Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Corrente não chega às velas 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Corrente não chega às velas 2438059070

3 participantes

    Corrente não chega às velas

    Luis Pinho
    Luis Pinho
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 47
    Masculino
    Idade : 41
    Data de inscrição : 03/01/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600
    Kms: 61000 e picos

    Corrente não chega às velas Empty Corrente não chega às velas

    Mensagem  Luis Pinho Qua 18 Jan 2012, 23:43

    Boas,
    Este fim-de-semana quando chegava de uma volta de cerca de 20 km decidi meter gasolina. Quando queria voltar a arrancar a mota já não pegou. Acabei por ficar sem bateria de tanto insistir.
    Hoje com a bateria já carregada voltei a tentar e nada.
    Saquei uma das velas (que são novas) para fora e com ela no cachimbo e com a rosca a tocar no motor (para que possa haver corrente) tentei ligar a mota. A vela não deu qualquer tipo de faisca.
    O mesmo se passa com uma das velas do outro cilindro.(só testei uma por cilindro)
    Ou seja, não tenho corrente a chegar ás velas.
    Alguém pode ajudar?
    Só espero que não seja dos cdi's...
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Corrente não chega às velas Empty Re: Corrente não chega às velas

    Mensagem  jfvf87 Qui 19 Jan 2012, 13:18

    Viva

    Há um fusível de 10Amp(vermelho) que corta a alimentação dos cdi(Está na caixa de fusíveis junto à ignição). Tenta isso que é o mais provável(Vê com atenção porque já apanhei um que parecia inteiro). Depois tens um díodo perto dos CDI's que também causa o mesmo sintoma. Se isso não ajudar diz alguma coisa.

    Cumprimentos
    Faustino
    Luis Pinho
    Luis Pinho
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 47
    Masculino
    Idade : 41
    Data de inscrição : 03/01/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600
    Kms: 61000 e picos

    Corrente não chega às velas Empty Re: Corrente não chega às velas

    Mensagem  Luis Pinho Qui 19 Jan 2012, 14:18

    jfvf87 escreveu:Viva

    Há um fusível de 10Amp(vermelho) que corta a alimentação dos cdi(Está na caixa de fusíveis junto à ignição). Tenta isso que é o mais provável(Vê com atenção porque já apanhei um que parecia inteiro). Depois tens um díodo perto dos CDI's que também causa o mesmo sintoma. Se isso não ajudar diz alguma coisa.

    Cumprimentos
    Faustino

    Obrigado pela dica.
    Já estive a ver e realmente um dos fusíveis de 10A está solto (faltam as patilhas metálicas).
    Não sei é se esse fusível não será um dos suplentes. (no autocolante que esta por dentro da tampa da caixa de fusíveis não é perceptível)
    Já andei à procura, mas não consigo encontrar nenhum esquema da caixa de fusíveis.
    Podes ajudar?
    Mais uma vez obrigado.
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Corrente não chega às velas Empty Re: Corrente não chega às velas

    Mensagem  jfvf87 Qui 19 Jan 2012, 15:02

    Se não estou em erro é o fusível que fica ao lado do díodo na caixa de fusíveis. Fusíveis em falsas pistas são suplentes.

    Se o autocolante não ajuda verifica todos. Se visualmente originar dúvidas ou colocas outro ou fazes teste de continuidade com um multímetro.

    Faustino

    Luis Pinho
    Luis Pinho
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 47
    Masculino
    Idade : 41
    Data de inscrição : 03/01/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600
    Kms: 61000 e picos

    Corrente não chega às velas Empty Re: Corrente não chega às velas

    Mensagem  Luis Pinho Sex 20 Jan 2012, 00:14

    Então é o seguinte:
    Hoje estive a verificar os fusíveis todos (os da caixa e o de 30A que está ao lado de rectificador).
    Verifiquei as fichas de ligação dos cachimbos e também as fichas que estão debaixo do deposito (basicamente ligam a parte de frente da mota à parte de trás).
    E nada! Continua a não chegar corrente às velas.
    O meu alternador já não andava grande coisa e se calhar foi à vida de vez...
    Mas não sei se seria razão para não chegar lá corrente visto que o motor de arranque gira.
    Também me lembrei que pode ser o corta corrente que avariou e agora não deixa lá chegar corrente (nas 600's o c.corrente deixa o motor de arranque girar mas não dá faisca nas velas).
    Se alguém se lembrar de mais alguma solução é muito bem-vinda.
    Obrigado
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Corrente não chega às velas Empty Re: Corrente não chega às velas

    Mensagem  jfvf87 Sex 20 Jan 2012, 07:48

    Bom dia

    Pelos sintomas não tem nada a ver com o alternador. Na 600 o que alimenta os cdi's é a bateria, ou seja podes desligar o alternador que a mota deverá trabalhar.

