Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
América, um destino fascinante 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! América, um destino fascinante 2438059070

+22
BlackJack
Andre18
JFAlves
miguel
lowrider
carlitos
ferrrolas
CSampaio
LUIS_TEIXEIRA
Rui
tigusto
TodayAdventure
Fabião
Transouto
TrAnsAlper
rars
Trans' rRasKa
Carrilho
Philleas
FALP
Pedro Marques Alves
antonio.q
26 participantes

    América, um destino fascinante

    antonio.q
    antonio.q
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 168
    Masculino
    Idade : 69
    Data de inscrição : 23/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms: ainda muitos para rolar

    América, um destino fascinante Empty América, um destino fascinante

    Mensagem  antonio.q Ter 24 Fev 2009, 04:12

    Olá a todos,

    Após mais de dezasseis meses fora de casa cheguei ao norte da América do Sul. Já são duas semanas que decorrem por terras da Colômbia.
    O acidente que tive no Equador atrasou-me e fez-me alterar um pouco os meus planos, mas nada que não se resolva.
    Nesta data já deveria estar na Costa Rica mas daqui a mais três ou quatro semanas andarei por lá.

    Estou a lançar este novo tema pois se calhar seria interessante ir dizendo alguma coisa do que vai acontecendo. Eu sei que tenho um blogue onde vou escrevendo e pondo fotografias irregularmente. Também servirá para ir respondendo, dentro do possível e se souber, a alguma pergunta que me queirais fazer sobre qualquer outro assunto relacionado com a viagem que estou a fazer ou até outra que já tenha feito.

    Para já posso dizer que têm sido uns meses fantásticos estes que tenho passado por cá. Tirando a queda que tive, tudo o resto quero recordar como fazendo parte da viagem. Os pequenos contratempos, o roubo das máquinas fotográficas em Lima já quase esqueci, como consertar um furo na Carretera Austral, estrada de rípio no Chile, debaixo de um sol abrasador ou uma queda na Ruta 40, na Argentina, sem consequências graves a não ser empenar a protecção da carenagem e a mala do lado esquerdo, fazem parte de andar na estrada seja de asfalto ou terra.
    Foram milhares de quilómetros por estradas de asfalto boas e também algumas menos boas. As estradas de terra também as havia para todos os gostos, como se costuma dizer. Na Argentina e Chile as estradas de terra, normalmente, eram razoáveis mas às vezes também exigiam aplicação. As piores estradas de terra que encontrei posso dier que foi na Bolívia. Aqui havia mesmo estrada em terra batida e com a passagem de carros ou camiões o pó que se levantava não deixava ver nada. Era preciso parar e esperar alguns instantes para o pó assentar um pouco e só depois se podia continuar. É que no meio do pó, que às vezes escorregava como lama, havia pedras pequenas e grandes que atrapalhavam a condução.

    Alguns dias ou ocasiões que achei muito gratificantes, que me lembro agora, foram:
    a semana que passei na Dakarmotos, em Buenos Aires, enquanto preparava a saída para a estrada, as pessoas que conheci foram excepcionais.
    o primeiro encontro das Transalp, na Argentina, onde também participei e sendo o único estrangeiro.
    a volta pelo sul do Brasil e a passagem nas cataratas do Iguaçú.
    o encontro Horizons Unlimited em Viedma, Argentina, no início de Dezembro, com todos aqueles motociclistas e eu n meio deles.
    o Natal e Passagem de Ano em Ushuaia,
    o sul da Patagónia, no Chile e Argentina.
    o mês de Março em que voltei a Buenos Aires e fiquei outra vez na Dakarmotos, mais alguns viajantes que conheci.
    a estada na Bolívia e a travessia das montanhas pelo salar de Uyuni e lagunas até ao Chile.
    mais tarde, na Bolívia, a passagem pela estrada da morte e a "Ronda dos Yungas".
    o regresso à estrada, agora há duas semanas, no Equador
    Se entretanto me lembrar de mais alguma coisa poderei acrescentar.

    Uma coisa que já me perguntaram algumas vezes foi se uma moto como a minha de "apenas" 600 cc era suficiente para fazer uma viagem destas. Eu sempre tenho dito que é suficiente e não é preciso uma moto maior. Já vi motociclistas a viajarem com as Suzuki DR 350 sem problemas e até motos mais pequenas.
    Até agora tenho feito a manuntenção normal e felizmente não tenho tido problemas mecânicos. É certo que fiz uma boa revisão antes de partir mas achei que seria melhor do que depois avariar no meio do nada.

