Rui Tavares Dom 31 Jul 2011, 17:54
Boas. vou aproveitar este tópico para vos falar da minha experiência com uma TA "caliente".
A minha TA (XL600V) sempre se manteve numa temperatura em que o ponteiro rondava o meio da escala. No entanto neste último Lés a Lés aqueceu bastante tendo sido necessário parar algumas vezes para ela voltar a uma temperatura pelo menos dentro da parte branca do medidor. Remediou-se a situação fazendo uma ligação directa da ventoinha de modo a que esta se mantivesse sempre ligada. Mas foi só um remedeio. após alguns Km, mesmo de noite ou sem grande calor o ponteiro subia a tocar o vermelho e teimava em não baixar. O liquido de refrigeração começava a borbulhar e ía-se perdendo pelo escape da tampa do radiador e pelo sifão do vaso de expansão.
Vai daí começei a inspeccionar. Primeiro abri o termostato pois podia estar preso na posição de fechado, avaria pouco comum mas possivel. Estava bom.
A seguir abri a bomba de água, avaria também pouco provável e que costuma ser fácilmente identificável sem abrir pois costumam fazer barulho quando avariadas. Também estava em condições.
Tirei toda a tubagem para tentar encontrar algum entupimento. Nada. Tudo em ordem. Verifiquei se as passagens dentro do cilindro estavam desobstruídas. Estavam.
Mudei a válvula eléctrica da ventoinha para ver se a ventoinha não estaria a accionar muito tarde. Tudo na mesma. Inspeccionei a tampa do radiador. Também ok.
Faltavam os radiadores. Fuga não tinham, lixo nas alhetas também nada por aí além.
Assim resolvi ir uma casa daquelas antigas, onde as pessoas ainda percebem do que fazem e não se limitam a trocar por novo e deixei lá os radiadores.
Mal olhou para eles disse-me logo que entre aquilo e nada a diferença era pouca. Os favos estariam quase todos entupidos e por isso o liquido, apesar de circular, apenas passava por alguns favos, poucos, muito poucos. Em três ou quatro horas eles limpou completamente os radiadores, pelo que me disse com um liquido especial da Wurth em que ficaram de "molho" umas horas, aproveitou para fazer um teste à estanquicidade e endireitou todas as alhetas.
Já montei tudo de novo, coloquei liquido de refrigeração novo, usei de supermercado pois ele disse-me que seriam suficientemente bons e agora a menina já se porta de novo como dantes. A andar com os 22º que estavam aquecia até cerca de um quarto do mostrador. No pára-arranca do trânsito subiu a meio do mostrador, mais ou menos e andava sempre por ali. Andando de novo voltava a baixar até cerca de um quarto do mostrador. Parei-a ao sol e deixei-a a trabalhar cerca de 15 minutos. Subia a pouco mais de meio da escala, a ventoínha ligava voltando a baixar.
Portanto tudo ok.
Já agora, o O-Ring do termostato não é fácil de arranjar, mas a Casa dos Vedantes do Porto tem. Na bomba de água não o substituí apenas coloquei cola de juntas especifica. Os terminais dos radiadores são frágeis. Se os tubos não quiserem sair mesmo torcendo um pouco pode ser melhor corta-los longitudinalmente. As braçadeiras não devem ser apertadas excessivamente e mais vale colocar novas. São baratas. As tubagens podem ser compradas a metro ficando também muito barato. Para as voltar a encaixar sem forçar usar água e sabão.
Abraço