Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ideias para passeios a Nordeste de Bragança 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Ideias para passeios a Nordeste de Bragança 2438059070

2 participantes

    Ideias para passeios a Nordeste de Bragança

    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    Ideias para passeios a Nordeste de Bragança Empty Ideias para passeios a Nordeste de Bragança

    Mensagem  TodayAdventure Ter 19 Jan 2010, 18:40

    Viver em Bragança tem a particularidade de tornar naturais e fáceis pequenas escapadinhas a cantinhos dos nuestros hermanos que ficam, para outros portugueses, relativamente longe. Depois de alguns anos por aqui, decidi compilar uma série de ideias para pequenos passeios na região a Nordeste de Bragança. Aqui ficam alguns dos cantos mais bonitos, remotos, desconhecidos e na maior parte, distantes dos grandes fluxos de turistas que existem em Espanha. Já os explorei a todos e posso, a pedido, dar mais detalhes e mostrar fotos e vídeos destes locais. O Google é também uma boa "arma" para saber mais sobre estes locais. Por razões que se prendem com os meus interesses, concentro-me nas regiões mais isoladas, talvez menos conhecidas, reservas ou parques naturais, locais com interesse natural, paisagístico e/ou etnográfico. Se alguma vez vierem até Trás-os-Montes, poderão considerar algumas destas zonas para passeios. São das menos populadas, menos desenvolvidas, mais montanhosas e mais belas de Espanha. Não pormenorizo propositadamente os destinos mais conhecidos.

    Segue-se um pequeno mapa resumo... Para não abardinar a formação das páginas do fórum, mostro-o aqui em menor resolução, mas abaixo indico um link para outro mapa igual em maior resolução onde se consegue ler melhor a informação e que poderão descarregar.

    Ideias para passeios a Nordeste de Bragança Nordestebraganca1800


    LINK PARA UM MAPA DE MAIOR RESOLUÇÃO: https://2img.net/r/ihimizer/img13/1364/nordestebraganca1.jpg

    Orientação: em baixo, à esquerda, Bragança e a zona verde do Parque Natural de Montesinho. No topo direito, Santander. O tracejado marca a divisão entre regiões autónomas espanholas. Fora do mapa, à sua esquerda, fica a região da Galiza que merece um post à parte. O mapa abrange regiões das Asturias, Castela e Leão, Cantabria.

    1) Cidades (não marcadas no mapa): Zamora e Salamanca, Léon. Na costa asturiana, Gijón, cidade muito moderna. Santander na costa Cantábrica.

    2) Picos da Europa - assim chamados porque, para os navios de vinham da América para a Europa, se tratavam das primeiras elevações visíveis do mar e os primeiros sinais que anunciavam a chegada à Europa. Dispensam apresentações e é um dos destinos favoritos de muitos motociclistas portugueses, actualmente muito na moda. Local muito turístico, em certas épocas cheio de pessoas. Há muito para ver. Muito escarpados, com muito calcário, albergam das grutas com maior profundidade conhecidas no nosso planeta. Paraíso dos espeleólogos, boas estradas, lagos em altitude, vilas charmosas.

    3) Fuentes Carrionas - é uma reserva natural a Sudeste dos Picos, muito bonita e relativamente desconhecida, pois está "ofuscada" pela majestosidade Picos da Europa, muito próximos. De lá se têm vistas magníficas para a face Sul dos Picos, num dia de boa visibilidade. Barragens que proporcionam belas e bucólicas paisagens, vales, vida rural. Vale a pena o desvio quando se vai para Santander ou para o País Basco, como alternativa à passagem pelos Picos.

    4) Costa asturiana e cantábrica - Vale a pena percorrer os recortes desta costa, entre Ribadeo e Santander, que tem recantos muito bonitos, praias/baías (a Praia do Silencio!), vilas de pescadores, as famosas Grutas de Altamira, a 30 kms a Oeste de Santander, onde se podem ver das pinturas pré-histórias mais famosas do mundo. Boa gastronomia, especialmente peixe, claro, um pouco mais cara que no interior. Alguns locais são turísticos e cheio de gente no Verão, mas nunca chega a ser sufocante como nas praias do Sul de Espanha. Algumas vilas/cidades de que gostei: Ribadeo, Cudillero, Ribadesella, San VIcente de la Barquera.

    5) Parque Natural de Somiedo - Um dos segredos mais bem guardados da região. Gosto mais de lá ir do que aos Picos. MUITO sossegada, nunca há gente a mais. Bons campings e alternativas de alojamento (bungalows, residenciais, turismo rural). Maior reserva de ursos castanhos da Península Ibérica. Região muito esparsamente populada, lagos em altitude como nos Picos (proporcionam magníficos passeios), vida rural (brañas), paisagens muito abertas num sector e muito escarpadas noutro (onde estão a maior parte das comunidades de ursos). Um excelente Centro de Interpretação em Pola de Somiedo, como tudo sobre os Ursos que por ali "moram". Adoro!

