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Comprei a Transalp a 4 dias e..... 3 avarias.....  1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Comprei a Transalp a 4 dias e..... 3 avarias.....  2438059070

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    Comprei a Transalp a 4 dias e..... 3 avarias.....

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    Mensagem  Antonio Martins Dom 13 Mar 2011, 21:44

    Ola amigos como disse atras comprei a mota na 5ª feira tem 50.000km 1 dono e é de 2002 e depois de umas voltitas estou satisfeito mas pouco, a mota tem 3 avarias que passo a descrever:
    1- a corrente por vezes esta esticada outras vezes tem folga, e faz barulho cadenciado ao andar. olear ou mudar?
    2- lampadas fundidas nos manómetros. como substituir? como se chega lá?
    3- a mola do interruptor do travao de pé esta solta em baixo e nao acciona o interruptor. como po-la no sitio certo?
    Desde ja agradeço qualquer ajuda recebida.
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    Mensagem  Zeus Dom 13 Mar 2011, 22:07

    Boas António Martins.
    Todos os piropos que poderemos dar serão sempre uma suposição. O melhor mesmo será seres tu a analisar o porquê acontece isso.
    Relativamente á corrente não vou supor que tens o veio traseiro desapertado mas alguma coisa se deve passar com a cremalheira e corrente pois deve ter sido mal lubrificada e agora está com esses barulhos cadenciados de dificuldade em ela se dobrar.
    Relativamente á mola do interruptor com uma chave de fenda a pressionar a mola, ela vai lá mas deves ter atenção a uma porca que faz a afinação do interruptor que com jeitinho também vais conseguir isto se não for diferente á 600 pois falo pela minha.
    Isso não é avarias mas umas afinações que sem jeito mas com vontade tu mesmo consegues.
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    Mensagem  claudio gil Dom 13 Mar 2011, 22:14

    Antonio Martins escreveu:Ola amigos como disse atras comprei a mota na 5ª feira tem 50.000km 1 dono e é de 2002 e depois de umas voltitas estou satisfeito mas pouco, a mota tem 3 avarias que passo a descrever:
    1- a corrente por vezes esta esticada outras vezes tem folga, e faz barulho cadenciado ao andar. olear ou mudar?
    2- lampadas fundidas nos manómetros. como substituir? como se chega lá?
    3- a mola do interruptor do travao de pé esta solta em baixo e nao acciona o interruptor. como po-la no sitio certo?
    Desde ja agradeço qualquer ajuda recebida.

    Boas António Martins,

    Passo a responder (ou tentar)

    1- Se faz barulho é porque provavelmente deve estar esticada. Se tanto está esticada como com folga é porque as porcas de afinação não estão bem apertadas. Tenta desapertar o eixo da roda de trás e depois afinas a corrente apertando/desapertando as porcas no fim do braço oscilante. A folga da corrente deve ser entre os 35mm e os 45mm. Quanto à mudança ou olear a corrente, mudar só se a seta que está ao lado dos indicadores do alinhamento da roda traseira passar para o vermelho (que está no autocolante), o olear, deve ser sempre feito quando a corrente estiver seca ou quase seca. No entanto, antes de mexeres em alguma coisa aconselho-te a visitares este tópico - http://www.forumtransalp.com/t2070-tensao-da-corrente?highlight=afina%E7%E3o+corrente

    2- Fácil. Vê neste tópico - http://www.forumtransalp.com/t2555-luzes-dos-manometros?highlight=luzes+man%F3metros

    3- Se está solta é so encaixares a ponta que está solta (no pedal do travão ou no interruptor) no buraco correspondente, salvo seja Razz

    Por fim, não é preciso tanta preocupação. Antes todas as avarias fossem essas (Avaria e Transalp não é compatível Evil or Very Mad ). Sempre a bombar Comprei a Transalp a 4 dias e..... 3 avarias.....  338808

    Cumprimentos
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    Mensagem  Mr. Bakus Dom 13 Mar 2011, 23:27

    Boas
    Se a corrente tem alturas que estica e outras que abranda... vais mesmo ter de pôr uma transmissão nova, no minimo a cramalheira pois está excentrica devendo-se ao facto de ter sido muito pouca lubrificada (quando é assim, nada a fazer). Quanto ao resto é tudo uma questão de bricolage
    Boas transalpadas
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    Mensagem  santosam Seg 14 Mar 2011, 10:03

    Antonio Martins escreveu:Ola amigos como disse atras comprei a mota na 5ª feira tem 50.000km 1 dono e é de 2002 e depois de umas voltitas estou satisfeito mas pouco, a mota tem 3 avarias que passo a descrever:
    1- a corrente por vezes esta esticada outras vezes tem folga, e faz barulho cadenciado ao andar. olear ou mudar?
    2- lampadas fundidas nos manómetros. como substituir? como se chega lá?
    3- a mola do interruptor do travao de pé esta solta em baixo e nao acciona o interruptor. como po-la no sitio certo?
    Desde ja agradeço qualquer ajuda recebida.

