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Aligeirar Cambota - duvidas, factos, vantagens, etc etc   1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Aligeirar Cambota - duvidas, factos, vantagens, etc etc   2438059070

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    Aligeirar Cambota - duvidas, factos, vantagens, etc etc

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    Mensagem  jfvf87 Sex 29 Ago 2014, 18:42

    Boas

    Para quem não sabe o conjunto cambota e bielas é responsável por transformar o movimento linear dos pistons em movimento rotativo.  

    Aligeirar Cambota - duvidas, factos, vantagens, etc etc   1509938_377632649042771_1684611154_n

    Dizer-se aligeirar a cambota é o mesmo que dizer tirar-lhe peso e em geral menos peso significa mais potência.
    Se imaginarmos duas rodas iguais mas uma cheia de borracha sólida e outra cheia de ar é fácil de percebermos com qual conseguimos atingir rotações mais rapidamente. Naturalmente nas mesmas condições a roda menos pesada acelera mais rapidamente (não confundir com aumento de .
    Por outro lado a roda mais pesada guarda mais inércia o que a ajudará a manter as rotações e vencer forças que a façam abrandar, por exemplo travões. Então em matéria de rodas quando mais leve melhor, menos energia gasta em aceleração e travagem e mais aceleração e facilidade em travagem.
    Para os engenheiros construtores de motores o trabalho era bastante mais simplificado se a coisa funcionasse da mesma forma e em grande parte isso não acontece porque existe um regime a proteger, o relantin.
    É sabido que os motores de combustão interna vencem melhor qualquer dificuldade em altos regimes, então o relantin que é o regime mais baixo de trabalho aceitável tem garantir que o conjunto do volante e cambota contenham inércia suficiente para vencer as forças contrárias (por exemplo:força das molas das válvulas, atrito residual da embraiagem, compressão entre outros) e manter as restantes peças em movimento (por exemplo: bielas, distribuição, árvores de cames, etc).

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    Então se eliminarmos demasiado peso no conjunto perdemos demasiada inércia e podemos ter de aumentar o relantin para conseguirmos manter o motor em funcionamento, como é o caso dos carros de rali, F1, moto GP...
    Outro aspecto negativo é que o motor de arranque poderá não conseguir colocar a cambota em rotações suficientes para ligar o motor especialmente com outras condições desfavoráveis. Por ex: primeiro arranque em dias muito frios, óleo muito envelhecido, etc.

    Em baixo um exemplo de uma cambota aligeirada com mais uns extras:

    Aligeirar Cambota - duvidas, factos, vantagens, etc etc   Crank%20before%20resized%2040%25

    Antes

    Aligeirar Cambota - duvidas, factos, vantagens, etc etc   Crank%20resized%2040%25

    Depois

    Se alguém quiser falar sobre o trabalho extra que a cambota da última imagem sofreu sintam-se à vontade. Não vou falar porque não acho que o custo/benefício sejam rentáveis para as horas gastas... Wink

    No lado oposto ao moente da biela apenas se retira peso para equilibrar, caso contrario a cambota vai para o lixo Rolling Eyes
    Até aqui podia-se pensar que era só agarrar num serrote e ficávamos com uma máquina muito mais desportiva mas é depois disto que os problemas começam porque ao retirarmos peso mesmo que estratégico invalidamos o equilíbrio de fábrica e temos de voltar a garantir que tudo está equilibrado para valores aceitáveis.

    Fim da 1ª parte  Very Happy  

    Este texto foi feito do zero e algumas imagens não são minhas. Algum erro corrijam-me.

    Cumprimentos
    Faustino


    Última edição por jfvf87 em Ter 02 Set 2014, 13:23, editado 2 vez(es)
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    Mensagem  DRAKER Sex 29 Ago 2014, 21:33

    Um tópico muito bom Aligeirar Cambota - duvidas, factos, vantagens, etc etc   18384 
    um ponto muito importante falar é os rolamentos a utilizar. 
    Pois há um aumento de rotação do motor e um maior aquecimento do mesmo.
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    Mensagem  Frederico Santos Sex 29 Ago 2014, 23:50

    pelo pouco e percebo isto funciona mais ou menos assim, ao contrario do do que o Draker disse não aumentamos as rotações mas sim a velocidade em que elas sobem ou descem, ou seja menos peso não no conjunto viela/cambota (eu não mexia ai, só se fosse para trocar por uma em titânio) mas sim no volante do motor faz aumentar a velocidade de subida e descida de rotações, mas perde-se binário, ou seja nas subidas, descida e com peso perde-se velocidade mais rápido e força, por outro lado o volante mais pesado perde-se velocidade em arranque e na subida e descida de rotações mas ganha-se na força da mota e em velocidade de ponta
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    Mensagem  krieg Sáb 30 Ago 2014, 20:42

    study study

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    Mensagem  jfvf87 Seg 01 Set 2014, 10:35

    Tal e qual Frederico. Na questão de trocar o tipo de material não consigo encontrar um porquê. A diferença em aligeirar o conjunto é como disseste, aumentar a velocidade de aceleração o que só por si não obriga à necessidade de maior resistência do material.
    Assumindo que a potência fornecida será a mesma a diferença de aceleração deve-se apenas por haver menos material para acelerar. Parece-me até que existe menos stress no conjunto.
    Está correcto ou está me a falhar alguma coisa?

    Cumprimentos
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    Mensagem  Frederico Santos Seg 01 Set 2014, 17:33

    digo isso porque ao retirar peso tem de ser através da remoção de material, logo redução de resistência/fiabilidade, já agora, já pensaste em mandar calibrar o moto, quando digo calibrar o motor esto a referir-me as peças todas, viela, pistão, cambota, valvulas e por ai fora, ai sim ias notar uma grande diferença
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    Mensagem  jfvf87 Ter 02 Set 2014, 09:08

    Frederico Santos escreveu:digo isso porque ao retirar peso tem de ser através da remoção de material, logo redução de resistência/fiabilidade, já agora, já pensaste em mandar calibrar o moto, quando digo calibrar o motor esto a referir-me as peças todas, viela, pistão, cambota, valvulas e por ai fora, ai sim ias notar uma grande diferença

    Retirar peso dos contra pesos da cambota não a fragiliza mas desequilibra. Penso que quando referes calibrar referes-te ao equilíbrio/balanço e ai é que começa a complicar porque especialmente nos motores em V (pelo que me informei) é impossível garantir um equilíbrio perfeito.
    É impensável montar um motor sem o conjunto da cambota equilibrado.

    Cumprimentos
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    Mensagem  miguel almeida Ter 02 Set 2014, 10:40

    Pois, empancava na primeira volta, e com jeitinho saltava te uma vela encavada por uma valvula .....ehehehehe
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    Mensagem  jfvf87 Qua 03 Set 2014, 07:20

    miguel almeida escreveu:Pois, empancava na primeira volta, e com jeitinho saltava te uma vela encavada por uma valvula .....ehehehehe

    Ou isso ou só para a cavalada quando tirar a chave Twisted Evil

    Abraço
    Faustino

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