    Acho que por agora já chega.
    Apenas quero dizer, é pessoal mas todos podem saber, que tenho pena que não saia o euromilhões ao Mustafá para ele se poder juntar a mim e ver como um cota com Alzheimer ainda aguenta a andar por aqui ao fim destes meses. Espero quando chegar à idade dele não ficar como ele.

    Um abraço para todos, com Transalp ou outra motorizada qualquer, e fazei perguntas sobre alguma coisa que pensais tenha interesse,
    antónio queirós


    Última edição por antonio.q em Qui 26 Fev 2009, 20:51, editado 1 vez(es)
    Pedro Marques Alves
    Pedro Marques Alves
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 647
    Masculino
    Idade : 59
    Data de inscrição : 11/05/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V
    Kms:

    América, um destino fascinante Empty Re: América, um destino fascinante

    Mensagem  Pedro Marques Alves Ter 24 Fev 2009, 09:56

    Companheiro António !

    É uma delícia ler as tuas crónicas. Assim como eu, haverá muitos de nós que gostariam de te acompanhar nesse teu périplo pelo continente americano ( agora a sul )

    Forte abraço deste canto- quando vez mais de rastos - da Europa

    Pedro
    FALP
    FALP
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 643
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/04/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms:

    América, um destino fascinante Empty Re: América, um destino fascinante

    Mensagem  FALP Ter 24 Fev 2009, 10:56

    Fantástico, parabéns! Very Happy

    Um exemplo de vida e de perseguição dos objectivos! I love you

    Era excelente se pusesses (ou a administração) o link do blog na assinatura... Wink


    Última edição por FALP em Ter 24 Fev 2009, 12:49, editado 1 vez(es)
    avatar
    Philleas
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1086
    Masculino
    Idade : 16
    Data de inscrição : 15/04/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    América, um destino fascinante Empty Re: América, um destino fascinante

    Mensagem  Philleas Ter 24 Fev 2009, 12:09

    só tenho a dizer....UAU!!!!


    mais uma vez, muitos parabéns, excelente viagem.


    Vou-te deixar aqui uma pergunta, quando e como tomaste a decisão, vou para a América do Sul de mota. qual foi o passo final, aquilo que te fez "embarcar".

    Continuação de boa viagem
    avatar
    Carrilho
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 57
    Masculino
    Idade : 41
    Data de inscrição : 12/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 600 V
    Kms:

    América, um destino fascinante Empty Re: América, um destino fascinante

    Mensagem  Carrilho Ter 24 Fev 2009, 12:39

    Fantastico!! É a unica palavra que me vem a cabeça lol...

    Espero que corra tudo pelo melhor e se puderes vai deixando os teus comentarios ao longo da viagem.

    Um abraço
    Trans' rRasKa
    Trans' rRasKa
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 121
    Masculino
    Idade : 61
    Data de inscrição : 20/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V
    Kms: 39.000

    América, um destino fascinante Empty Re: América, um destino fascinante

    Mensagem  Trans' rRasKa Ter 24 Fev 2009, 23:44

    É sempre um prazer ler as tuas narrativas.
    Tantas vezes imagino como me sentiria a fazer o que estás a fazer.
    Pelo que li desta vez, tu saiste para esta grandiosa viagem. com os tempos muito bem planeados.
    Mais uma vez PARABÉNS!
    Não posso deixar de mostrar alguma apreensão sobre uma coisa que disseste... um cota com Alzheimer.

    Se for o que estou a pensar... só me ocorre dizer que tens de ser uma Pessoa muito especial.

    Da parte que me toca, que tenhas no minimo a consciência que do lado daqui, estão muitos, mas quero falar no minimo de mim, estarei sempre a torcer para que tudo te corra bem.

    Bem haja para Ti.
    Clemente Alves
    rars
    rars
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 31
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 23/11/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 650 Transalp
    Kms:

    América, um destino fascinante Empty Re: América, um destino fascinante

    Mensagem  rars Qua 25 Fev 2009, 09:50

    Muitos parabens pela narrativa, é um espectáculo ler o percurso...

    Sempre que posso vou dar um salto para ver se existem algumas novidades no blog.

