A minha carroça completou 30000 (não sei bem como ? aquilo deve contar parada !!!) Corrente esticada no maximo e mantem folgaaaaaa. . . Tenho que substituir com alterações . . . Questão 1 - Pinhão com mais 1 dente? ou 2 - Cremalheira mais pequena?
Ajudem PF, pois já oubi muitas opiniões diferentes
A ajuda vencedora ganha uma grade de respetivas . . .
Meu amigo, a minha alterei e como nao comprei de origem remeti-me ao que havia. Diminui 1 dente na cremalheira. Tenho melhor comportamento em autoestrada mas perdi significativamente em força. Repara, levantava a em segunda, agora só mesmo em primeira! Anda? claro que sim se stresses mas ha diferenças.... nao te esqueças que a tua é 700 portanto tens um motor melhor com injecção e se calhar notas menos...... eu ainda assim recomendo. Fica menos pontuda para as viagens Ate ja ! Ps: Sim se a folga nao desaparece, muda !!!!!!!!!!!!
miguel almeida escreveu:Meu amigo, a minha alterei e como nao comprei de origem remeti-me ao que havia. Diminui 1 dente na cremalheira. Tenho melhor comportamento em autoestrada mas perdi significativamente em força. Repara, levantava a em segunda, agora só mesmo em primeira! Anda? claro que sim se stresses mas ha diferenças.... nao te esqueças que a tua é 700 portanto tens um motor melhor com injecção e se calhar notas menos...... eu ainda assim recomendo. Fica menos pontuda para as viagens Ate ja ! Ps: Sim se a folga nao desaparece, muda !!!!!!!!!!!!
Boas
Oh Miguel tanks pela opinião, mas mesmo assim não deste opinião na escolha.. Mais á frente ou menos atrás? Aumento ao pinhão ou reduzo a cremalheira? Não pretendo fazer cavalo com ela (até pk não sei...) O que é isso de "ficar menos pontuda" Alterando uma coisa ou outra a bicha acaba por ganhar velocidade, sim ou não?
Eu tenho uma 700, como é do conhecimento de toda a gente por aqui.
Ainda não mudei o Kit de Transmissão, mas não faltará muito... Em tempos já pensei seriamente nesse assunto, pesquisas aqui e acolá, viagens para aqui e para acolá, sozinho e acompanhado com a montada toda carregada.
Depois de muito pensar sobre o que iria fazer quando tivesse de mudar o Kit, a minha escolha será manter a relação Original (15/47). Isto pk??
Inicialmente gostava que ela tivesse mais velocidade de ponta, não pela velocidade, mas pk gostava que em AE o motor fosse com uma rotação mais baixa, consumindo menos. Para isso, teria de aumentar um dente ao pinhão. Porém, perdia acelaração e FORÇA. Força essa que, sozinho numa condução citadina ou mesmo em viagem és capaz de não notar a perda. Mas.... como também já disse, não ando só sozinho, também faço viagens com a minha senhora e com a mota carregadinha até aos dentes. E... podes crer que nesta última viagem de 4.000 km aos Pirenéus, senti que nalguns momentos dava jeito um motor 1200cc, mesmo tendo a 700cc com a relação original... Agora imagina se eu tivesse alterado a relação como tinha pensado.
Para além disto tudo, e tudo isto depende do tipo de utilização que dás à mota, temos também a problemática da correcta lubrificação do kit transmissão e por conseguinte a longevidade deste.
A relação Original 15/47 é a relação mais eficiente para o motor 700, tanto a nível de rendimento como lubrificação/longevidade. Maximiza dentro dos possíveis mecânicos do modelo a relação de todo o sistema. Uma outra relação óptima para uma boa lubrificação do sistema seria a 17/47, porém o pinhão 17 não cabe no espeço que lhe é destinado, e as perdas de rendimento da mota seriam grandes.
Deixo-te aqui um video que melhor explica o que acabei de dizer.
E isso mesmo Jc, o PedroR ja disse tudo. Pontuda quer dizer que vai a berrar como se fosse em esforço, vai a um regime alto ou que pareçe alto para a velocidade que leva. Mudando optaria por um dente na cremalheira pois um no pinhão equivale a 2 na cremalheira. Sim se diminuires atras e aumentares a frente ela anda mais mas morre mais em baixas !!!! La se vao os cavalinhos ! Ate ja !
Também tenho uma TA700. tenho interesse experimentar uma relação mais longa.
A minha pergunta é a seguinte: o motor não fica a bater em baixas ex: pequenos arranques e pontos de embreagem, e quando as rpm vem ao relantim?
cumpts
A bater como??
BTW.... uma apresentação ia mesmo a calhar! [/quo
Acho que já fiz a minha apresentação. Mas andei afastado.
O bater é a sensação que o motor transmite quando está a fazer muito esforço para arrancar a baixas rotações dando a impressão que está a "bater". certamente existe pessoas aqui que sabem o que eu estou a dizer.