Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin 2438059070

5 participantes

    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  Tarz Seg 16 Jun 2008, 12:13

    Olá amigos, Preciso de saber qual o valor que dá quando medem o TPS - Throtle Position Sensor com a mota desligada e sem acelerar. Transalp de 1996.
    O TPS é o sensor que dá a informação a centralina para fazer o avanço da ignição. Está no lado direito do carburador e liga uma ficha com 3 fios. Precisava do valor entre o pino da frente e o de trás (espera-se algo parecido com 4K7) + o valor entre o pino de trás e o do meio (este se calhar é o mais importante) e ainda entre o pino do meio e o da frente.

    O problema é que tenho um amigo que o carburador desafinou-se e quando tentaram afinar, mexeram no sensor desregulando o avanço. Na honda disseram-lhe que para afinar isso só mandando o carburador à fabrica. . . bem. . . As especificações da honda dizem que o avanço é de 10% às 1300rpm e 100% às 4500rpm (ou algo parecido) mas como ele tem o carburador desafinado, é melhor colocar o sensor numa posição parecida com os valores que vocês possam postar e depois afinar o carburador. Assim penso que vai lá. No final, verifica-se o avanço com uma pistola de strob e faz-se ajuste se necessário.

    Desculpem o testamento mas quando se trata de ajudar um Transalpino, faço tudo Wink

    Se puderem postar o valor que está nas vossas máquinas, agradece-se.

    ab,
    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Re: Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  D'Artagnan Seg 16 Jun 2008, 15:47

    Boas

    Penso que a resposta á tua pergunta se encontra no Manual da "Haynes", Capitulo 5.7

    O Manual se não tens podes descarregar da net em formato PDF

    http://forumtransalp.com/links-de-interesse-f10/manual-de-manutencao-haynes-t492.htm
    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Re: Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  Tarz Seg 16 Jun 2008, 16:02

    Obrigado pela resposta.
    Efectivamente tenho o manual, mas o que lá diz é os valores min e max. Não é bem o que pretendo.
    Vou explicar melhor. O TPS está preso por 2 parafusos. Se alargarmos esses parafusos (NÃO FAÇAM ISTO) perde-se a posição para a qual a honda afinou o motor e depois prendeu o sensor por forma a dar 10% de avanço no ralentin. O que acontece é que temos o carburador desafinado e o sensor foi mexido da sua posição. Se o sensor estivesse em posição, o tipo da honda disse-lhe que dava para afinar o carburador, e faz sentido. Prendes uma variável e mexes na outra (certo?). Como nem o carb está bem nem o sensor em posição, temos de encontrar a melhor afinação e depois colocar o sensor com o valor igual ao vosso. Depois voltamos a afinação a ver se altera-se ou mantém. Se mantiver-se então o carb está afinado!
    Por isso pensei que se soubessemos qual o valor que o vosso sensor dá, já era um ponto de partida.

    Nem é necessário tirar os plásticos, basta tirar a ficha do TPS e medir. Era mesmo porreiro.

    PS: nem imaginam o ke é conduzir uma TA fora de ponto. Todo o gozo esvai-se. Fiz uns Kms com a dele e saltei logo pra minha!!!!! ufa

    ab,

    Tarz
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Re: Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  Transouto Seg 16 Jun 2008, 18:51

    scratch scratch scratch scratch aí está uma pergunta difícil..... scratch scratch scratch boa sorte....

    V
    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Re: Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  D'Artagnan Seg 16 Jun 2008, 20:29

    Boas



    A ficha tem mais ou menos o aspecto de meia lua, certo?

    A medição que tu queres é em, Ώ certo?

    Então cá vai, só consigo fazer a medição nos 2 extremos, que estão representados a vermelho e a medição na minha que é de 98, na escala de 20k = 0.85

    É isto que querias?

    Se não diz que eu tento novamente.
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Re: Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  Transouto Seg 16 Jun 2008, 22:24

    Eh eh , isso dá pra aumentar cavalos lol! lol! tava a reinar....mas também não percebo nada, e só queria ajudar lol! lol! lol! lol! lol!

    V
    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Re: Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  Tarz Seg 16 Jun 2008, 22:54

    Transouto, se tens o carb bem afinado e mexeres no avanço (no sentido correcto), ganhas uns cavalos tongue em baixa rotação.
    Acontece que depois perde-os em alta, Faz-se muito disto na alta competição para ganhar uns metros... Existe um compromisso em todo o sistema (a mota) e aposto que os eng. da honda fizeram o seu melhor. Por isso, mete-se um filtro de ar lavável, poupa-se uns cobres por não andar sempre a por novos e o ambiente agradece por ter menos usados para "reciclar", e assim o motor respira melhor e não se mexe no resto. Esta é a minha opinião.

    D'Artagnan, muito obrigado. Eu não acredito que vou conseguir o que o mecanico da honda não conseguiu bounce com a Vossa ajuda, claro!

