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tlimtllar na embraiagem
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- Mensagem nº1
tlimtllar na embraiagem
boas atodos transalpers.nao sei se é normal nas TAS,mas quando carrego na embraiagem(especialmente)de manha faz me um tlint um pouco alto.isso é normal?olhei por baixo encontrei tbm outra coisa.junto do filtro de oleo ta td sujo de oleo.vi o nivel tava na media--lw--+--high--.É normal tbm?em média quanto tempo dura uma embraiagem?. ride safetly
santosam- 3ª engrenada
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- Mensagem nº2
Re: tlimtllar na embraiagem
Esse barulho deverá ser do rolamento, pois a minha também o fazia antes de o mudar.
Na Honda aconselharam-me a mudá-lo o mais depressa possível pois se o rolamento partir vai danificar o resto do motor.
Na Honda aconselharam-me a mudá-lo o mais depressa possível pois se o rolamento partir vai danificar o resto do motor.
jfvf87- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº3
Re: tlimtllar na embraiagem
Esse rolamento é +/- 6 euros na Honda e muito fácil de mudar. Pelo que referes deve ser isso e se ouves tlintar então está muito mau. Poderiam ser os pratos com folga na caixa da embraiagem mas se apertas e o barulho é intensificado tudo aponta para o tal rolamento.
Em relação ao óleo no filtro de ar é normal existir mas não em muita quantidade. Se for filtro de papel e estiver muito contaminado deves substituir.
Verifica também os sub filtros. Provavelmente tens a caixa do filtro cheia de éleo e deves abrir um tubo que desce por de trás do motor, tem uma tampa de rosca. Deixas escorrer e está feito.
O rolamento da embraiagem começa a acusar necessidade de substituição quando se aperta a embraiagem e houve-se as esferas a rolar. Pelo que dizes "tlint um pouco alto" aconcelho-te a não andares com a mota. Como o Santosam diz está em causa a integridade de todo o motor. Se a causa é essa e está nesse estado é muito urgente.
Em relação ao óleo no filtro de ar é normal existir mas não em muita quantidade. Se for filtro de papel e estiver muito contaminado deves substituir.
Verifica também os sub filtros. Provavelmente tens a caixa do filtro cheia de éleo e deves abrir um tubo que desce por de trás do motor, tem uma tampa de rosca. Deixas escorrer e está feito.
O rolamento da embraiagem começa a acusar necessidade de substituição quando se aperta a embraiagem e houve-se as esferas a rolar. Pelo que dizes "tlint um pouco alto" aconcelho-te a não andares com a mota. Como o Santosam diz está em causa a integridade de todo o motor. Se a causa é essa e está nesse estado é muito urgente.
Última edição por jfvf87 em Qua 22 Set 2010, 08:21, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Português)
santosam- 3ª engrenada
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- Mensagem nº4
Re: tlimtllar na embraiagem
Boas João e bubu,
eu substitui o rolamento e não tem nada de difícil. Dá mais trabalho desmontar o escape e limpar a junta antiga do que mudar o rolamento :-)
bubu, caso faças tu a troca do rolamento, aconselho-te a comprares uma chave dinamométrica para apertares os parafusos da tampa da embraiagem porque com mais um pouco de força partem com facilidade...
Abraço
Alex
eu substitui o rolamento e não tem nada de difícil. Dá mais trabalho desmontar o escape e limpar a junta antiga do que mudar o rolamento :-)
bubu, caso faças tu a troca do rolamento, aconselho-te a comprares uma chave dinamométrica para apertares os parafusos da tampa da embraiagem porque com mais um pouco de força partem com facilidade...
Abraço
Alex
jfvf87- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº5
Re: tlimtllar na embraiagem
Agora que li outra vez o tópico deu-me a entender que é a caixa do filtro que está suja por fora. Podes explicar isso melhor? em que zona?
santosam- 3ª engrenada
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- Mensagem nº6
Re: tlimtllar na embraiagem
O melhor seria lavar bem a mota por baixo e depois ir verificando se está a babar óleo por algum lado...
