Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Tubo de Respiro do Cárter da XL600 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Tubo de Respiro do Cárter da XL600 2438059070

4 participantes

    Tubo de Respiro do Cárter da XL600

    Asterix
    Asterix
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 132
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 08/09/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V/1994
    Kms: 37500 e a somar

    Tubo de Respiro do Cárter da XL600 Empty Tubo de Respiro do Cárter da XL600

    Mensagem  Asterix Qui 08 Mar 2012, 10:31

    Não encontrei nenhum tópico que referisse este assunto por isso duvido que toda a gente saiba e tenha isto em atenção. No manual está bem axplícito que se deve drenar o tubo em assunto sempre que se faz manutenção ou sempre que na parte transparente do mesmo se vejam resíduos.

    Ver imagem do manual:
    Tubo de Respiro do Cárter da XL600 Cbt



    No meu caso uns dias após ter feito a revisão drenei o mesmo e saiu uma grande quantidade de líquido asqueroso (tipo uma água preta com óleo). Dado que aquilo saiu um bocado descontroladamente não deu para ver muito bem a quantidade mas talvez desse para encher uma garrafita de Mini. Não faço ideia de quando aquilo havia sido drenado pela última vez e no meu caso o tubo está completamente e irremediavelmente preto (já foi transparente segundo o manual).

    Tenho a impressão de que a seguir a ter feito isso a mota passou a responder melhor ao punho e principalmente passou a responder muito melhor a baixas rotações (entre as 2 e as 3.000), o que não acontecia antes. Antes evitava essa faixa de rotações pois era um pouco instável, mas dada a minha ignorância achava normal. Como isto quase coincidiu com a revisão pode não ser causa directa mas parece-me que pelo menos influenciou.
    Tecedeiro
    Tecedeiro
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 178
    Masculino
    Idade : 40
    Data de inscrição : 10/02/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V/1992
    Kms: A contar...

    Tubo de Respiro do Cárter da XL600 Empty Re: Tubo de Respiro do Cárter da XL600

    Mensagem  Tecedeiro Qui 08 Mar 2012, 10:48

    Agora lembrei-me disso e não sei se o mecânico fez isso na revisão... Tenho de lhe perguntar...

    Segundo o Haynes o parafuso deve ser trocado por novo. Será que é mesmo preciso?
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Tubo de Respiro do Cárter da XL600 Empty Re: Tubo de Respiro do Cárter da XL600

    Mensagem  jfvf87 Qui 08 Mar 2012, 11:00

    Bem Shocked ... uma mini? De Martini não? mesmo assim...

    Também me parece que muita gente desconhece a existência desse tubo e o problema é que ele com o tempo deixa de ser transparente devido à sujidade, por isso, numa revisão é bom método abrir e fechar.

    Cumprimentos
    Faustino
    Asterix
    Asterix
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 132
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 08/09/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V/1994
    Kms: 37500 e a somar

    Tubo de Respiro do Cárter da XL600 Empty Re: Tubo de Respiro do Cárter da XL600

    Mensagem  Asterix Qui 08 Mar 2012, 11:12

    colinmctec escreveu:
    Segundo o Haynes o parafuso deve ser trocado por novo. Será que é mesmo preciso?

    Não é um parafuso. É uma espécie de rolha que fica segura ao tubo de borracha com uma mola. Dá para ver na imagem.
    Acho que não vale a pena trocar. Aquilo veda bem e mesmo que pingasse sempre ia drenando sozinho...
    Asterix
    Asterix
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 132
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 08/09/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V/1994
    Kms: 37500 e a somar

    Tubo de Respiro do Cárter da XL600 Empty Re: Tubo de Respiro do Cárter da XL600

    Mensagem  Asterix Qui 08 Mar 2012, 11:20

    jfvf87 escreveu:Bem Shocked ... uma mini? De Martini não? mesmo assim...

    Também me parece que muita gente desconhece a existência desse tubo e o problema é que ele com o tempo deixa de ser transparente devido à sujidade, por isso, numa revisão é bom método abrir e fechar.

