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nuno cabral- Mota ligada
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- Mensagem nº1
Revisão geral
boas pessoal, quero fazer uma revisão á minha TA mas sendo sincero nunca fiz alguém me pode ajudar com umas dicas ou umas fotos.
abraço
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TrAnsAlper- Admin
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- Mensagem nº2
Re: Revisão geral
Olá,Nuno.
Este tópico deve ser colocado noutro local que não as apresentações.
Vou movê-lo para mecânica e vamos ficar a agurdar as dicas dos camaradas.
Um abraço e boas transalpadas
Este tópico deve ser colocado noutro local que não as apresentações.
Vou movê-lo para mecânica e vamos ficar a agurdar as dicas dos camaradas.
Um abraço e boas transalpadas
TrAnsAlper- Admin
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- Mensagem nº3
Re: Revisão geral
A melhor dica que te posso dar é esta:
http://www.forumtransalp.com/t4028-onde-fazemos-as-revisoes-eu-faco-no-jfvf87-aka-faustino
http://www.forumtransalp.com/t4028-onde-fazemos-as-revisoes-eu-faco-no-jfvf87-aka-faustino
Gigikoln3- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº5
Re: Revisão geral
Nuno a revisão que queres fazer é de filtros e oleo ??
Ou é mesmo geral ??
Com mudança de trasmissão , oleo suspensão , liquido de refrigeração ...
Ou é mesmo geral ??
Com mudança de trasmissão , oleo suspensão , liquido de refrigeração ...
abrpinto- 5ª engrenada
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- Mensagem nº7
Re: Revisão geral
Aconselhava-te a sacar um manual tipo Haynes, lá explica tudo. São coisas fáceis de fazer mas dificeis de explicarr por palavras.
nuno cabral- Mota ligada
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- Mensagem nº8
Re: Revisão geral
boas andei há procura mas o que encontro é tudo em ingles e eu em ingles sou um bocado fraco se alguém tiver em português agradeço
DRAKER- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº9
Re: Revisão geral
Nuno,
Da uma vista de olhos ao tópico " o meu clássico " , tenho lá algumas coisa que te podem ajudar alguma coisa ....
Abraço,
Da uma vista de olhos ao tópico " o meu clássico " , tenho lá algumas coisa que te podem ajudar alguma coisa ....
Abraço,
miguel almeida- Moderador
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- Mensagem nº10
Re: Revisão geral
Ou então vais ao dr faustino que ele faz te a coisa barata! e é um expert no assunto!
Envia-lhe mensagem privada e pergunta-lhe valores!
Se calhar nao te arrependes!
Envia-lhe mensagem privada e pergunta-lhe valores!
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nuno cabral- Mota ligada
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- Mensagem nº11
Re: Revisão geral
acredito que seja muito bom no que faz pois é muito falado pelo fórum, mas eu sou da zona de lisboa e fica-me longe.
abrpinto- 5ª engrenada
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- Mensagem nº12
Re: Revisão geral
Realmente manuais em "Tuga" é complicado...
O filtro de ar é no painel lateral esquerdo por baixo do banco, retiras o painel, não estou á beira da mota mas julgo que são 2 parafusos hexagonais e dois encaixes de pressão, depois tem uma tampa redonda com 3 parafusos estrela, é só retirar e tens logo acesso ao filtro de ar.
O oleo e filtro de oleo: Mota no descanso lateral, retiras a protecção inferior, abrea a tampa onde se acrecenta oleo, retiras o parafuso de dreno (deve ser um parafuso de 16 ou 17 na parte inferior esquerda do motor), deixas escorrer tudo, retiras o filtro com uma chave de filtros universal, deixas drenar o resto que sai pelo orificio do filtro. Depois deitas oleo no filtro até meio antes de o colocar, com o dedo molhas no oleo e passas pela anilha do filtro para ajudar a selar, pões o filtro no sitio (eu aperto o filtro apenas com a força das mãos), pões o parafuso do dreno outra vez e apertas (de preferência com uma chave dinamometrica ao torque especifico). A seguir é só pôr o oleo novo ir vendo o nivel. Ligar a mota uns minutos e voltar a ver o nivel para ver se está correto (com a mota direita).
