Agora que o entusiasmo está no máximo com a chegada dos novos modelos às mãos da malta, é a altura certa para fazer de "advogado do diabo" e rever as tais críticas a este novo modelo que não tenho visto focadas aqui no forum. Está tudo anestesiado pela novidade?
Todos somos AMANTES deste modelo da Honda. Saiu uma nova versão e estamos todos empolgados com as novidades. Vivemos com tal PAIXÃO as nossas TAs que todos já pensámos "Como seria bom ter um bolso cheio de notas para ir já buscar uma das novas!!!..."
Porém, sem colocar em questão que esta nova TA terá avanços óbvios em relação às nossas, há uma série de detalhes que a Honda deixou passar em claro dando a ideia que a fama e história da moto é suficiente para continuar a vender o modelo.
Senão vejamos:
Peso
Não perdoo esta à Honda.
214kg ou 219kg com ABS. Uma barbaridade para uma mota nova! Será o aço que teima em ser o material do quadro?
Para quem não sabe, as nossas de 2000 para cá pesam 191kg... + 25kg ainda fazem alguma diferença a puxar. Ou já não percebo nada de física???
Só para referência: A BMW 176kg. +-30% a menos do que a nova TA!!! É pouco?
Perdeu protecção aerodinâmica
Só em alguns testes é que aparece esta crítica. Esta foi uma das coisas que sempre me agradou mais na mota. Vou perder neste item? Nem pensar!
Perdeu oportunidade de ter mais 30 ou 40km de autonomia
Já sei que baixou o consumo. Mas isso é razão para retirar capacidade ao depósito? A situação é clara: Há motas de referência do segmento que chegam a ter "2 traços" no combustível e têm que atestar porque nós temos que parar... Há ainda o aspecto de fazer umas tiradas fora de estrada em que a questão da autonimia faz tda a diferença. Recordo que a mota é de trail e haverá muita gente que vai para África com ela.
Continua com o quadro em... ...aço
No comments. Basta ver há quantos anos a concorrência abandonou o aço e adoptou o alumínio...
Preço alto
Comparem e verão.
Só para referência: VStorm 7320 na tabela contra TA 8100
Ausência de descanço central
Se quiseres paga! E olha que é "barato"... 297.66!!!!
Só para referência: Vão ter que acrescentar esta acessório ao preço da moto se compararem com as concorrentes que têm, ie, BMW e VStorm.
Perdeu o fole de protecção do amortecedor da frente
Mais uma que leva um chumbo!
Vão para fora de estrada como até aqui, vão...
É para parecer "mai bunita"? (algarvio)
Perdeu protecção no carter
Esta não percebi...
Ganho de potência mínimo
A única coisa que reconheço com facilidade é que este novo motor é tecnologicamente mais avançado do que o actual ou não fosse uma plataforma nova de injecção com provas dadas na Deuville. Contudo, não se terá perdido a oportunidade de "agarrar a concorrência"? Mota nova e só 5 cavalitos sem chegar a entrar na casa dos 60cv?
Só para referência: Consultem as especificações da concorrência.
Perdeu em pouco de cariz offroad e ganhou cariz de estrada
Este modelo é, desculpem a expressão, "uma lenda". Por isso gostamos tanto desta mota.
Um pouco mais estradística e gostam da tendência? Têm uma TA mas acabam por andar quase sempre nos asfalto? Se calhar andam com a mota errada. Relembro que não precisam de mudar de marca para encontrar excelentes motos: CBF 600 e a Deuvillle.
Continuam os mesmos comandos/retrovisores
Perdida a oportunidade de rever a estética com mais profundidade. Como os gostos não se discutem, vou apenas referir 3 items de pouca importância: Punhos, retrovisores e escape.
Uns punhos e uns retrovisores com um design mais actual era má ideia? O design é tudo hoje em dia... Fico com a ideia de que tinham muitos em stock e têm que os gastar...
Quanto à alteração visual de uma das características estéticas mais consensuais da moto: Mais uma vez "No comments..."
Para terminar:
Notem que nas comparações não levei em linha de conta a nova Versys da Kava.
As comparações servem para vos mostrar o que a Honda tinha que tomar como a referência no mercado. Optaram, por incapacidade ou por achar que já tem clientes a mais por não fazer, mantendo-se atrás mesmo lançando um modelo novo!!! Mesmo à partida para a comercialização da moto já estão atrás.
O que ganhou este novo modelo?
Binário, meia dúzia de cavalos e ABS ($, mais peso suplementar e que não dá para desligar). Basicamente: Única e exclusivamente um motor novo. Já que o ABS é um extra.
Há!!! e PESO com fartura.
O que perdeu?
Se ainda não tens resposta para esta questão é reler as questões de novo.
Em resumo: temos um novo motor, a opção de ABS, algumas coisas A MENOS e outras na mesma, ie, a precisar de actualização.
Transalp 2008, manter a actual ou trocar de marca?
A todos que fizeram o teste e gostaram da mota, imaginem o que seria se alguns dos aspectos de que falei tivessem sido tomados em conta... Vou fazer os 100 000km com a minha enquanto espero pela versão 2012...
Estou preparado, hehe... Venham de lá essas discordâncias! Ou concordâncias...