    Cumprimentos
    Faustino

    Caríssimo, garanto que foi mais do que um mini Martini. Aquilo esguichou, fez uma poça no chão e ainda caiu um bocado numa embalagem de óleo vazia para a qual estava a tentar drenar (sem grande sucesso diga-se). Tubo de Respiro do Cárter da XL600 223734

    Também gostava da tua opinião acerca do impacto na performance. Achas que pode ter a ver ou terá mais a ver com a revisão? Na revisão mudei óleo, filtro de ar, filtro de óleo e velas. Em relação às velas duas delas tinham muito pior aspecto pelo que penso que na anterior revisão só tinham mudado duas. Na Mototur (onde mudei apenas as velas) disseram que estavam esbranquiçadas o que indica mistura pobre. Sei que este tubo também tem a ver com a admissão de ar pelo que poderá ter resolvido este problema (ou não)?
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Tubo de Respiro do Cárter da XL600 Empty Re: Tubo de Respiro do Cárter da XL600

    Mensagem  jfvf87 Qui 08 Mar 2012, 13:33

    Fisicamente não sei se esse liquido sujo consegue chegar ao bocal do tubo de respiro dentro da caixa mas se for possível parece-me que tal quantidade de sujidade (liquida) poderá ter impacto negativo na prestação devido à disposição das partes mecânicas deste tipo de motor em particular, que a cada volta da cambota provoca pressão e depressão significativa no cárter ao contrário da generalidade dos motores de 4 cilindros e outros bi-cilíndricos. Embora acredite que esse impacto é tão baixo que seja impossível notar alguma coisa sem equipamento especial.

    Um óleo bastante degradado consegue reduzir bastante a prestação de um motor. De tal forma que o motor acelerado ao máximo não consiga chegar nem perto do redline.

    Todo o sistema de admissão de ar tem grande importância no desempenho do motor. De tal forma que um motor afinado para determinado filtro de ar pode receber uma mistura demasiado rica quando o filtro fica demasiado obstruído.

    Apesar de toda a revisão que a essa mota sofreu ter impacto na prestação do motor penso (pelo que disseste) que o mais significativo ter sido as velas.
    Quanto à mistura pobre não sei onde poderá ter origem(não me parece estar relacionado com o que foi feito) mas estás no bom caminho, revisão feita! As velas são o diagnostico mais acessível da mistura.
    Agora é dar umas voltas com a mota e ver o estado das velas de cada cilindro. Por mim pode-se verificar apenas uma por cilindro, as mais acessíveis, porque em principio a vela vizinha estará na mesma condição. Se a coloração da vela melhorar óptimo, era a falta da revisão. Por curiosidade verifica se o modelo da novas é igual ao das velhas porque existem para o mesmo motor velas mais frias e mais quentes...


    Já agora se não estou em erro disseste no outro tópico que a revisão foi por volta dos 70 euros na Mototur. Pareceu-me um excelente preço para o que foi feito!

    Cumprimentos
    Faustino

    Asterix
    Asterix
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 132
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 08/09/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V/1994
    Kms: 37500 e a somar

    Tubo de Respiro do Cárter da XL600 Empty Re: Tubo de Respiro do Cárter da XL600

    Mensagem  Asterix Qui 08 Mar 2012, 15:25

    Faustino, relembro o tópico no qual contribuí sobre a manutenção. Os 70€ foram só para as peças, excepto o óleo + a mão de obra das velas. A mudança dos filtros e do óleo foi feita por mim (daí ter perdido um parafuso do filtro de ar por não ter dado aperto suficiente).

    http://www.forumtransalp.com/t1091p180-onde-fazemos-as-revisoes

    Acerca das prestações não acho que antes da revisão ela estivesse a andar mal nem tinha dificuldade em chegar ao red-line. Simplesmente acho que agora tem uma resposta mais pronta e principalmente responde muito melhor a baixa rotação (abaixo das 3.000). Quando tirei o óleo este não tinha mau aspecto, se bem que a análise visual não dá para grandes conclusões mas sei que um óleo em péssimo estado mais parece massa consistente.

    Eu vi as velas velhas e eram exactamente do mesmo modelo (NGK DPR8EA-9) que são as mais habituais.

    Outra coisa que notei depois desta mudança: tive que acelerar um pouco o ralenti pois a quente ficava por volta das 1.100rpm quando antes rondava as 1.300rpm.

    Aproveito para anexar outra imagem sobre o tubo. A informação desta imagem permite perceber o motivo pelo qual ele existe.

    Tubo de Respiro do Cárter da XL600 Cbt2t

    fated
    fated
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 52
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 22/02/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600 V 1994
    Kms: 54000

    Tubo de Respiro do Cárter da XL600 Empty Re: Tubo de Respiro do Cárter da XL600

    Mensagem  fated Qui 08 Mar 2012, 16:00

    Asterix escreveu:A mudança dos filtros e do óleo foi feita por mim (daí ter perdido um parafuso do filtro de ar por não ter dado aperto suficiente).