Cou- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº7
Re: tlimtllar na embraiagem
Boas
Quantos KM tem a tua mota pois a minha já vai com 74000km e sempre a bombar
O barulho e com a mota fria ou continua em quente tambem.
Quanto ao oleo junto do filtro de oleo e das correntes que escorre para lá não te preocupes.
Quantos KM tem a tua mota pois a minha já vai com 74000km e sempre a bombar
O barulho e com a mota fria ou continua em quente tambem.
Quanto ao oleo junto do filtro de oleo e das correntes que escorre para lá não te preocupes.
bubu01- Mota ligada
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- Mensagem nº8
Re: tlimtllar na embraiagem
obrigadao pessoal, á tarde vai direitinha pa oficina.tenho a ha 1 mes tenho que aproveitar que esta dentro da garantia para resover estas questoes.ride safetly
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- Mensagem nº9
Re: tlimtllar na embraiagem
A minha faz um ligeiro barulho semelhante ao que descreves desde que a comprei (mais a frio).Não é defeito é feitio .Em todo caso se te preocupa e achas que não é normal deves ver isso...
Um abraço e boas transalpadas.
Um abraço e boas transalpadas.
Paulo Costa- 1ª engrenada
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- Mensagem nº10
Re: tlimtllar na embraiagem
Augusto tens a mesma escola do que eu quanto aos barulhos, deixa avivar mais o barulho que é para ter a certeza de onde vem, a mão de obra está cara.
Bubu na tua situação convém passar pela oficina, que te vendeu a mota, muito embora seja previsível que te digam que o barulho é normal, se tiveres oportunidade de passar por outra oficina para te darem a opinião deles, sempre era mais um mecânico dar a opinião.
Grande Abraço
Paulo Costa
Bubu na tua situação convém passar pela oficina, que te vendeu a mota, muito embora seja previsível que te digam que o barulho é normal, se tiveres oportunidade de passar por outra oficina para te darem a opinião deles, sempre era mais um mecânico dar a opinião.
Grande Abraço
Paulo Costa
jfvf87- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº11
Re: tlimtllar na embraiagem
Paulo Costa se fosse folga entre os pratos da embraiagem e a caixa de embraiagem ainda dizia para se substituir a caixa quandro precisasse de mudar a embraiagem. Neste caso ao acionar a embraiagem o tlintar desapareceria.
Pelo que é descrito o dano é entre a caixa de embraiagem e o prato de pressão e nesse intervalo a peça mais comum a morrer é o rolamento de encosto. O rolamento em trabalho quando começa a produzir um som continuo está gripado e neste caso concordo que dá para andar de oficina em oficina a pedir opiniões. Se o rolamento tlinta (em trabalho produz som com intervalo/s) está a desfazer-se (esferas ou pistas partidas, ouvem-se toques, pequenas batidas) não aconselho a ligar o motor porque os detritos podem ser sugados pela bomba de óleo danificando tudo por onde passem.
Claro que um diagnostico pela internet dá que falar.
Paulo se tens acompanhado a reparação que estou a fazer ao motor da minha TA é um bom exemplo porque digo para não andar com a mota. Supostamente o meu motor andou sem ou com pouco óleo, a primeira coisa a morrer foi uma capa de biela até ai o estrago estava entre 3 peças (biela, capa, e cambota)(custo +/- 200euros). Começou a fazer barulho e lembraram-se de ir ver o óleo. Assim que a bomba de óleo começou a sugar os detritos da capa de biela ficou estragada(custo +/- 160 euros). A lubrificação dos apoios da cambota tinha detritos e danificou os carteres e as laterais da cambota....Não estragou mais porque é motor da guerra
Posso estar a intrepertar mal o tlintar mas é desta maneira que desaconselho a deixar avivar do ruído. Se está na garantia é usufruir dela e o mais rápido possível para facilitar o arranjo
Cumprimentos
J. Faustino
Pelo que é descrito o dano é entre a caixa de embraiagem e o prato de pressão e nesse intervalo a peça mais comum a morrer é o rolamento de encosto. O rolamento em trabalho quando começa a produzir um som continuo está gripado e neste caso concordo que dá para andar de oficina em oficina a pedir opiniões. Se o rolamento tlinta (em trabalho produz som com intervalo/s) está a desfazer-se (esferas ou pistas partidas, ouvem-se toques, pequenas batidas) não aconselho a ligar o motor porque os detritos podem ser sugados pela bomba de óleo danificando tudo por onde passem.
