Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE  1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE  2438059070

+3
jfvf87
TrAnsAlper
Antonio Cruz
7 participantes

    BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE

    Antonio Cruz
    Antonio Cruz
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 6
    Masculino
    Idade : 67
    Data de inscrição : 19/10/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 600 V / 97
    Kms: 23000

    BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE  Empty BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE

    Mensagem  Antonio Cruz Dom 25 Mar 2012, 15:36

    Boas ao forum. Recentemente adquiri um TA 600 de 1997 em muito bom estado geral. Verifiquei os travões e apercebi-me que o anterior proprietário há muito que não fazia manutenção e o óleo do travão da frente estava bom para deitar fora. Fiz a substituição do óleo com o sangramento correcto , tudo como deve ser. Depois de uns quilómetros , o travão da frente bloqueou. As pinças não abriam. Fui obrigado a sangrar o sistema na estrada para chegar a casa. Levei a mota ao concessionário que desmontou o sistema e verificou que os "bombitos" estavam presos. Desmontou tudo , limpou a muitas impurezas que tinha e voltou a montar . Experimentou a mota e tudo estava ok . Levantei a mota , andei cerca de 2kms e o mesmo voltou a acontecer : a roda da frente bloqueou . Sangrei outra vez o sistema e voltei para casa . Já em casa , reparei que a ligação metálica que liga o tubo de borracha ao "copo" do óleo, apresenta uma fissura. Será que isso permite a entrade de ar no sistema e daí o bloqueio ? Se fôr isso é necessário comprar o "copo" completo ? Alguém tem ideia do preço da peça em causa ou sabem onde encontrar uma usada ? Aguardo a vossa ajuda .



    Curvas quentes e cabeça fria !

    Um abraço
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE  Empty Re: BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE

    Mensagem  TrAnsAlper Dom 25 Mar 2012, 22:26

    Olá, António.

    Não sendo eu um um "expert" no assunto arrisco-me a dizer que provavelmente o problema é mesmo do que reportas.Mas o melhor é esperar para saber se alguém teve uma experiência idêntica ou que saiba mais sobre o assunto.

    Um abraço e boas transalpadas.
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE  Empty Re: BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE

    Mensagem  jfvf87 Dom 25 Mar 2012, 23:10

    Ar no sistema deixa a manete esponjosa...deixa de travar...

    Cumprimentos
    Faustino

    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE  Empty Re: BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE

    Mensagem  Transouto Seg 26 Mar 2012, 14:52

    Boas antonio Cruz, aconselho-te mesmo a dirigires-te a uma oficina para solucionares essa questão...com travões eu não facilito..Do pouco que eu percebo, se entrar ar no sistema, o mesmo não se torna eficaz, agora julgo é que "afunda" mais a manete, ou torna-se mais esponjoso....Vê isso e continua a curtir a máquina...

    V
    o5car
    o5car
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 331
    Masculino
    Idade : 44
    Data de inscrição : 16/10/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V 2001
    Kms: ~29000

    BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE  Empty Re: BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE

    Mensagem  o5car Seg 26 Mar 2012, 15:31

    Se bloqueia tem a ver com o não recuo dos bombitos... Poderá não ter sido bem limpo, ou precisar de uns novos, se tiverem ferrugem, voltará a prender e bloquear.
    Mas se já foste a um concessionário, então é ir lá novamente e reclamar, uma ver que ficou igual. Wink
    fated
    fated
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 52
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 22/02/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600 V 1994
    Kms: 54000

    BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE  Empty Re: BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE

