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Fumarada na minha TA de 1996 - Página 2 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Fumarada na minha TA de 1996 - Página 2 2438059070

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    Mensagem  HugoTA Dom 13 Fev 2011, 13:27

    Ainda não tenho novidades, a visita ao mecânico ficou adiada para a próxima 5ª feira.
    Estou um bocadinho preocupado mas tudo tem solução não é? Só não sei por quanto é que fica What a Face
    Eu vou dando noticias.
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    Mensagem  jfvf87 Seg 14 Fev 2011, 10:11

    Hugo não é preciso alarmes. Não é pelo fumo que te vai deixar apeado e além disso pode ter boa compressão e ser caso do problema conhecido no cilindro de trás.

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    Mensagem  BOKE Seg 14 Fev 2011, 14:52

    ahahahah, pois a minha tambem ainda nao foi devo ir pola na revisao no final do mes, mas o meu mecanico ja me disse que ela ate esta afinada e tudo e tem compresão e quem mas deve de beber um pouco de oleo, ele disse fazemos revisao filtros, oleo e velas e depois de 100 km vanmos ver o que bebeu de oleo e dai logo se ve, mas por curiosidade este fim de semana foi dar uma volta e retirei a tampa do oelo do motor fora enquanto a mesma estava a trabalhar e meus amigos a tampa nao fica la quieta , nao deve ser bom sinal mas ok.

    em relacao ao fumo ela faz mas fria depois de andar ou aquecer ja nao faz tanto ou mesmo quase nenhum.

    mas tambem como é so para dar umas voltinhas nao estou muito procupado.


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    Mensagem  HugoTA Ter 15 Fev 2011, 19:18

    Faustino desculpa a minha ignorância mas qual é esse problema no cilindro de trás?

    BOKE é isso que tb vou fazer. Vou estar atento ao consumo de óleo Wink
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    Mensagem  jfvf87 Qua 16 Fev 2011, 09:23

    "Oil consumption

    Normally a Transalp should not consume oil (even if Honda accepts as normal an oil consumption up to 1 ltr/1,000 km). If your Transalp is from 1987 or 1988, you may notice a growing oil consumption beyond 40 - 50,000 km, caused by worn piston rings and probably worn valve guides and worn valve seals; newer Transalps won't have this problems. You may live with this or not; if you decide to fix it, you may discover pitting on exhaust valve clearing adjusting screw, exhaust valve rocker and possibly the exhaust cam of the camshaft. This will refer only to the rear cylinder, but to all engines of this kind: the 500 cc VT500, the 650 cc Revere, the 650 cc and 750 cc Africa Twin and even the VT600C, I believe. Honda dealers likely claim that this is caused by a wrong (i.e. too small) valve gap clearence, but funny enough, it really refers just to the exhaust of the rear cylinder... Every long distance test report says this. So I don't believe this, but I have no explanation for this phenomenon. This is not a real severe fault, but once the engine is open, you may fix it."
    Fonte: http://www.ta-deti.de/ta/knownproblems.html
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    Mensagem  Zeus Sex 11 Mar 2011, 17:09

    Na minha opinião (experiencia) de curioso o que relatas tem a ver com o óleo que ela tem.
    A viscosidade é uma medida dos lubrificantes e da capacidade de fluxo em uma dada temperatura. SAE é um código identificador os números que seguem mostra o nível de viscosidade 10w 40 / 20w50. Quanto maior os números que indica o óleo grosso.
    A letra w significa inverno.
    EX: SAE 10w40.
    10(viscosidade)para as condições de temperatura frias 40(viscosidade) para temperaturas quentes. De acordo com as normas SAE.
    Até possivelmente poderás ter um óleo 5w40 e quando a mota esta fria o óleo é muito fino e passa para a câmara de combustão e sai pelo escape. Não esquecer que tem 60 000 KM.
    Poderá ser um motor muito bom mas a idade do motor e o desgaste ninguém o tira.
    Eu primeiro mudava o óleo para 10w40 e depois se continuasse mudaria para um óleo
    20w50, pois estes são os óleos recomendados pela marca.
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    Mensagem  Zeus Sex 11 Mar 2011, 17:15

    Esta é um á parte. “ eu mudava também a válvula escape da biela!!!!!??????”

    Fumarada na minha TA de 1996 - Página 2 94282
    Isto é a brincar.
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    Mensagem  santosam Sex 11 Mar 2011, 22:00

    Zeus escreveu:Na minha opinião (experiencia) de curioso o que relatas tem a ver com o óleo que ela tem.
    A viscosidade é uma medida dos lubrificantes e da capacidade de fluxo em uma dada temperatura. SAE é um código identificador os números que seguem mostra o nível de viscosidade 10w 40 / 20w50. Quanto maior os números que indica o óleo grosso.
    A letra w significa inverno.
    EX: SAE 10w40.
    10(viscosidade)para as condições de temperatura frias 40(viscosidade) para temperaturas quentes. De acordo com as normas SAE.
    Até possivelmente poderás ter um óleo 5w40 e quando a mota esta fria o óleo é muito fino e passa para a câmara de combustão e sai pelo escape. Não esquecer que tem 60 000 KM.
    Poderá ser um motor muito bom mas a idade do motor e o desgaste ninguém o tira.
    Eu primeiro mudava o óleo para 10w40 e depois se continuasse mudaria para um óleo
    20w50, pois estes são os óleos recomendados pela marca.