Claro que um diagnostico pela internet dá que falar.
Paulo se tens acompanhado a reparação que estou a fazer ao motor da minha TA é um bom exemplo porque digo para não andar com a mota. Supostamente o meu motor andou sem ou com pouco óleo, a primeira coisa a morrer foi uma capa de biela até ai o estrago estava entre 3 peças (biela, capa, e cambota)(custo +/- 200euros). Começou a fazer barulho e lembraram-se de ir ver o óleo. Assim que a bomba de óleo começou a sugar os detritos da capa de biela ficou estragada(custo +/- 160 euros). A lubrificação dos apoios da cambota tinha detritos e danificou os carteres e as laterais da cambota....Não estragou mais porque é motor da guerra
Posso estar a intrepertar mal o tlintar mas é desta maneira que desaconselho a deixar avivar do ruído. Se está na garantia é usufruir dela e o mais rápido possível para facilitar o arranjo
Cumprimentos
J. Faustino
bubu01- Mota ligada
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- Mensagem nº12
Re: tlimtllar na embraiagem
vim de la agora (mecanico).1a coisa que me perguntou era se tinha oleo,respondilhe que sim.liguei a mota e claro ELA COM MEDO NAO TLINTILAVA COMO ONTEM.fiquei logo em brasa.mas fazia(pouco).esperou se mais um pouco,afinal tinha pouco oleo.explicou me amaneira correcta de ver o oleo e vamos ver como decorre,por enquanto o tlint mantem se mas baixo,barulho normal,agradeço muito a vossa ajuda e pela vossa prontidao a querer ajudar.obrigado.PS-ja agora ele disse me que o oleo erA castrol.MAS QUAL?ride safetly
santosam- 3ª engrenada
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- Mensagem nº13
Re: tlimtllar na embraiagem
O Manual da Transalp explica como se vê o nível de óleo... não me digas que não foste ler como se faz isso. O nível mede-se com a vareta desenroscada...
Faz o que o João disse: vai a outra oficina e pede uma segunda opinião. No meu caso, foi um outro concessionário Honda que me alertou e não o que me vendeu a TA.
Alex
Faz o que o João disse: vai a outra oficina e pede uma segunda opinião. No meu caso, foi um outro concessionário Honda que me alertou e não o que me vendeu a TA.
Alex
POrompompero- Mota ligada
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- Mensagem nº14
Re: tlimtllar na embraiagem
..esse ruido é comum a variadíssimas motos Honda , nas At e CB500 por exemplo...
...resulta da folga das molas da cremalheira da embraiagem (não confundir com as molas do prato), não é reparável e aparece por volta dos 40mil, agravando-se com o tempo.....as molas ganham folga e chocalham dentro da cremalheira ocasionando o ruido que descrevem .... trata-se de "feitio" e não de "defeito".....
...resulta da folga das molas da cremalheira da embraiagem (não confundir com as molas do prato), não é reparável e aparece por volta dos 40mil, agravando-se com o tempo.....as molas ganham folga e chocalham dentro da cremalheira ocasionando o ruido que descrevem .... trata-se de "feitio" e não de "defeito".....
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- Mensagem nº15
Re: tlimtllar na embraiagem
Exacto. Acontece principalmente em bicilindricas quando sugeitas a um relantim baixo.
