar, para um de competição, alterar as velas e mudar o escape, que trará mais alguns cv. Mas na minha opinião o motor é muito capaz e fiável, é um ponto muito forte das TA's.
ESCAPE: Gosto muito da estética do escape, mas inicialmente não gostava muito do som da rapariga e cheguei a ponderar mudar-lhe o timbre, mas passado um ano, já começo a gostar do cantar dela e acho que neste campo posso afirmar que estou satisfeito, acho que é algo que se aprende a gostar com o passar do tempo. Nunca ouvi outra TA com outro escape sem ser o original, se calhar, se ouvir alguma até pode vir a despertar novamente o bichinho de lhe meter outro escape, mas pra já, está impecável.
CAIXA DE VELOCIDADES: As mudanças entram muito bem, a posição do pedal das mudanças é muito natural, é raro as mudanças saltarem ou não entrarem. A relação de caixa é a ideal a meu ver, uma 2ª e 3ª que puxam muito bem e a 5ª que vai até aos 170 e poucos, pra quem não tiver satisfeito neste ponto pode sempre tentar alterar a cremalheira ou o pinhão de ataque. A meu ver nada a apontar.
CICLISTICA: é neste campo que acho que a rapariga falha muito, nomeadamente na suspensão e por conseguinte na travagem. Mas deixem-me dissecar um pouco mais sobre este assunto.
SUSPENSÃO FRONTAL: Em estrada cumpre medianamente o trabalho para o qual foi desenhada, proporciona viagens confortáveis, buracos não representam nenhum problema para a suspensão, são ultrapassados facilmente sem nenhum desconforto ou impacto para o condutor, mas no momento de travagem demonstra ser muito incapaz, afundando demais quando devia de ser um pouco mais "rigida", devido a este "afundanço",o peso da mota e do motociclista recai principalmente na roda da frente retirando assim o peso da roda traseira, fazendo com que a aderência desta seja bastante diminuta, levando diversas vezes ao bloqueio da roda traseira e a alguns sustos(senão fosse alguma experiencia adquirida no BTT muito provavelmente já me tinha aleijado), e já li que se se instalar este equipamento na supensão de origemhttp://store.ricorshocks.com/product_p/041-20-1001tralp.htm melhora significativamente o comportamento da máquina, e queria saber se alguém já instalou este equipamento? e se efetivamente é algo que compense?
Para quem quiser saber um pouco mais sobre este assunto da suspensão leia este tópico num forum estrangeiro http://www.xrv.org.uk/forums/transalp/38183-best-transalp-fork-mod.html
Já ouvi falar também em suspensões progressivas que conseguem resolver este tipo de problema, mas pelo que percebi é um pouco dispendioso, alguém com conhecimento que se pronuncie sobre isto se for possível.
SUSPENSÃO TRASEIRA: Cumpre bem o seu trabalho, com possibilidade de ser regulada a gosto de cada um. Nada a apontar.
TRAVÃO FRONTAL: fiquei na dúvida se haveria escrever Abrandador ou Travão, mas pronto, deixei ficar travão para não parecer tão mal. Ora bem, na minha modesta opinião, este é o ponto mais negativo da minha TA e nas de outrem, não é só a minha que sofre desta maleita. Ela não trava, abranda e com pendura nem se fala!! É aconselhável comer um bife antes de travar, pra se conseguir ter força pra apertar a manete do travão !!! Isto até traz algumas vantagens, como: a roda não bloquear (deve ser o ABS que se usava antigamente!!!), respeitar sempre a distancia de segurança do carro da frente e obrigar-me a ter uma condução mais defensiva, o que não o faria certamente se tivesse uns travões melhores. Mas por mais que respeite a distancia aos carros, sei que numa situação de emergência a minha amiga não vai conseguir travar e vai levar uns bons metros até parar, é isso que me assusta, e que fez com que "perdesse" inúmeras horas a pesquisar formas de colmatar este problema. E as soluções que encontrei foram:
-Instalar cabo de malha de aço, melhora um pouco, mas não resolve o problema.
