Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Revisão geral - Página 2 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Revisão geral - Página 2 2438059070

+5
DRAKER
abrpinto
Gigikoln3
TrAnsAlper
nuno cabral
9 participantes

    Revisão geral

    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Revisão geral - Página 2 Empty Re: Revisão geral

    Mensagem  jfvf87 Seg 03 Jun 2013, 18:27

    cagarro escreveu:Em primeiro lugar quero agradecer ao João Filipe Faustino por fazer o favor de levar as peças conforme o combinado. Depois as peças apanharam o avião e vieram direitinhas as minhas mãos.
    Já há algum tempo, ou melhor desde da altura que comprei a mota, que venho sentido algo estranho na direcção. Agora que já tem 27000 km estava na hora de efectuar uma revisão mais profunda. Primeiro desmontar a frente da Transalp algo que não é muito difícil. Depois encontrar o problema num das esferas da direcção mais precisamente nas debaixo as quais se encontrava completamente deterioradas. Essa era sem dúvida a causa do mau desempenho da mota durante estes anos. Encontrei as esferas com muita erosão e já fora do local próprio.
    Difícil foi retirar as protecções que fazem parte das esferas e que estão embutidas na caixa de direcção. Principalmente quando não temos muito bem a noção do sistema. No manual que adquiri (ebay em inglês) referia que com um pulsão inclinado era só bater na beira da peça. No entanto esta medida revelou-se impropria porque na realidade ainda antes de chegar à peça existe um batente saliente que não permite essa execução. Por isso o procedimento deve ser encontrar um escopro que possa bater entre o batente e a peça para realizar a separação.<iframe src="https://skydrive.live.com/embed?cid=1751EA7F9D29F86F&resid=1751EA7F9D29F86F%2110959&authkey=AFQof0d1Q340eDU" width="227" height="319" frameborder="0" scrolling="no"></iframe>
    Não compreendo a utilização de esferas naquele local. A troca foi feita para um conjunto de rolamentos o qual me parece a melhor solução.
    Na continuação da manutenção foram substituídos óleo do motor e filtro, filtro de ar, velas de ignição, calços travão dianteiro, pneu traseiro, líquido de refrigeração e óleo de travão da frente.
    Em relação aos pneus não consigo encontrar uma solução duradora. Já coloquei várias marcas de pneus (DUNLOP, BRIDGESTONE, MICHELIN, METZELER) e ainda não encontrei o ideal para um piso 80% em asfalto.
    <iframe src="https://skydrive.live.com/embed?cid=1751EA7F9D29F86F&resid=1751EA7F9D29F86F%2110714&authkey=ABpWBxBBnruJZWY" width="319" height="239" frameborder="0" scrolling="no"></iframe>
    <iframe src="https://skydrive.live.com/embed?cid=1751EA7F9D29F86F&resid=1751EA7F9D29F86F%2110715&authkey=AGCq7Gbzl-KapxQ" width="319" height="239" frameborder="0" scrolling="no"></iframe>
    <iframe src="https://skydrive.live.com/embed?cid=1751EA7F9D29F86F&resid=1751EA7F9D29F86F%2110716&authkey=AB6V8qB-9z_EDxA" width="319" height="239" frameborder="0" scrolling="no"></iframe>

    Viva ainda bem que o kit chegou em ordem. Em algumas motas trocar os rolamentos da direcção são uma dor de cabeça. Na XL600V a coisa ainda passa bem com uma boa chave de fendas quinada na ponta e martelo. Existem várias formas de tirar essas pistas e a mais correcta é com um saca rolamentos cegos.
    Em relação às esferas e aos roletes também tenho a mesma ideia mas segundo os das velha guarda é a mesma coisa em eficiência/Durabilidade.
    Para quem nunca mudou rolamentos da direcção e está a pensar em fazer isso a uma 650 ou 700 o meu conselho é mesmo entregar o trabalho a um mecânico.
    Outra coisa que descobri há pouco tempo é que nestes kits da AllBallsRacing é melhor comprar o guarda pós novo de cima do que utilizar o do kit.