    Numa primeira impressão pouco científica, que vou fazer, prometo, ter mudado para um óleo 20W50 fez com que a minha TA tenha deixado de consumir o óleo que consumia com o 10W40. Não noto qualquer fumo ou cheiro a óleo queimado, apenas um ralenti mais baixo em frio (o que seria de esperar)
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    Mensagem  HugoTA Sáb 12 Mar 2011, 23:38

    Olá malta, já tenho algumas novidades.
    A minha TA deixou de fazer fumo Smile
    Julgo que o problema era eu deixar o ar ligado mto tempo enquanto deixava a mota a aquecer. Deixava o ar ligado uns 4 minutos e depois desligava e arrancava logo a seguir. Agora ponho a mota a trabalhar e desligo logo o ar e nunca mais fez fumo já não sinto aquele cheiro intenso a gasolina.
    Será este o problema?
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    Mensagem  Zeus Dom 13 Mar 2011, 01:40

    Bem 4 minutos... dava para eu fazer uns bons KM.
    A gasolina esta na hora da morte
    É importante que não apertes quando está fria.
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    Mensagem  HugoTA Dom 13 Mar 2011, 22:25

    Sabes o que é Zeus? Enquanto fumo um cigarrito ela vai aquecendo Smile
    Acham possível ser este o problema? O que é certo é que agora esta impecável.
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    Mensagem  Zeus Seg 14 Mar 2011, 00:20

    Claro.
    Quando nós dizemos que abrimos o ar na realidade estamos a fechar o ar para a mistura ficar mais rica. Depois de quente com a mistura rica o cheiro á combustão(gazes) é mais intenso.(bufadeira)
    Não pensei que tivesses esse procedimento mas nunca achei que fosse problema de motor.
    Pois mencionavas que depois ela estava óptima.
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    Mensagem  santosam Seg 14 Mar 2011, 10:09

    Nos manuais a indicação é que a mota precisa de 10 minutos para atingir a temperatura ideal.
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    Mensagem  jfvf87 Seg 14 Mar 2011, 19:54

    Santosam sabes qual é a média de gasolina com esse óleo?

    Hugo é possível que esse fumo estivesse relacionado com o modo como ligavas o motor. Acredito que essa gasolina extra que entrava quando tinhas o ar fechado diluísse o óleo das paredes dos cilindros(a quantidade que é suposto/normal existir) e originasse a tal fumarada. O acto de fechar o ar serve apenas para facilitar o arranque do motor a friu. Se não for necessário utilizar esse sistema para um bom arranque melhor. Ainda bem que deixou de fazer fumo.

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    Mensagem  santosam Seg 14 Mar 2011, 21:43

    jfvf87 escreveu:Santosam sabes qual é a média de gasolina com esse óleo?

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    Queres dizer o consumo? Não tenho feito médias mas anda mais ou menos no mesmo, passo para a reserva aos 200 e tais kms...
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    Mensagem  red46 Ter 15 Mar 2011, 01:13

    Boas.

    santosam escreveu:
    jfvf87 escreveu:Santosam sabes qual é a média de gasolina com esse óleo?

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    Queres dizer o consumo? Não tenho feito médias mas anda mais ou menos no mesmo, passo para a reserva aos 200 e tais kms...

    Eu ultimamente, passo para a reserva +/- aos 300 kms. A ultima vez que fui atestar, tinha perto de 310 kms feito e quando atestei, só pus +/- 14 lts lá para dentro Fumarada na minha TA de 1996 - Página 2 9444

    Boas curvas
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    Mensagem  HugoTA Qua 14 Set 2011, 21:19

    Olá malta .
    Preciso da vossa ajuda mais uma vez.
    A transalp tem dois radiadores certo? Um é a óleo e outro a agua? É assim?
    Como repomos/verificamos os níveis?
    Obrigado Wink
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    Mensagem  tigusto Qua 14 Set 2011, 21:28

    Boas!
    Sim tem dois radiadores mas em ambos circula água. Apenas um deles tem ventilador (o do lado direito - do acelerador, portanto Rolling Eyes ). O nível deve ser verificado/reposto no depósito de expansão em material plástico na parte lateral da moto. Não tem radiador de óleo.
    Cumps!
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    Mensagem  HugoTA Qua 14 Set 2011, 22:16

    Obrigado Wink
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    Mensagem  Renato Ter 08 Nov 2011, 15:15

    Boas. aproveitando o esclarecimento de duvidas...na minha TA nao consigo ver o nivel do óleo pq esta todo riscado.. hà alguma forma de eu ver o nivel do oleo para o poder controlar? ou é muito caro mudar a viseira do mostrador de oleo?
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    Mensagem  alfredo Ter 08 Nov 2011, 18:45

    Renato escreveu:Boas. aproveitando o esclarecimento de duvidas...na minha TA nao consigo ver o nivel do óleo pq esta todo riscado.. hà alguma forma de eu ver o nivel do oleo para o poder controlar? ou é muito caro mudar a viseira do mostrador de oleo?

    a minha tem uma vareta e é do ano da tua onde é que está o tal visor??
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    Mensagem  Renato Ter 08 Nov 2011, 21:32

    está situado junto á manete do travao da frente.. a nao ser que isso nao seja o nivel do oleo Embarassed
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    Mensagem  alfredo Ter 08 Nov 2011, 21:59

    Renato escreveu:está situado junto á manete do travao da frente.. a nao ser que isso nao seja o nivel do oleo Embarassed
    desculpa lá tavas a falar do oleo de travoes e eu do oleo do motor lol!
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    Mensagem  Renato Qua 09 Nov 2011, 23:03

    desculpa entao é o dos travoes... Razz Razz
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    Mensagem  De Sousa Qua 09 Nov 2011, 23:37

    Fumarada na minha TA de 1996 - Página 2 Oleota

    Para ver o nível de óleo do motor, desenroscas a peça que está circundada a vermelho na imagem.

    Já agora, com a mota fria, retiras a tampa (desenroscas) limpas a vareta e só a poisas ( não enrosques) e retiras para ver o nível, que tem dois riscos, entre os quais deve estar o óleo...

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