A mudança do liquido de refrigeração nunca fiz...
Por palavras é dificil...
O filtro de ar é no painel lateral esquerdo por baixo do banco, retiras o painel, não estou á beira da mota mas julgo que são 2 parafusos hexagonais e dois encaixes de pressão, depois tem uma tampa redonda com 3 parafusos estrela, é só retirar e tens logo acesso ao filtro de ar.
O oleo e filtro de oleo: Mota no descanso lateral, retiras a protecção inferior, abrea a tampa onde se acrecenta oleo, retiras o parafuso de dreno (deve ser um parafuso de 16 ou 17 na parte inferior esquerda do motor), deixas escorrer tudo, retiras o filtro com uma chave de filtros universal, deixas drenar o resto que sai pelo orificio do filtro. Depois deitas oleo no filtro até meio antes de o colocar, com o dedo molhas no oleo e passas pela anilha do filtro para ajudar a selar, pões o filtro no sitio (eu aperto o filtro apenas com a força das mãos), pões o parafuso do dreno outra vez e apertas (de preferência com uma chave dinamometrica ao torque especifico). A seguir é só pôr o oleo novo ir vendo o nivel. Ligar a mota uns minutos e voltar a ver o nivel para ver se está correto (com a mota direita).
A mudança do liquido de refrigeração nunca fiz...
Por palavras é dificil...
nuno cabral- Mota ligada
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- Mensagem nº13
Re: Revisão geral
agradeço a explicação consegui saber como fazer explicas te de uma forma clara e precisa, obrigado pela explicação no que eu poder ajudar avisa. mais uma vez obrigado e cumprimentos
abrpinto- 5ª engrenada
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- Mensagem nº14
Re: Revisão geral
nuno cabral escreveu:agradeço a explicação consegui saber como fazer explicas te de uma forma clara e precisa, obrigado pela explicação no que eu poder ajudar avisa. mais uma vez obrigado e cumprimentos
Não tens de quê, somos uns para os outros
nuno cabral- Mota ligada
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- Mensagem nº15
Re: Revisão geral
ando a falar com o draker ele tem uma igual e a dele esta como nova com os restauros que fez mas não quero so fazer restauros por fora quero ter o coraçao da maquina também sempre impecável por isso a minha preocupação mas a troika não me deixa ir á oficina.
abraço
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DRAKER- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº16
Re: Revisão geral
Quanto a refrigeração :
Na lateral direita da Mota, junto ao deposito, tens o tampão do radiador...
Tiras o tampão do radiador, de seguida desapertas o tudo da bomba de agua ( fica na lateral esquerda do motor a frente )
Sai o liquido todo, com excepção do liquido do reservatório!
Para trocar o liquido do reservatório, ou lavar o mesmo, tens que desapertar o motor de arranque....
P.s.
Tenho isso tudo no meu tópico
Na lateral direita da Mota, junto ao deposito, tens o tampão do radiador...
Tiras o tampão do radiador, de seguida desapertas o tudo da bomba de agua ( fica na lateral esquerda do motor a frente )
Sai o liquido todo, com excepção do liquido do reservatório!
Para trocar o liquido do reservatório, ou lavar o mesmo, tens que desapertar o motor de arranque....
P.s.
Tenho isso tudo no meu tópico
Gigikoln3- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº17
Re: Revisão geral
Nuno como já aqui foi dito...
A oficina do Dr. Faustino são 20 minutos de Lisboa nas calmas... e ele é pessoa para fazer-te isso mesmo baratinho...
Fala com ele , perguntar não ofende...
Já agora...
METAM O FAUSTINO A BULIR !!!!
A oficina do Dr. Faustino são 20 minutos de Lisboa nas calmas... e ele é pessoa para fazer-te isso mesmo baratinho...
Fala com ele , perguntar não ofende...
