Segurança
1-A recolha de informação, feita por cada condutor depende sempre:
A- Da sinalização existente.
B- Da experiência e da atitude do condutor.
C- Do número de vias de trânsito.
2- Do que depende a distância de reacção?
A- Da via.
B- Do consumo de álcool.
C- Da distância de travagem.
3-Na condução de um motociclo, o condutor deve posicionar-se:
A- Com os braços esticados.
B- Com os braços ligeiramente flectidos.
C- Conforme lhe der mais jeito.
4-Circular com o motociclo a velocidade significativamente elevada, implica:
A- Diminuição da acuidade visual.
B- Aumento da acuidade visual.
C- Diminuição da acuidade visual e da distância de travagem.
D- Aumento da acuidade visual e da distância de travagem.
5- Das afirmações que se seguem, assinale a que entender como verdadeira:
A- As dimensões e a velocidade de aproximação dos motociclos contribuem para que estes sejam vistos com significativa facilidade.
B- As dimensões e a velocidade de aproximação dos motociclos contribuem para que estes sejam vistos com significativa dificuldade.
C- As dimensões e a velocidade de aproximação dos motociclos contribuem para que o seu condutor aviste os demais utentes com significativa dificuldade.
6- Tendo em consideração que, por norma, o motociclo é um veículo com elevado poder de aceleração, a mudança de via de trânsito deve:
A- Ser realizada rapidamente, com recurso à mudança apropriada e a uma forte aceleração.
B- Ser realizada de forma progressiva.
C- Ser realizada rapidamente, de uma só vez e sem recurso a acelerações bruscas.
7- Ao curvar, a inclinação que deve dar-se ao motociclo de duas rodas, depende:
A- Do piso, da velocidade e do raio da curva.
B- Do piso, da velocidade, do raio da curva e da capacidade de brecagem do motociclo.
C- Da velocidade que o veículo atinja, do estado do piso, do diâmetro da curva e da capacidade de brecagem do veículo.
8- Na condução de um motociclo de duas rodas, em curvas com o mesmo raio de curvatura:
A- Quanto maior for a velocidade, menor será a inclinação a adoptar.
B- Quanto maior for a velocidade, maior será a inclinação a adoptar.
C- A inclinação a adoptar não depende directamente da velocidade de circulação.
9- Uma das técnicas de condução defensiva é:
A- Não ultrapassar os limites de velocidade impostos por lei e transitar com as luzes de presença sempre ligadas.
B- Parar em todas as intersecções, com o objectivo de ceder a passagem.
C- Não surpreender nem ser surpreendido.
10- Neste local, pratico técnicas de condução defensiva, se: (sinal de perigo, curva acentuada à direita)
A- Adaptar a minha condução às características do local.
B- Transitar no eixo da faixa de rodagem.
C- Parar, porque o local não tem visibilidade.
11- Quando chove, a aderência ao piso:
A- Diminui e a distância de travagem também diminui.
B- Aumenta, diminuindo no entanto a distância de segurança.
C- Diminui, aumentando a distância de travagem.
12- Um dos factores que mais influência a distância de segurança é:
A- A pressa do condutor.
B- A velocidade do veiculo.
C- As marcas rodoviárias que existam na via.
13- Se for necessário aumentar a distância de segurança devo:
A- Reduzir a velocidade.
B- Aumentar a velocidade.
C- Manter a velocidade desde que mude de via de trânsito
14- O risco na condução de um motociclo aumenta sempre que circulem em piso molhado:
A- Uma vez que existe o risco da hidroplanagem, associado a uma diminuição da distância de travagem.
B- Uma vez que existe o risco de hidroplanagem, associado ao aumento da distância de travagem.
C- Uma vez que existe o risco de hidroplanagem, associado a um aumento do tempo de reacção.
15- Como devo de proceder em caso de neve ou gelo?
A- Circular a velocidade moderada a evitar travagens fortes e utilizar correntes de neve.
B- Circular a velocidade moderada já que as condições de aderência podem a qualquer momento ficar significativamente reduzidas.
C- Circular a velocidade moderada sem travagens bruscas para evitar hidroplanagem.
16- Na condução urbana, as crianças representam um perigo acrescido para a segurança. Entre outros, devido ao facto de:
A- Serem de pequena estatura.
B- Reconhecerem facilmente o perigo.
