Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Exames de código/Moto 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Exames de código/Moto 2438059070

    Exames de código/Moto

    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Exames de código/Moto Empty Exames de código/Moto

    Mensagem  TrAnsAlper Sex 11 Abr 2008, 10:06

    Segurança

    1-A recolha de informação, feita por cada condutor depende sempre:

    A- Da sinalização existente.
    B- Da experiência e da atitude do condutor.
    C- Do número de vias de trânsito.

    2- Do que depende a distância de reacção?

    A- Da via.
    B- Do consumo de álcool.
    C- Da distância de travagem.

    3-Na condução de um motociclo, o condutor deve posicionar-se:

    A- Com os braços esticados.
    B- Com os braços ligeiramente flectidos.
    C- Conforme lhe der mais jeito.

    4-Circular com o motociclo a velocidade significativamente elevada, implica:

    A- Diminuição da acuidade visual.
    B- Aumento da acuidade visual.
    C- Diminuição da acuidade visual e da distância de travagem.
    D- Aumento da acuidade visual e da distância de travagem.

    5- Das afirmações que se seguem, assinale a que entender como verdadeira:

    A- As dimensões e a velocidade de aproximação dos motociclos contribuem para que estes sejam vistos com significativa facilidade.
    B- As dimensões e a velocidade de aproximação dos motociclos contribuem para que estes sejam vistos com significativa dificuldade.
    C- As dimensões e a velocidade de aproximação dos motociclos contribuem para que o seu condutor aviste os demais utentes com significativa dificuldade.

    6- Tendo em consideração que, por norma, o motociclo é um veículo com elevado poder de aceleração, a mudança de via de trânsito deve:

    A- Ser realizada rapidamente, com recurso à mudança apropriada e a uma forte aceleração.
    B- Ser realizada de forma progressiva.
    C- Ser realizada rapidamente, de uma só vez e sem recurso a acelerações bruscas.

    7- Ao curvar, a inclinação que deve dar-se ao motociclo de duas rodas, depende:

    A- Do piso, da velocidade e do raio da curva.
    B- Do piso, da velocidade, do raio da curva e da capacidade de brecagem do motociclo.
    C- Da velocidade que o veículo atinja, do estado do piso, do diâmetro da curva e da capacidade de brecagem do veículo.

    8- Na condução de um motociclo de duas rodas, em curvas com o mesmo raio de curvatura:

    A- Quanto maior for a velocidade, menor será a inclinação a adoptar.
    B- Quanto maior for a velocidade, maior será a inclinação a adoptar.
    C- A inclinação a adoptar não depende directamente da velocidade de circulação.

    9- Uma das técnicas de condução defensiva é:

    A- Não ultrapassar os limites de velocidade impostos por lei e transitar com as luzes de presença sempre ligadas.
    B- Parar em todas as intersecções, com o objectivo de ceder a passagem.
    C- Não surpreender nem ser surpreendido.

    10- Neste local, pratico técnicas de condução defensiva, se: (sinal de perigo, curva acentuada à direita)

    A- Adaptar a minha condução às características do local.
    B- Transitar no eixo da faixa de rodagem.
    C- Parar, porque o local não tem visibilidade.

    11- Quando chove, a aderência ao piso:

    A- Diminui e a distância de travagem também diminui.
    B- Aumenta, diminuindo no entanto a distância de segurança.
    C- Diminui, aumentando a distância de travagem.

    12- Um dos factores que mais influência a distância de segurança é:
    A- A pressa do condutor.
    B- A velocidade do veiculo.
    C- As marcas rodoviárias que existam na via.
    13- Se for necessário aumentar a distância de segurança devo:
    A- Reduzir a velocidade.
    B- Aumentar a velocidade.
    C- Manter a velocidade desde que mude de via de trânsito

    14- O risco na condução de um motociclo aumenta sempre que circulem em piso molhado:

    A- Uma vez que existe o risco da hidroplanagem, associado a uma diminuição da distância de travagem.
    B- Uma vez que existe o risco de hidroplanagem, associado ao aumento da distância de travagem.
    C- Uma vez que existe o risco de hidroplanagem, associado a um aumento do tempo de reacção.

