A dias atras ao "viajar" por um outro forum dei com esta perola das nossas autoridades, vejam só. Um companheiro viajava com a sua montada pelo Geres e eis que de repente foi parado pelas nossas autoridades. Nada de anormal, uma vez que desde que viajemos em cima de uma moto passamos logo a ser inergumenos, bandidos, assaltantes de bombas de gasolina, essas coisas. O anormal da situaçao foi que o dito "guarda" lhe pediu o triangulo e o colete refletor. Foi preciso o companheiro explicar ao dito "guarda" que se tratava de uma moto e tais coisas nao eram obrigatorias neste tipo de veiculos. Nao sei se hei-de rir ou chorar, mas dei comigo a pensar, sera que um dia destes ainda sou multado por circular com a minha moto sem levar colocado o cinto de segurança?
+4
SataN
Philleas
CSampaio
Floriano
8 participantes
Dá que pensar!...
Floriano- Mota ligada
- Número de Mensagens : 13
Idade : 60
Data de inscrição : 19/03/2009
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: transalp
Kms:
- Mensagem nº1
Dá que pensar!...
CSampaio- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 2438
Idade : 55
Data de inscrição : 03/03/2009
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Crosstourer VFR 1200X
Kms: 12000
- Mensagem nº2
Re: Dá que pensar!...
Floriano, bem depois do que li sobre o que se passou é caso para dizer que este tópico estava bem era na Rir à Gargalhada ou na Conversa da Treta, é a formação, (ou será deformação?) que as nossas autoridades têm Se fosse comigo dizia-lhe para me multar pois tinha-me esquecido em casa desses acessórios
Philleas- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 1086
Idade : 16
Data de inscrição : 15/04/2008
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano:
Kms:
- Mensagem nº3
Re: Dá que pensar!...
Uma vez de moto 4, um GêNêRê também me pediu o triângulo e o colete.
Mas o que ele queria mesmo era improvisar e de maneira bastante "assertiva" convidei-o a passar os respectivos autos, sendo que a o fim de 5 minutos de "Conversa" já cada um seguia o seu caminho.
São os chamados "castiços"
Mas o que ele queria mesmo era improvisar e de maneira bastante "assertiva" convidei-o a passar os respectivos autos, sendo que a o fim de 5 minutos de "Conversa" já cada um seguia o seu caminho.
São os chamados "castiços"
SataN- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 699
Idade : 49
Data de inscrição : 02/11/2007
A Mota
Marca Mota: Kawasaki
Modelo Mota/ano: GTR 1400
Kms: 65.000
- Mensagem nº4
Re: Dá que pensar!...
Engraçada, essa...
Eu, à uns tempos atrás, também tive que explicar a um "Agente da Autoridade" a diferença entre o "estar com a viatura estacionada" e o "estar com a viatura parada". Para quem não sabe/sabia há muitas diferenças entre as duas...
Em outra situação mandei o "Homem da Boina" tirar a minha mota do meio da via de rodagem...
Fui mandado parar numa Área de Serviço, a caminho de Faro (2000 e ???) e o Senhor apressou-se a sacar-me as chaves da mota, acho que ainda eu nem tinha parado, e pediu-me então que levasse a mota (à mão) até um certo e determinado sitio, para me identificar.
Eu, na boa, sai da mota e segui-o... a pé. Quando ele me perguntou o porquê de eu não ter acatado a ordem de levar a mota à mão para a berma da estrada, respondi-lhe que quanto a isso só tínhamos três hipóteses:
1ª-Ou ele levava a mota à mão (e ficava automaticamente responsável por qualquer dano causado, fosse por queda ou pelo que fosse)
2ª-A mota ficava ali onde estava, enquanto lhe mostrava os documentos.
3ª-Ele devolvia-me as chaves da mota e eu levava-a, a trabalhar, para o sitio indicado.
O resultado foi que o simpático Senhor me mandou embora sem sequer ver algum dos meus documentos... E ainda bem, porque a mota em questão não tinha selo.
Eu, à uns tempos atrás, também tive que explicar a um "Agente da Autoridade" a diferença entre o "estar com a viatura estacionada" e o "estar com a viatura parada". Para quem não sabe/sabia há muitas diferenças entre as duas...
Em outra situação mandei o "Homem da Boina" tirar a minha mota do meio da via de rodagem...
Fui mandado parar numa Área de Serviço, a caminho de Faro (2000 e ???) e o Senhor apressou-se a sacar-me as chaves da mota, acho que ainda eu nem tinha parado, e pediu-me então que levasse a mota (à mão) até um certo e determinado sitio, para me identificar.
Eu, na boa, sai da mota e segui-o... a pé. Quando ele me perguntou o porquê de eu não ter acatado a ordem de levar a mota à mão para a berma da estrada, respondi-lhe que quanto a isso só tínhamos três hipóteses:
1ª-Ou ele levava a mota à mão (e ficava automaticamente responsável por qualquer dano causado, fosse por queda ou pelo que fosse)
2ª-A mota ficava ali onde estava, enquanto lhe mostrava os documentos.
3ª-Ele devolvia-me as chaves da mota e eu levava-a, a trabalhar, para o sitio indicado.
O resultado foi que o simpático Senhor me mandou embora sem sequer ver algum dos meus documentos... E ainda bem, porque a mota em questão não tinha selo.
lobocamino- 1ª engrenada
- Número de Mensagens : 107
Idade : 52
Data de inscrição : 15/10/2007
A Mota
Marca Mota: BMW
Modelo Mota/ano: gs1200r Adventure
Kms: 70.000 bem medidos! :)
- Mensagem nº5
estes agentes...
Boas!
