Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
consumo de óleo!!  1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! consumo de óleo!!  2438059070

+2
abrpinto
matola
6 participantes

    consumo de óleo!!

    matola
    matola
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 28
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 14/02/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp 600/ 1995
    Kms:

    consumo de óleo!!  Empty consumo de óleo!!

    Mensagem  matola Qui 05 Dez 2013, 11:29

    Bom dia,a minha "bruta" já tem uns kms (90 000), mas tenho-a a 8 meses e tem andado sempre tudo bem,fim de semana passado fiz com ela(1ª viagem grande) 920 kms e, fui ver o nível no dia a seguir que cheguei e, estava a meio(quando arranquei estava de nível) o consumo foi excessivo??Não faz fumo,não pinga ou baba!transalp 600 de 1995
    abrpinto
    abrpinto
    5ª engrenada
    5ª engrenada


    Número de Mensagens : 539
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 31/10/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: 1997 Transalp + CB 250 Carroça Brutal 2
    Kms: Passa dos 50000

    consumo de óleo!!  Empty Re: consumo de óleo!!

    Mensagem  abrpinto Qui 05 Dez 2013, 14:42

    Eu julgo que não é nada de transcendente...
    matola
    matola
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 28
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 14/02/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp 600/ 1995
    Kms:

    consumo de óleo!!  Empty Re: consumo de óleo!!

    Mensagem  matola Qui 05 Dez 2013, 15:06

    abrpinto escreveu:Eu julgo que não é nada de transcendente...
    é uma questão de andar (como é lógico) a controlar o nivel,o melhor é ir repondo e quando fizer uns 6000kms mudar o óleo que estiver por novo??
    abrpinto
    abrpinto
    5ª engrenada
    5ª engrenada


    Número de Mensagens : 539
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 31/10/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: 1997 Transalp + CB 250 Carroça Brutal 2
    Kms: Passa dos 50000

    consumo de óleo!!  Empty Re: consumo de óleo!!

    Mensagem  abrpinto Qui 05 Dez 2013, 15:14

    É normal que com uma viagem maior te tenha gasto oleo. Mas para ainda te marcar nivel na vareta também não te gastou assim tanto.
    Não sei qual a viscosidade que tens em uso mas se for o 10W40 para a proxima poderias por o 15W40 ou mesmo o 20W50, como já tem alguns kms pode precisar de um oleo um pouco mais espesso.
    matola
    matola
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 28
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 14/02/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp 600/ 1995
    Kms:

    consumo de óleo!!  Empty Re: consumo de óleo!!

    Mensagem  matola Qui 05 Dez 2013, 15:28

    abrpinto escreveu:É normal que com uma viagem maior te tenha gasto oleo. Mas para ainda te marcar nivel na vareta também não te gastou assim tanto.
    Não sei qual a viscosidade que tens em uso mas se for o 10W40 para a proxima poderias por o 15W40 ou mesmo o 20W50, como já tem alguns kms pode precisar de um oleo um pouco mais espesso.

    eu mais ou menos sabia que ela ia gastar algum,mas pensei que fosse menos, desde que seja o "normal" tranquilo,vou ver o oleo que tem no motor e depois digo ok!!obrigado
    DRAKER
    DRAKER
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1245
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 04/09/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 2000
    Kms: 24000

    consumo de óleo!!  Empty Re: consumo de óleo!!

    Mensagem  DRAKER Qui 05 Dez 2013, 17:12

    Boas,

    como já foi dito, estes motores bebem um pouco de óleo e o teu não foge a regra! Twisted Evil 
    Se em 920Km, bebeu esse óleo, esta dentro do normal...
    Não esquecer que a rotação a que foram feitos os 920Kms também tem muito a ver, com o óleo que a mota vai consumir. 920Km em AE, bebe mais óleo do que 920KMm em cidade lol! 

    quanto a viscosidade:

    Eu atualmente ando com 10W40 e noto que gasta mais óleo, que anteriormente. (o que faz sentido!)

    Da próxima vou meter mineral 15W40 ou 20W50. (tenho que mudar mais cedo, mas também é mais barato)

    O contra do óleo 20W50, é que devemos deixar a mota aquecer bem, em tempo frio... e não dar logo gasonete com a mota fria! consumo de óleo!!  75625 
    matola
    matola
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 28
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 14/02/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp 600/ 1995
    Kms:

    consumo de óleo!!  Empty Re: consumo de óleo!!