    E as fotos são sempre de ficar boqueaberto... (felizmente ainda consulto a net atrás de um PC... Very Happy )

    Votos de continuação de excelentes viagens e com cada vez mais novidades no blog para nos fazer sonhar um dia partirmos nós à aventura... Smile

    Obrigado pela partilha
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    América, um destino fascinante Empty Re: América, um destino fascinante

    Mensagem  TrAnsAlper Qua 25 Fev 2009, 11:48

    (Tópico movido)

    Gostei imenso de ler este teu relato em jeito de balanço.Vais regressar cheio de histórias para contar.Algumas vais partilhando no blog mas de certeza que não estarão lá todas...E nós cá aguardamos ansiosos a altura de as poder ouvir.

    Terminaste o relato cheio de bom humor o que é um óptimo (ou será ótimo?) indicador.

    Mustafá 1-Antónioq 1 Very Happy (q dupla! Wink )

    Um abraço e boas transalpadas.
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    América, um destino fascinante Empty Re: América, um destino fascinante

    Mensagem  Transouto Qua 25 Fev 2009, 23:49

    Espectacular antónio, uma vez mais muitos parabéns...é realmente muito bom sentir esse teu ánimo e constatar que realmente estás em grande por essa américas...Quem dera a muitos de nós poder ter uma aventura do género, mas na falta dela, deliciamo-nos com a tua....Quanto à tua Transalp, é Transalp e basta, nunca dá problemas...Agora deixa-me aproveitar para te colocar uma questão: Como te sentes a nível de conforto durante todos essses Km, não á dores na parte que usas para te sentar? Até hoje a viagem maior que fiz foi até ao Algarve e quando lá cheguei tinha o "traseiro" dorido...Relembro que o meu banco já é aquele que vem mais baixo 3 cm.... Smile

    V
    Fabião
    Fabião
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1090
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 01/10/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
    Kms: os suficientes

    América, um destino fascinante Empty América, um destino fascinante

    Mensagem  Fabião Qui 26 Fev 2009, 01:31

    Pelo minha falta de experiencia a comprar com qualquer um pricipalmente com este nosso cronista e grande viajante, acho que o banco mais baixo só pioras as coisas, pois vais com as pernas mais dobradas logo mais peso na coluna logo, no sitio onde acaba as costas e começam as pernas... Quanto a tua viagem a comparar com o antónio, acho que o do antónio por muito duro que seja já tá mais que moldado um ao outro, já há ali uma "fusão", que falta a meu ver a maioria de nós!


    Mas que opine a quem de dever!!

    Abraço

    Fabião

    P.S: António, já pensaste num livro? A meu ver é sempre bom haver um resgisto escrito de uma experiencia como a tua, até mais que uma produção como um long way... Boa Viagem!
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    América, um destino fascinante Empty Re: América, um destino fascinante

    Mensagem  TodayAdventure Qui 26 Fev 2009, 01:43

    António,

    Mais um que te lê com um imenso prazer. O que me traz para um fórum são a paixão das viagens e travar conhecimento com pessoas interessantes - coisas que muitas vezes andam ligadas. Tu és um exemplo pleno de ambos e de um estilo de vida que eu gostaria muito de experimentar a sério durante o tempo que fosse natural para miim (mas que seria de certeza de longa duração).

    Percorrendo a tua lista de recordações, descubro várias linhas que falam, de algum modo, de encontros com pessoas. E quase tantas outras do deslumbramento com a Natureza. Não é isto mesmo, viajar?

    Não tenho dúvidas que se consegue viajar à volta do mundo rigorosamente com qualquer moto que queiramos, por mais improvável e desadequado que pareça o modelo X ou Y. E já há provas suficientes de que é possível fazê-lo. Os ingleses do Mondo Enduro fizeram duas voltas ao mundo com várias DR350, estou à espera de um DVD de dois argentinos que viajam em duas CG125 e muitos muitos outros o fizeram e farão em pequenas motos. O tamanho e tipo da moto é uma não-questão ou no máximo uma questão de pouca importância. A informação realmente importante, sobre este assunto, é relativamente fácil e rápida de absorver. Uma vez isso feito, é partir, viver com a nossa escolha e ir ao que interessa, que são as experiências e os encontros de viagem.