Sim ainda acontece que estes agentes não têm acesso a toda a informação que lhes é dada! Normalmente por desuso da mesma!
Ainda assim sempre que se depararem com um caso como estes apenas têm a dizer que o desconhecimento da lei não prestigia em nada a autoridade rodoviaria nacional! assim pomposo e tudo!
Satan, se algum agente da autoridade te tirar as chaves da mota, so esse facto te dá o direito de lhe levantares um processo! Nenhuma autoridade tem o poder para tocar em nada alheio sem autorização ou sem ordem judicial!
As autoridades apenas podem pedir para verificar os documentos do condutor e do veiculo e também alguns aspectos do veiculo, pedindo ao condutor para ter acesso ao mesmo!
Mai nada!
Sim ainda acontece que estes agentes não têm acesso a toda a informação que lhes é dada! Normalmente por desuso da mesma!
Ainda assim sempre que se depararem com um caso como estes apenas têm a dizer que o desconhecimento da lei não prestigia em nada a autoridade rodoviaria nacional! assim pomposo e tudo!
Satan, se algum agente da autoridade te tirar as chaves da mota, so esse facto te dá o direito de lhe levantares um processo! Nenhuma autoridade tem o poder para tocar em nada alheio sem autorização ou sem ordem judicial!
As autoridades apenas podem pedir para verificar os documentos do condutor e do veiculo e também alguns aspectos do veiculo, pedindo ao condutor para ter acesso ao mesmo!
Mai nada!
carlossilvalr- Mota ligada
- Número de Mensagens : 82
Idade : 41
Data de inscrição : 18/05/2009
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp
Kms:
- Mensagem nº6
Re: Dá que pensar!...
Já por isso até a inspecção fiz... (Açores) Agora venham pedir-me o triângulo....
Essa era boa....
Abraço e vistam o colete reflector....
Essa era boa....
Abraço e vistam o colete reflector....
Tluis- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 784
Idade : 67
Data de inscrição : 29/06/2009
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL 650 V
Kms: Muitos...
- Mensagem nº7
Re: Dá que pensar!...
Para que não haja dúvidas relativamente à obrigatoriedade de uso de colete nos motociclos dispõe o artigo 88.º do ("novo") Código da Estrada, aí vai:
"(...)
Artº 88
Pré sinalização de perigo
1- Todos os veículos a motor em circulação, salvo os dotados de duas
ou três rodas, os motocultivadores e os quadriciclos sem caixa, devem
estar equipados com sinal de pré-sinalização de perigo e um colete,
ambos retrorreflectores e do modelo oficialmente aprovado."
lobocamino- 1ª engrenada
- Número de Mensagens : 107
Idade : 52
Data de inscrição : 15/10/2007
A Mota
Marca Mota: BMW
Modelo Mota/ano: gs1200r Adventure
Kms: 70.000 bem medidos! :)
- Mensagem nº8
colete reflector!
Boas! Nós podemos fazer o que quisermos para a nossa segurança, o problema não é esse no meu ponto de vista! O problema grave é que as nossas autoridades têm uma má formação ou não se prezam por estarem sempre actualizados das leis em vigor! Onde é que já se viu um agente da autoridade querer por uma multa sem saber o artigo que a rege??? Já me passou que a Brigada de Trânsito me queria multar por circular em cima da mota na berma, o problema surgiu quando eu lhe pedi para me mostrar o artigo onde diz que isso é proibido. Ou seja, os dois homenzinhos de panamá branco não deram com o artigo!!! Conclusão, deixaram-me ir embora! Jáa agora a definição de berma é esta ( não vá um deles ler isto ): faixa longitudinal da via publica especialmente não destinada à circulação de veiculos.
Eu sei o português é um pouco mau, mas é mesmo assim que está definido! Seja como for, não diz em nenhum sitio que é proibida a circulação de veiculos por ai, seja como for evitem, podem ter um acidente aí e as seguradoras limpam as mãos disso! Ah é verdade, fica também a nota, apenas nas autoestradas e IPs é proibida a circulação nas bermas uma vez que estas estão destinadas à circulação de veiculos prioritários ( coisa que nunca vi ) e também a veiculos dos concessionários!
Eu sei o português é um pouco mau, mas é mesmo assim que está definido! Seja como for, não diz em nenhum sitio que é proibida a circulação de veiculos por ai, seja como for evitem, podem ter um acidente aí e as seguradoras limpam as mãos disso! Ah é verdade, fica também a nota, apenas nas autoestradas e IPs é proibida a circulação nas bermas uma vez que estas estão destinadas à circulação de veiculos prioritários ( coisa que nunca vi ) e também a veiculos dos concessionários!
Fabião- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 1090
Idade : 42
Data de inscrição : 01/10/2008
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL 700
Kms: os suficientes
- Mensagem nº9
Re: Dá que pensar!...
lobocamino, A circulação em auto-estrada pela berma é em casos exepcionais, tais como acidentes em que a AE seja cortada ou por alguma razão transito lento ou intenso, os veiculos que andem em marcha de urgencia ( sim têm que ter os pirilampos e a corneta a tocar só assim estão em marcha de urgência) possam circular de maneira a intervir num acidente ou qualquer coisa do género de modo mais eficiente. e só nas AE é que é proibido parar e /ou estacionar na berma, em todas as outras vias é permitido em caso de avaria.
No caso das motas há sempre uma certa tolerância de uma certa percentagem de agentes, mas claro há sempre aqueles que querem mostrar serviço e tentam embirrar de qualquer maneira.
Abraço
Fabião
No caso das motas há sempre uma certa tolerância de uma certa percentagem de agentes, mas claro há sempre aqueles que querem mostrar serviço e tentam embirrar de qualquer maneira.
Abraço
Fabião