TodayAdventure Qui 23 Jul 2009, 22:45
Depois de ler a sequência de mensagens fico com a sensação de que ainda não percebeste a origem do problema... Se for um problema de CDI, nada tem a ver com "afinações".
Caso se trate do CDI, é normal apresentar-se como um sintoma intermitente, até que um dia falha mesmo definitivamente. Como as TA(s) do ano da tua têm dois CDI(s), fica a funcionar com um só cilindro e em princípio não te deixa na estrada. É relativamente fácil perceber se se trata do CDI e qual deles tem o problema. Um deles "mexe" com o conta-rotações. Consoante vejas o conta-rotações a funcionar ou não (e podes trocar a posição dos dois para tirar as dúvidas), sabes qual o defeituoso.
Os CDI(s) avariam, não por causa da electrónica, mas porque a sua posição na moto, logo por baixo do banco, é de modo a os circuitos impressos ou contactos deteriorarem-se por pressão do plástico rígido do banco, sobretudo com condutores pesados. A "reparação" consiste em remover a "casca" plástica da unidade e refazer as soldaduras dos contactos deteriorados. Depois recobre-se com fita isoladora. No entanto esta operação, que está descrita em alguns "sites" na net, só tem sucesso em alguns casos (50%). Se nao tiver, tenta-se encontrar um no ebay ou compra-se numa casa de peças usadas, pois a peça na Honda é relativamente cara. Depois precisas de encontrar uma solução para evitar que volte a acontecer no futuro. Uma forma é colocar uma plaquinha rígida sobre a bolsa que contém os CDI(s) - entre a bolsa e o banco - ou mudar os CDI(s) de lugar.
Mas não faças nada antes de ter a certeza que é CDI. Ou testas tu ou mandas testar.
Não sei se estás mesmo em Bragança, mas cá na cidade, conheço um mecânico por quem ponho as mãos no fogo e que tenho a certeza te resolve o problema. Tu possivelmente também conhecerás... Manda-me uma mensagem privada se quiseres o contacto e que te encaminhe; é meu amigo e tenho nele toda a confiança.
Em qualquer caso, boa sorte!
Zé Paulo.