    Mensagem  fated Qui 05 Abr 2012, 09:27

    Para não estar a abrir um novo tópico aproveito este que o assunto é parecido, no fim de semana passado resolvi trocar as pastilhas da frente da minha TA 600, algo que nunca tinha feito antes em mota nenhuma ou carro... claro que deu asneira, pensei isto é facil é só tirar o pin que as segura e meter as novas... errado, as gastas fazem com que o pistão do travão esteja mais para dentro ou seja as novas não entravam... feito estupido apertei a manete, então aqui fiz a asneira o pistão ficou junto ao disco e não voltava para trás... ontem resolvi tentar tirar a pinça completa mas um dos parafusos não sai por nada, acabei por mexer no parafuso do cabo que fez com que saisse o oleo de travão para o chão!! :/ conclusão isso libertou o pistão e já consegui meter as pastilhas novas. Agora tenho dois problemas, sobraram a mola (uma chapinha metalica) e outra pecinha da parte de cima parecida com a mola, tenho de voltar a tirar as pastilhas para meter estas peças? segundo, que procedimento tenho de fazer para ela voltar a travar? Como faço o sangramento? O oleo que uso é DOT 4? Como o acrescento? Pelo depósito no guiador?

    Obrigado.
    o5car
    o5car
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 331
    Masculino
    Idade : 44
    Data de inscrição : 16/10/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V 2001
    Kms: ~29000

    BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE  Empty Re: BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE

    Mensagem  o5car Qui 05 Abr 2012, 11:54

    Como sangrar está aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bi0x55BkPcI&feature=related

    Agora as peças q saltaram... Epá isso obviamente q tem q voltar ao sítio delas, pois devem ser as molas que fazem as pastilhas abrir quando destravas.

    Antes de se fazer o quer q seja sem qualquer experiencia, é conveniente informarmo-nos para evitar estas situações.

    fated
    fated
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 52
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 22/02/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600 V 1994
    Kms: 54000

    BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE  Empty Re: BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE

    Mensagem  fated Qui 05 Abr 2012, 13:53

    o5car escreveu:Como sangrar está aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bi0x55BkPcI&feature=related

    Agora as peças q saltaram... Epá isso obviamente q tem q voltar ao sítio delas, pois devem ser as molas que fazem as pastilhas abrir quando destravas.

    Antes de se fazer o quer q seja sem qualquer experiencia, é conveniente informarmo-nos para evitar estas situações.


    Obrigado pelo Video.

    Já não sou nenhuma criança... De qualquer forma resolvi avançar porque tenho o manual da Haynes e parecia uma coisa facil, coloquei aqui no forum como um desabafo, quando meter mãos à obra acabo por me desenrascar e resolver... como em tudo.

    Obrigado de qualquer forma.
    o5car
    o5car
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 331
    Masculino
    Idade : 44
    Data de inscrição : 16/10/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V 2001
    Kms: ~29000

    BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE  Empty Re: BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE

    Mensagem  o5car Qui 05 Abr 2012, 14:22

    Eu percebi que não és uma criança, pois no teu avatar está essa informação.

    Mas com um simples apertar de manete (q é a primeira coisa q uma criança faz quando chega ao pe de uma moto) veio dar. Smile

    Eu também trabalho assim, primeiro tento fazer eu, mas quando não faço a mínima do que poderá vir, tento sempre sacar algumas infos mesmo pela net para me elucidar do que pode aparecer.



    Com os erros vamos aprendendo.

    Cool
    João Manuel
    João Manuel
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 87
    Data de inscrição : 08/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V - 00
    Kms: 18.000

    BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE  Empty Re: BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE

    Mensagem  João Manuel Qui 05 Abr 2012, 14:32

    Antonio Cruz escreveu: Boas ao forum. Recentemente adquiri um TA 600 de 1997 em muito bom estado geral. Verifiquei os travões e apercebi-me que o anterior proprietário há muito que não fazia manutenção e o óleo do travão da frente estava bom para deitar fora. Fiz a substituição do óleo com o sangramento correcto , tudo como deve ser. Depois de uns quilómetros , o travão da frente bloqueou. As pinças não abriam. Fui obrigado a sangrar o sistema na estrada para chegar a casa. Levei a mota ao concessionário que desmontou o sistema e verificou que os "bombitos" estavam presos. Desmontou tudo , limpou a muitas impurezas que tinha e voltou a montar . Experimentou a mota e tudo estava ok . Levantei a mota , andei cerca de 2kms e o mesmo voltou a acontecer : a roda da frente bloqueou . Sangrei outra vez o sistema e voltei para casa . Já em casa , reparei que a ligação metálica que liga o tubo de borracha ao "copo" do óleo, apresenta uma fissura. Será que isso permite a entrade de ar no sistema e daí o bloqueio ? Se fôr isso é necessário comprar o "copo" completo ? Alguém tem ideia do preço da peça em causa ou sabem onde encontrar uma usada ? Aguardo a vossa ajuda .