-Aumentar o diâmetro do disco , pelo que me pareceu é algo que melhora e bem o poder de travagem da miuda e que até fica em conta. Já alguém fez esta alteração?Se sim, que é que acharam?Vale a pena? (Amigo Faustino, conseguiste concretizar esta alteração que trataste neste tópico? http://www.forumtransalp.com/t4106-disco-travao-frente-diametro-de-276mm-para-316mm?highlight=trav%E3o )
-Mudar de pastilhas, trava melhor, mas pelo que percebi o desgaste das mesmas ou do disco é muito superior ao que seria considerado normal.
-Instalar um sistema de travagem novo, nova pinça de travão mais potente, certamente também não ficará barato.
-Solução extrema e que até conseguia parar um camião,passaria por adquirir uma suspensão nova, 2 discos, 4 pastilhas, 2 pinças de travão, uma roda que pudesse levar os 2 discos, e muita mão de obra para concretizar isto, esta brincadeira ficaria em bem mais de 1500€ digo eu, e que está completamente fora do meu alcanc€.
Se alguém conhecer mais soluções viáveis e em conta que partilhe
TRAVÃO TRASEIRO- Cumpre o seu trabalho. Nada a apontar.
ILUMINAÇÃO- Podia ser melhor, e já apanhei alguns sustos por falta de visibilidade à noite, mas sei que este ponto é facilmente colmatado com a aplicação de faróis suplementares e que já foi muito falado e solucionado no fórum.
AERODINÂMICA- Como podem ver pelas fotos, a rapariga vem com o vidro original pequeno, e à conta disso, a partir dos 80km/h começo a levar uma sova do vento. Mas a aquisição de um vidro mais alto, GIVI, HONDA ou de outras marcas no Ebay resolve este "problema".
POSIÇÃO DE CONDUÇÃO/CONFORTO- Muito boa mesmo, sinto me que vou num sofá com rodas, nunca experimentei fazer um depósito de seguida sem parar, mas muito provavelmente o faria sem dificuldade nenhuma, as vibrações não chateiam nada, quase que nem as sinto, aliás até me esqueço delas, o meu banco é muito confortável, uma excelente companheira pra longas viagens.
GERAL- Quem ler o tópico pensa que a mota não é grande coisa e que só tem pontos negativos, não é essa a imagem que quero passar, acho-a muito capaz e adoro-a, aliás, até digo o seguinte: HOMEM SE TROPEÇARES NESTE TÓPICO E SE ESTÁS INDECISO ENTRE COMPRAR UMA TRANSALP OU OUTRO TIPO DE MOTA, ESCOLHE TRANSALP SEM SOMBRA DE DÚVIDA, NÃO TE VAIS ARREPENDER!!!
Para primeira mota, acho que não poderia ter escolhido melhor, mota fiável, até agora nunca me deu problemas, o motor responde muito bem, fácil de conduzir, muito confortável mesmo, tem os seus se's como tudo na vida e que até são muito fáceis de se viver com eles, mas no entanto acho que algumas alterações, se conseguia melhorar e muito a performance da TA.
Abraço
Tenho a minha amiga fez ontem 1 ano, e desde então só lhe meti cerca de 4000km em cima, e esta é a minha experiência de condução. É uma menina de 94, deixo aqui algumas fotos dum tópico que publiquei, no ano passado http://www.forumtransalp.com/t5079-a-minha-dama . Cada vez estou a gostar mais da máquina, tem me proporcionado grandes momentos de prazer nas nossas estradas nacionais, estradas regionais e estradas de terra batida. Mas como tal, ela não é perfeita, e noto algumas coisas que poderiam estar melhores na minha dama, e é ai que gostaria a ajuda dos mais experientes pra me puderem auxiliar a colmatar alguns dos problemas, que vos irei apresentar ao longo deste meu "Rescaldo" de um ano de utilização, em que o meu principal objetivo é encontrar soluções relativamente económicas que possam ser adotadas por mim e/ou por outros membros do fórum, de maneira a melhorar ainda mais a experiência de condução.