    Não tiveste dificuldade a tirar os parafusos do filtro de ar? Eu finalmente ontem consegui tirar 2 mas um deles nem se mexe! Já está um pouco moido, nem sei como o tirar, já tentei chaves normais, electricas, WD40, alicates a agarrar na cabeça mas não sai do sitio. Conseguiste arranjar um parafuso para substituir esse que perdeste?
    Uma dica, para a próxima manda vir o material do ebay, ainda poupas uns trocos, o meu filtro de ar chegou ontem e ficou por 18 euros preço final com portes com tudo e parece ser de boa qualidade.
    Asterix
    Asterix
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 132
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 08/09/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V/1994
    Kms: 37500 e a somar

    Tubo de Respiro do Cárter da XL600 Empty Re: Tubo de Respiro do Cárter da XL600

    Mensagem  Asterix Qui 08 Mar 2012, 17:50

    fated escreveu:
    Asterix escreveu:A mudança dos filtros e do óleo foi feita por mim (daí ter perdido um parafuso do filtro de ar por não ter dado aperto suficiente).

    Não tiveste dificuldade a tirar os parafusos do filtro de ar? Eu finalmente ontem consegui tirar 2 mas um deles nem se mexe! Já está um pouco moido, nem sei como o tirar, já tentei chaves normais, electricas, WD40, alicates a agarrar na cabeça mas não sai do sitio. Conseguiste arranjar um parafuso para substituir esse que perdeste?
    Uma dica, para a próxima manda vir o material do ebay, ainda poupas uns trocos, o meu filtro de ar chegou ontem e ficou por 18 euros preço final com portes com tudo e parece ser de boa qualidade.

    Os parafusos estavam bem apertados mas em bom estado pelo que não foi difícil retirar. Se a cabeça está moída o que eu faria era criar um corte na cabeça do parafuso com um rebarbadeira de forma a que consigas desapertar com uma chave de fendas grande. Caso não resulte e a cabeça parta terás que tomar outra medida mais drástica que é furar com uma broca de diâmetro inferior ao corpo do parafuso e depois precisarás de um macho para fazer nova rosca. A caixa do filtro de ar sendo de plástico poderá não resistir à segunda hipótese.

    Já recebi cotação da Mototur e esta parafuso com anilha custa 0,57€ + IVA. Para já tenho montado um parafuso parecido que arranjei na minha garagem.
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Tubo de Respiro do Cárter da XL600 Empty Re: Tubo de Respiro do Cárter da XL600

    Mensagem  jfvf87 Qui 08 Mar 2012, 19:22

    ai ai ai essas extrações.Uma solução é uma chave de impacto(parecidoo mas não me lembro do nome correcto) que parece que também já não serve. outra solução para parafusos teimosos é calor mas para este caso não serve. Se a solução que já foi dita de abrir uma fenda para uma chave de fendas também não servir tentar com um alicate de pressão mas se a cabeça do para fuso não tiver superfície suficiente é para esquecer.
    Se até aqui não houve sucesso então todo o parafuso será sacrificado pois será necessário abrir um furo ao longo do parafuso, para isso será necessário apontar o centro e com uma broca fina 1mm ou 2 mm fazer um furo bem centrado ao longo de todo o parafuso. alargar o furo ao máximo sem destruir a rosca. penso que esses parafusos são m6, por isso uma broca de de 4.5 ou 5 será suficiente. Só este procedimento enfraquecerá o suficiente o restante do parafuso e será apenas necessário um macho esquerdo para a extração. so depois disto é que se parte para a abertura de uma nova rosca ou helicoils...

    Desculpem a escrita mas estou a estudar e estou com muito pouco tempo.
    um parafuso pode dar dor de cabeça mas não partam para coisas drásticas antes de tentar as anteriores.

    Ainda apareço opinar ou mandar um bitaite sobre os sintomas depois da revisão.