    Quando li o tópico fiquei com a impressão que tinhas comprado a mota impecável e que ao fim de 4 dias tinhas tido 3 avarias, o que não é o caso.
    No caso da corrente, e numa mota com 50.000 km, o que se passa é normal numa mota usada. Quando comprei a minha, fui aconselhado a meter um kit de transmissão novo porque assim ficava descansado e não ia ter dúvidas do tratamento dado à antiga pelo antigo dono.
    No caso das luzes, elas já estavam fundidas quando a compraste? O antigo dono podia ter metido isso...
    No caso da mola do travão, é como já foi dito, coisa mínima.
    Abraço
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    Mensagem  cronus Seg 14 Mar 2011, 11:40

    boas e bemvindo.

    como ja foi dito provavelmente o que essa moto tem é falta de manutenção. é algo normal. o aconselhavel á fazer é mesmo trocar o kit transmissao pois poderá estar na sucata e é o melhor a fazer pois se a moto nao veio com livro de revisões nao terás a nocão do que lhe foi feito ou mudado nesses 50 mil k. se tens alguns conhecimentos de mecanica ou jeito para fazer essas coisas podes fazer tudo em casa. senao o melhor será levar a moto a um mecanico que fará essas pequenas reparacoes sem problemas nenhuns. quem dera a muitas motos usadas adquiridas por outros ter só esses problemas. ja agora sugiro ainda uma troca de oleos e filtros, verificacao do oleo da suspencao da frente e da bateria. uma das coisas que gosto de fazer quando compro uma moto é substituir logo a bateria para nao ter nenhuma surpresa.

    boa sorte com a "montada".
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    Mensagem  TrAnsAlper Seg 14 Mar 2011, 14:19

    Quando li o título do tópico fiquei um pouco admirado(3 avarias!! affraid ).Transalp e avaria não combina.Mas foi "publicidade enganosa". Very Happy De facto (ou será de fato? scratch ) não se tratam de avarias mas sim algum desgaste normal.

    Não vou acrescentar nada de novo porque já aqui foram dadas excelentes respostas a todas as dúvidas.Só comento relativamente à corrente.A Transalp conta já com 50.000kms e provavelmente esse kit de transmissão ainda é o de origem.Por isso será normal ter que levar novo...

    De resto, é como disse, as respostas dos camaradas que postaram antes são claras e objectivas.Excelente! Comprei a Transalp a 4 dias e..... 3 avarias.....  463778

    Um abraço e boas transalpadas.


    Última edição por TrAnsAlper em Seg 14 Mar 2011, 21:32, editado 1 vez(es)
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    Mensagem  Antonio Martins Seg 14 Mar 2011, 20:45

    Ola amigos desde ja agradeço todas as vossas palavras que em comunhao com 3 telefonemas que fiz ja acelerou em muito a reparaçao das 3 grandes "avarias".
    -em relacao a luz de travao de pe foi por a mola no sitio e afinar o interruptor.
    -sobre a luz dos manometros esta a mota desmontada a espera das lampadas novas vem amanha.
    -falando sobre a corrente..... ora bem... a avaria esta na cremalheira.... deixou de ser totalmente redonda embora nao seja percetivel a vista desarmada. vou desmontar tudo e depois..... ou 1 cremalheira nova ou 1 kit novo. Bem hajam.

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    Mensagem  De Sousa Seg 14 Mar 2011, 21:16

    Esquece isso da cremalheira nova...

    Pensa mas é no kitt completo, porque sendo a transmissão e estando a cremalheira marada, a corrente e o pinhão também não devem transpirar saúde!!!

    Por isso é melhor meter tudo e ficar sossegado...
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    Mensagem  emidio costa Seg 14 Mar 2011, 23:06

    Malandro estavas a ver se nos enganavas....... 3 avarias numa TA????? Comprei a Transalp a 4 dias e..... 3 avarias.....  223734 Comprei a Transalp a 4 dias e..... 3 avarias.....  161678
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    Mensagem  Antonio Martins Qua 16 Mar 2011, 17:55

    Olá amigos moteiros.... pois ca estou eu outra vez.... entao a motinha foi ao meu "vizinho" Xixó que lhe meteu um kit de transmissao novo.... já esta aviáda para mais uns milhares de kms.... o que la tinha ainda era o de origem durou 50.000km.... muito bom......
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    Mensagem  jfvf87 Qua 16 Mar 2011, 18:30

    É o segundo caso que oiço de um kit de transmissão chegar até aos 50 mil sendo que na Transalp ainda mais admirado fico.
    Boa sorte
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    Mensagem  TrAnsAlper Qua 16 Mar 2011, 18:41

    "Avarias" resolvidas portanto! Comprei a Transalp a 4 dias e..... 3 avarias.....  463778 Como vês nada de grave e quem vir o título do tópico até pode pensar que é verdade! Very Happy

    Faustino, o meu kit de origem fez 40 mil e muitos kms mas esse foi bem tratado(manutenção "epá sim senhor" Comprei a Transalp a 4 dias e..... 3 avarias.....  463778 ).Tive um segundo que nem metade fez(desleixo total Comprei a Transalp a 4 dias e..... 3 avarias.....  223734 ), isto para chegar à conclusão que a manutenção é um dos factores que influência a duração do kit de transmissão como certamente sabes.Outro factor é ser de origem (duram mais) ou da concorrência...Este aparte não é novidade para quase ninguém, mas fica aqui partilhado.

    Um abraço e boas transalpadas.

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