    15- Como devo de proceder em caso de neve ou gelo?

    A- Circular a velocidade moderada a evitar travagens fortes e utilizar correntes de neve.
    B- Circular a velocidade moderada já que as condições de aderência podem a qualquer momento ficar significativamente reduzidas.
    C- Circular a velocidade moderada sem travagens bruscas para evitar hidroplanagem.

    16- Na condução urbana, as crianças representam um perigo acrescido para a segurança. Entre outros, devido ao facto de:

    A- Serem de pequena estatura.
    B- Reconhecerem facilmente o perigo.
    C- Andarem sempre em grupo.

    17- Um motociclista deve sempre verificar o ângulo morto, antes de:

    A- Reduzir a velocidade.
    B- Assinalar a marcha.
    C- Acelerar para ultrapassar.

    18- Principalmente em condução urbana, os condutores de motociclos, devem evitar:

    A- Passar sobre as tampas de esgoto.
    B- Realizar travagens bruscas sobre as tampas de esgoto.
    C- Cruzar carris destinados à circulação de eléctricos.

    19- Nas vias com tampa de esgoto, estas constituem:

    A- Ponto de instabilidade.
    B- Não constituem ponto de instabilidade.
    C- Pontos de instabilidade, tal como as bermas das auto-estradas.

    20- Os carris destinados à circulação de eléctricos devem ser atravessados o máximo possivél na:

    A- Perpendicular.
    B- Diagonal.
    C- Evitar atravessá-las.

    21- O condutor de um motociclo deve de saber que:

    A- É proibido circular por cima de qualquer marca rodoviária.
    B- Deve evitar a travagem em cima de marcas rodoviárias.
    C- Deve de inclinar o motociclo ao passar em cima de marcas rodoviárias.

    22- No local onde me encontro devo: (zona urbana)

    A- Transitar no eixo da faixa de rodagem e aumentar a velocidade.
    B- Transitar a velocidade moderada.
    C- Transitar no eixo da faixa de rodagem e diminuir a velocidade.

    23- O equilíbrio do motociclo pode ser afectado nesta situação? (vai a conduzir uma scooter, com capacete meio metido na cabeça, as pernas esticadas fora dos estribos, indo uma no ar e a outra a arrastar pelo chão)

    A- Sim.
    B- Não.

    24- Nos motociclos é proibido o transporte de passageiros com idade inferior a:

    A- 7 Anos.
    B- 8 Anos.
    C- 12 Anos.

    25- O condutor do motociclo ao ultrapassar pela direita incorre numa contra-ordenação?

    A- Sim.
    B- Não.

    26- Os motociclos porque são veículos de reduzidas dimensões podem ser estacionados sobre os passeios.

    A- Certo.
    B- Errado.

    27- A ingestão de bebidas alcoólicas em quantidades significativas é susceptível de provocar uma diminuição do campo visual do condutor.

    A- Não, já que o referido efeito é exclusivo do consumo de drogas e da ingestão de medicamentos.
    B- Sim.
    C- Não.

    28- A condução sobre a influência do álcool, é sempre considerada uma contra-ordenação?

    A- Certo.
    B- Errado.

    29- A condução com uma taxa de álcool igual ou superior a 0,8g/l, é considerada:

    A- Contra ordenação grave.
    B- Contra ordenação muito grave.
    C- Crime.

    30- Neste acidente de que resultam feridos, devem de ser submetidos a teste de álcool:

    A- Todos os ocupantes do veículo.
    B- Todos os intervenientes do acidente.

    31- A condução sobre a influência do álcool, provoca no condutor:

    A- Aumento do tempo de reacção.
    B- Diminuição do tempo de reacção.
    C- Aumento dos seus reflexos.

    32- Sempre que à minha frente circule um veículo de marcha lenta, a manobra de ultrapassagem é permitida?

    A- Certo.
    B- Errado.