C- Andarem sempre em grupo.
17- Um motociclista deve sempre verificar o ângulo morto, antes de:
A- Reduzir a velocidade.
B- Assinalar a marcha.
C- Acelerar para ultrapassar.
18- Principalmente em condução urbana, os condutores de motociclos, devem evitar:
A- Passar sobre as tampas de esgoto.
B- Realizar travagens bruscas sobre as tampas de esgoto.
C- Cruzar carris destinados à circulação de eléctricos.
19- Nas vias com tampa de esgoto, estas constituem:
A- Ponto de instabilidade.
B- Não constituem ponto de instabilidade.
C- Pontos de instabilidade, tal como as bermas das auto-estradas.
20- Os carris destinados à circulação de eléctricos devem ser atravessados o máximo possivél na:
A- Perpendicular.
B- Diagonal.
C- Evitar atravessá-las.
21- O condutor de um motociclo deve de saber que:
A- É proibido circular por cima de qualquer marca rodoviária.
B- Deve evitar a travagem em cima de marcas rodoviárias.
C- Deve de inclinar o motociclo ao passar em cima de marcas rodoviárias.
22- No local onde me encontro devo: (zona urbana)
A- Transitar no eixo da faixa de rodagem e aumentar a velocidade.
B- Transitar a velocidade moderada.
C- Transitar no eixo da faixa de rodagem e diminuir a velocidade.
23- O equilíbrio do motociclo pode ser afectado nesta situação? (vai a conduzir uma scooter, com capacete meio metido na cabeça, as pernas esticadas fora dos estribos, indo uma no ar e a outra a arrastar pelo chão)
A- Sim.
B- Não.
24- Nos motociclos é proibido o transporte de passageiros com idade inferior a:
A- 7 Anos.
B- 8 Anos.
C- 12 Anos.
25- O condutor do motociclo ao ultrapassar pela direita incorre numa contra-ordenação?
A- Sim.
B- Não.
26- Os motociclos porque são veículos de reduzidas dimensões podem ser estacionados sobre os passeios.
A- Certo.
B- Errado.
27- A ingestão de bebidas alcoólicas em quantidades significativas é susceptível de provocar uma diminuição do campo visual do condutor.
A- Não, já que o referido efeito é exclusivo do consumo de drogas e da ingestão de medicamentos.
B- Sim.
C- Não.
28- A condução sobre a influência do álcool, é sempre considerada uma contra-ordenação?
A- Certo.
B- Errado.
29- A condução com uma taxa de álcool igual ou superior a 0,8g/l, é considerada:
A- Contra ordenação grave.
B- Contra ordenação muito grave.
C- Crime.
30- Neste acidente de que resultam feridos, devem de ser submetidos a teste de álcool:
A- Todos os ocupantes do veículo.
B- Todos os intervenientes do acidente.
31- A condução sobre a influência do álcool, provoca no condutor:
A- Aumento do tempo de reacção.
B- Diminuição do tempo de reacção.
C- Aumento dos seus reflexos.
32- Sempre que à minha frente circule um veículo de marcha lenta, a manobra de ultrapassagem é permitida?
A- Certo.
B- Errado.
33- Nas auto-estradas é permitido:
A- Ultrapassar, mudar de direcção e estacionar.
B- Mudar de direcção, parar, ultrapassar e utilizar as luzes de cruzamento.
C- Mudar de direcção.
34- Um motociclista pode circular em ziguezague em espaços livres, uma vez que são de pequena dimensão e enorme mobilidade.
A- Sim.
B- Não.
35- Nesta situação devo circular o mais afastado possível da berma. (O motociclo aproxima-se de uma passagem estreita, com piso escorregadio.)
A- Certo.
B- Errado.
36- Das afirmações que se seguem, assinale aquela que entender como verdadeira:
A- O posicionamento de um motociclo na via deve variar em função do traçado e das circunstâncias do trânsito.
B- O posicionamento de um motociclo na via deve variar apenas em função do traçado.
C- O posicionamento de um motociclo na via deve variar apenas em função do motociclo e da experiência do condutor.
37- É proibido estacionar na faixa de rodagem?
A- Sim, fora das localidades.
B- Sim, em qualquer situação dentro das localidades.
38- Estou a circular numa via de sentido único. Posso estacionar do lado esquerdo? (A única sinalização existente é a linha amarela aposta no bordo do lado direito da faixa de rodagem.)