    Eu tenho uma questão que me "atormenta" a mim próprio e que gosto de colocar a todos os viajantes que conheço. Viajar livremente ao sabor da corrente é das coisas na vida de que mais gostei e gosto de fazer, mas não o posso fazer como tu neste momento da vida. São razões "espirituais" (coloquemos a coisa assim) e não "materiais" (como "fazer" a praia A ou a montanha B) que me impulsionam. Gostava muito de conseguir entender - e tu que já embalaste há muito tempo num estilo de vida muito diferente do nosso, pareces-me uma pessoa em óptima posição para poder responder - em que medida é que as viagens te mudaram? Ou seja, depois de tantos encontros e lugares diferentes, em que mudaste (se é que mudaste) na tua forma de estar na vida? Tencionas continuar em viagem durante muito tempo? Já tens alguma ideia do que te vai apetecer fazer quando for altura de deixar de viajar? Aproveito já agora para perguntar que conselhos darias a um "comum mortal" que sonhe fazer algo do estilo do que tu fazes mas não tem nem o tempo nem os meios para o fazer (eu sei que a pergunta não é simples Very Happy )?

    Muito obrigado pela tua disponibilidade em responder às nossas perguntas e votos de muitos bons ventos para a continuação da tua viagem.

    Zé Paulo.
    antonio.q
    antonio.q
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 168
    Masculino
    Idade : 69
    Data de inscrição : 23/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms: ainda muitos para rolar

    América, um destino fascinante Empty Re: América, um destino fascinante

    Mensagem  antonio.q Qui 26 Fev 2009, 21:05

    Eu penso que sou uma pessoa normal. Quem me conhece sabe que nunca sou o primeiro a dar um passo, acho que sou até um pouco medroso. Podeis pensar que exagero mas quando estava para arrancar de Buenos Aires estava com um cagaço terrível. Enfrentar um mundo desconhecido e um continente diferente faziam-me pensar que era meio maluco em meter-me numa coisa dessas. Mas, felizmente, as coisas têm corrido bem.
    Essa do cota com Alzheimer foi o meu amigo Caldeira, aliás Mustafá, que disse que eu tinha. Mas espero continuar de boa saúde como tenho tido até agora.

    A América, mais a do Sul, era um destino com que sonhava há muitos anos. Ao longo dos anos que trabalhei fui juntando algum dinheiro para fazer esta (ou outra) viagem. Quando me reformei, ou melhor me mandaram para a reforma, achei que estava na ocasião de realizar o meu sonho. Entretanto também ia recolhendo alguma informação sobre todo este continente. Nada de exaustivo mas alguma coisa que valesse a pena para fazer um desvio no percurso.
    O percurso é que nunca foi planeado. Apenas seria ir até Ushuaia, no sul da Argentina, e depois seguir até ao Alasca.
    A ocasião para partir apenas teve em conta a época do ano, primavera, em que viria para cá. Como andava a adiar ano atrás de ano, em Janeiro de 2007, em conversa com um amigo falei-lhe na questão do bilhete de avião e ele disse que quanto mais cedo o comprasse mais barato ficaria. Fui ao aeroporto do Porto e comprei a passagem. Quando me perguntaram para que dia eu ainda fiquei a pensar, pois nem tinha ideia em que dia iria sair, disse início de Outubro. E ficou o dia 2, marcado para a partida. A partir daí já não havia como voltar atrás.

    A viagem começou sem problemas e ao longo dos dias os planos vão sendo alterados. por issso um planeamento rigoroso era para não ser cumprido. E sempre gostei de andar assim. Ter um ponto até onde ir e regressar mas sem um estrada defenida para o fazer. Eu sei que agora tenho essa possibilidade pois tenho tempo suficiente para isso e a minha pensão quase que dá para ir pagando as despesas do dia a dia. Por isso sei que uma coisa destas não está acessível a qualquer um.
    Comecei em 1990 com uma viagem grande - de três semana. Uma ida à Jugoslávia com o meu amigo Pimenta que estudava os trajectos a efectuar. Mas, antes, íamos perguntandio nas concentrações, quando eram encontros de motociclistas, àqueles mais viajados quais eram os requisitos para se viajar. Ainda fizemos mais algumas juntos. Nunca programávamos grande coisa. Apenas delineávamos um percurso para ir e outro para voltar, sem marcações de hotéis ou coisa parecida. Claro está que tenda e saco-cama eram imprescindíveis no equipamento.