    Curvas quentes e cabeça fria !

    Um abraço

    Amigo Antonio, não sei se ainda é oportuno (tenho estado no estaleiro com uma perna partida)mas com a minha Morgana aconteceu exactamente a mesma coisa. tambem tentei primeiro com a mudança dos bombitos, mas só ficou como deve de ser quando finalmente optei (a conselho do meu mecanico)por uma bomba (o tal deposito de oleo)nova.
    Cumprimentos
    Joao
    fated
    fated
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 52
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 22/02/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600 V 1994
    Kms: 54000

    BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE  Empty Re: BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE

    Mensagem  fated Qui 05 Abr 2012, 14:39

    o5car escreveu:Eu percebi que não és uma criança, pois no teu avatar está essa informação.

    Mas com um simples apertar de manete (q é a primeira coisa q uma criança faz quando chega ao pe de uma moto) veio dar. Smile

    Eu também trabalho assim, primeiro tento fazer eu, mas quando não faço a mínima do que poderá vir, tento sempre sacar algumas infos mesmo pela net para me elucidar do que pode aparecer.



    Com os erros vamos aprendendo.

    Cool

    É verdade. O problema foi que não levei o manual para a garagem, e troquei passos, eles realmente falam do apertar da manete, mas é antes de tirar as pastilhas antigas.
    Já agora uma pergunta, vale a pena usar DOT 5.1 ou basta DOT 4?
    o5car
    o5car
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 331
    Masculino
    Idade : 44
    Data de inscrição : 16/10/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V 2001
    Kms: ~29000

    BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE  Empty Re: BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE

    Mensagem  o5car Qui 05 Abr 2012, 14:41

    Coloca o mesmo, ou seja o DOT4, o 5.1 é mais resistente a altas temperaturas, nas TA's acho q não há necessidade de tal.
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE  Empty Re: BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE

    Mensagem  jfvf87 Qui 05 Abr 2012, 14:48

    fated escreveu:Para não estar a abrir um novo tópico aproveito este que o assunto é parecido, no fim de semana passado resolvi trocar as pastilhas da frente da minha TA 600, algo que nunca tinha feito antes em mota nenhuma ou carro... claro que deu asneira, pensei isto é facil é só tirar o pin que as segura e meter as novas... errado, as gastas fazem com que o pistão do travão esteja mais para dentro ou seja as novas não entravam... feito estupido apertei a manete, então aqui fiz a asneira o pistão ficou junto ao disco e não voltava para trás... ontem resolvi tentar tirar a pinça completa mas um dos parafusos não sai por nada, acabei por mexer no parafuso do cabo que fez com que saisse o oleo de travão para o chão!! :/ conclusão isso libertou o pistão e já consegui meter as pastilhas novas. Agora tenho dois problemas, sobraram a mola (uma chapinha metalica) e outra pecinha da parte de cima parecida com a mola, tenho de voltar a tirar as pastilhas para meter estas peças? segundo, que procedimento tenho de fazer para ela voltar a travar? Como faço o sangramento? O oleo que uso é DOT 4? Como o acrescento? Pelo depósito no guiador?

    Obrigado.

    Viva

    Essa chapa fica por cima das duas pastilhas e junto á bomba. O óleo recomendado está inscrito no tampa junto á manete mas também se pode colocar dot 5 menos é que não.

    Aproveita já que sairam os pistons para ver se têm oxidação à volta que também é causa de eles não recuarem. Se precisarem passa com uma lixa de água 400...

    Cumprimentos
    Faustino

    Conteúdo patrocinado


    BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE  Empty Re: BLOQUEIO DO TRAVÃO DA FRENTE

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 16 maio 2024, 06:10