    Cumprimentos
    Faustino
    cagarro
    cagarro
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 90
    Masculino
    Idade : 55
    Data de inscrição : 18/04/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms:

    Revisão geral - Página 2 Empty Re: Revisão geral

    Mensagem  cagarro Ter 04 Jun 2013, 18:12

    Mais uma vez obrigado João Filipe Faustino.
    Realmente até perceber como devia retirar as esferas a coisa andou um pouco baralhada. Mas felizmente consegui e está tudo 100%.
    Em relação à opinião que as esferas e rolamentos são iguais em durabilidade não me parece de todo. Acho que com os rolamentos fica muito melhor servida a mota. Mas não passa da minha opinião. Embora que neste caso especifico não tenha tido outra hipótese se não utilizar o kit de rolamentos.
    No que diz respeito ao guarda pó sem dúvida que verifiquei que a utilização do anterior é a melhor solução daquele que vem no kit. Utilizei o anterior porque não fiz essa observação antes e teria de esperar mais uns dias para conseguir o guarda pó. Não querendo esperar optei por colocar o anterior que até não estava nada mau.
    Sem dúvida que o guarda pó que vem com o kit não tem muita lógica porque é colocado no interior da coluna de direcção embora tenha a borracha que fica mais ou menos pressionada. Como o antigo é colocado sobre a coluna de direcção será mais difícil a entrada de poeira e água. Pese embora no meu caso anterior a água deveria ter entrado porque as esferas estavam todas estragadas conforme se pode ver nas fotografias. Agora coloquei uma doze bem forte de graxa e espero não ter mais problemas destes.


    jfvf87 escreveu:
    cagarro escreveu:Em primeiro lugar quero agradecer ao João Filipe Faustino por fazer o favor de levar as peças conforme o combinado. Depois as peças apanharam o avião e vieram direitinhas as minhas mãos.
    Já há algum tempo, ou melhor desde da altura que comprei a mota, que venho sentido algo estranho na direcção. Agora que já tem 27000 km estava na hora de efectuar uma revisão mais profunda. Primeiro desmontar a frente da Transalp algo que não é muito difícil. Depois encontrar o problema num das esferas da direcção mais precisamente nas debaixo as quais se encontrava completamente deterioradas. Essa era sem dúvida a causa do mau desempenho da mota durante estes anos. Encontrei as esferas com muita erosão e já fora do local próprio.
    Difícil foi retirar as protecções que fazem parte das esferas e que estão embutidas na caixa de direcção. Principalmente quando não temos muito bem a noção do sistema. No manual que adquiri (ebay em inglês) referia que com um pulsão inclinado era só bater na beira da peça. No entanto esta medida revelou-se impropria porque na realidade ainda antes de chegar à peça existe um batente saliente que não permite essa execução. Por isso o procedimento deve ser encontrar um escopro que possa bater entre o batente e a peça para realizar a separação.
    Não compreendo a utilização de esferas naquele local. A troca foi feita para um conjunto de rolamentos o qual me parece a melhor solução.
    Na continuação da manutenção foram substituídos óleo do motor e filtro, filtro de ar, velas de ignição, calços travão dianteiro, pneu traseiro, líquido de refrigeração e óleo de travão da frente.
    Em relação aos pneus não consigo encontrar uma solução duradora. Já coloquei várias marcas de pneus (DUNLOP, BRIDGESTONE, MICHELIN, METZELER) e ainda não encontrei o ideal para um piso 80% em asfalto.



    Viva ainda bem que o kit chegou em ordem. Em algumas motas trocar os rolamentos da direcção são uma dor de cabeça. Na XL600V a coisa ainda passa bem com uma boa chave de fendas quinada na ponta e martelo. Existem várias formas de tirar essas pistas e a mais correcta é com um saca rolamentos cegos.
    Em relação às esferas e aos roletes também tenho a mesma ideia mas segundo os das velha guarda é a mesma coisa em eficiência/Durabilidade.
    Para quem nunca mudou rolamentos da direcção e está a pensar em fazer isso a uma 650 ou 700 o meu conselho é mesmo entregar o trabalho a um mecânico.
    Outra coisa que descobri há pouco tempo é que nestes kits da AllBallsRacing é melhor comprar o guarda pós novo de cima do que utilizar o do kit.

    Cumprimentos
    Faustino

      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 08:34