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- Mensagem nº16
Re: tlimtllar na embraiagem
qual é o oleo castrol para mota?queria comprar 1garrafa para ter sempre na mota
santosam- 3ª engrenada
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- Mensagem nº17
Re: tlimtllar na embraiagem
API SE, SF ou SG
SAE 10W40 (ou outro, dependendo do clima)
Mais importante que a marca é usares um óleo que obedeça às indicações que coloquei acima e que nunca te falte o óleo.
Sinceramente acho uma perda de dinheiro meter óleos XPTO num motor de guerra como a Transalp.
O Castrol mais usado é o GPS, que mesmo assim ainda custa uma pipa de massa o litro...
SAE 10W40 (ou outro, dependendo do clima)
Mais importante que a marca é usares um óleo que obedeça às indicações que coloquei acima e que nunca te falte o óleo.
Sinceramente acho uma perda de dinheiro meter óleos XPTO num motor de guerra como a Transalp.
O Castrol mais usado é o GPS, que mesmo assim ainda custa uma pipa de massa o litro...
Paulo Costa- 1ª engrenada
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- Mensagem nº18
Re: tlimtllar na embraiagem
Os barulhos são sempre complicados, primeiro por se começa logo a pensar no pior, e o que para alguns pode ser um barulho que preocupa, para outros pode já não o ser, a minha vida como motorista, e como familiar de mecânicos, fez-me de certa forma começar a desvalorizar alguns tipos de barulhos, neste caso e já passei por algo parecido, o nível de óleo pode ser a origem do dito barulho, nestes motores, e neste tipo de embraiagem, o nível é bastante importante, parte das peças são lubrificadas por chapinhagem, e se o nível de óleo baixar, ou deixa de haver lubrificação, ou passa a ser feita de uma forma insuficiente, para todas as outras peças lubrificadas através da bomba de óleo, se passa situação idêntica, porque a pressão de óleo não é suficiente, e por norma é esta falha de lubrificação da parte bomba de óleo que origina danos enormes nos motores, penso que terá sido esse o motivo da avaria do motor do J.Faustino, foi a falta de óleo, que criou atrito entra a capa de biela, a cambota,e a biela, partiu pelo mais frágil que foi a capa, ou vulgo bronze, o resto do estrago foi feito pelos restos da capa que foram projectados pelo próprio movimento do motor, pode ter sido também pela simples avaria da bomba de óleo, agora se esta não estiver avariada foi provavelmente pelo primeiro motivo que enunciei, agora a bomba de óleo não mete no sistema óleo sem estar limpo, e filtrado, e o próprio peso do material faz com que se deposite logo no fundo do cárter.
Mas certezas a 100% não há, nem um mecânico experiente as dá, agora se poderes ouvir a opinião de mais alguém, no caso do Bubu, não perdes nada, podes é criar mais ideias na tua carola, mas como tens um ano de garantia, e já te queixas-te do barulho, desde que não deixes passar a garantia, nem o óleo no motor estás na boa. Mas eu ia vendo se o barulho aumentava, se não aumentar, é mesmo feitio.
No caso do J.Faustino, tens mesmo de gastar os €€ e por essa TA a calcar alcatrão, tudo o que se possa dizer agora, ou pensar não adianta, nem mesmo o antigo dono se deve ter apercebido de como foi que aconteceu.
As mecânicas têm por vezes certos caprichos e desvarios que não se compreendem.
Mas certezas a 100% não há, nem um mecânico experiente as dá, agora se poderes ouvir a opinião de mais alguém, no caso do Bubu, não perdes nada, podes é criar mais ideias na tua carola, mas como tens um ano de garantia, e já te queixas-te do barulho, desde que não deixes passar a garantia, nem o óleo no motor estás na boa. Mas eu ia vendo se o barulho aumentava, se não aumentar, é mesmo feitio.
No caso do J.Faustino, tens mesmo de gastar os €€ e por essa TA a calcar alcatrão, tudo o que se possa dizer agora, ou pensar não adianta, nem mesmo o antigo dono se deve ter apercebido de como foi que aconteceu.