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nuno cabral- Mota ligada
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- Mensagem nº18
Re: Revisão geral
obrigado pessoal pelas dicas e sugestoes, vou falar com o faustino a ver onde fica a oficina e o que ele me diz mas primeiro tenho que resolver o problema do cdi para poder me deslocar mais descansado.
mais uma vez obrigado
cumprimentos
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Gigikoln3- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº19
Re: Revisão geral
Nuno em ralacao ao CDI ja te disse apita caso neessites...
jfvf87- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº20
Re: Revisão geral
Nuno passa por cá que abrimos ficha para a mota sem qualquer compromisso. Ficas com a minha opinião do que a mota precisa a custo zero. Depois decides o que queres fazer.
Cumprimentos
Faustino
Cumprimentos
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Gigikoln3- 5ª a Fundo
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- Mensagem nº21
Re: Revisão geral
Viste Nuno 1ª consulta grátis...
nuno cabral- Mota ligada
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- Mensagem nº22
Re: Revisão geral
boas
a primeira consulta grátis é muito bom, só espero que não me diagnostique nenhum cancro maligno e que tenha que fazer quimioterapia á minha TA.
Mas sim o faustino foi 5* comigo.
obrigado por tudo e cumprimentos
a primeira consulta grátis é muito bom, só espero que não me diagnostique nenhum cancro maligno e que tenha que fazer quimioterapia á minha TA.
Mas sim o faustino foi 5* comigo.
obrigado por tudo e cumprimentos
miguel pereira- 1ª engrenada
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- Mensagem nº23
Re: Revisão geral
abrpinto escreveu:Realmente manuais em "Tuga" é complicado...
O filtro de ar é no painel lateral esquerdo por baixo do banco, retiras o painel, não estou á beira da mota mas julgo que são 2 parafusos hexagonais e dois encaixes de pressão, depois tem uma tampa redonda com 3 parafusos estrela, é só retirar e tens logo acesso ao filtro de ar.
O oleo e filtro de oleo: Mota no descanso lateral, retiras a protecção inferior, abrea a tampa onde se acrecenta oleo, retiras o parafuso de dreno (deve ser um parafuso de 16 ou 17 na parte inferior esquerda do motor), deixas escorrer tudo, retiras o filtro com uma chave de filtros universal, deixas drenar o resto que sai pelo orificio do filtro. Depois deitas oleo no filtro até meio antes de o colocar, com o dedo molhas no oleo e passas pela anilha do filtro para ajudar a selar, pões o filtro no sitio (eu aperto o filtro apenas com a força das mãos), pões o parafuso do dreno outra vez e apertas (de preferência com uma chave dinamometrica ao torque especifico). A seguir é só pôr o oleo novo ir vendo o nivel. Ligar a mota uns minutos e voltar a ver o nivel para ver se está correto (com a mota direita
A mudança do liquido de refrigeração nunca fiz...
Por palavras é dificil...
Boas,apenas para te agradeçer a explicaçao,achei bastante clara e instrutiva,obrigado e Abraço
abrpinto- 5ª engrenada
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- Mensagem nº24
Re: Revisão geral
miguel pereira escreveu:abrpinto escreveu:Realmente manuais em "Tuga" é complicado...
O filtro de ar é no painel lateral esquerdo por baixo do banco, retiras o painel, não estou á beira da mota mas julgo que são 2 parafusos hexagonais e dois encaixes de pressão, depois tem uma tampa redonda com 3 parafusos estrela, é só retirar e tens logo acesso ao filtro de ar.
O oleo e filtro de oleo: Mota no descanso lateral, retiras a protecção inferior, abrea a tampa onde se acrecenta oleo, retiras o parafuso de dreno (deve ser um parafuso de 16 ou 17 na parte inferior esquerda do motor), deixas escorrer tudo, retiras o filtro com uma chave de filtros universal, deixas drenar o resto que sai pelo orificio do filtro. Depois deitas oleo no filtro até meio antes de o colocar, com o dedo molhas no oleo e passas pela anilha do filtro para ajudar a selar, pões o filtro no sitio (eu aperto o filtro apenas com a força das mãos), pões o parafuso do dreno outra vez e apertas (de preferência com uma chave dinamometrica ao torque especifico). A seguir é só pôr o oleo novo ir vendo o nivel. Ligar a mota uns minutos e voltar a ver o nivel para ver se está correto (com a mota direita
A mudança do liquido de refrigeração nunca fiz...
