Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Acima das 1500 rotações ao relantin  1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Acima das 1500 rotações ao relantin  2438059070

+2
Fabião
dv
6 participantes

    Acima das 1500 rotações ao relantin

    avatar
    dv
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 7
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 06/02/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Acima das 1500 rotações ao relantin  Empty Acima das 1500 rotações ao relantin

    Mensagem  dv Seg 28 Fev 2011, 17:13

    olá a todos
    estou com um problema na minha montada, (transalp 650) que é o seguinte:
    quando o motor fica quente, depois de fazer uma viagem maior o conta rotações ao relantin fica entre as 1500 e as 2000 rotações, quando arrefece volta ao normal.
    alguém me pode dizer a causa do problema e como o resolver.
    desde já obrigado
    Fabião
    Fabião
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1090
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 01/10/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
    Kms: os suficientes

    Acima das 1500 rotações ao relantin  Empty Re: Acima das 1500 rotações ao relantin

    Mensagem  Fabião Seg 28 Fev 2011, 20:18

    Provavelmente mexeram no ralenti com o motor frio e meteram-na com as rpm que achavam certas, mas isso afina-se com o motor quente.


    Abraço

    Fabião
    sadhus
    sadhus
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 44
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 03/02/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600V
    Kms:

    Acima das 1500 rotações ao relantin  Empty Re: Acima das 1500 rotações ao relantin

    Mensagem  sadhus Ter 01 Mar 2011, 08:51

    Boas,

    No outro dia também reparei que quando o motor estava quente as rotações estavam altas, e com o motor frio estava normal. Achei estranho e comecei a fazer filmes do que poderia ser, até que passado 5 minutos lembrei-me do que era.... tinha o ar aberto. Acima das 1500 rotações ao relantin  223734

    Não sei se esse modelo tem, se tiver verifica isso...

    Cumps
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Acima das 1500 rotações ao relantin  Empty Re: Acima das 1500 rotações ao relantin

    Mensagem  jfvf87 Ter 01 Mar 2011, 09:05

    Olá DV

    Penso ser normal ver um aumento de +/- 300 rotações com o aumento significativo da temperatura do motor(a gasolina também aquece e a explosão é mais rápida). A função das octanas na gasolina é que esta não detone antes da ignição. Se a temperatura na camara de combustão for demasiado alta a octanagem não é suficiente e a gasolina detona antes da faisca da vela. Se isso acontecer além de existir um aumento de rotações também vai provocar estrago de material.
    Além do que o Fabião disse da afinação do relanti ser a quente só se faz quando quando a mota está ok a nível de revisão. Por exemplo um filtro de ar sujo torna a mistura mais rica, velas quentes dissipam menos calor, entre outros.
    Penso que esses valores não são alarmantes mas por descargo de consciência aconselho a fazer um checkup.
    Experimentar gasolina com mais octanas também pode ser um meio de diagnostico.
    Corrijam-me se estiver errado.

    Cumprimentos
    Faustino
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Acima das 1500 rotações ao relantin  Empty Re: Acima das 1500 rotações ao relantin

    Mensagem  jfvf87 Ter 01 Mar 2011, 09:08

    O Hugo fez me lembrar da situação de motas com injecção, nesse caso pode estar a existir erros de leitura.
    luis.m.antonio
    luis.m.antonio
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 107
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 13/08/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V (PD06)
    Kms:

    Acima das 1500 rotações ao relantin  Empty Re: Acima das 1500 rotações ao relantin

    Mensagem  luis.m.antonio Ter 01 Mar 2011, 10:52

    Olá Duarte,

    Antes de se pensar em coisas piores, e como já aqui foi falado, já verificaste como está a "choke" ou seja o manipulo que controla o fecho do ar, que deve ser sempre usado enquanto a moto está fria e depois colocado na posição normal.
    Penso que nesse modelos o dito manipulo, está por baixo do deposito do lado esquerdo. (Eu não conheço bem essa moTA).
    Verifica onde está o botão no manual da mesma, se te o entregaram quando a adquiriste.
    E depois diz aqui como estava o mesmo, para o pessoal poder ajudar.

    Um abraço.
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Acima das 1500 rotações ao relantin  Empty Re: Acima das 1500 rotações ao relantin

    Mensagem  TrAnsAlper Ter 01 Mar 2011, 11:28

    dv, parece-me que a situação que reportas não seja um problema.É uma questão de afinação.
    Como já foi aqui descrito, por baixo do depósito (perto do cabo da embraiagem) tens um regulador.Afina a quente...

    Um abraço e boas transalpadas.
    avatar
    dv
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 7
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 06/02/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Acima das 1500 rotações ao relantin  Empty relantin alto

    Mensagem  dv Ter 01 Mar 2011, 12:14

    Bom dia
    Obrigado a todos pelas vossas explicações e tambem pela brevidade, mas vamos ao que interessa:
    A minha moto tem uma patilha para puxar o ar em frio junto da embraige, que após alguns segundos despara, embora não fique totalmente fechada temos de ser nós a fazelo, mas verifiquei essa situação e estava correta.
    está quase nos kms para fazer a revisão vou ver o filtro do ar e dopois volto a dar noticias.
    boas VOLTAS ao volante das grandes máq. transalps.
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Acima das 1500 rotações ao relantin  Empty Re: Acima das 1500 rotações ao relantin

    Mensagem  TrAnsAlper Ter 01 Mar 2011, 12:30

    A patilha que falas é o "choke", para auxiliar a ligar a frio.Só uso mesmo quando está muuuito frio.Ele não dispara (volta ao abrir) sozinho.Temos que ser nós a comandar.

    O botão que te falo é mesmo uma "rodinha preta" de baixo do depósito que esse sim regula o ralenti. Wink

    Um abraço e boas transalpadas.

    Conteúdo patrocinado


    Acima das 1500 rotações ao relantin  Empty Re: Acima das 1500 rotações ao relantin

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 09:12