As mecânicas têm por vezes certos caprichos e desvarios que não se compreendem.
bubu01- Mota ligada
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- Mensagem nº19
Re: tlimtllar na embraiagem
boas.bem passados uns dias dps de ter posto oleo o barulho persiste ja nao tao alto.agora ja nao largo o nivel de oleo.vamos ver se é feitio e nao defeito.mesmo assim vou pedir quando for arevisao para darem 1a olhadela,prk quando a comprei nao fazia este barulho tao alto-quantos km dura a embrgm?transmissao?-ride safetly
TrAnsAlper- Admin
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- Mensagem nº20
Re: tlimtllar na embraiagem
POrompompero escreveu:..esse ruido é comum a variadíssimas motos Honda , nas At e CB500 por exemplo...
...resulta da folga das molas da cremalheira da embraiagem (não confundir com as molas do prato), não é reparável e aparece por volta dos 40mil, agravando-se com o tempo.....as molas ganham folga e chocalham dentro da cremalheira ocasionando o ruido que descrevem .... trata-se de "feitio" e não de "defeito".....
"Exactóqual" a explicaçao que me deram!
Porompompero, aproveita aí a estadia no fórum e já agora que ligaste a moTA engrena a primeira.Ou seja, passa nas apresentações e fala-nos um pouco mais de ti!
Um abraço e boas transalpadas.
bubu01- Mota ligada
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- Mensagem nº21
Re: tlimtllar na embraiagem
e as molas podemser mudadas?quanto tempo dura a embragm?
santosam- 3ª engrenada
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- Mensagem nº22
Re: tlimtllar na embraiagem
Não pondo em causa o que aqui se disse sobre as molas da cremalheira, eu preferia gastar os 3 euros num rolamento e ficar descansado... No meu caso mudei-o aos 65000 km.
POrompompero- Mota ligada
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- Mensagem nº23
Re: tlimtllar na embraiagem
....não há motivos para preocupações pois apesar do ruido, não é por aí que que a embraiagem morre....volto a dizer que inumeras fazem esse ruido.....a zona onde as molas trabalham ganha um pouco de calo e depois ouve-se esse ruido que não é mais do que o bater da mola no aluminio devido à folga excessiva.....não tem mais consequencias....só ruido....
A Honda só vende a cremalheira completa.....não existem molas à venda para substituir. ..fig 2
...a reparação é possível, mas para tal é necessário separar a cremalheira do cesto (zona onde os discos trabalham de aluminio fundido), cortando os arrebitos de aço que unem as duas parte, retirar ar as molas da cremalheira, abrir as mesmas para compensar o calo e voltar a cravar as duas partes com arrebitos novos feitos no torneiro.....
Só desta forma é possível retirar o ruido (já foi feito e comprovado)....ou então com 400€ de uma cremalheira nova no concessionário Honda mais próximo.....
A Honda só vende a cremalheira completa.....não existem molas à venda para substituir. ..fig 2
...a reparação é possível, mas para tal é necessário separar a cremalheira do cesto (zona onde os discos trabalham de aluminio fundido), cortando os arrebitos de aço que unem as duas parte, retirar ar as molas da cremalheira, abrir as mesmas para compensar o calo e voltar a cravar as duas partes com arrebitos novos feitos no torneiro.....
Só desta forma é possível retirar o ruido (já foi feito e comprovado)....ou então com 400€ de uma cremalheira nova no concessionário Honda mais próximo.....
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- Mensagem nº24
Re: tlimtllar na embraiagem
No meu caso era esse rolamento nº 19 na figura que fazia barulho, barulho esse que variava quando estava livre ou era pressionado pela alavanca accionada pelo cabo da embraiagem. Foi por o barulho variar que o mecânico do concessionário Honda onde a levei me disse logo para o substituir o quanto antes de partir e "mandar" as esferas para o cárter.
POrompompero- Mota ligada
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- Mensagem nº25
Re: tlimtllar na embraiagem
....ai ai esses mecanicos "alarmistas"......