Caros companheiros motociclistas,
Como eu já havia mencionado anteriormente, sou um português com casa no Brasil, mais precisamente em Recife, onde comprei o último exemplar brasileiro da TA, modelo 2014/14 zero Km ABS, em outubro de 2015. Fi-lo porque Qui-lo. Apostei na marca Honda tão bem estabelecida no Brasil, com uma enorme rede de concessionárias espalhadas naquele continente sul-americano.
Já tive muitas motos, e no momento tenho apenas 4: Em Portugal, a Crosstourer, e no Brasil, um conjunto diversificado como exige o Brasil, mas para ser explícito, tenho a TA, uma MT-07 ABS e uma amada Yamaha XT 600 E com 20 mil Kms.
Esta última carrega-me para as aventuras offroad que precisam de uma relação de confiança entre o dono e a danada. A XT 600 nunca me deixou na mão, e eu fui a lugares muito perigosos de se ir sozinho, onde não iria numa mota com qualquer eletrônica instalada.
A MT-07 surgiu num impulso: estava no meio de um engarrafamento e perdi a cabeça: entrei na primeira concessionária que me surgiu, paguei no cartão de débito à vista, e saí com ela sem placa da loja e cheguei ao compromisso que havia marcado e não podia falhar..
A TA, entretanto, foi fruto de uma escolha muito consciente. Pensei e pesquisei durante inúmeras madrugadas... Queria uma moto para fazer longas viagens no Brasil, tendo em conta que somente a Honda pode de verdade prestar assistência técnica num paíse onde podemos rodar 5000 km sem sair do lugar...
Feliz andava eu até que descobri aos 500 km o problema do schimming quando soltava as mãos do guidom para descansar por 5 segundos da posição de condução da TA...
Ohhhh
Pensem numa dor de cabeça, numa humilhação como consumidor de motocicletas...
Reclamei : os mecânicos no Brasil só têm formação de vendedor... OHHHH
Deixei a TA em início de Janeiro do corrente ano na Concessionária Honda para fazer a revisão dos 1000 km...
Soube que andaram a mexer na mota, a se informar, alinharam os raios, etc etc etc. e a TA xima e xima de todo jeito, mas é o jeito dela, segundo me dizem...
O que fiz??? Deixei a TA na concessionária e não tive nem vontade de ir lá buscar a moto... está lá, paga, com 1000 km, revisão feita... e em função desse defeito, que coloca a minha segurança em jogo, não tive a menor vontade de ir lá retirar a mota da oficina HONDA... que onda...
Já li sobre a matéria e alguns sortidos dizem que resolveram o problema... mas não são assertivos... entendo que as melhores sugestões são
1) trocar o jogo de pneus Bridgestone originais e colocar Metzler
2) Colocar contrapesos de chumbo no guidom
3) regular a caixa de direção, tirando a sua originalidade,e isso não vou arriscar porque seria a mesma coisa do que jogar porcaria no ventilador...
Quanto aos pneus, vou fazer isso, gastar em pneus novos quando tenho os pneus novos de fábrica, mas isso sai mais barato do que abandonar uma motocicleta por desgosto, porque não tenho vontade de vender a TA porque reluto em acreditar que esse problema não tenha solução... talvez seja eu que não tenha solução, ou a solução esteja em vender a TA para alguém que não tenha conhecimento do assunto, assim como a Honda fez comigo...
Quanto aos contrapesos, poderia alguém me ajudar com alguma especificação, considerando que a TA tem contrapesos por dentro do cano do guidom???
Relativamente à caixa de direção, no Brasil é difícil encontrar até quem faça alinhamento e balanceamento de rodas com aros, quanto mais regular de forma segura uma caixa de direção...
Alguém poderia me ajudar com alguma sugestão, com o intuito de evitar que a minha TA seja a única na face da terra que vai enferrujar na oficina da marca com 1000 km devido à depressão e indignação que o defeito do schimming causou ao seu titular luso-brasileiro...