Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bateria seca vezes demais 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Bateria seca vezes demais 2438059070

4 participantes

    Bateria seca vezes demais

    Rui Tavares
    Rui Tavares
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 253
    Masculino
    Idade : 60
    Data de inscrição : 11/05/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V
    Kms:

    Bateria seca vezes demais Empty Bateria seca vezes demais

    Mensagem  Rui Tavares Sáb 29 Out 2016, 19:04

    Preciso que me ensinem umas coisas.
    Mas antes a historia.
    Na minha rica cidade do Porto parece haver recentemente um surto de obras na baixa. Àparte os incómodos causados pelas nobres actividades pré eleitorais e pelo requintado desenhodas das alternativas às ruas esventradas,  concerteza trabalho de um sádico,  a verdade é que à custa disso tenho andado mais em duas rodas.
    Só que hoje foi o culminar de coisas a correr menos bem! Já tentei ir chorar para o ombro da minha mulher, mas vá lá saber-se porquê ela não está para me aturar. Assim venho queixar-me para aqui.
    Começou tudo na segunda da semana passada. Ao ligar o computador cá de casa percebi que o mesmo estava infectado com ransomware. Desliguei-o e assim continua. Quando tiver pachorra penso no assunto.
    Na terça a Transalp não pega. Ao por a bateria à carga, percebo que estava seca. Estranho. Atesto o electrólito e carrego.  Fica bem. Durante o dia levo a Vespa. Ao estacionar o descanso parte! Encosto-a à parede. Dois dias depois a Transalp nao pega de novo. Mesma situação.  Bateria seca. Atesto e carrego. Levo a Vespa sem descanso. À terceira vez com a Transalp a nao pegar agarro na ferramenta e depois de ter o motor a trabalhar, desligo o cabo da bateria e acelero. Fundem as lâmpadas todas! Bolas, é o regulador. Encomendo o descanso da Vespa e um regulador para a TA600. Vou na Heinkel. Nao avariou nada. Hoje sento-me no sofá e começo com o portátil a criar uma pen de arranque para limpar o virus do outro cumputador.  Testo a pen e o portátil já nem arranca.  Nem consigo entrar na bios. Bolas. Desço à garagem e troco o descanso da Vespa.  Depois da mola voar vinte vezes pela garagem fora, lá consigo terminar. Ficou bem. Decido trocar o Regulador da Transalp. Operação fácil. No final decidi fazer medições.  Saida do alternador a cerca de 50 volts em qualquer das combinações. Tudo bem aqui. Meço a tensão no cabo da bateria com ele desligado. Mede 5v!! Ja não queima lâmpadas, é verdade, mas é suposto ser assim?
    Nota: escrevi isto num tablet que embirra em corrigir o que escrevo. Acabou por me vencer prlo cansaço e isto ficou chrio de erros. Desculprm-me
    Rui Tavares
    Rui Tavares
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 253
    Masculino
    Idade : 60
    Data de inscrição : 11/05/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V
    Kms:

    Bateria seca vezes demais Empty Re: Bateria seca vezes demais

    Mensagem  Rui Tavares Sáb 29 Out 2016, 23:21

    Assim de repente, acho que o problema nao era na TA, mas em mim. Embirrei, vai-se la saber porquê, em medir a tensao em aberto. Embarassed Acontece que o que o regulador faz é exactamente ajustar a tensao regulada às variações de corrente e pelo que julgo ter percebido, o regulador tem um saida para o sistema de carga. Assim sendo, ao desligar a bateria estava a dizer ao regulador para reduzir a tensão. ?. E ele assim fazia. Voltei a fazer medições, desta feita com o circuito sempre completo e deu tudo certo. Motor desligado 12,4, motor ligado, 14.1, às 5000 rpm, 14,4. Tudo certinho, portanto. Desculpem a falsa questao que estava a levantar. Deve ser das bruxinhas que se estão a aproximar. Smile
    Bateria seca vezes demais 9988
    miguel almeida
    miguel almeida
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2959
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 25/08/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 1999
    Kms: 40000

    Bateria seca vezes demais Empty Re: Bateria seca vezes demais

    Mensagem  miguel almeida Dom 30 Out 2016, 19:47

    Como ves elas sao como os mercedes ! Duram e duram
    Ate ja

    Miguel
    Rui Tavares
    Rui Tavares
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 253
    Masculino
    Idade : 60
    Data de inscrição : 11/05/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V
    Kms:

    Bateria seca vezes demais Empty Re: Bateria seca vezes demais

    Mensagem  Rui Tavares Dom 30 Out 2016, 20:56

    Nunca falham.
    No entanto gostava que alguem que perceba do assunto me confirme o que expus acims.
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Bateria seca vezes demais Empty Re: Bateria seca vezes demais

    Mensagem  TrAnsAlper Seg 31 Out 2016, 12:15

    Rui Tavares escreveu:Nunca falham.
    No entanto gostava que alguem que perceba do assunto me confirme o que expus acims.
     Se fosse garganta seca ainda te podia dar umas dicas...

    No que toca a mecânica só percebo de anilhas sincronizadoras...seja lá o que isso for!  Laughing

    Mas também fiquei curioso sobre o assunto e gostava de ver a razão.

    Um abraço e boas transalpadas
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    Bateria seca vezes demais Empty Re: Bateria seca vezes demais

    Mensagem  Cou Seg 31 Out 2016, 22:31

    Boas...
    Sim esses valores estão correctos.
    Agora vem a melhor parte andar de TA lol!

    Conteúdo patrocinado


    Bateria seca vezes demais Empty Re: Bateria seca vezes demais

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 29 Abr 2024, 04:50