A- Sim.
B- Não.
C- Sim, porque é obrigatório.
39- Dentro das localidades, a velocidade, máxima permitida, para todos os motociclos, é sempre de 50 km/h?
A- Certo.
B- Errado.
40- Qual a velocidade máxima para um motociclo de cilindrada inferior a 50 cm3 dentro das localidades?
A- 50 Km/h.
B- 40 Km/h.
C- 30 Km/h.
41- Qual a velocidade máxima permitida, para o motociclo, dentro das localidades?
A- 50 Km/h.
B- 40 Km/h.
C- 30 Km/h.
42- Numa passagem estreita onde chego em 1º lugar, devo: (O veículo dos bombeiros não está a sinalizar a marcha de urgência.)
A- Avançar antes do veículo dos bombeiros.
B- Avançar depois do veículo dos bombeiros.
C- Avançar depois do veículo dos bombeiros, pois estes têm sempre prioridade.
43- Neste local devo: (sinal de perigo, precipício)
A- Moderar a velocidade, porque a via não tem saída.
B- Manter a velocidade até ao precipício e aí inverter o sentido de marcha.
C- Moderar a velocidade.
44- Se não oferecer perigo para os outros ocupantes da via, devo ceder passagem à ambulância. (a ambulância assinala marcha de urgência e tem um stop)
A- Certo.
B- Errado.
45-Um destes sinais verticais indica que existe obras no local. (são dois sinais de perigo; um com um ponto de exclamação, outro que existem obras no local)
A- Sim.
B- Não, estes sinais apenas indicam que existem algumas alterações ao trânsito.
C- Sim, ambos os sinais.
46- As acelerações bruscas que não provocam derrapagens, podem comprometer a estabilidade de um motociclo de 2 rodas?
A- Sim, uma vez que a aceleração provoca diminuição de aderência do pneu da frente.
B- Sim, uma vez que a aceleração provoca diminuição de aderência do pneu da retaguarda.
C- Sim, uma vez que a aceleração provoca diminuição de aderência de ambos os pneus.
47- O condutor de um motociclo de 2 rodas deve de subir para o veículo:
A- Pelo lado esquerdo com o descanso lateral na posição de descido.
B- Pelo lado direito.
C- Pelo lado direito com o descanso lateral na posição de descido.
48- Relativamente à travagem em motociclos de 2 rodas, indique qual a afirmação correcta:
A- Na condução de motociclos, o travão da roda da frente é utilizado com mais frequência que o da roda de trás.
B- Na condução de motociclos o travão da roda de trás, é utilizado com maior frequência que o travão da roda da frente.
C- Na condução de motociclos os travões são utilizados com a mesma frequência e intensidade.
49- Um motociclo pode transportar uma criança de seis anos?
A- Sim, desde que tenhas mais de 1,50m.
B- Sim em qualquer situação.
C- Não,excepto se o veículo tiver caixa rigída,adequado ao transporte de pessoas.
D-Não,nunca.
50- Circulo a 100 Km/h e em 4ª velocidade, se precisar de reduzir a velocidade, é aconselhável a redução directa para 2ª?
A- Sim, desde que necessite de efectuar uma travagem mais eficiente.
B- Não, uma vez que essa redução poderá implicar uma derrapagem da roda de trás.
C- Sim, em caso de emergência e desde que se trate de um motociclo com transmissão por corrente.
51- Em qual das seguintes vias existe, regra geral, uma maior diversidade de utentes?
A- Nas Auto-Estradas.
B- Nas vias reservadas a automóveis e motociclos.
C- Nas vias urbanas.
52- Numa estrada nacional e logo após a curva, posso encontrar a circular um conjunto de veículos constituído por tractor agrícola com reboque?
A- Não.
B- Não, pois este tipo de veículos só pode circular nas estradas municipais.
C- Sim, posso.
53- Quando for determinada a cassação do título de condução, ao condutor, não pode ser concedido novo título por período mínimo de:
A- 3 Meses.
B- 6 Meses.
C- 2 Anos.
54- Posso seguir sempre nesta via de trânsito? (auto-estrada…via da esquerda)
A- Sim, se for a velocidade elevada.
B- Não, apenas pelo tempo necessário para ultrapassar.
