cagarro escreveu:Em primeiro lugar quero agradecer ao João Filipe Faustino por fazer o favor de levar as peças conforme o combinado. Depois as peças apanharam o avião e vieram direitinhas as minhas mãos.
Já há algum tempo, ou melhor desde da altura que comprei a mota, que venho sentido algo estranho na direcção. Agora que já tem 27000 km estava na hora de efectuar uma revisão mais profunda. Primeiro desmontar a frente da Transalp algo que não é muito difícil. Depois encontrar o problema num das esferas da direcção mais precisamente nas debaixo as quais se encontrava completamente deterioradas. Essa era sem dúvida a causa do mau desempenho da mota durante estes anos. Encontrei as esferas com muita erosão e já fora do local próprio.
Difícil foi retirar as protecções que fazem parte das esferas e que estão embutidas na caixa de direcção. Principalmente quando não temos muito bem a noção do sistema. No manual que adquiri (ebay em inglês) referia que com um pulsão inclinado era só bater na beira da peça. No entanto esta medida revelou-se impropria porque na realidade ainda antes de chegar à peça existe um batente saliente que não permite essa execução. Por isso o procedimento deve ser encontrar um escopro que possa bater entre o batente e a peça para realizar a separação.<iframe src="https://skydrive.live.com/embed?cid=1751EA7F9D29F86F&resid=1751EA7F9D29F86F%2110959&authkey=AFQof0d1Q340eDU" width="227" height="319" frameborder="0" scrolling="no"></iframe>
Não compreendo a utilização de esferas naquele local. A troca foi feita para um conjunto de rolamentos o qual me parece a melhor solução.
Na continuação da manutenção foram substituídos óleo do motor e filtro, filtro de ar, velas de ignição, calços travão dianteiro, pneu traseiro, líquido de refrigeração e óleo de travão da frente.
Em relação aos pneus não consigo encontrar uma solução duradora. Já coloquei várias marcas de pneus (DUNLOP, BRIDGESTONE, MICHELIN, METZELER) e ainda não encontrei o ideal para um piso 80% em asfalto.
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Viva ainda bem que o kit chegou em ordem. Em algumas motas trocar os rolamentos da direcção são uma dor de cabeça. Na XL600V a coisa ainda passa bem com uma boa chave de fendas quinada na ponta e martelo. Existem várias formas de tirar essas pistas e a mais correcta é com um saca rolamentos cegos.
Em relação às esferas e aos roletes também tenho a mesma ideia mas segundo os das velha guarda é a mesma coisa em eficiência/Durabilidade.
Para quem nunca mudou rolamentos da direcção e está a pensar em fazer isso a uma 650 ou 700 o meu conselho é mesmo entregar o trabalho a um mecânico.
Outra coisa que descobri há pouco tempo é que nestes kits da AllBallsRacing é melhor comprar o guarda pós novo de cima do que utilizar o do kit.
Cumprimentos
Faustino