    Penso que para começar a ganhar o gosto de umas viagens, dentro do possível, se pode fazer umas voltas em Portugal ou em Espanha, que ainda é mais ou menos acessível (liea-se em euros) para os portugueses. Uma ou duas semanas, nas férias, à deriva mas com um percurso estudado ajudam a aprender e a manejar situações inesperadas. Também é preciso ter em conta o estilo de cada um. Há aqueles que só ficam em hotéis de cinco estrelas e nem sabem o que é um saco-cama. Cada um tem de saber como quer andar. Já se sabe que nem sempre se acampa e nem sempre se fica num alojamento com as simples paredes e a cama e com o quarto de banho a vinte ou trinta metros, no exterior. Mas como o dinheiro não é muito, temos (eu pelo menos faço-o) de procurar soluções baratas para dormir e comer, que também é importante.
    O conforto também tem de fazer parte da viagem e na minha moto são poucas as vezes em que me sinto desconfortável. Tirando as situações em que transpirava com o esforço (ou se calhar o medo de cair) para fazer alguns troços de estrada cheia de pedra, a moto tem-se deixado montar sem problema para mim. Ao fim de uns dias já não há cansaço.


    Última edição por antonio.q em Qui 26 Fev 2009, 21:34, editado 1 vez(es)
    tigusto
    tigusto
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 241
    Masculino
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/11/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 650
    Kms:

    América, um destino fascinante Empty Re: América, um destino fascinante

    Mensagem  tigusto Qui 26 Fev 2009, 21:26

    Boas!
    Não ter medo é que não é ser normal!
    Perguntem aos pescadores se têm medo do mar e aprendam com as respostas!
    Continuação de boa viagem!
    Bon Camino!
    Cumps!
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    América, um destino fascinante Empty Re: América, um destino fascinante

    Mensagem  TrAnsAlper Sex 27 Fev 2009, 10:10

    Cada post do António é uma lição.Pelo menos para mim...

    Obrigado mais uma vez.
    Um abraço e boas transalpadas.
    Rui
    Rui
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 81
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 17/02/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms:

    América, um destino fascinante Empty Re: América, um destino fascinante

    Mensagem  Rui Sex 27 Fev 2009, 10:33

    Ola

    Sou novo por aqui, mas isto destas viagens fascinam-me, e então quando vejo alguem que anda fora de casa há 16 meses(se não me engano) e realmente notavel.
    Eu achava que isso nem existia, tanto tempo fora da porta, a familia os amigos, é muito dificil deixar essas pessoas tanto tempo e dizer, vou por aí de mota...
    Ate parece que estamos doidos Smile
    Na realidade é uma coisa que é preciso muita coragem e força para resistir ao fim de tanto tempo, manter a mesma alegria e vontade de viajar...

    Meus enormes parabens, e que essa força e alegria continue. Pessoas assim merecem ter algum reconhecimento...

    Já agora podia dar-me o endereço do seu blog, gostava de acompanhar mais de perto...
    Obrigado
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    América, um destino fascinante Empty Re: América, um destino fascinante

    Mensagem  TodayAdventure Sex 27 Fev 2009, 10:37

    Rui escreveu:
    Já agora podia dar-me o endereço do seu blog, gostava de acompanhar mais de perto...

    Rui, aqui vai: http://viajardemoto.blogspot.com/ .

    ZP.
    Rui
    Rui
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 81
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 17/02/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms:

    América, um destino fascinante Empty Re: América, um destino fascinante

    Mensagem  Rui Sex 27 Fev 2009, 10:57

    Obrigado
    antonio.q
    antonio.q
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 168
    Masculino
    Idade : 69
    Data de inscrição : 23/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms: ainda muitos para rolar

    América, um destino fascinante Empty Re: América, um destino fascinante

    Mensagem  antonio.q Sex 27 Fev 2009, 21:24

    Eu ontem estava a escrever e a internet foi abaixo duas ou tres vezes. Depois de enviar uma parte escrevi mais um pouco e tive que desistir.