MOTOR: Potência bastante linear e bem distribuida, relativamente económico, com médias entre os 5L-5,5L, sem nenhum poço pelo meio, muito facilmente se chega aos 120/130 km/h, acima disto já é com mais calma, mas a mim também não me interessa andar acima de 140, não me consome óleo nenhum. Se alguem se sentir insatisfeito neste ponto, poderá tentar mudar o filtro de ar, para um de competição, alterar as velas e mudar o escape, que trará mais alguns cv. Mas na minha opinião o motor é muito capaz e fiável, é um ponto muito forte das TA's.
ESCAPE: Gosto muito da estética do escape, mas inicialmente não gostava muito do som da rapariga e cheguei a ponderar mudar-lhe o timbre, mas passado um ano, já começo a gostar do cantar dela e acho que neste campo posso afirmar que estou satisfeito, acho que é algo que se aprende a gostar com o passar do tempo. Nunca ouvi outra TA com outro escape sem ser o original, se calhar, se ouvir alguma até pode vir a despertar novamente o bichinho de lhe meter outro escape, mas pra já, está impecável.
CAIXA DE VELOCIDADES: As mudanças entram muito bem, a posição do pedal das mudanças é muito natural, é raro as mudanças saltarem ou não entrarem. A relação de caixa é a ideal a meu ver, uma 2ª e 3ª que puxam muito bem e a 5ª que vai até aos 170 e poucos, pra quem não tiver satisfeito neste ponto pode sempre tentar alterar a cremalheira ou o pinhão de ataque. A meu ver nada a apontar.
CICLISTICA: é neste campo que acho que a rapariga falha muito, nomeadamente na suspensão e por conseguinte na travagem. Mas deixem-me dissecar um pouco mais sobre este assunto.
SUSPENSÃO FRONTAL: Em estrada cumpre medianamente o trabalho para o qual foi desenhada, proporciona viagens confortáveis, buracos não representam nenhum problema para a suspensão, são ultrapassados facilmente sem nenhum desconforto ou impacto para o condutor, mas no momento de travagem demonstra ser muito incapaz, afundando demais quando devia de ser um pouco mais "rigida", devido a este "afundanço",o peso da mota e do motociclista recai principalmente na roda da frente retirando assim o peso da roda traseira, fazendo com que a aderência desta seja bastante diminuta, levando diversas vezes ao bloqueio da roda traseira e a alguns sustos(senão fosse alguma experiencia adquirida no BTT muito provavelmente já me tinha aleijado), e já li que se se instalar este equipamento na supensão de origemhttp://store.ricorshocks.com/product_p/041-20-1001tralp.htm melhora significativamente o comportamento da máquina, e queria saber se alguém já instalou este equipamento? e se efetivamente é algo que compense?
Para quem quiser saber um pouco mais sobre este assunto da suspensão leia este tópico num forum estrangeiro http://www.xrv.org.uk/forums/transalp/38183-best-transalp-fork-mod.html
Já ouvi falar também em suspensões progressivas que conseguem resolver este tipo de problema, mas pelo que percebi é um pouco dispendioso, alguém com conhecimento que se pronuncie sobre isto se for possível.
SUSPENSÃO TRASEIRA: Cumpre bem o seu trabalho, com possibilidade de ser regulada a gosto de cada um. Nada a apontar.