1-A recolha de informação, feita por cada condutor depende sempre:
A- Da sinalização existente.
B- Da experiência e da atitude do condutor.
C- Do número de vias de trânsito.
2- Do que depende a distância de reacção?
A- Da via.
B- Do consumo de álcool.
C- Da distância de travagem.
3-Na condução de um motociclo, o condutor deve posicionar-se:
A- Com os braços esticados.
B- Com os braços ligeiramente flectidos.
C- Conforme lhe der mais jeito.
4-Circular com o motociclo a velocidade significativamente elevada, implica:
A- Diminuição da acuidade visual.
B- Aumento da acuidade visual.
C- Diminuição da acuidade visual e da distância de travagem.
D- Aumento da acuidade visual e da distância de travagem.
5- Das afirmações que se seguem, assinale a que entender como verdadeira:
A- As dimensões e a velocidade de aproximação dos motociclos contribuem para que estes sejam vistos com significativa facilidade.
B- As dimensões e a velocidade de aproximação dos motociclos contribuem para que estes sejam vistos com significativa dificuldade.
C- As dimensões e a velocidade de aproximação dos motociclos contribuem para que o seu condutor aviste os demais utentes com significativa dificuldade.
6- Tendo em consideração que, por norma, o motociclo é um veículo com elevado poder de aceleração, a mudança de via de trânsito deve:
A- Ser realizada rapidamente, com recurso à mudança apropriada e a uma forte aceleração.
B- Ser realizada de forma progressiva.
C- Ser realizada rapidamente, de uma só vez e sem recurso a acelerações bruscas.
7- Ao curvar, a inclinação que deve dar-se ao motociclo de duas rodas, depende:
A- Do piso, da velocidade e do raio da curva.
B- Do piso, da velocidade, do raio da curva e da capacidade de brecagem do motociclo.
C- Da velocidade que o veículo atinja, do estado do piso, do diâmetro da curva e da capacidade de brecagem do veículo.
8- Na condução de um motociclo de duas rodas, em curvas com o mesmo raio de curvatura:
A- Quanto maior for a velocidade, menor será a inclinação a adoptar.
B- Quanto maior for a velocidade, maior será a inclinação a adoptar.
C- A inclinação a adoptar não depende directamente da velocidade de circulação.
9- Uma das técnicas de condução defensiva é:
A- Não ultrapassar os limites de velocidade impostos por lei e transitar com as luzes de presença sempre ligadas.
B- Parar em todas as intersecções, com o objectivo de ceder a passagem.
C- Não surpreender nem ser surpreendido.
10- Neste local, pratico técnicas de condução defensiva, se: (sinal de perigo, curva acentuada à direita)
A- Adaptar a minha condução às características do local.
B- Transitar no eixo da faixa de rodagem.
C- Parar, porque o local não tem visibilidade.
11- Quando chove, a aderência ao piso:
A- Diminui e a distância de travagem também diminui.
B- Aumenta, diminuindo no entanto a distância de segurança.
C- Diminui, aumentando a distância de travagem.
12- Um dos factores que mais influência a distância de segurança é:
A- A pressa do condutor.
B- A velocidade do veiculo.
C- As marcas rodoviárias que existam na via.
13- Se for necessário aumentar a distância de segurança devo:
A- Reduzir a velocidade.
B- Aumentar a velocidade.
C- Manter a velocidade desde que mude de via de trânsito
14- O risco na condução de um motociclo aumenta sempre que circulem em piso molhado:
A- Uma vez que existe o risco da hidroplanagem, associado a uma diminuição da distância de travagem.
B- Uma vez que existe o risco de hidroplanagem, associado ao aumento da distância de travagem.
C- Uma vez que existe o risco de hidroplanagem, associado a um aumento do tempo de reacção.
15- Como devo de proceder em caso de neve ou gelo?
A- Circular a velocidade moderada a evitar travagens fortes e utilizar correntes de neve.
B- Circular a velocidade moderada já que as condições de aderência podem a qualquer momento ficar significativamente reduzidas.
C- Circular a velocidade moderada sem travagens bruscas para evitar hidroplanagem.
16- Na condução urbana, as crianças representam um perigo acrescido para a segurança. Entre outros, devido ao facto de:
A- Serem de pequena estatura.
B- Reconhecerem facilmente o perigo.
C- Andarem sempre em grupo.