    33- Nas auto-estradas é permitido:

    A- Ultrapassar, mudar de direcção e estacionar.
    B- Mudar de direcção, parar, ultrapassar e utilizar as luzes de cruzamento.
    C- Mudar de direcção.

    34- Um motociclista pode circular em ziguezague em espaços livres, uma vez que são de pequena dimensão e enorme mobilidade.

    A- Sim.
    B- Não.
    35- Nesta situação devo circular o mais afastado possível da berma. (O motociclo aproxima-se de uma passagem estreita, com piso escorregadio.)

    A- Certo.
    B- Errado.

    36- Das afirmações que se seguem, assinale aquela que entender como verdadeira:

    A- O posicionamento de um motociclo na via deve variar em função do traçado e das circunstâncias do trânsito.
    B- O posicionamento de um motociclo na via deve variar apenas em função do traçado.
    C- O posicionamento de um motociclo na via deve variar apenas em função do motociclo e da experiência do condutor.

    37- É proibido estacionar na faixa de rodagem?

    A- Sim, fora das localidades.
    B- Sim, em qualquer situação dentro das localidades.

    38- Estou a circular numa via de sentido único. Posso estacionar do lado esquerdo? (A única sinalização existente é a linha amarela aposta no bordo do lado direito da faixa de rodagem.)

    A- Sim.
    B- Não.
    C- Sim, porque é obrigatório.

    39- Dentro das localidades, a velocidade, máxima permitida, para todos os motociclos, é sempre de 50 km/h?

    A- Certo.
    B- Errado.

    40- Qual a velocidade máxima para um motociclo de cilindrada inferior a 50 cm3 dentro das localidades?

    A- 50 Km/h.
    B- 40 Km/h.
    C- 30 Km/h.

    41- Qual a velocidade máxima permitida, para o motociclo, dentro das localidades?

    A- 50 Km/h.
    B- 40 Km/h.
    C- 30 Km/h.

    42- Numa passagem estreita onde chego em 1º lugar, devo: (O veículo dos bombeiros não está a sinalizar a marcha de urgência.)

    A- Avançar antes do veículo dos bombeiros.
    B- Avançar depois do veículo dos bombeiros.
    C- Avançar depois do veículo dos bombeiros, pois estes têm sempre prioridade.

    43- Neste local devo: (sinal de perigo, precipício)

    A- Moderar a velocidade, porque a via não tem saída.
    B- Manter a velocidade até ao precipício e aí inverter o sentido de marcha.
    C- Moderar a velocidade.

    44- Se não oferecer perigo para os outros ocupantes da via, devo ceder passagem à ambulância. (a ambulância assinala marcha de urgência e tem um stop)

    A- Certo.
    B- Errado.

    45-Um destes sinais verticais indica que existe obras no local. (são dois sinais de perigo; um com um ponto de exclamação, outro que existem obras no local)

    A- Sim.
    B- Não, estes sinais apenas indicam que existem algumas alterações ao trânsito.
    C- Sim, ambos os sinais.

    46- As acelerações bruscas que não provocam derrapagens, podem comprometer a estabilidade de um motociclo de 2 rodas?

    A- Sim, uma vez que a aceleração provoca diminuição de aderência do pneu da frente.
    B- Sim, uma vez que a aceleração provoca diminuição de aderência do pneu da retaguarda.
    C- Sim, uma vez que a aceleração provoca diminuição de aderência de ambos os pneus.

    47- O condutor de um motociclo de 2 rodas deve de subir para o veículo:

    A- Pelo lado esquerdo com o descanso lateral na posição de descido.
    B- Pelo lado direito.
    C- Pelo lado direito com o descanso lateral na posição de descido.

    48- Relativamente à travagem em motociclos de 2 rodas, indique qual a afirmação correcta:

    A- Na condução de motociclos, o travão da roda da frente é utilizado com mais frequência que o da roda de trás.
    B- Na condução de motociclos o travão da roda de trás, é utilizado com maior frequência que o travão da roda da frente.
    C- Na condução de motociclos os travões são utilizados com a mesma frequência e intensidade.

    49- Um motociclo pode transportar uma criança de seis anos?

