Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V 2438059070

+2
fabio
Philleas
6 participantes

    Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V

    avatar
    Philleas
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1086
    Masculino
    Idade : 16
    Data de inscrição : 15/04/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V Empty Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V

    Mensagem  Philleas Qua 01 Jul 2009, 20:38

    Nunca alterei a pré-carga da minha mota, mas ando curioso em saber mais sobre isso, noutro tópico tocam de raspão neste assunto, pelo que "lanço" aqui o tópico.

    Como afinar a pré-carga da mola do amortecedor traseiro?

    Qual a principal diferença entre a relação mole/rijo e quais as consequências destas alterações?
    fabio
    fabio
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 113
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 06/11/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: xlv 650
    Kms:

    Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V Empty Re: Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V

    Mensagem  fabio Qua 01 Jul 2009, 21:04

    Boas Philleas.
    Para afinar a pré-carga da mola precisas de uma chave própria para apertar as porcas que apertão a mola.
    para teres acesso à mola tens que desmontar a bateria e a caixa da mesma,desapertas um bocado a primeira porca e apertas a segunda para a medida que queres e voltas a apertar a primeira contra a segunda para que a vibração não as desaperte.
    Agora a relação entre mole/rijo,acho que isso depende da opinião e do tipo de condução que se faça.
    Eu na minha moto tenho a pré-carga a 3'4 (acho que é assim que se escreve) e quando vou para algum lado com a Maria e com as mala laterais ponho a pré-carga a fundo.
    Porque se não faço isto fico com a frente muito leve e pouco precisa.
    Philleas espero ter respondido à tua pergunta,caso tenhas mais alguma duvida é perguntar que a malta está aqui é para ajudar (no que poder).

    ab Fábio
    CSampaio
    CSampaio
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 2438
    Masculino
    Idade : 55
    Data de inscrição : 03/03/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Crosstourer VFR 1200X
    Kms: 12000

    Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V Empty Re: Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V

    Mensagem  CSampaio Qua 01 Jul 2009, 21:24

    Entãs as vossas TA's não têm um furo lateral que dá para enfiar lá uma chave de fendas e apertar ou desapertar o respectivo parafuso que faz com que a mola fique para o "HARD" ou "SOFT"? Eu na minha já andei a mexer nessa cena, e pelo que percebi, quando vamos para uma viagem grande com a top case atestada e com pendura numa estrada de alcatrão deve-se colocar o parafuso para o lado "HARD", quando vamos para pisos mais mistos, tipo paralelo e terra, deve-se colocar no "SOFT". Neste momento a Marelinha está no meio, pois ando por todo o lado e o comportamento é simpático, de fábrica vinha com uma regulação que no paralelo, junto a minha casa é só paralelo, sentia os buracos pela coluna acima pale , depois de mexer na cena, melhorou bastante.
    Agradeço que se a minha explicação e o meu procedimento não é correcto que digam.

    Bom tópico este Philleas! Wink
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V Empty Re: Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V

    Mensagem  Cou Qui 02 Jul 2009, 15:21

    Boas Cool
    Cá vai explicação a ver se o pessoal perde as duvidas... Exclamation
    1-Para ficar mais dura é preciso apertar o parafuso da mola, isso aplica-se se fizer grandes viagens com pendura e muita carga para compensar a mota para não ficar muito inclinada e aguentar melhor o peso.
    2-O parafuso ("HARD" ou "SOFT") este serve para regular a velocidade que o amortecedor sobe depois de passar um buraco, (ou seja este não põe o amortecedor mais duro).
    Um exemplo se for numa estrada rapida com pendura e passas numa vaga a mota se estive muito SOFT vai valoiçar varias vezes então deve-se por mais HARD.
    Mas se usar em paralelo ou off road devemos ter mais SOFT pois o amortecedor tem de subir varias vezes e rápido.
    Para verificar melhor um teste fácil e rápido fazem da seguinte forma colocam em SOFT se fizerem pressão com as mãos na traseira ela desce e sobe rápido, se colocarem tudo HARD e fizer pressão desce rapido mas sobe lentamente.
    Espero ter explicado da melhor forma What a Face
    avatar
    Philleas
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1086
    Masculino
    Idade : 16
    Data de inscrição : 15/04/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V Empty Re: Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V

