Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 2438059070

+6
krieg
DRAKER
Jardel
Transouto
miguel almeida
mcad
10 participantes

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    mcad
    mcad
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 100
    Masculino
    Idade : 40
    Data de inscrição : 12/01/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600-1999
    Kms: 35250

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  mcad Sex 13 Fev 2015, 10:27

    Boas

    Já que se falou em pendura, aproveito e pergunto, no caso de se ir fazer uma viagem, com pendura malas de roupa, tenda e tralha.
    Ou seja a TA carregadinha será que se deve afinar a corrente a ficar com mais folga??

    Boas curvas
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  jfvf87 Sex 13 Fev 2015, 14:11

    mcad escreveu:Boas

    Já que se falou em pendura, aproveito e pergunto, no caso de se ir fazer uma viagem, com pendura malas de roupa, tenda e tralha.
    Ou seja a TA carregadinha será que se deve afinar a corrente a ficar com mais folga??

    Boas curvas

    Não existe ciência que ligue a afinação de corrente ao peso que a mota transporta. Isso não passa de um mito.

    Cumprimentos
    Faustino
    avatar
    sb_pt
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 65
    Masculino
    Idade : 44
    Data de inscrição : 10/02/2014

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  sb_pt Sáb 14 Fev 2015, 18:07

    de quanto em quantos km´s ou tempo se deve afinar a corrente ?

    miguel almeida
    miguel almeida
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2959
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 25/08/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 1999
    Kms: 40000

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  miguel almeida Sáb 14 Fev 2015, 18:41

    Sempre que for necessario ! Deve se ver como está sempre que se pegue na mota
    avatar
    sb_pt
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 65
    Masculino
    Idade : 44
    Data de inscrição : 10/02/2014

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  sb_pt Sáb 14 Fev 2015, 21:01

    Pois... Laughing

    Entao com pendura nao de ajusta a corrente ?

    Mesmo quando o conjunto passa o peso maximo da mota?
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  jfvf87 Sáb 14 Fev 2015, 23:00

    sb_pt escreveu:Pois... Laughing

    Entao com pendura nao de ajusta a corrente ?

    Mesmo quando o conjunto passa o peso maximo da mota?

    Isso mesmo. Vou ver se faço umas bonecadas para se perceber melhor a coisa. Até já

    PedroF
    PedroF
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 244
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 13/10/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 600 V/1999
    Kms: 40k

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  PedroF Dom 15 Fev 2015, 21:26

    Estive á pouco a fazer uma bonecada para tentar ajudar...

    Corrijam-me se estiver errado.

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 4k6ul3

    Se o braço da suspensão fosse concêntrico com o veio do pinhão de ataque a trajetória do veio da roda seria o arco a vermelho. Na realidade e como o eixo do braço está entre o veio do pinhão e o eixo da roda, a trajetória será algo parecido ao arco a verde.

    A Azul temos a maior distância entre os eixos do pinhão e da roda, tal como o Faustino já tinha explicado "O ponto de maior tensão da corrente é quando temos os três eixos alinhados". A laranja um ponto em que a distância será a menor possível, que será quando a supensão está toda distendida ou toda comprimida.

    Portanto se houvesse alguma afinação especial para andar com pendura seria no sentido de diminur a folga pois com mais peso a suspensão fica mais comprimida logo a distancia entre o eixo da roda e do pinhão é menor, o que faz com que haja mais folga na corrente quando em andamento.
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  jfvf87 Seg 16 Fev 2015, 23:19

    PedroF escreveu:Estive á pouco a fazer uma bonecada para tentar ajudar...

    Corrijam-me se estiver errado.

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 4k6ul3

    Se o braço da suspensão fosse concêntrico com o veio do pinhão de ataque a trajetória do veio da roda seria o arco a vermelho. Na realidade e como o eixo do braço está entre o veio do pinhão e o eixo da roda, a trajetória será algo parecido ao arco a verde.

    A Azul temos a maior distância entre os eixos do pinhão e da roda, tal como o Faustino já tinha explicado "O ponto de maior tensão da corrente é quando temos os três eixos alinhados". A laranja um ponto em que a distância será a menor possível, que será quando a supensão está toda distendida ou toda comprimida.

    Portanto se houvesse alguma afinação especial para andar com pendura seria no sentido de diminur a folga pois com mais peso a suspensão fica mais comprimida logo a distancia entre o eixo da roda e do pinhão é menor, o que faz com que haja mais folga na corrente quando em andamento.

    Muito bem! Enquanto existirem pessoas a defender a teoria que com mais peso a corrente deve ser reajustada acredito que continuarão a aparecer veios do pinhão com desgaste prematuro.

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 10392544_509809872491714_7342245383817702629_n

    Cumprimentos
    Faustino
    PedroF
    PedroF
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 244
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 13/10/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 600 V/1999
    Kms: 40k

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  PedroF Ter 17 Fev 2015, 10:03

    Fiquei sem perceber se o Faustino achou que eu estava a defender que se devia ajustar a corrente quando se anda com pendura.


