Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
tlimtllar na embraiagem 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! tlimtllar na embraiagem 2438059070

+3
jfvf87
santosam
bubu01
7 participantes

    tlimtllar na embraiagem

    bubu01
    bubu01
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 50
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 07/08/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp xl 650v
    Kms:

    tlimtllar na embraiagem Empty tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  bubu01 Qua 22 Set 2010, 06:46

    boas atodos transalpers.nao sei se é normal nas TAS,mas quando carrego na embraiagem(especialmente)de manha faz me um tlint um pouco alto.isso é normal?olhei por baixo encontrei tbm outra coisa.junto do filtro de oleo ta td sujo de oleo.vi o nivel tava na media--lw--+--high--.É normal tbm?em média quanto tempo dura uma embraiagem?. tlimtllar na embraiagem 338808 tlimtllar na embraiagem 75625 ride safetly
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  santosam Qua 22 Set 2010, 07:50

    Esse barulho deverá ser do rolamento, pois a minha também o fazia antes de o mudar.
    Na Honda aconselharam-me a mudá-lo o mais depressa possível pois se o rolamento partir vai danificar o resto do motor.
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  jfvf87 Qua 22 Set 2010, 08:19

    Esse rolamento é +/- 6 euros na Honda e muito fácil de mudar. Pelo que referes deve ser isso e se ouves tlintar então está muito mau. Poderiam ser os pratos com folga na caixa da embraiagem mas se apertas e o barulho é intensificado tudo aponta para o tal rolamento.

    Em relação ao óleo no filtro de ar é normal existir mas não em muita quantidade. Se for filtro de papel e estiver muito contaminado deves substituir.
    Verifica também os sub filtros. Provavelmente tens a caixa do filtro cheia de éleo e deves abrir um tubo que desce por de trás do motor, tem uma tampa de rosca. Deixas escorrer e está feito.

    O rolamento da embraiagem começa a acusar necessidade de substituição quando se aperta a embraiagem e houve-se as esferas a rolar. Pelo que dizes "tlint um pouco alto" aconcelho-te a não andares com a mota. Como o Santosam diz está em causa a integridade de todo o motor. Se a causa é essa e está nesse estado é muito urgente.


    Última edição por jfvf87 em Qua 22 Set 2010, 08:21, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Português)
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  santosam Qua 22 Set 2010, 08:24

    Boas João e bubu,
    eu substitui o rolamento e não tem nada de difícil. Dá mais trabalho desmontar o escape e limpar a junta antiga do que mudar o rolamento :-)
    bubu, caso faças tu a troca do rolamento, aconselho-te a comprares uma chave dinamométrica para apertares os parafusos da tampa da embraiagem porque com mais um pouco de força partem com facilidade...
    Abraço
    Alex
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  jfvf87 Qua 22 Set 2010, 08:26

    Agora que li outra vez o tópico deu-me a entender que é a caixa do filtro que está suja por fora. Podes explicar isso melhor? em que zona?
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  santosam Qua 22 Set 2010, 08:41

    O melhor seria lavar bem a mota por baixo e depois ir verificando se está a babar óleo por algum lado...
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  Cou Qua 22 Set 2010, 10:29

    Boas

    Quantos KM tem a tua mota pois a minha já vai com 74000km e sempre a bombar
    O barulho e com a mota fria ou continua em quente tambem.
    Quanto ao oleo junto do filtro de oleo e das correntes que escorre para lá não te preocupes.
    bubu01
    bubu01
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 50
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 07/08/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp xl 650v
    Kms:

    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  bubu01 Qua 22 Set 2010, 11:02

    obrigadao pessoal, á tarde vai direitinha pa oficina.tenho a ha 1 mes tenho que aproveitar que esta dentro da garantia para resover estas questoes.ride safetly tlimtllar na embraiagem 338808 tlimtllar na embraiagem 75625
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  TrAnsAlper Qua 22 Set 2010, 20:32

    A minha faz um ligeiro barulho semelhante ao que descreves desde que a comprei (mais a frio).Não é defeito é feitio tlimtllar na embraiagem Icon_razz .Em todo caso se te preocupa e achas que não é normal deves ver isso...