    A medição que fizeste em ohms é correcta, mas estou confuso se mediste no TPS (no lado que prende no carb) ou na ficha que tem os fios scratch scratch scratch

    Correcção do meu outro post: é 10% às 1300rpm e 30% às 4500rpm.

    ab,
    Tarz
    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Re: Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  D'Artagnan Ter 17 Jun 2008, 04:06

    Boas

    Fiz a medição na ficha que tem os fios, será que querias a medição no TPS?
    Se for diz que eu faço
    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Re: Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  Tarz Ter 17 Jun 2008, 11:41

    Poiz não era ai,
    Se não for pedir muito, sim, gostava de ter o valor no TPS.
    Vou fazer uma lista a ver se paro de chatear com pedidos:

    1 - quando o motor está à temperatura normal (quente) qual a rotação do motor. Espera-se entre 1000rpm a 1300rpm. Isto é importante para depois eu colocar a rotação igual nesta cá. (isto podes ver ao chegar a casa e não precisa ser muito exacto).

    2 - sem acelerar e com o motor desligado, valor ohms no TPS entre o pino do meio e o da frente. Espera-se algo como 0,8K.

    3 - depois basta acelerar ao maximo (motor está desligado) e registar a leitura com o acelerador no maximo. Espera-se algo como 4,6K.

    4 - sem acelerar e com o motor desligado, valor ohms no TPS entre o pino do meio e o de trás. Espera-se algo como 4,7K. (parece repetido mas vai servir para esclarecer possíveis dúvidas e axei melhor pedir tudo de uma vez).

    5 - depois basta acelerar ao maximo (motor está desligado) e registar a
    leitura com o acelerador no maximo. Espera-se algo como 0,5K. (mesmo comentário da anterior).

    6 - ligar a ficha de volta e ir ver a bola acompanhado de uma fresquinha Wink

    PS: não esquecer de colocar depois no forum os resultados e muito obrigado!

    Aquele abraço,

    Tarz
    Jay
    Jay
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 294
    Masculino
    Idade : 39
    Data de inscrição : 13/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600v Transalp
    Kms:

    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Re: Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  Jay Ter 17 Jun 2008, 12:06

    A minha é de 1994, o que tirando os dois discos de travão que a tua tem, é muito parecida com a minha, pelo que devo conseguir ajudar. O problema é que não tenho a mota cá cmg, mas depois vejo isso.
    Mas, para obter esse valor, não é preciso um aparelho qlq para medir?

    Tarz escreveu:1 - quando o motor está à temperatura normal (quente) qual a rotação do motor. Espera-se entre 1000rpm a 1300rpm. Isto é importante para depois eu colocar a rotação igual nesta cá. (isto podes ver ao chegar a casa e não precisa ser muito exacto).

    Não me lembro as rpms, mas sei que o ponteiro fica completamente horizontal...
    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Re: Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  Tarz Ter 17 Jun 2008, 12:26

    Jay my friend agradeço imenso a tua boa vontade de ajudar, mas TPS só nas TAs a partir de 1996. E sim, é preciso um multímetro (nas lojas chinês arranja-se por 10€).
    Sorry pale
    Mas havemos de nos encontrar e dar uma volta. Subir a encumeada ke dá cá um gozo!

    A minha tem TPS mas não posso concluir nada só com um valor. Preciso de mais valores para comparar...

    ab,

    Tarz
    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Re: Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  Tarz Qua 18 Jun 2008, 22:26

    D'Artagnan, volta amigo, estás perdoado....
    Alguém o viu??? geek


    Última edição por Tarz em Sex 20 Jun 2008, 15:50, editado 1 vez(es)
    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Re: Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  D'Artagnan Qui 19 Jun 2008, 01:34

    Boas

    Amanhã já faço as medições e coloco aqui
    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Re: Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  Tarz Qui 19 Jun 2008, 08:57

    Obrigado D'Artagnan.

    Boas curvas.

    Tarz
    D'Artagnan
    D'Artagnan
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1689
    Masculino
    Idade : 62
    Data de inscrição : 12/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
    Kms:

    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Re: Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  D'Artagnan Qui 19 Jun 2008, 15:35

    Boas

    Ora aqui ficam os valores medidos, após um aquecimento da máquina
    1300 rpm ralenti (que é o valor aconselhado no manual)

    Motor desligado, ficha do TPS retirada, medir valores no TPS, na esala de 20k

    Perne do meio com Perne da frente sem acelaração - 0.82
    Perne do meio com Perne da frente com acelaração - 4.65

    Perne do meio com Perne de trás sem acelaração - 4.77
    Perne do meio com Perne de trás com acelaração - 0.95

    Perne da frente com Perne de trás sem acelaração - 4.81

    Espero que estes valores te ajudem

    Depois diz se foram úteis ou não e já agora se derem resultado coloca aqui como fizeste para se mais alguém necessitar de efectuar tal arranjo.
    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Re: Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  Tarz Qui 19 Jun 2008, 16:14

    Valioso!
    São parecidos com os da minha. Não os tenho aki, mas era algo parecido.