    Mensagem  matola Qui 05 Dez 2013, 17:20

    DRAKER escreveu:Boas,

    como já foi dito, estes motores bebem um pouco de óleo e o teu não foge a regra! Twisted Evil 
    Se em 920Km, bebeu esse óleo, esta dentro do normal...
    Não esquecer que a rotação a que foram feitos os 920Kms também tem muito a ver, com o óleo que a mota vai consumir. 920Km em AE, bebe mais óleo do que 920KMm em cidade lol! 

    quanto a viscosidade:

    Eu atualmente ando com 10W40 e noto que gasta mais óleo, que anteriormente. (o que faz sentido!)

    Da próxima vou meter mineral 15W40 ou 20W50. (tenho que mudar mais cedo, mas também é mais barato)

    O contra do óleo 20W50, é que devemos deixar a mota aquecer bem, em tempo frio... e não dar logo gasonete com a mota fria! consumo de óleo!!  75625 
    Olá,
    Fiz muitos kms em serra (estrela,caramulo) e só fez autoestrada uns 80/90 kms,de resto fui sempre por estradas nacionais,acho que se conhece mais!!mas vou ver que óleo tem e depois comunico!!obrigado
    matola
    matola
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 28
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 14/02/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp 600/ 1995
    Kms:

    consumo de óleo!!  Empty Re: consumo de óleo!!

    Mensagem  matola Qui 05 Dez 2013, 17:21

    matola escreveu:
    DRAKER escreveu:Boas,

    como já foi dito, estes motores bebem um pouco de óleo e o teu não foge a regra! Twisted Evil 
    Se em 920Km, bebeu esse óleo, esta dentro do normal...
    Não esquecer que a rotação a que foram feitos os 920Kms também tem muito a ver, com o óleo que a mota vai consumir. 920Km em AE, bebe mais óleo do que 920KMm em cidade lol! 

    quanto a viscosidade:

    Eu atualmente ando com 10W40 e noto que gasta mais óleo, que anteriormente. (o que faz sentido!)

    Da próxima vou meter mineral 15W40 ou 20W50. (tenho que mudar mais cedo, mas também é mais barato)

    O contra do óleo 20W50, é que devemos deixar a mota aquecer bem, em tempo frio... e não dar logo gasonete com a mota fria! consumo de óleo!!  75625 
    Olá,
    Fiz muitos kms em serra (estrela,caramulo) e só fez autoestrada uns 80/90 kms,de resto fui sempre por estradas nacionais,acho que se conhece mais!!mas vou ver que óleo tem e depois comunico!!desde que não sejam valores fora do normal fico descansado. obrigado
    matola
    matola
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 28
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 14/02/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp 600/ 1995
    Kms:

    consumo de óleo!!  Empty Re: consumo de óleo!!

    Mensagem  matola Sex 06 Dez 2013, 10:00

    Bom dia, ontem fui então verificar o óleo que está no motor e é o, castrol Power 1 4T 10W-40!foi normal o consumo?mantenho este ou mudo para outro??se sim, se me puderem aconselhar!!obrigado
    abrpinto
    abrpinto
    5ª engrenada
    5ª engrenada


    Número de Mensagens : 539
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 31/10/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: 1997 Transalp + CB 250 Carroça Brutal 2
    Kms: Passa dos 50000

    consumo de óleo!!  Empty Re: consumo de óleo!!

    Mensagem  abrpinto Sex 06 Dez 2013, 10:30

    Esse oleo é muito bom, fiz a revisão na semana passada na minha e foi o que usei. Eu mudaria para já para uma graduação mais espessa, um 15w50 semi sintetico, deixando aquecer a mota 2 ou 3 min agora no Inverno antes de começar a andar, e começar sem puxar...
    Mas se ainda não está na altura da revisão, repõe o nivel e vai controlando a ver se desce, é perfeitamente açeitável se repuseres 100ml por 1000kms, ou até mais no caso de uma viagem grande continua. Já tive uma Thunderace a beber 1lt por 1000kms, em andamentos altos...
    matola
    matola
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 28
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 14/02/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp 600/ 1995
    Kms:

    consumo de óleo!!  Empty Re: consumo de óleo!!

    Mensagem  matola Sex 06 Dez 2013, 10:44

    abrpinto escreveu:Esse oleo é muito bom, fiz a revisão na semana passada na minha e foi o que usei. Eu mudaria para já para uma graduação mais espessa, um 15w50 semi sintetico, deixando aquecer a mota 2 ou 3 min agora no Inverno antes de começar a andar, e começar sem puxar...
    Mas se ainda não está na altura da revisão, repõe o nivel e vai controlando a ver se desce, é perfeitamente açeitável se repuseres 100ml por 1000kms, ou até mais no caso de uma viagem grande continua. Já tive uma Thunderace a beber 1lt por 1000kms, em andamentos altos...