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Boas,apenas para te agradeçer a explicaçao,achei bastante clara e instrutiva,obrigado e Abraço
De nada e Obrigado pelo comentário
cagarro- Mota ligada
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- Mensagem nº25
Revisão 27000
Em primeiro lugar quero agradecer ao João Filipe Faustino por fazer o favor de levar as peças conforme o combinado. Depois as peças apanharam o avião e vieram direitinhas as minhas mãos.
Já há algum tempo, ou melhor desde da altura que comprei a mota, que venho sentido algo estranho na direcção. Agora que já tem 27000 km estava na hora de efectuar uma revisão mais profunda. Primeiro desmontar a frente da Transalp algo que não é muito difícil. Depois encontrar o problema num das esferas da direcção mais precisamente nas debaixo as quais se encontrava completamente deterioradas. Essa era sem dúvida a causa do mau desempenho da mota durante estes anos. Encontrei as esferas com muita erosão e já fora do local próprio.
Difícil foi retirar as protecções que fazem parte das esferas e que estão embutidas na caixa de direcção. Principalmente quando não temos muito bem a noção do sistema. No manual que adquiri (ebay em inglês) referia que com um pulsão inclinado era só bater na beira da peça. No entanto esta medida revelou-se impropria porque na realidade ainda antes de chegar à peça existe um batente saliente que não permite essa execução. Por isso o procedimento deve ser encontrar um escopro que possa bater entre o batente e a peça para realizar a separação.
Não compreendo a utilização de esferas naquele local. A troca foi feita para um conjunto de rolamentos o qual me parece a melhor solução.
Na continuação da manutenção foram substituídos óleo do motor e filtro, filtro de ar, velas de ignição, calços travão dianteiro, pneu traseiro, líquido de refrigeração e óleo de travão da frente.
Em relação aos pneus não consigo encontrar uma solução duradora. Já coloquei várias marcas de pneus (DUNLOP, BRIDGESTONE, MICHELIN, METZELER) e ainda não encontrei o ideal para um piso 80% em asfalto.
Já há algum tempo, ou melhor desde da altura que comprei a mota, que venho sentido algo estranho na direcção. Agora que já tem 27000 km estava na hora de efectuar uma revisão mais profunda. Primeiro desmontar a frente da Transalp algo que não é muito difícil. Depois encontrar o problema num das esferas da direcção mais precisamente nas debaixo as quais se encontrava completamente deterioradas. Essa era sem dúvida a causa do mau desempenho da mota durante estes anos. Encontrei as esferas com muita erosão e já fora do local próprio.
Difícil foi retirar as protecções que fazem parte das esferas e que estão embutidas na caixa de direcção. Principalmente quando não temos muito bem a noção do sistema. No manual que adquiri (ebay em inglês) referia que com um pulsão inclinado era só bater na beira da peça. No entanto esta medida revelou-se impropria porque na realidade ainda antes de chegar à peça existe um batente saliente que não permite essa execução. Por isso o procedimento deve ser encontrar um escopro que possa bater entre o batente e a peça para realizar a separação.
Não compreendo a utilização de esferas naquele local. A troca foi feita para um conjunto de rolamentos o qual me parece a melhor solução.
Na continuação da manutenção foram substituídos óleo do motor e filtro, filtro de ar, velas de ignição, calços travão dianteiro, pneu traseiro, líquido de refrigeração e óleo de travão da frente.
Em relação aos pneus não consigo encontrar uma solução duradora. Já coloquei várias marcas de pneus (DUNLOP, BRIDGESTONE, MICHELIN, METZELER) e ainda não encontrei o ideal para um piso 80% em asfalto.