    Se não é fusível queimado poderá ser o díodo perto dos cdi's ou algum mau contacto na instalação. Na minha opinião é muito improvável que 4 bobines ou 4 velas ou 2 pickup coils ou 2 cdi's avariem repentinamente, ao mesmo tempo e de modo permanente.

    Verificados os fusíveis convêm ver se está a chegar energia aos cdi's ou até onde esta chega. Cada CDI tem 6 pinos, dois para receber a corrente da bateria, 2 para receber o sinal das pickup coils e outros dois para mandar a corrente às bobines. Se não estou em erro os 2 pinos que alimentam cada Cdi são os da ficha com apenas 2 pinos, posso confirmar se decidires testar.
    Não sei se tens multímetro ou quais os teus conhecimentos mas para testar pode ser com uma lâmpada de 12V.

    Diz alguma coisa.

    Cumprimentos
    Faustino
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Corrente não chega às velas Empty Re: Corrente não chega às velas

    Mensagem  jfvf87 Sex 20 Jan 2012, 08:05

    Luis Pinho escreveu:... o de 30A que está ao lado de rectificador)
    Esse fusível é da bobine de chamada e só interfere com o motor de arranque. Aproveito para reforçar a atenção nos fusíveis.
    Um fusível que vá queimando lentamente devido a um componente que trabalha mas está defeituoso não fica escuro, não tem cheiro, não derrete e mal se nota o intervalo no filamento. Desculpa esta teimosia Rolling Eyes mas isso parece-me mais fácil do que parece Very Happy

    Luis Pinho
    Luis Pinho
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 47
    Masculino
    Idade : 41
    Data de inscrição : 03/01/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600
    Kms: 61000 e picos

    Corrente não chega às velas Empty Re: Corrente não chega às velas

    Mensagem  Luis Pinho Seg 23 Jan 2012, 14:48

    jfvf87 escreveu:
    Luis Pinho escreveu:... o de 30A que está ao lado de rectificador)
    Esse fusível é da bobine de chamada e só interfere com o motor de arranque. Aproveito para reforçar a atenção nos fusíveis.
    Um fusível que vá queimando lentamente devido a um componente que trabalha mas está defeituoso não fica escuro, não tem cheiro, não derrete e mal se nota o intervalo no filamento. Desculpa esta teimosia Rolling Eyes mas isso parece-me mais fácil do que parece Very Happy


    Epah tinhas razão, era realmente muito mais simples do que parecia. Mas não era nenhum fusível...
    Na sexta mudei-lhe o alternador, arranjei uma Transit, carreguei a Transalp lá para cima e levei-a ao mecânico.
    Deixei-a lá e quando voltei o gajo até gozou comigo a dizer que tinha 2 cdi's queimados e o cilindro colado!!! Shocked Shocked Shocked
    Depois carregou no start e ela pegou à 1ª!!!
    Resultado, era uma ficha que estava a fazer mau contacto. Embarassed
    Só que eu nem sabia da existência da dita ficha, porque dos cachimbos até à ignição eu testei todas as fichas que vi, até tirei o deposito para verificar todas as fichas que estão naquela bolsa de borracha e nada.
    Esta está ao pé das fichas dos piscas, do lado direito da mota.
    Acabei por gastar 10 euros quando até já tinha andado a ver preços de cdi's.

    Fiquei tão contente com a mota que a premiei com um fim-de-semana de offroad na Guarda com a malta das AT's. cheers cheers cheers
    A velhinha esteve a 1700 mts de altitude, rolou na neve, fez mais de 500 km e até voou!!!
    Depois deixo umas fotos do fim-de-semana.

    Obrigadão pela ajuda. Se num destes próximos fds for para o sul, combinamos as minis da praxe!!!
    Um abraço
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Corrente não chega às velas Empty Re: Corrente não chega às velas

    Mensagem  jfvf87 Seg 23 Jan 2012, 15:28

    Corrente não chega às velas 463778 olha fiz o que pude.
    E quanto às minis e uma volta offroad voto a favor Very Happy .

    Cumprimentos
    Faustino

    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Corrente não chega às velas Empty Re: Corrente não chega às velas

    Mensagem  Transouto Qua 25 Jan 2012, 23:33

    Ainda bem que se resolveu tudo de forma barata e fácil...

    V

    Conteúdo patrocinado


    Corrente não chega às velas Empty Re: Corrente não chega às velas

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 14 maio 2024, 20:18