    A- Sim, desde que tenhas mais de 1,50m.
    B- Sim em qualquer situação.
    C- Não,excepto se o veículo tiver caixa rigída,adequado ao transporte de pessoas.
    D-Não,nunca.
    50- Circulo a 100 Km/h e em 4ª velocidade, se precisar de reduzir a velocidade, é aconselhável a redução directa para 2ª?

    A- Sim, desde que necessite de efectuar uma travagem mais eficiente.
    B- Não, uma vez que essa redução poderá implicar uma derrapagem da roda de trás.
    C- Sim, em caso de emergência e desde que se trate de um motociclo com transmissão por corrente.

    51- Em qual das seguintes vias existe, regra geral, uma maior diversidade de utentes?

    A- Nas Auto-Estradas.
    B- Nas vias reservadas a automóveis e motociclos.
    C- Nas vias urbanas.

    52- Numa estrada nacional e logo após a curva, posso encontrar a circular um conjunto de veículos constituído por tractor agrícola com reboque?

    A- Não.
    B- Não, pois este tipo de veículos só pode circular nas estradas municipais.
    C- Sim, posso.

    53- Quando for determinada a cassação do título de condução, ao condutor, não pode ser concedido novo título por período mínimo de:

    A- 3 Meses.
    B- 6 Meses.
    C- 2 Anos.

    54- Posso seguir sempre nesta via de trânsito? (auto-estrada…via da esquerda)

    A- Sim, se for a velocidade elevada.
    B- Não, apenas pelo tempo necessário para ultrapassar.


    Última edição por TrAnsAlper em Sex 11 Abr 2008, 10:09, editado 1 vez(es)
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Exames de código/Moto Empty Re: Exames de código/Moto

    Mensagem  TrAnsAlper Sex 11 Abr 2008, 10:08

    Soluções

    Segurança
    1-B
    2-B
    3-B
    4-A
    5-B
    6-B
    7-A
    8-B
    9-C
    10-A
    11-C
    12-B
    13-A
    14-B
    15-B
    16-A
    17-C
    18-B
    19-A
    20-A
    21-B
    22-B
    23-A
    24-A
    25-B
    26-B
    27-B
    28-B
    29-B
    30-B
    31-A
    32-B
    33-C
    34-B
    35-B
    36-A
    37-A
    38-B
    39-B
    40-B
    41-A
    42-A
    43-C
    44-A
    45-A
    46-A
    47-A
    48-B
    49-D
    50-B
    51-C
    52-C
    53-C
    54-B

    Continua...
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Exames de código/Moto Empty Re: Exames de código/Moto

    Mensagem  TrAnsAlper Sex 11 Abr 2008, 11:13

    Equipamento

    1-Um blusão para motociclista deve de ter protecções rígidas, pelo menos, ao nível:

    A- Dos ombros e cotovelos.
    B- Dos ombros, cotovelos, coluna e peito.
    C- Dos ombros, cotovelos, coluna, barriga e peito.

    2-A nível de segurança como deve de ser o vestuário de um motociclista?

    A- Feito de uma matéria adequada para o proteger em caso de queda.
    B- De pele, para melhor respirabilidade.
    C- Impermeável para melhor mobilidade.

    3-O vestuário adequado de um motociclista, tal como o capacete é considerado um equipamento de:

    A- Segurança passiva.
    B- Segurança activa.
    C- Não tem nada a ver com segurança, apenas tem a ver com o conforto.

    4-O condutor de um veículo de duas rodas, deve preferir:

    A- Vestuário em pele, já que oferece mais segurança, do que o material em gorotex.
    B- Vestuário em gorotex, já que é mais seguro do que o material em pele
    C- Vestuário em plástico, já que é mais leve que qualquer outro.


    5- Durante as épocas quentes, devo preferir a utilização de:

    A- Uma T-shirt à de um blusão, já que este pode provocar transpiração.
    B- Um blusão à de uma t-shirt.
    C- Um vestuário de manga curta ou sem mangas.