    Mensagem  Philleas Qui 02 Jul 2009, 19:31

    Cou escreveu:Boas Cool
    Cá vai explicação a ver se o pessoal perde as duvidas... Exclamation
    1-Para ficar mais dura é preciso apertar o parafuso da mola, isso aplica-se se fizer grandes viagens com pendura e muita carga para compensar a mota para não ficar muito inclinada e aguentar melhor o peso.
    2-O parafuso ("HARD" ou "SOFT") este serve para regular a velocidade que o amortecedor sobe depois de passar um buraco, (ou seja este não põe o amortecedor mais duro).
    Um exemplo se for numa estrada rapida com pendura e passas numa vaga a mota se estive muito SOFT vai valoiçar varias vezes então deve-se por mais HARD.
    Mas se usar em paralelo ou off road devemos ter mais SOFT pois o amortecedor tem de subir varias vezes e rápido.
    Para verificar melhor um teste fácil e rápido fazem da seguinte forma colocam em SOFT se fizerem pressão com as mãos na traseira ela desce e sobe rápido, se colocarem tudo HARD e fizer pressão desce rapido mas sobe lentamente.
    Espero ter explicado da melhor forma What a Face

    então são 2 parafusos diferentes?

    eu ainda não testei, nem mexi em nada.
    Onde comprei a mota disseram-me que o anterior dono era fortemente elegante como eu e por isso não era preciso mexer.

    pensei que bastava mexer no parafuso soft/hard. onde está o outro?
    fabio
    fabio
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 113
    Masculino
    Idade : 43
    Data de inscrição : 06/11/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: xlv 650
    Kms:

    Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V Empty Re: Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V

    Mensagem  fabio Qui 02 Jul 2009, 20:52

    Philleas não são 2 parafusos,mas sim 1 parafuso de fendas no reservatorio do oleo do amortecedor qie serve como o Cou disse e bem para regular a velocidade de descida do amortecedor.
    E 2 porcas entre a mola e a base de cima do amortecedor e essas porcas é que servem para afinar a pre-carga da mola.
    Agora se tu achas que com 2 a frente da moto fica pouco precisa só tens uma solução é tirar a bateria e a caixa e ver como está a afinação da mola se éla estiver no maximo,tens que comprar uma mola com mais preção ou um amortecedor completo.
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V Empty Re: Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V

    Mensagem  Transouto Qua 15 Jul 2009, 01:31

    Eu não diria melhor do que já aqui foi dito..

    V
    CSampaio
    CSampaio
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 2438
    Masculino
    Idade : 55
    Data de inscrição : 03/03/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Crosstourer VFR 1200X
    Kms: 12000

    Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V Empty Re: Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V

    Mensagem  CSampaio Qua 15 Jul 2009, 19:03

    Desculpem lá mas vocês não percebem um boi dessa cena da "pré-carga na mola", quem percebe disso é mesmo o SEAHWAK, mandem-lhe uma PM que ele explica Very Happy
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V Empty Re: Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V

    Mensagem  Cou Ter 05 Out 2010, 12:54

    Boas Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V 463778

    Aqui vai uma dica de como afinar os amortecedores lol!

    http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.4strokes.com%2Ftech%2Fracesag.asp&sl=en&tl=pt&hl=&ie=UTF-8
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V Empty Re: Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V

    Mensagem  TrAnsAlper Qui 17 Mar 2011, 09:50

    Neto, vê lá se este tópico responde a alguma dúvida que tenhas...


    Um abraço e boas transalpadas.

    Conteúdo patrocinado


    Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V Empty Re: Pré-carga da mola do amortecedor traseiro XL650 V

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr 2024, 12:11