TRAVÃO FRONTAL: fiquei na dúvida se haveria escrever Abrandador ou Travão, mas pronto, deixei ficar travão para não parecer tão mal. Ora bem, na minha modesta opinião, este é o ponto mais negativo da minha TA e nas de outrem, não é só a minha que sofre desta maleita. Ela não trava, abranda e com pendura nem se fala!! É aconselhável comer um bife antes de travar, pra se conseguir ter força pra apertar a manete do travão !!! Isto até traz algumas vantagens, como: a roda não bloquear (deve ser o ABS que se usava antigamente!!!), respeitar sempre a distancia de segurança do carro da frente e obrigar-me a ter uma condução mais defensiva, o que não o faria certamente se tivesse uns travões melhores. Mas por mais que respeite a distancia aos carros, sei que numa situação de emergência a minha amiga não vai conseguir travar e vai levar uns bons metros até parar, é isso que me assusta, e que fez com que "perdesse" inúmeras horas a pesquisar formas de colmatar este problema. E as soluções que encontrei foram:
-Instalar cabo de malha de aço, melhora um pouco, mas não resolve o problema.
-Aumentar o diâmetro do disco , pelo que me pareceu é algo que melhora e bem o poder de travagem da miuda e que até fica em conta. Já alguém fez esta alteração?Se sim, que é que acharam?Vale a pena? (Amigo Faustino, conseguiste concretizar esta alteração que trataste neste tópico? http://www.forumtransalp.com/t4106-disco-travao-frente-diametro-de-276mm-para-316mm?highlight=trav%E3o )
-Mudar de pastilhas, trava melhor, mas pelo que percebi o desgaste das mesmas ou do disco é muito superior ao que seria considerado normal.
-Instalar um sistema de travagem novo, nova pinça de travão mais potente, certamente também não ficará barato.
-Solução extrema e que até conseguia parar um camião,passaria por adquirir uma suspensão nova, 2 discos, 4 pastilhas, 2 pinças de travão, uma roda que pudesse levar os 2 discos, e muita mão de obra para concretizar isto, esta brincadeira ficaria em bem mais de 1500€ digo eu, e que está completamente fora do meu alcanc€.
Se alguém conhecer mais soluções viáveis e em conta que partilhe
TRAVÃO TRASEIRO- Cumpre o seu trabalho. Nada a apontar.
ILUMINAÇÃO- Podia ser melhor, e já apanhei alguns sustos por falta de visibilidade à noite, mas sei que este ponto é facilmente colmatado com a aplicação de faróis suplementares e que já foi muito falado e solucionado no fórum.
AERODINÂMICA- Como podem ver pelas fotos, a rapariga vem com o vidro original pequeno, e à conta disso, a partir dos 80km/h começo a levar uma sova do vento. Mas a aquisição de um vidro mais alto, GIVI, HONDA ou de outras marcas no Ebay resolve este "problema".
POSIÇÃO DE CONDUÇÃO/CONFORTO- Muito boa mesmo, sinto me que vou num sofá com rodas, nunca experimentei fazer um depósito de seguida sem parar, mas muito provavelmente o faria sem dificuldade nenhuma, as vibrações não chateiam nada, quase que nem as sinto, aliás até me esqueço delas, o meu banco é muito confortável, uma excelente companheira pra longas viagens.
GERAL- Quem ler o tópico pensa que a mota não é grande coisa e que só tem pontos negativos, não é essa a imagem que quero passar, acho-a muito capaz e adoro-a, aliás, até digo o seguinte: HOMEM SE TROPEÇARES NESTE TÓPICO E SE ESTÁS INDECISO ENTRE COMPRAR UMA TRANSALP OU OUTRO TIPO DE MOTA, ESCOLHE TRANSALP SEM SOMBRA DE DÚVIDA, NÃO TE VAIS ARREPENDER!!!
Para primeira mota, acho que não poderia ter escolhido melhor, mota fiável, até agora nunca me deu problemas, o motor responde muito bem, fácil de conduzir, muito confortável mesmo, tem os seus se's como tudo na vida e que até são muito fáceis de se viver com eles, mas no entanto acho que algumas alterações, se conseguia melhorar e muito a performance da TA.
Abraço