    Ia tentar dizer alguma coisa sobre andar ao sabor do vento, neste caso tento ir atras do bom tempo.
    Quando fui para a Argentina era o inicio da primavera no sul e assim poderia estar em Ushuaia no inicio do verao e depois ir para norte antes que viesse o frio do inverno.
    Como ja disse apenas idealisei uma ligacao de sul para norte sem nada bem definido. Indo por onde me apetecesse cada dia.
    Se tudo correr bem espero acabar a viagem no final de Setembro ou Outubro. Quero deixar a moto em New Jersey, em casa de um amigo para depois voltar aos Estados Unidos no proximo ano. Queri tentar aproveitar que a moto esta deste lado do mar para conhecer um pouco mais desse enorme pais e talvez do Canada.
    Ando a pensar, apesar de ser um pouco cedo, na forma de regressar a Portugal. Se atravessando o Atlantico ou o Pacifico, mas ainda tenho de voltar primeiro a casa e tentar resolver algumas coisas. Sò no proximo ano saberei como vou fazer.
    Alguns motociclistas com quem falei e que ja tinham dado uma ou mais voltas ao mundo, de moto, disseram que quando regressam a casa ao fim de poucos meses comecam a sentir saudades de andar à deriva pelo mundo. Nao sei o que vai acontecer comigo, mas que è bom andar assim sem rumo pelo mundo ai isso è.
    Mas tambèm jà pensei e quero ver se pelo menos daqui a uns cinco anos volto a fazer a mesma viagem ou parecida ou em sentido contrario de norte para sul. Ainda nao acabei uma e jà estou a pensar noutra.

    Um abraco para todos,
    antonio queiros
    avatar
    LUIS_TEIXEIRA
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 981
    Masculino
    Idade : 42
    Data de inscrição : 27/10/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero
    Kms:

    América, um destino fascinante Empty Re: América, um destino fascinante

    Mensagem  LUIS_TEIXEIRA Sex 27 Fev 2009, 22:39

    Grande espirito e grande coragem amigo Queiroz.
    Acredito que depois de tanto tempo "á deriva" seja complicado "assentar" num local, por mais familiar que seja.
    Já pensas-te se vais editar um livro para relatar as tuas aventuras? Era um bom testemunho para os "aspirantes" a aventureiros.
    Grande abraço desde Matosinhos, neste canto da Europa, continua a brindarnos com os teus relatos empolgantes cheers
    Trans' rRasKa
    Trans' rRasKa
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 121
    Masculino
    Idade : 61
    Data de inscrição : 20/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V
    Kms: 39.000

    América, um destino fascinante Empty Re: América, um destino fascinante

    Mensagem  Trans' rRasKa Sáb 28 Fev 2009, 14:27

    HOJE DECIDI COMENTAR ALGUMAS DAS TUAS FRASES.
    COM FACILIDADE IMAGINO O PRAZER QUE DEVES SENTIR, QUE SERIA O MEU, CASO AÍ ESTIVESSE NO TEU LUGAR.
    DELEITO-ME DE GOZO AO LER O QUE ESCREVES. OBRIGADO PELA PARTILHA

