Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Transalp 600VV - O banco aquece demasiado 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Transalp 600VV - O banco aquece demasiado 2438059070

+2
jfvf87
LOLOSAUR
6 participantes

    Transalp 600VV - O banco aquece demasiado

    avatar
    LOLOSAUR
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 4
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 27/10/2014

    Transalp 600VV - O banco aquece demasiado Empty Transalp 600VV - O banco aquece demasiado

    Mensagem  LOLOSAUR Qua 29 Out 2014, 11:47

    Boas,

    Quando vou em velocidades mais elevadas, sinto algum aquecimento.
    Quando vou para o monte ou velocidades mais baixas, ainda por cima com fato de treino ou calções, o banco aquece demasiado, ao ponto de não dar para estar mais sentado.

    Então, eu desmontei o banco da mota e vi que existe um tubo que está virado mesmo para baixo do banco e vai ter ao filtro do ar, ao ligar a mota e acelarar, vi que saía ar por esse tubo.
    Foi então que descubri que o problema era precisamente esse tubo.

    Agora o que eu pergunto, é que não posso ser só eu com esse problema, porque o tubo pelo que vi vem assim de fábrica com todas as motas daquele modelo pelo menos, portanto, algum de vocês já resolveu esse problema com o tubo?
    Se sim, como?

    Eu estava a pensar tapar o tubo e abrir uma saída de ar lateral (no lado do banco), invés de ser por baixo do banco conforme está.

    Outra coisa que achei estranho, é que embora eu não perceba nada de motas, eu estou a considerar esse tubo como uma saída de ar, mas não me parecer ter muita lógica, deveria ser uma entrada, mas ao acelarar efetivamente saí ar por lá, daí a eu assumir que é isso que aquece o banco.

    Quê que acham?
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Transalp 600VV - O banco aquece demasiado Empty Re: Transalp 600VV - O banco aquece demasiado

    Mensagem  jfvf87 Qua 29 Out 2014, 13:46

    LOLOSAUR escreveu:Boas,

    Quando vou em velocidades mais elevadas, sinto algum aquecimento.
    Quando vou para o monte ou velocidades mais baixas, ainda por cima com fato de treino ou calções, o banco aquece demasiado, ao ponto de não dar para estar mais sentado.

    Então, eu desmontei o banco da mota e vi que existe um tubo que está virado mesmo para baixo do banco e vai ter ao filtro do ar, ao ligar a mota e acelarar, vi que saía ar por esse tubo.
    Foi então que descubri que o problema era precisamente esse tubo.

    Agora o que eu pergunto, é que não posso ser só eu com esse problema, porque o tubo pelo que vi vem assim de fábrica com todas as motas daquele modelo pelo menos, portanto, algum de vocês já resolveu esse problema com o tubo?
    Se sim, como?

    Eu estava a pensar tapar o tubo e abrir uma saída de ar lateral (no lado do banco), invés de ser por baixo do banco conforme está.

    Outra coisa que achei estranho, é que embora eu não perceba nada de motas, eu estou a considerar esse tubo como uma saída de ar, mas não me parecer ter muita lógica, deveria ser uma entrada, mas ao acelarar efetivamente saí ar por lá, daí a eu assumir que é isso que aquece o banco.

    Quê que acham?

    Viva

    Para sair ar tem de ser o respiro do carter e isso acontece porque alguma pressão da fase de compressão e explosão nos cilindros consegue escapar entre os segmentos da câmara de combustão para o carter. Não é normal mas é habitual e aceitável que isso aconteça em motores já com algum andamento especialmente em motores em V que nunca conseguem uma pressão equilibrada no carter.
    Esse tubo deve estar ligado à caixa do filtro de ar para queimar os vapores provenientes do carter e para que as humidades sejam retiradas no tubo de dreno.
    Com esse tubo desconectado do local apropriado sempre que o motor arrefece o óleo do motor está a ser contaminado com humidade e impurezas que o ar contenha nesse momento.
    Outro ponto importante é que se essa passagem for restrita a pressão que apenas não parece não ser nada de especial vai rebentar com o tubo ou com alguma junta.

    Cumprimentos
    Faustino
    avatar
    LOLOSAUR
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 4
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 27/10/2014

    Transalp 600VV - O banco aquece demasiado Empty Re: Transalp 600VV - O banco aquece demasiado

    Mensagem  LOLOSAUR Qua 29 Out 2014, 14:13

    Então a solução passa por colocar segmentos novos?

    Também pensei em desviar o tubo, ele está virado para dentro e posso tentar virá-lo para fora, assim já não aquecia o banco.

    Outra coisa que me esqueci de dizer, a mota tem 26.000Km.
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Transalp 600VV - O banco aquece demasiado Empty Re: Transalp 600VV - O banco aquece demasiado

    Mensagem  jfvf87 Qua 29 Out 2014, 14:24

    LOLOSAUR escreveu:Então a solução passa por colocar segmentos novos?

    Também pensei em desviar o tubo, ele está virado para dentro e posso tentar virá-lo para fora, assim já não aquecia o banco.

    Outra coisa que me esqueci de dizer, a mota tem 26.000Km.

    A solução passa por ligar o tubo ao local correcto.