    Um abraço e boas transalpadas.
    Paulo Costa
    Paulo Costa
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 114
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 05/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL Transalp 600
    Kms:

    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  Paulo Costa Qua 22 Set 2010, 23:41

    Augusto tens a mesma escola do que eu quanto aos barulhos, deixa avivar mais o barulho que é para ter a certeza de onde vem, a mão de obra está cara.
    Bubu na tua situação convém passar pela oficina, que te vendeu a mota, muito embora seja previsível que te digam que o barulho é normal, se tiveres oportunidade de passar por outra oficina para te darem a opinião deles, sempre era mais um mecânico dar a opinião.

    Grande Abraço

    Paulo Costa tlimtllar na embraiagem 338808
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  jfvf87 Qui 23 Set 2010, 09:03

    Paulo Costa se fosse folga entre os pratos da embraiagem e a caixa de embraiagem ainda dizia para se substituir a caixa quandro precisasse de mudar a embraiagem. Neste caso ao acionar a embraiagem o tlintar desapareceria.
    Pelo que é descrito o dano é entre a caixa de embraiagem e o prato de pressão e nesse intervalo a peça mais comum a morrer é o rolamento de encosto. O rolamento em trabalho quando começa a produzir um som continuo está gripado e neste caso concordo que dá para andar de oficina em oficina a pedir opiniões. Se o rolamento tlinta (em trabalho produz som com intervalo/s) está a desfazer-se (esferas ou pistas partidas, ouvem-se toques, pequenas batidas) não aconselho a ligar o motor porque os detritos podem ser sugados pela bomba de óleo danificando tudo por onde passem.
    Claro que um diagnostico pela internet dá que falar.

    Paulo se tens acompanhado a reparação que estou a fazer ao motor da minha TA é um bom exemplo porque digo para não andar com a mota. Supostamente o meu motor andou sem ou com pouco óleo, a primeira coisa a morrer foi uma capa de biela até ai o estrago estava entre 3 peças (biela, capa, e cambota)(custo +/- 200euros). Começou a fazer barulho e lembraram-se de ir ver o óleo. Assim que a bomba de óleo começou a sugar os detritos da capa de biela ficou estragada(custo +/- 160 euros). A lubrificação dos apoios da cambota tinha detritos e danificou os carteres e as laterais da cambota....Não estragou mais porque é motor da guerra Rolling Eyes
    Posso estar a intrepertar mal o tlintar mas é desta maneira que desaconselho a deixar avivar do ruído. Se está na garantia é usufruir dela e o mais rápido possível para facilitar o arranjo Exclamation

    Cumprimentos
    J. Faustino


    bubu01
    bubu01
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 50
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 07/08/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp xl 650v
    Kms:

    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  bubu01 Qui 23 Set 2010, 10:38

    vim de la agora (mecanico).1a coisa que me perguntou era se tinha oleo,respondilhe que sim.liguei a mota e claro ELA COM MEDO NAO TLINTILAVA COMO ONTEM.fiquei logo em brasa.mas fazia(pouco).esperou se mais um pouco,afinal tinha pouco oleo.explicou me amaneira correcta de ver o oleo e vamos ver como decorre,por enquanto o tlint mantem se mas baixo,barulho normal,agradeço muito a vossa ajuda e pela vossa prontidao a querer ajudar.obrigado.PS-ja agora ele disse me que o oleo erA castrol.MAS QUAL?ride safetly tlimtllar na embraiagem 338808 tlimtllar na embraiagem 75625
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  santosam Qui 23 Set 2010, 11:12