    "Eu penso que sou uma pessoa normal..." ADOREI ESTA DÚVIDA, TALVEZ A MESMA SEJA SINÓNIMO DE SAÚDE.
    "Essa do cota com Alzheimer foi o meu amigo Caldeira..." OBRIGADO PELO ESCLARECIMENTO, SINTO-ME MELHOR COM O MESMO.
    "O percurso é que nunca foi planeado..." ADORO A AVENTURA, INFELIZMENTE A VIDA OBRIGA-NOS A CONTRARIAR ESSE ESPIRITO, PELO MENOS NÃO DEIXA DAR-MOS MUITA LARGA AO MESMO... MALDITA ESTRUTURA...
    "A viagem começou sem problemas e ao longo dos dias os planos vão sendo alterados. por issso um planeamento rigoroso era para não ser cumprido. E sempre gostei de andar assim..." SINCERAMENTE NÃO IMAGINAVA UMA VIAGEM DESSAS DE OUTRA MANEIRA.
    "Por isso sei que uma coisa destas não está acessível a qualquer um..." QUANDO LI A TUA PRIMEIRA CRÓNICA, AQUI NO FORUM, CHAMASTE A MINHA ATENÇÃO, POIS JÁ TINHA SONHADO COM UM FEITO DO GÉNERO... PARTIR COM UM UNICO DESTINO, O DE VOLTAR MAIS TARDE, DE PREFERÊNCIA POR UM CAMINHO DESCONHECIDO, MAS ACHEI UMA TOLICE, TOLICE QUE ALGUÉM ESTÁ A VIVER E A PARTILHAR COMIGO, E NÃO SÓ. NOVAMENTE OBRIGADO PELA PARTE QUE ME TOCA. RELATIVAMENTE A UMA COISA DESTAS NÃO ESTAR ACESSÍVEL A QUALQUER UM... NÃO ESTÁ ESSA, MAS PODEM ESTAR OUTRAS... DIFERENTES, AJUSTADAS A CAPACIDADE DISPONIVEL. A CONCRETIZAÇÃO DO SONHO NEM SEMPRE ESTÁ AO NOSSO ALCANCE.
    NESTES CASOS RECOMENDA-SE A ESPERANÇA...
    "Claro está que tenda e saco-cama eram imprescindíveis no equipamento..." E REMÉDIO PARA MOSCAS, RATOS, COBRAS, NADA? Very Happy
    "Penso que para começar a ganhar o gosto de umas viagens, dentro do possível, se pode fazer umas voltas em Portugal ou em Espanha, que ainda é mais ou menos acessível..." EU GANHEI O GOSTO... SINTI-ME A SONHAR COM VIAGENS NO INSTANTE SEGUINTE A TER COMPRADO A TRANSALP... 20 ANOS DEPOIS DE TER VENDIDO A MINHA SEGUNDA MOTA, UMA CASAL 125 TRIAL. A MINHA PRIMEIRA MOTA FOI UMA CASAL BOSS AOS 16 ANOS. FIZ DEZENAS DE MILHARES DE KILÓMOTROS DURANTE OS 4 ANOS QUE A TIVE. MORO EM BRAGA E FUI VÁRIAS VEZES PARA ESPANHA COM ELA... GERÊS ACIMA... MUITAS VEZES EM PRIMEIRA VELOCIDADE, JÁ NA ALTURA REVELAVA UMA SAUDÁVEL DOIDICE.
    "O conforto também tem de fazer parte da viagem..." REVIGORAR O CORPO E A ALMA É FUNDAMENTAL.

    Por último... e muito ao meu estilo, brejeiro... Gajas? komé ké? Provavelmente serás casado, familia e apesar de não querer saber da tua vida intima, também sei que esta questão não deveria ser colocada, mas carago... e Gajas???? pirat

    Um abraço e continuação de boa sorte.
    avatar
    Philleas
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1086
    Masculino
    Idade : 16
    Data de inscrição : 15/04/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    América, um destino fascinante Empty Re: América, um destino fascinante

    Mensagem  Philleas Seg 02 Mar 2009, 19:07

    Clemente Alves escreveu: mas carago... e Gajas???? pirat



    Esta é a pergunta da Semana, e gajas?!?!?

    um amigo meu diz-me que na América do Sul, com a facilidade com que um homem muda a estética do carro colocando umas jantes matias, as mulheres "tunning" o corpo, com belos implantes. E como eu gosto de comida de plástico. albino albino
    Trans' rRasKa
    Trans' rRasKa
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 121
    Masculino
    Idade : 61
    Data de inscrição : 20/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V
    Kms: 39.000

    América, um destino fascinante Empty Re: América, um destino fascinante

    Mensagem  Trans' rRasKa Ter 03 Mar 2009, 22:32

    mas carago... e Gajas???? pirat


    Esta é a pergunta da Semana, e gajas?!?!?

    um amigo meu diz-me que na América do Sul, com a facilidade com que um homem muda a estética do carro colocando umas jantes matias, as mulheres "tunning" o corpo, com belos implantes. E como eu gosto de comida de plástico. albino albino

    cheers cheers cheers e se for preciso até dou uma "trica" num pedaço de celulite. cheers cheers cheers
    antonio.q
    antonio.q
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 168
    Masculino
    Idade : 69
    Data de inscrição : 23/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms: ainda muitos para rolar

    América, um destino fascinante Empty Re: América, um destino fascinante

    Mensagem  antonio.q Qua 04 Mar 2009, 17:38

    Agora para comemorar esta passagem pelo sul da América vou partir num cruzeiro pelo mar das Caraíbas. Afinal já foram bastantes meses a andar de moto por isso agora era tempo de embarcar numa nova aventura.