    Cumprimentos
    Faustino
    avatar
    LOLOSAUR
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 4
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 27/10/2014

    Transalp 600VV - O banco aquece demasiado Empty Re: Transalp 600VV - O banco aquece demasiado

    Mensagem  LOLOSAUR Qua 29 Out 2014, 14:33

    O tubo está no local correcto, é assim que veio de origem.

    Tirei agora estas duas fotos:

    Transalp 600VV - O banco aquece demasiado LmkxYeM
    Transalp 600VV - O banco aquece demasiado Wf6Jy9l

    O problema é que por ali saí ar mesmo quente.
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Transalp 600VV - O banco aquece demasiado Empty Re: Transalp 600VV - O banco aquece demasiado

    Mensagem  jfvf87 Qua 29 Out 2014, 15:08

    Nada melhor que uma imagem.
    Esquece tudo o que disse e leva a mota ao mecânico.

    Cumprimentos
    Faustino
    avatar
    LOLOSAUR
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 4
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 27/10/2014

    Transalp 600VV - O banco aquece demasiado Empty Re: Transalp 600VV - O banco aquece demasiado

    Mensagem  LOLOSAUR Qua 29 Out 2014, 15:39

    Achas que é algum problema grave?

    É que eu já a levei a um mecânico que até entra em competições, mas ele disse-me "Ah e tal isso é normal".

    Eu insisti passado uns dias e ele "Isso deve ser o regulador de tensão que está por baixo do banco que aquece, isso para trocar é muito caro".

    E eu tipo, desmontei o banco em casa e vi que não tem nada haver com o que ele diz, logo, faz-me querer que ele deve ser mecânico de fim-de-semana e infelizmente pelo menos do meu conhecimento aqui por Gondomar não à muitos mais sítios de "jeito" para ir.
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Transalp 600VV - O banco aquece demasiado Empty Re: Transalp 600VV - O banco aquece demasiado

    Mensagem  jfvf87 Qua 29 Out 2014, 16:00

    LOLOSAUR escreveu:Achas que é algum problema grave?

    É que eu já a levei a um mecânico que até entra em competições, mas ele disse-me "Ah e tal isso é normal".

    Eu insisti passado uns dias e ele "Isso deve ser o regulador de tensão que está por baixo do banco que aquece, isso para trocar é muito caro".

    E eu tipo, desmontei o banco em casa e vi que não tem nada haver com o que ele diz, logo, faz-me querer que ele deve ser mecânico de fim-de-semana e infelizmente pelo menos do meu conhecimento aqui por Gondomar não à muitos mais sítios de "jeito" para ir.

    humm bem ainda não entro em competições mas para mim sair ar muito quente por ai não me parece nada normal mas espera um pouco que já aparecem entendidos a esclarecer.
    Não tendo em conta o que explicas há muita gente que se queixa do calor do motor da transalp. Normalmente custam a aquecer mas quando aquecem ficam quase insuportáveis.

    Cumprimentos
    Faustino
    PedroF
    PedroF
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 244
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 13/10/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 600 V/1999
    Kms: 40k

    Transalp 600VV - O banco aquece demasiado Empty Re: Transalp 600VV - O banco aquece demasiado

    Mensagem  PedroF Qua 29 Out 2014, 17:45

    Estar a sair ar por onde só devia entra, não é normal.

    A mota está a puxar bem?
    Consegues comparar com outra?

    As válvulas de admissão estão afinadas e o motor no ponto?
    Leigo como sou, isto é o que me parece possam ser as causas, mas o Faustino, vai corrigir-me concerteza se eu estiver a dizer uma barbaridade.


    Gonçalo Poço
    Gonçalo Poço
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 318
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 19/06/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650
    Kms: 16000

    Transalp 600VV - O banco aquece demasiado Empty Re: Transalp 600VV - O banco aquece demasiado

    Mensagem  Gonçalo Poço Qua 29 Out 2014, 18:13

    Por esse tubo nao devia sair ar Mad , devia era entrar ar para a caixa do filtro, na minha mota está colocado para o lado de fora, para contra a tampa lateral....
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Transalp 600VV - O banco aquece demasiado Empty Re: Transalp 600VV - O banco aquece demasiado

    Mensagem  TrAnsAlper Qua 29 Out 2014, 18:19

    Viva, LOLOSAUR.

    Sobre essas questões técnicas não sou a melhor pessoa para te informar e até que me parece que é a primeira ez que vejo este sintoma aqui relatado.Como "administrador do condomínio" compete-te a mim convidar-te a dares um saltinhos às apresentações do fórum...

    http://www.forumtransalp.com/f7-apresentacoes


    ...para te ficarmos a conhecer melhor e te podermos dar as boas-vindas! Transalp 600VV - O banco aquece demasiado 463778

    Um abraço e boas transalpadas
    dijm
    dijm
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 928
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 28/11/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 6 centos
    Kms: alguns mils

    Transalp 600VV - O banco aquece demasiado Empty Re: Transalp 600VV - O banco aquece demasiado

    Mensagem  dijm Qua 29 Out 2014, 22:52

    Boa noite,parece que alguém entrou a porta para dentro sem cumprimentar, a minha sócia é de 93 e em relação ao calor excessivo não conheço esse pormenor, acho que se nota mais em filas de trânsito ou parada. Com 26 miles esta a precisar é que lhe tires as cócegas.

    Conteúdo patrocinado


    Transalp 600VV - O banco aquece demasiado Empty Re: Transalp 600VV - O banco aquece demasiado

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 02 maio 2024, 07:02