17- Um motociclista deve sempre verificar o ângulo morto, antes de:
A- Reduzir a velocidade.
B- Assinalar a marcha.
C- Acelerar para ultrapassar.
18- Principalmente em condução urbana, os condutores de motociclos, devem evitar:
A- Passar sobre as tampas de esgoto.
B- Realizar travagens bruscas sobre as tampas de esgoto.
C- Cruzar carris destinados à circulação de eléctricos.
19- Nas vias com tampa de esgoto, estas constituem:
A- Ponto de instabilidade.
B- Não constituem ponto de instabilidade.
C- Pontos de instabilidade, tal como as bermas das auto-estradas.
20- Os carris destinados à circulação de eléctricos devem ser atravessados o máximo possivél na:
A- Perpendicular.
B- Diagonal.
C- Evitar atravessá-las.
21- O condutor de um motociclo deve de saber que:
A- É proibido circular por cima de qualquer marca rodoviária.
B- Deve evitar a travagem em cima de marcas rodoviárias.
C- Deve de inclinar o motociclo ao passar em cima de marcas rodoviárias.
22- No local onde me encontro devo: (zona urbana)
A- Transitar no eixo da faixa de rodagem e aumentar a velocidade.
B- Transitar a velocidade moderada.
C- Transitar no eixo da faixa de rodagem e diminuir a velocidade.
23- O equilíbrio do motociclo pode ser afectado nesta situação? (vai a conduzir uma scooter, com capacete meio metido na cabeça, as pernas esticadas fora dos estribos, indo uma no ar e a outra a arrastar pelo chão)
A- Sim.
B- Não.
24- Nos motociclos é proibido o transporte de passageiros com idade inferior a:
A- 7 Anos.
B- 8 Anos.
C- 12 Anos.
25- O condutor do motociclo ao ultrapassar pela direita incorre numa contra-ordenação?
A- Sim.
B- Não.
26- Os motociclos porque são veículos de reduzidas dimensões podem ser estacionados sobre os passeios.
A- Certo.
B- Errado.
27- A ingestão de bebidas alcoólicas em quantidades significativas é susceptível de provocar uma diminuição do campo visual do condutor.
A- Não, já que o referido efeito é exclusivo do consumo de drogas e da ingestão de medicamentos.
B- Sim.
C- Não.
28- A condução sobre a influência do álcool, é sempre considerada uma contra-ordenação?
A- Certo.
B- Errado.
29- A condução com uma taxa de álcool igual ou superior a 0,8g/l, é considerada:
A- Contra ordenação grave.
B- Contra ordenação muito grave.
C- Crime.
30- Neste acidente de que resultam feridos, devem de ser submetidos a teste de álcool:
A- Todos os ocupantes do veículo.
B- Todos os intervenientes do acidente.
31- A condução sobre a influência do álcool, provoca no condutor:
A- Aumento do tempo de reacção.
B- Diminuição do tempo de reacção.
C- Aumento dos seus reflexos.
32- Sempre que à minha frente circule um veículo de marcha lenta, a manobra de ultrapassagem é permitida?
A- Certo.
B- Errado.
33- Nas auto-estradas é permitido:
A- Ultrapassar, mudar de direcção e estacionar.
B- Mudar de direcção, parar, ultrapassar e utilizar as luzes de cruzamento.
C- Mudar de direcção.
34- Um motociclista pode circular em ziguezague em espaços livres, uma vez que são de pequena dimensão e enorme mobilidade.
A- Sim.
B- Não.
35- Nesta situação devo circular o mais afastado possível da berma. (O motociclo aproxima-se de uma passagem estreita, com piso escorregadio.)
A- Certo.
B- Errado.
36- Das afirmações que se seguem, assinale aquela que entender como verdadeira:
A- O posicionamento de um motociclo na via deve variar em função do traçado e das circunstâncias do trânsito.
B- O posicionamento de um motociclo na via deve variar apenas em função do traçado.
C- O posicionamento de um motociclo na via deve variar apenas em função do motociclo e da experiência do condutor.
37- É proibido estacionar na faixa de rodagem?
A- Sim, fora das localidades.
B- Sim, em qualquer situação dentro das localidades.
38- Estou a circular numa via de sentido único. Posso estacionar do lado esquerdo? (A única sinalização existente é a linha amarela aposta no bordo do lado direito da faixa de rodagem.)