    Bom dia,sei eu meti esse oleo porque pelo que li e vi pareceu-me ser bom,o resto que lá tenho agora vou utilizar para ir repondo,depois experimento o 15w50 e digo de sua justiça!!mas fico mais descasado por serem valores "normais" obrigado ;-)
    matola
    matola
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 28
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 14/02/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp 600/ 1995
    Kms:

    consumo de óleo!!  Empty Re: consumo de óleo!!

    Mensagem  matola Sex 06 Dez 2013, 10:53

    matola escreveu:
    abrpinto escreveu:Esse oleo é muito bom, fiz a revisão na semana passada na minha e foi o que usei. Eu mudaria para já para uma graduação mais espessa, um 15w50 semi sintetico, deixando aquecer a mota 2 ou 3 min agora no Inverno antes de começar a andar, e começar sem puxar...
    Mas se ainda não está na altura da revisão, repõe o nivel e vai controlando a ver se desce, é perfeitamente açeitável se repuseres 100ml por 1000kms, ou até mais no caso de uma viagem grande continua. Já tive uma Thunderace a beber 1lt por 1000kms, em andamentos altos...
    Bom dia,eu meti esse oleo porque pelo que li e vi pareceu-me ser bom,o resto que lá tenho agora vou utilizar para ir repondo,depois experimento o 15w50 e digo de sua justiça!!mas fico mais descasado por serem valores "normais" obrigado ;-)
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    consumo de óleo!!  Empty Re: consumo de óleo!!

    Mensagem  adelinoaraujo Sáb 07 Dez 2013, 12:17

    Eu não faço ideia se a Transalp gasta muito ou nada de óleo. Não lhe perguntei ainda. Rarissimas vezes verifiquei o óleo do motor e faço as revisões dentro das indicadas pela Honda e na Honda.

    Mas como vou fazer a revisão esta semana, vou verificar isso. Além de que irei pensar num óleo para este tempo frio de Inverno, porque sair de casa às 5h30 da manhã... 2 a 3 graus na garagem, cá fora é bem pior... é duro é para mim. Para a Transalp é um dia de verão.

    Portanto, se houver alguma sugestão a fazer quanto ao oil para "imberno" pesado, agradeço. Senão, vai levar do que a Honda meter.
    alfredo
    alfredo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 950
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 29/09/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 600v
    Kms: 50000

    consumo de óleo!!  Empty Re: consumo de óleo!!

    Mensagem  alfredo Sáb 07 Dez 2013, 21:38

    também me assustei pois a minha faz isso também gasta óleo e ando sempre com um litro de óleo na mala quando faço viagens maiores
    abrpinto
    abrpinto
    5ª engrenada
    5ª engrenada


    Número de Mensagens : 539
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 31/10/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: 1997 Transalp + CB 250 Carroça Brutal 2
    Kms: Passa dos 50000

    consumo de óleo!!  Empty Re: consumo de óleo!!

    Mensagem  abrpinto Dom 08 Dez 2013, 22:42

    Adelino, o 10w40 é bom para essas temperaturas
    cmca
    cmca
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 664
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 08/06/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V - 2007
    Kms: 40.000

    consumo de óleo!!  Empty Re: consumo de óleo!!

    Mensagem  cmca Dom 08 Dez 2013, 23:41

    matola escreveu:Bom dia,a minha "bruta" já tem uns kms (90 000), mas tenho-a a 8 meses e tem andado sempre tudo bem,fim de semana passado fiz com ela(1ª viagem grande) 920 kms e, fui ver o nível no dia a seguir que cheguei e, estava a meio(quando arranquei estava de nível) o consumo foi excessivo??Não faz fumo,não pinga ou baba!transalp 600 de 1995
    abrpinto

    Penso que a diferença entre o nível máximo e minímo é de 0.5 Litros.

    Como já aqui foi dito estes motores gastam um pouco e não esquecer que o teu tem 18 aninhos!

    Nada de anormal.

    O ideal é controlares o nível aí de 1.000 em 1.000 Km.

    Não esquecer que o nível é visto com a vareta sem ser enrroscada e mota direita.

    Abraço

    Conteúdo patrocinado


    consumo de óleo!!  Empty Re: consumo de óleo!!

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 18:50