    6- Na condução de motociclos devo preferir:

    A- Vestuário que não esvoace.
    B- Vestuário largo, para me sentir à vontade.
    C- Vestuário justo.

    Durante uma viagem longa, um condutor de um motociclo deve de utilizar:

    A- Uma cinta adequada, destinada a proteger a coluna, muito embora aumente o cansaço.
    B- Uma cinta adequada que proteja a coluna e reduza o cansaço.
    C-Uma cinta adequada sob pena de cometer uma contra-ordenaç
    8-Como devem de ser as botas de um motociclista?

    A- Leves e maleáveis.
    B- Devem proteger o tornozelo.
    C- Fáceis de descalçar.

    9- Na condução de um motociclo, as botas utilizadas:

    A- Devem proteger o tornozelo.
    E-B- Não devem cobrir o tornozelo, para não dificultar a movimentação dos pés.
    F- C- Devem de ser em pele, porque é o material, a oferecer melhores condições de segurança..

    10- Qual a “vida útil” de um capacete de gama média,
    com uma utilização normal e sem ter sofrido quedas?

    A- A indicada pelo fabricante do capacete.
    B- A indicada pelo fabricante de cada motociclo.
    C- 4 anos.

    11-Um capacete que caia da mão do seu utilizador e embata no chão pode:

    A- Danificar a sua estrutura externa ,mas nunca a interna.
    B- Danificar a estrutura interna e externa.
    C- Danificar o esmalte, o que compromete sempre a sua estrutura interna.


    12- O capacete de protecção só é obrigatório para o condutor de motociclos:

    A- Certo.
    B- Errado.


    13- Na compra de um capacete tenho de ter em conta que este seja homologado?:

    A- Sim.
    B- Não.


    14- O capacete de protecção deve:

    A- Ser homologado.
    B- Ser apertado, podendo ser homologado ou não.
    C- Ser com viseira, mesmo não sendo homologado.

    15- O condutor de um motociclo, deve de saber que:

    A- Quanto mais leve for um capacete, mais condições de segurança reúne.
    B- Quanto mais pesado for um capacete, mais segurança oferece.
    C- O nível de segurança de um capacete, não tem relação directa com o peso..
    16- Para sua segurança, o condutor de um motociclo, deve de preferir:

    G- A utilização de um capacete integral (fechado) à de um capacete jet (aberto).
    B- A utilização de um capacete jet à de um capacete integral.
    C- A utilização de um capacete integral, ainda que não homologado, à de um capacete jet.

    17- O calçado da passageira do motociclo é adequado à situação? (Está de chinelos em cima da scooter)

    A- Sim, porque é apenas uma passageira.
    B- Sim, desde que pressione com força, os pés contra os pedais de apoio.
    C- Não, apesar de não ser condutora.
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Exames de código/Moto Empty Re: Exames de código/Moto

    Mensagem  TrAnsAlper Sex 11 Abr 2008, 11:14

    Soluções


    Equipamento

    1-A
    2-A
    3-A
    4-B
    5-B
    6-A
    7-B
    8-B
    9-A
    10-A
    11-B
    12-B
    13-A
    14-A
    15-C
    16-A
    17-C
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Exames de código/Moto Empty Re: Exames de código/Moto

    Mensagem  TrAnsAlper Sex 11 Abr 2008, 11:19

    Mecânica

    1-Os motociclos nunca são alvo de inspecção técnica?

    A- Certo

    B- Errado.

    2-Uma correcta manutenção do veículo, é um factor que tem grande influência na segurança rodoviária.

    A- Certo.

    B- Errado.

    3-No motociclo, o quadro é constituído por uma estrutura do tipo:

    A- Monobloco.

    B- Tubular.

    C- Chassi de longarinas e travessas.

    4-O conta-rotações indica:


    A- O número de rotações do motor por quilómetros percorridos.

    B- O número de rotações do motor por minuto.

    C- O número de rotações do motor por metro percorrido.


    5- Um motociclo com sistema de travagem sem ABS (anti-bloqueio) como deve de travar?:

    A- Apenas com o travão da frente.