A- Sim.
B- Não.
C- Sim, porque é obrigatório.
39- Dentro das localidades, a velocidade, máxima permitida, para todos os motociclos, é sempre de 50 km/h?
A- Certo.
B- Errado.
40- Qual a velocidade máxima para um motociclo de cilindrada inferior a 50 cm3 dentro das localidades?
A- 50 Km/h.
B- 40 Km/h.
C- 30 Km/h.
41- Qual a velocidade máxima permitida, para o motociclo, dentro das localidades?
A- 50 Km/h.
B- 40 Km/h.
C- 30 Km/h.
42- Numa passagem estreita onde chego em 1º lugar, devo: (O veículo dos bombeiros não está a sinalizar a marcha de urgência.)
A- Avançar antes do veículo dos bombeiros.
B- Avançar depois do veículo dos bombeiros.
C- Avançar depois do veículo dos bombeiros, pois estes têm sempre prioridade.
43- Neste local devo: (sinal de perigo, precipício)
A- Moderar a velocidade, porque a via não tem saída.
B- Manter a velocidade até ao precipício e aí inverter o sentido de marcha.
C- Moderar a velocidade.
44- Se não oferecer perigo para os outros ocupantes da via, devo ceder passagem à ambulância. (a ambulância assinala marcha de urgência e tem um stop)
A- Certo.
B- Errado.
45-Um destes sinais verticais indica que existe obras no local. (são dois sinais de perigo; um com um ponto de exclamação, outro que existem obras no local)
A- Sim.
B- Não, estes sinais apenas indicam que existem algumas alterações ao trânsito.
C- Sim, ambos os sinais.
46- As acelerações bruscas que não provocam derrapagens, podem comprometer a estabilidade de um motociclo de 2 rodas?
A- Sim, uma vez que a aceleração provoca diminuição de aderência do pneu da frente.
B- Sim, uma vez que a aceleração provoca diminuição de aderência do pneu da retaguarda.
C- Sim, uma vez que a aceleração provoca diminuição de aderência de ambos os pneus.
47- O condutor de um motociclo de 2 rodas deve de subir para o veículo:
A- Pelo lado esquerdo com o descanso lateral na posição de descido.
B- Pelo lado direito.
C- Pelo lado direito com o descanso lateral na posição de descido.
48- Relativamente à travagem em motociclos de 2 rodas, indique qual a afirmação correcta:
A- Na condução de motociclos, o travão da roda da frente é utilizado com mais frequência que o da roda de trás.
B- Na condução de motociclos o travão da roda de trás, é utilizado com maior frequência que o travão da roda da frente.
C- Na condução de motociclos os travões são utilizados com a mesma frequência e intensidade.
49- Um motociclo pode transportar uma criança de seis anos?
A- Sim, desde que tenhas mais de 1,50m.
B- Sim em qualquer situação.
C- Não,excepto se o veículo tiver caixa rigída,adequado ao transporte de pessoas.
D-Não,nunca.
50- Circulo a 100 Km/h e em 4ª velocidade, se precisar de reduzir a velocidade, é aconselhável a redução directa para 2ª?
A- Sim, desde que necessite de efectuar uma travagem mais eficiente.
B- Não, uma vez que essa redução poderá implicar uma derrapagem da roda de trás.
C- Sim, em caso de emergência e desde que se trate de um motociclo com transmissão por corrente.
51- Em qual das seguintes vias existe, regra geral, uma maior diversidade de utentes?
A- Nas Auto-Estradas.
B- Nas vias reservadas a automóveis e motociclos.
C- Nas vias urbanas.
52- Numa estrada nacional e logo após a curva, posso encontrar a circular um conjunto de veículos constituído por tractor agrícola com reboque?
A- Não.
B- Não, pois este tipo de veículos só pode circular nas estradas municipais.
C- Sim, posso.
53- Quando for determinada a cassação do título de condução, ao condutor, não pode ser concedido novo título por período mínimo de:
A- 3 Meses.
B- 6 Meses.
C- 2 Anos.
54- Posso seguir sempre nesta via de trânsito? (auto-estrada…via da esquerda)
A- Sim, se for a velocidade elevada.
B- Não, apenas pelo tempo necessário para ultrapassar.
Última edição por TrAnsAlper em Sex 11 Abr 2008, 10:09, editado 1 vez(es)