    Até que seria bom fazer uma coisa destas mas servirá apenas para atravessar o mar até ao Panamá. Na sexta-feira devo seguir num veleiro, com um motociclista espanhol e outro alemao, para uma travessia de cinco dias. Haverá mais gente, penso eu.
    O barco, quer dizer nós, vai visitar umas ilhas no seu percurso até ao Panamá. Só espero que o mar esteja calmo e nao cause muitos enjoos.
    Dois motociclistas que vieram do Panamá nesse barco disseram que uma das noites foi terrível por causa da ondulaçao, mas chegaram cá.
    Ainda nao andei em mar alto num barco pequeno, penso que tem 40 metros, apenas nos grandes "ferry-boats".
    Nao há-de ser nada.
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    América, um destino fascinante Empty Re: América, um destino fascinante

    Mensagem  Transouto Qui 05 Mar 2009, 00:04

    Não há-de ser nda mesmo António, há-de ser mais uma das tuas excelentes aventuras...Desejo-te muita sorte e muito gozo nessa tua viagem, e aguardamos mais relatos, aqui ou no teu blog..

    V
    antonio.q
    antonio.q
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 168
    Masculino
    Idade : 69
    Data de inscrição : 23/02/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp
    Kms: ainda muitos para rolar

    América, um destino fascinante Empty Re: América, um destino fascinante

    Mensagem  antonio.q Dom 15 Mar 2009, 04:24

    Depois de uns dias sem dizer nada chegou a hora de contar mais alguma coisa.

    A travessia desde a Colombia até ao Panamá foi uma experiencia que nunca tinha sonhado. Viajar num veleiro em mar aberto foi realmente alguma coisa de extraordinário.
    Em Cartagena,Colombia, conheci mais alguns motociclistas que também fizeram essa travessia. Depois de tudo organizado as motos foram carregadas no barco.
    Partimos na sexta, dia 6, de manhá. Quando o barco saiu do porto içaram-se as velas e foi o início da viagem.O vento estava forte e fazia o barco inclinar de tal maneira que me assustava. A água chegava a entrar na parte superior. Tentei meter a mao na água quando o barco inclinava mas nao cheguei a tocar a água.
    Durante a noite fiz um turno de guarda e conduçao do barco mas nao foi preciso conduzir pois o piloto automático funcionou e nao era preciso corrigir.
    Quando chegámos ao arquipélago de San Blas,já no Panamá, o vento abrandou um pouco. Aquelas ilhas sao muito pequenas mas saomuitobonitas.
    O transporte das motos para terra firme foi outra experiencia. Umas canoas, grandes por sinal, levaram as motos mas fazia-me impressao ir sentado na moto para a segurar que até parecia que ia a conduzir no meio do mar.
    Seguimos por um rio até um sítio ondefoi possível descarregar as motos.Era preciso pegar nelas a peso mas nao houve azar.
    O pior estava para vir na estrada de terra que fazia a ligaçao à estrada asfaltada para a cidade de Panamá. Uns trinta quilómetros de estrada enlameada com muitas subidas e descidas que metiam medo. Em primeira,pois nao dava para deixar a moto ganhar velocidade, às vezes a roda traseira deslizava nalgumas descidas.
    Depois de chegar à cidade de Panamá foi uma maratona para tratar da papelada para a moto.
    Neste momento já estou na Costa Rica. Na entrada da fronteira foi uma seca à espera que tratassem das papeladas.
    Estou a andar com um alemao, numa Virago 535, e uma vez tentamos ir tentámos ir visitar uam reserva biológica mas a estrada estava enlameada e a moto dele nao conseguiu fazer uma subida.Tivemos de voltar para trás.
    Na chegada a San José,capital da Costa Rica, aconteceu o que nao gostamos que aconteça.Tive um furo na roda traseira e depois já dentro da cidade deixei cair a moto duas vezes.
    A primeira foi num cruzamento. Ia atrás do Marko, o alemao da Virago, e nao reparei no semáforo. Ele travou e quando eu travei já ia meio inclinado para fazer a curva e naoconsegui segurar a moto. Vieram logo três ou quatro pessoas ajudar-me a pôr a moto em pé e saber se estava bem,pois eu caí ou melhor deixei a moto cair sem mais nem menos.
    A outra vez foi à entrada do hostal onde estou alojado.Quando ia para a garagem tive de parar para ver por onde ia descer mas faltou-me o chao debaixo do pé e mais um tombo. Logo vieram mais duas ou três pessoas para me ajudar. Nao me magoei nem a moto.

    Vou seguir para norte para atravessar a América Central.

    Um abraço,
    antonio.q

    Conteúdo patrocinado


    América, um destino fascinante Empty Re: América, um destino fascinante

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 04:53