    Cumprimentos
    Faustino

    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Tubo de Respiro do Cárter da XL600 Empty Re: Tubo de Respiro do Cárter da XL600

    Mensagem  jfvf87 Qui 08 Mar 2012, 23:39

    Asterix escreveu:Faustino, relembro o tópico no qual contribuí sobre a manutenção. Os 70€ foram só para as peças, excepto o óleo + a mão de obra das velas. A mudança dos filtros e do óleo foi feita por mim (daí ter perdido um parafuso do filtro de ar por não ter dado aperto suficiente).

    http://www.forumtransalp.com/t1091p180-onde-fazemos-as-revisoes

    Acerca das prestações não acho que antes da revisão ela estivesse a andar mal nem tinha dificuldade em chegar ao red-line. Simplesmente acho que agora tem uma resposta mais pronta e principalmente responde muito melhor a baixa rotação (abaixo das 3.000). Quando tirei o óleo este não tinha mau aspecto, se bem que a análise visual não dá para grandes conclusões mas sei que um óleo em péssimo estado mais parece massa consistente.

    Eu vi as velas velhas e eram exactamente do mesmo modelo (NGK DPR8EA-9) que são as mais habituais.

    Outra coisa que notei depois desta mudança: tive que acelerar um pouco o ralenti pois a quente ficava por volta das 1.100rpm quando antes rondava as 1.300rpm.

    Aproveito para anexar outra imagem sobre o tubo. A informação desta imagem permite perceber o motivo pelo qual ele existe.

    Tubo de Respiro do Cárter da XL600 Cbt2t




    Falei do óleo mas parece que transmiti uma impressão errada. Consegue sentir-se a diferença do trabalhar do motor quando a troca do óleo é feita e já deveria ter sido feita há algum tempo significativo ou km, o que não quer dizer que o óleo ainda não seja funcional. Talvez muitos não notem por a diferença ser pouco significativa. Quando a troca é feita dentro do tempo aconselhado nem se sente a diferença. E quando digo bastante é mesmo bastante degradado em que uma amostra nos dedos mostra a falta da propriedade lubrificante e fica muito liquido (casos extremos\raros) e nesta situação é bastante notória a diferença do trabalhar. No fundo o que estou a tentar dizer é que a troca de óleo está relacionada com esses sintomas embora numa percentagem tão baixa que é quase como se não fosse mencionada(isto se o óleo ainda estava em bom estado)

    Quanto à resposta mais pronta e melhor resposta em baixas julgo que a maior responsabilidade recai sobre as velas, ainda por cima se dá ideia que duas delas não foram mudadas. Estes componentes estão muito relacionados com a qualidade de cada explosão.
    Por outro lado o filtro de ar também interfere com a qualidade da mistura que deverá rondar 14/17 partes de ar por cada parte de combustível. Um motor com filtro de ar limpo respira bem já o contrário faz com que seja solicitada gasolina ao carburadores através de um orifício especial para as maiores solicitações nomeadamente as acelerações.
    Isto vai bater com descida do relantin a quente pois na pratica o filtro estava obstruido gerando o mesmo efeito de quando se fecha o ar(vulgarmente chamado de abrir o ar). Em injecção electrónica a alimentação excessiva de gasolina não acontece porque os sensores avisam a injecção que a queima está boa mas na pratica o resultado é o mesmo, prestações inferiores.

    Curiosidade: os motores de combustão interna desenvolvem maior binário em altos regimes e é nesses regimes que superam as maiores dificuldades, por exemplo isso não acontece com os motores eléctricos dai se notar com maior facilidade qualquer diferença em baixos regimes quando algum parâmetro não está correcto.

    A imagem ajudou imenso mas ainda assim a minha opinião mantêm-se. Não me parece que seja por ai. Talvez se o liquido chegasse ao filtro de ar mas ainda assim talvez. O importante é que está boa.

    Cumprimentos
    Faustino
    Asterix
    Asterix
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 132
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 08/09/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V/1994
    Kms: 37500 e a somar

    Tubo de Respiro do Cárter da XL600 Empty Re: Tubo de Respiro do Cárter da XL600

    Mensagem  Asterix Sex 09 Mar 2012, 13:39

    Agora percebi o porquê de ter perdido aceleração ao ralenti. Desconhecia esse sistema pois julgava que o "choke" fazia tudo sozinho, ou seja "fechava" o ar e "abria" a gasolina. Tinha achado estranho pois se o motor agora "respirava" melhor não fazia sentido perder aceleração ao ralenti.

    Fiquei muito contente com estas melhorias. Já achava que era uma grande máquina mas agora parece um "míssil", está a puxar como nunca e a funcionar como um relógio suíço. Estou cada vez mais viciado Exclamation
    What a Face Very Happy

    Conteúdo patrocinado


    Tubo de Respiro do Cárter da XL600 Empty Re: Tubo de Respiro do Cárter da XL600

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua 15 maio 2024, 02:49