    Agora vou colocar na outra TA o TPS com estes valores (ou uma média dos teus e os meus). Afinar o CO e sincronizar, talvez ir ao representante honda para ficar mesmo bem. Depois verificar o avanço com uma pistola de strob partindo dos valores do manual Haynes, 10% às 1300rpm e 30% as 4500rpm. depois voltar a verificar a afinação. se estiver alterada, corrigir. Voltar a medir tudo: TPS, avanço e afinação. Deverá ficar bem. Se não ficar, então ganha o mecanico da honda Neutral

    Espero que isto resulte, sinceramente estou com a sensação que vai resultar até porque os teus valores são muito parecidos com os meus (podemos até considerar o erro do teu aparelho de medida que deve ser diferente do erro do meu).

    Depois de fazer estas operações, vou postar aki o resultado.
    Vamos fazer deste local (Mecânica) um centro de soluções para Transalpistas.

    Muito obrigado D'Artanhan Very Happy
    TRANSALVES
    TRANSALVES
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 623
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 06/03/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TransAlp
    Kms: cada vez mais...

    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Re: Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  TRANSALVES Qui 19 Jun 2008, 16:29

    Mad

    vocês não sabem falar português???

    No

    acho que o problema é que falta um parafuso e tenho a certeza que não é à TA...

    Twisted Evil

    Ai se alguém da NASA vê isto....
    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Re: Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  Tarz Qui 19 Jun 2008, 16:44

    Não é preciso ser da NASA, basta os tipos da FEUP (Faculdade de Eng da Uni do Porto) verem que recrutam-nos para o VorSat que é um projecto (noPorto!) dum satelite dentro dum cubo de 10x10x10 centrimetros.

    lol!
    TRANSALVES
    TRANSALVES
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 623
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 06/03/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TransAlp
    Kms: cada vez mais...

    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Re: Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  TRANSALVES Qui 19 Jun 2008, 16:49

    Tarz:

    esse sim deve ser o cubo mágico...

    geek
    Jay
    Jay
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 294
    Masculino
    Idade : 39
    Data de inscrição : 13/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600v Transalp
    Kms:

    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Re: Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  Jay Sex 20 Jun 2008, 10:18

    Old School Rullez..

    Não nada como parafusos, porcas, agulhas e anilhas.. ehehe
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Re: Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  Convidad Sex 20 Jun 2008, 15:18

    Jay escreveu:Old School Rullez..

    Não nada como parafusos, porcas, agulhas e anilhas.. ehehe

    Epah, eu ainda acho que o maior problema das motas é não terem um teclado decente... :-)

    A.-
    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Re: Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  Tarz Sex 20 Jun 2008, 16:01

    Ter até têm. Conheço um tipo que tem uma Kava Z10 e faz parte duma equipa de SuperMotos. Ele tem uma cena que liga ao PC, faz o que tem a fazer com um "teclado decente" e depois leva pra mota. Adaptou lá uma ficha na unidade de processamento e a coisa depois vais recolhendo informação da condução (regimes, troca de velocidades etc). Faz ainda o Quick Shift (troca automatica da velocidade só ao carregar num botão para dizer que é para mudar a velocidade quando diminuis um pouco a rotação). Ele escolhe ainda a programação, ie, como se tivesse a trocar o chip... é mesmo à SuperMoto!

    Ele diz-me assim: tá a ver aquela curva naquele lugar? Para uma Z10, a forma mais rápida de fazer a curva é entrar em 4ª a fundo do lado x.... tão a imaginar. Ganda a maluco. Não me admiro que seja ele o Ghost Rider de cá!

    A TA é bem mais simples....
    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Re: Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  Tarz Sex 20 Jun 2008, 16:03

    Este fim de semana vou ver a cena dos valores do TPS.
    Depois deixo aqui o resultado.
    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Re: Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  Tarz Sex 05 Set 2008, 15:12

    Será possível mais alguém medir o seu TPS e meter aqui o valor à semelhança do que o D'Artagnan fez. O objectivo é ter maior referência. Quantos mais, melhor.
    É que caso não saibam, cada multímetro tem a sua mania, ie, os valores medidos pelo multímetro do D'Artagnan serão diferentes dos que o meu multimetro mede a menos que sejam aparelhos iguais (tolerâncias iguais, desgaste do uso iguais etc) o que não me parece existir... isto se estivermos a medir um ao lado do outro. Como tal, era bem ter mais alguem a postar o resultado do seu TPS.

    ab,

    Tarz

    D'Artagnan escreveu:Boas

    Ora aqui ficam os valores medidos, após um aquecimento da máquina
    1300 rpm ralenti (que é o valor aconselhado no manual)

    Motor desligado, ficha do TPS retirada, medir valores no TPS, na esala de 20k

    Perne do meio com Perne da frente sem acelaração - 0.82
    Perne do meio com Perne da frente com acelaração - 4.65

    Perne do meio com Perne de trás sem acelaração - 4.77
    Perne do meio com Perne de trás com acelaração - 0.95

    Perne da frente com Perne de trás sem acelaração - 4.81

    Espero que estes valores te ajudem

    Depois diz se foram úteis ou não e já agora se derem resultado coloca aqui como fizeste para se mais alguém necessitar de efectuar tal arranjo.

    Conteúdo patrocinado


    Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin Empty Re: Ajuda - Valor ohmico do TPS no ralentin

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 06:11