    O Manual da Transalp explica como se vê o nível de óleo... não me digas que não foste ler como se faz isso. O nível mede-se com a vareta desenroscada...
    Faz o que o João disse: vai a outra oficina e pede uma segunda opinião. No meu caso, foi um outro concessionário Honda que me alertou e não o que me vendeu a TA.
    Alex
    POrompompero
    POrompompero
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 9
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 23/09/2010

    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  POrompompero Qui 23 Set 2010, 12:43

    ..esse ruido é comum a variadíssimas motos Honda , nas At e CB500 por exemplo...
    ...resulta da folga das molas da cremalheira da embraiagem (não confundir com as molas do prato), não é reparável e aparece por volta dos 40mil, agravando-se com o tempo.....as molas ganham folga e chocalham dentro da cremalheira ocasionando o ruido que descrevem .... trata-se de "feitio" e não de "defeito".....
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  jfvf87 Qui 23 Set 2010, 13:05

    Exacto. Acontece principalmente em bicilindricas quando sugeitas a um relantim baixo.
    bubu01
    bubu01
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 50
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 07/08/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp xl 650v
    Kms:

    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  bubu01 Qui 23 Set 2010, 13:24

    qual é o oleo castrol para mota?queria comprar 1garrafa para ter sempre na mota
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  santosam Qui 23 Set 2010, 13:54

    API SE, SF ou SG
    SAE 10W40 (ou outro, dependendo do clima)

    Mais importante que a marca é usares um óleo que obedeça às indicações que coloquei acima e que nunca te falte o óleo.
    Sinceramente acho uma perda de dinheiro meter óleos XPTO num motor de guerra como a Transalp.
    O Castrol mais usado é o GPS, que mesmo assim ainda custa uma pipa de massa o litro...
    Paulo Costa
    Paulo Costa
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 114
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 05/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL Transalp 600
    Kms:

    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  Paulo Costa Qui 23 Set 2010, 20:51

    Os barulhos são sempre complicados, primeiro por se começa logo a pensar no pior, e o que para alguns pode ser um barulho que preocupa, para outros pode já não o ser, a minha vida como motorista, e como familiar de mecânicos, fez-me de certa forma começar a desvalorizar alguns tipos de barulhos, neste caso e já passei por algo parecido, o nível de óleo pode ser a origem do dito barulho, nestes motores, e neste tipo de embraiagem, o nível é bastante importante, parte das peças são lubrificadas por chapinhagem, e se o nível de óleo baixar, ou deixa de haver lubrificação, ou passa a ser feita de uma forma insuficiente, para todas as outras peças lubrificadas através da bomba de óleo, se passa situação idêntica, porque a pressão de óleo não é suficiente, e por norma é esta falha de lubrificação da parte bomba de óleo que origina danos enormes nos motores, penso que terá sido esse o motivo da avaria do motor do J.Faustino, foi a falta de óleo, que criou atrito entra a capa de biela, a cambota,e a biela, partiu pelo mais frágil que foi a capa, ou vulgo bronze, o resto do estrago foi feito pelos restos da capa que foram projectados pelo próprio movimento do motor, pode ter sido também pela simples avaria da bomba de óleo, agora se esta não estiver avariada foi provavelmente pelo primeiro motivo que enunciei, agora a bomba de óleo não mete no sistema óleo sem estar limpo, e filtrado, e o próprio peso do material faz com que se deposite logo no fundo do cárter.
    Mas certezas a 100% não há, nem um mecânico experiente as dá, agora se poderes ouvir a opinião de mais alguém, no caso do Bubu, não perdes nada, podes é criar mais ideias na tua carola, mas como tens um ano de garantia, e já te queixas-te do barulho, desde que não deixes passar a garantia, nem o óleo no motor estás na boa. Mas eu ia vendo se o barulho aumentava, se não aumentar, é mesmo feitio.
    No caso do J.Faustino, tens mesmo de gastar os €€ e por essa TA a calcar alcatrão, tudo o que se possa dizer agora, ou pensar não adianta, nem mesmo o antigo dono se deve ter apercebido de como foi que aconteceu.
    As mecânicas têm por vezes certos caprichos e desvarios que não se compreendem.
    bubu01
    bubu01
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 50
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 07/08/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp xl 650v
    Kms:

    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  bubu01 Ter 28 Set 2010, 20:14

    boas.bem passados uns dias dps de ter posto oleo o barulho persiste ja nao tao alto.agora ja nao largo o nivel de oleo.vamos ver se é feitio e nao defeito.mesmo assim vou pedir quando for arevisao para darem 1a olhadela,prk quando a comprei nao fazia este barulho tao alto-quantos km dura a embrgm?transmissao?-ride safetly tlimtllar na embraiagem 338808 tlimtllar na embraiagem 75625
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  TrAnsAlper Qua 29 Set 2010, 20:42

    POrompompero escreveu:..esse ruido é comum a variadíssimas motos Honda , nas At e CB500 por exemplo...
    ...resulta da folga das molas da cremalheira da embraiagem (não confundir com as molas do prato), não é reparável e aparece por volta dos 40mil, agravando-se com o tempo.....as molas ganham folga e chocalham dentro da cremalheira ocasionando o ruido que descrevem .... trata-se de "feitio" e não de "defeito".....

    "Exactóqual" a explicaçao que me deram! Wink

    Porompompero, aproveita aí a estadia no fórum e já agora que ligaste a moTA engrena a primeira.Ou seja, passa nas apresentações e fala-nos um pouco mais de ti!

    Um abraço e boas transalpadas.
    bubu01
    bubu01
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 50
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 07/08/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp xl 650v
    Kms:

    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  bubu01 Sex 01 Out 2010, 09:17

    e as molas podemser mudadas?quanto tempo dura a embragm?
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  santosam Sex 01 Out 2010, 09:22

    Não pondo em causa o que aqui se disse sobre as molas da cremalheira, eu preferia gastar os 3 euros num rolamento e ficar descansado... No meu caso mudei-o aos 65000 km.
    POrompompero
    POrompompero
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 9
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 23/09/2010

    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  POrompompero Sex 01 Out 2010, 12:13

    ....não há motivos para preocupações pois apesar do ruido, não é por aí que que a embraiagem morre....volto a dizer que inumeras fazem esse ruido.....a zona onde as molas trabalham ganha um pouco de calo e depois ouve-se esse ruido que não é mais do que o bater da mola no aluminio devido à folga excessiva.....não tem mais consequencias....só ruido....

    A Honda só vende a cremalheira completa.....não existem molas à venda para substituir. ..fig 2

    tlimtllar na embraiagem TN_E__0700

    ...a reparação é possível, mas para tal é necessário separar a cremalheira do cesto (zona onde os discos trabalham de aluminio fundido), cortando os arrebitos de aço que unem as duas parte, retirar ar as molas da cremalheira, abrir as mesmas para compensar o calo e voltar a cravar as duas partes com arrebitos novos feitos no torneiro..... Cool

    Só desta forma é possível retirar o ruido (já foi feito e comprovado)....ou então com 400€ de uma cremalheira nova no concessionário Honda mais próximo.....




    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  santosam Sex 01 Out 2010, 12:27

    No meu caso era esse rolamento nº 19 na figura que fazia barulho, barulho esse que variava quando estava livre ou era pressionado pela alavanca accionada pelo cabo da embraiagem. Foi por o barulho variar que o mecânico do concessionário Honda onde a levei me disse logo para o substituir o quanto antes de partir e "mandar" as esferas para o cárter.
    POrompompero
    POrompompero
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 9
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 23/09/2010

    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  POrompompero Sex 01 Out 2010, 12:55

    ....ai ai esses mecanicos "alarmistas"...... tlimtllar na embraiagem 75625

    Conteúdo patrocinado


    tlimtllar na embraiagem Empty Re: tlimtllar na embraiagem

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 28 Abr 2024, 09:38