    B- Só com o travão de trás.

    C- Ambos, fazendo mais pressão com o da frente.


    6- Como deve de ser verificado o nível de óleo no motor dos motociclos?

    A- Com o motor em funcionamento e o veiculo apoiado no descanso central.

    B- Com o motor parado, de preferência frio, e o veiculo apoiado no descanso lateral.

    C- Com o motor parado, de preferência quente, e o veiculo apoiado no descanso lateral.

    D- Com o motor parado e o veículo apoiado no descanso central.


    7- A que nível o óleo do motor dos motociclos se deve manter?



    A- No nível nunca inferior ao máximo.

    B- No nível nunca superior ao máximo e muito próximo do mínimo.

    C- No nível entre o máximo e o mínimo, mas preferencialmente, próximo do máximo.



    8- Os pneus dos motociclos devem apresentar um relevo de, pelo menos:



    A- 1 milímetro (mm).

    B- 1,5 milímetros (mm).

    C- 1,6 milímetros (mm).



    9- Os pneus têm melhor aderência quando tiverem feito 2000Kms do que têm com zero quilómetros.



    A- Certo.

    B- Errado.



    10- Nos motociclos equipados com amortecedores reguláveis, os ajustamentos possíveis e adequados, devem de ser realizados:



    A- Em oficina credenciada, especializada para o efeito.

    B- Pelo seu fabricante, uma única vez, no acto da entrega do veículo.

    C- Pelo condutor, sempre que forem necessários.



    11- Tratando-se da suspensão traseira, nomeadamente do amortecedor, com aumento da compressão pretende-se:



    A- Diminuir a velocidade ascensorial da roda, reduzindo a possibilidade do amortecedor chegar ao fim do curso.

    B- Aumentar a velocidade.

    C- Aumentar os movimentos laterais angulares da roda.



    12- Normalmente pode efectuar-se o ajustamento da pré-carga da mola em motociclos com “mono-amortecedor” traseiro ou unidade única?



    A- Sim.

    B- Não.

    C- Sim, mas unicamente na fábrica.



    13-Na condução de motociclos a distância das mãos do condutor ás manetes de embraiagem e travão da frente deve de ser ajustada:



    A- Sentando-se o condutor mais à frente ou mais atrás no acento.

    B- Inclinando o corpo mais ou menos para a frente.

    C- Através da afinação das manetes.



    14-Que instrumentos se avistam na parte direita dos motociclos?



    A- Comutador de luzes e interruptor das luzes indicadoras de mudança de direcção.

    B- Interruptor de paragem de emergência e interruptor de luzes.



    15- Uma luz verde num motociclo com a inscrição “N” significa:

    A- Óleo.

    B- Luzes de estrada.

    C- Ponto morto.

    16- O interruptor de paragem de emergência dos motociclos tem como função:



    A- Interromper o funcionamento do motor e, em simultâneo, desactivar todo o sistema eléctrico.

    B- Interromper o funcionamento do motor.

    C- Evitar que o motociclo, em caso de queda, derrame gasolina e possa vir a incendiar-se.





    17- O estado de limpeza do veículo pode influenciar a eficácia das luzes.



    A- Certo.

    B- Errado.



    18- Para engrenar as mudanças, é necessário:



    A- Desligar o movimento das rodas do movimento do motor.

    B- Ligar o movimento das rodas ao movimento do motor.

    C- Travar o motor.



    19- Neste local (sinal de inclinação acentuada a 10%), devo moderar a velocidade, utilizando para o efeito:



    A- O motor, através da caixa de velocidades.

    B- O travão de serviço.

    C- O motor e o travão de estacionamento.



    20- Durante uma redução na caixa de velocidades as probabilidades da roda traseira derrapar são maiores:



    A- Nos motociclos com veio de transmissão do que os equipados com transmissão por corrente.

    B- Nos motociclos com corrente do que os equipados com veio de transmissão.



    21- A força do motor dos motociclos de duas rodas é transmitida à roda motora por meio de:



    A- Corrente, correia dentada ou veio de transmissão.