    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  jfvf87 Ter 17 Fev 2015, 10:45

    PedroF escreveu:Fiquei sem perceber se o Faustino achou que eu estava a defender que se devia ajustar a corrente quando se anda com pendura.



    Eu acho que ficou claro que só existe uma afinação da corrente. O gráfico está excelente.
    Só que também acho que ainda há muita gente que julga que não, e é por isso que muitos veios e rolamentos da caixa sofrem demasiado. Na hora de culpar aparece o pinhão inocente.

    Cumprimentos
    Faustino
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  jfvf87 Ter 17 Fev 2015, 11:14

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 10993082_510100385795996_9174793018609769409_n

    Este era o esboço que pretendia fazer à dias. No 1 é a prova dos 9 (caso a transmissão não esteja ovalizada) para saber se a corrente está com a folga correcta. No 2 quando a mota está em repouso e a corrente está folgada. No 3 quando a mota leva bastante carga e a roda quase que bate na cava da roda Smile mas que a corrente volta a ganhar folga.

    Cumprimentos
    Faustino
    PedroF
    PedroF
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 244
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 13/10/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 600 V/1999
    Kms: 40k

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  PedroF Ter 17 Fev 2015, 14:34



    Na hora de culpar aparece o pinhão inocente.

    Cumprimentos
    Faustino

    Lá diz o ditado quem se lixa é sempre o pinhão! ou será o mexilhão...?? Não interessa, é sempre o mais pequeno! Very Happy


    Última edição por PedroF em Ter 17 Fev 2015, 16:03, editado 1 vez(es)
    Aerotransalp
    Aerotransalp
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 250
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/07/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
    Kms:

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  Aerotransalp Ter 17 Fev 2015, 14:52

    Epa, finalmente que vejo uma certa e correta explicação da afinação da corrente!! cheers

    As explicações e os bonecos tiram qualquer tipo de duvida! Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 463778

    Obrigado Dr Faustino! Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 18384
    mcad
    mcad
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 100
    Masculino
    Idade : 40
    Data de inscrição : 12/01/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL600-1999
    Kms: 35250

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  mcad Qua 18 Fev 2015, 09:28

    Boas

    Sim senhor também concordo, eu fiquei completamente esclarecido, vou testar na minha.

    boas curvas
    PedroF
    PedroF
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 244
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 13/10/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 600 V/1999
    Kms: 40k

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  PedroF Qua 18 Fev 2015, 11:36

    Faustino, já agora uma questão:

    Pela experiência que tem com estas afinações e problemas na transmissão, vê alguma relação entre o desgaste do veio e desgaste nos cino-blocos do cubo traseiro, ou será uma bola de neve? Quero dizer: falta de folga maio esforço no veio e cino-blocos, cino-blocos passam a ficar desgastados/amassados/danificados e deixam de absorver o impacto das acelerações e reduções e o veio acaba por receber mais "golpes" no estriado.

    Este é um problema hipotético que me lembrei, e muitas vezes me parece que não se dá grande importância aos cino-blocos.
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  jfvf87 Qua 18 Fev 2015, 14:00

    PedroF escreveu:Faustino, já agora uma questão:

    Pela experiência que tem com estas afinações e problemas na transmissão, vê alguma relação entre o desgaste do veio e desgaste nos cino-blocos do cubo traseiro, ou será uma bola de neve? Quero dizer: falta de folga maio esforço no veio e cino-blocos, cino-blocos passam a ficar desgastados/amassados/danificados e deixam de absorver o impacto das acelerações e reduções e o veio acaba por receber mais "golpes" no estriado.

    Este é um problema hipotético que me lembrei, e muitas vezes me parece que não se dá grande importância aos cino-blocos.

    Sim Pedro, o termo bola de neve acho que é muito bem empregue.
    Os sinoblocos servem para amortecer os impactos e vibrações das acelerações e desacelerações entre a transmissão e a roda e são os primeiros a sentir os efeitos de uma corrente mal afinada mas por estarem bastante afastados do eixo da roda acabam por ser mais fortes que as estrias do veio do pinhão que apesar de serem de aço começam a desaparecer.

    Abraço
    Faustino
    PedroF
    PedroF
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 244
    Masculino
    Idade : 56
    Data de inscrição : 13/10/2014

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: TA 600 V/1999
    Kms: 40k

    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  PedroF Qua 18 Fev 2015, 14:48

    Ok.

    Mais um ponto com que devemos ter especial atenção.

    Obrigado Faustino

    Abraço

    Conteúdo patrocinado


    Pinhão de ataque estraga veio das mudanças??? - Página 2 Empty Re: Pinhão de ataque estraga veio das mudanças???

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 02:53