    B- Corrente, correia de fibra de vidro ou veio de transmissão em carbono.

    C- Corrente, correia de policarbonato ou veio de transmissão em compósito.



    22- Se o meu motociclo emitir ruídos superiores aos limites máximos fixados, fico sujeito ao pagamento de uma coima?



    A- Sim.

    B- Não.



    23- Nos motociclos modernos é proibido substituir a panela de escape?



    A- Sim, uma vez que só pode ser utilizada a de origem.

    B- Não, desde que exista como único cuidado a fixação da nova panela de maneira a não haver fugas de gases.

    C- Não, desde que se trate de um modelo homologado e não ultrapasse os níveis de ruído constantes no livrete do motociclo.

    24- O motociclo em circulação pode continuar na via se tiver uma avaria de luzes de cruzamento? (duas faixas no mesmo sentido, encontrando-se o motociclo na faixa da esquerda)



    A- Sim, desde que circule devagar.

    B- Sim, se tiver em funcionamento a luz de estrada, a luz de presença da frente e a luz de paragem.

    C- Não.



    25- Após cada lavagem, o sistema de transmissão dos motociclos deve:



    A- Ser lubrificado, seja qual for o sistema.

    B- Ser lubrificado, desde que se trate do sistema composto por corrente.

    C- Ser lubrificado, desde que se trate do sistema composto por corrente ou correia dentada.



    26- Na lavagem de um motociclo com uma mangueira, devo evitar lançar água sobre pressão nas seguintes zonas:



    A- Nos pneumáticos, no carburador, no silenciador, nos travões e no interruptor de ignição.

    B- No carburador, nas jantes, na corrente de transmissão e nos travões.

    C- No assento e na saída do silenciador do escape.



    27- Em alguns motociclos, é possível afinar a extensão das manetes de travão da frente e embraiagem, ajustamento que deve ser realizado:



    A- Só em oficina especializada.

    B- Pelo fabricante e apenas na afinação do veículo em novo.

    C- Directamente pelo condutor.



    28- O utilizador de um motociclo pode regular a compressão dos amortecedores?



    A- Sim, em determinados motociclos.

    B- Não.

    C- Só nos motociclos todo-o-terreno.



    29- Quando é preciso transportar mais peso num motociclo, a necessidade de regulação da pré-carga da mola é a mesma, tanto para a roda dianteira como para a roda traseira?



    A- Sim.

    B- Não, ela é sempre mais necessária na roda dianteira.

    C- Não, ela é sempre mais necessária na roda traseira.



    30- Para garantir a utilização correcta de um motociclo de 2 rodas, o condutor deve saber que:



    A- Os pneus dos motociclos de estrada têm na sua constituição borracha suave, o que garante bom nível de aderência.

    B- Os pneus dos motociclos de estrada têm na sua constituição borracha bastante dura, o que garante bom nível de aderência.

    C- Os pneus dos motociclos de estrada têm na sua constituição borracha sem qualquer elasticidade, o que garante bom nível de aderência.

    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Exames de código/Moto Empty Re: Exames de código/Moto

    Mensagem  TrAnsAlper Sex 11 Abr 2008, 11:20

    Soluções

    Mecânica

    1-B
    2-A
    3-B
    4-B
    5-C
    6-D
    7-C
    8-A
    9-A
    10-C
    11-A
    12-A
    13-C
    14-B
    15-C
    16-B
    17-A
    18-A
    19-A
    20-A
    21-A
    22-A
    23-C
    24-C
    25-B
    26-C
    27-C
    28-A
    29-C
    30-A
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Exames de código/Moto Empty Re: Exames de código/Moto

    Mensagem  TrAnsAlper Sex 11 Abr 2008, 11:21

    Quem tiver mais alguns pode postar aqui à vontade.
    Este foram retirados do Motonline,num post da minha amiga Missxx!
    Um abraço e boas transalpadas.


    Mais alguns aqui:

    http://www.testesdecodigo.com/

    Conteúdo patrocinado


    Exames de código/Moto Empty Re: Exames de código/Moto

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 15:39