    6) Los Ancares (Reserva Natural) -Um região de reserva natural, escarpada, praticamente desconhecida, mesmo em Espanha, muito encravada e com um enorme interesse etnográfico. Vida rural, quase não tem infra-estruturas turísticas. Come-se muito bem e muito barato. As palhozas de Piornedo, onde aconselho o (quase único) Hotel para ficar e comer. Praticamente sem turismo. De Inverno é lindíssimo, isolado. Os Ancares estão na confluência de três regiões autónomas espanholas: a Galiza, as Asturias e Castela-Leão. Na prática há dois nomes: os Ancares Galegos e os Ancares Leoneses. As aldeias têm um enorme charme, sentimo-nos os únicos forasteiros.

    7) Parque Natural de Sanabria - O meu playground de fim de semana. O maior Lago Glaciar da Península Ibérica. A medieval Puebla de Sanabria. Os passeios a pé durante todo o ano (mesmo até Peña Trevinca, o topo, a quase 2200 metros de altitude). Mais alto e MUITO mais isolado do que a Serra da Estrela. Há muito mais do que os passeios à volta do Lago. Boas estradas na face norte, paisagens de neve durante boa parte do ano, acomodamento barato e boa e simples gastronomia. Como está longe de grandes centros populacionais está vazia durante a maior parte do ano. O Lago só se enche de gente durante um mês e meio no Verão. Fora do Verão e com a máxima descrição é possível ir de moto para as regiões altitudes elevadas, fora de estrada e ver paisagens espectaculares. Carnes de excelente qualidade! Pulpo a la galega (com azeite, alho e colorau).

    8 ) Lagunas de Villafáfila - Um pouco no meio do nada, antigas salinas hoje desactivadas, é um importante ponto de paragem de aves migratórias na Europa. Tem um Centro de Interpretação com um auditório onde podemos saber tudo sobre o passado do local, etc e um posto de observação. Vale a pena o pequeno desvio.

    Bons passeios! Smile
    Afortunado
    Afortunado
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 11
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 24/06/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650V
    Kms:

    Ideias para passeios a Nordeste de Bragança Empty Re: Ideias para passeios a Nordeste de Bragança

    Mensagem  Afortunado Qua 02 Fev 2011, 21:43

    Apesar de comentar este post com um ano de atraso, quero deixar o meu agradecimento pelas dicas aqui apresentadas.
    Tenho lido algumas das mensagens do Zé Paulo que são sempre de grande interesse. Esta em particular ser-me-á bastante útil, pois, assim que o trabalho me permita, irei conhecer um pouco mais do norte de Espanha.
    Conheço alguns dos locais mencionados, como Picos e Sanabria, mas é muito pouco comparado com o que há para visitar e descobrir.
    Gostei da forma apaixonada como o Zé Paulo fala do Parque Natural de Somiedo, que devo considerar na minha viagem com certeza.
    Quando isso acontecer - a viagem - vou, provavelmente, precisar de mais umas dicas deste nosso amigo, que bem haja!
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    Ideias para passeios a Nordeste de Bragança Empty Re: Ideias para passeios a Nordeste de Bragança

    Mensagem  TodayAdventure Qua 02 Fev 2011, 22:44

    Obrigado; fico sempre contente em saber que o que vos vou contando possa ser de utilidade para alguém. Smile Se tiveres interesse, e como preview de um futuro passeio para as bandas de Somiedo, tenho online um pequeno foto-vídeo de um passeio (de lata, neste caso) que fiz, há uns anos atrás, nesta zona. Está aqui: http://vimeo.com/8971808 .

    Zé Paulo.
    Afortunado
    Afortunado
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 11
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 24/06/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650V
    Kms:

    Ideias para passeios a Nordeste de Bragança Empty Re: Ideias para passeios a Nordeste de Bragança

    Mensagem  Afortunado Qui 03 Fev 2011, 00:44

    Lindo! Very Happy
    Sem dúvida que vou precisar da tua ajuda para definir um trajecto e talvez indicar-me locais de interesse para visitar, assim como restaurantes, parques de campismo, etc.
    Obrigado.
    Renato
    Afortunado
    Afortunado
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 11
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 24/06/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650V
    Kms:

    Ideias para passeios a Nordeste de Bragança Empty Re: Ideias para passeios a Nordeste de Bragança

    Mensagem  Afortunado Ter 08 Fev 2011, 22:53

    Já ando com umas ideias na cabeça para daqui a 1 ou 2 meses (dependendo do término do projecto em que estou envolvido) e será qualquer coisa deste género:
    Viagem de 5 ou 6 dias no total, em que devo ir directamente ao Parque Natural de Somiedo e por aí devo ficar 2 ou 3 dias a conhecer e desfrutar o que há de melhor: fauna, flora, camping, sossego, o viver daquelas gentes...
    De regresso a casa, venho pelos Ancares, onde devo ficar outros 2 ou 3 dias a descansar e explorar/conhecer o máximo que puder.
    Já estive a fazer umas pesquisas sobre estes locais e fiquei fascinado. Mal posso esperar!
    TodayAdventure
    TodayAdventure
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 893
    Masculino
    Idade : 58
    Data de inscrição : 01/09/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Africa Twin XRV 750 RD07a
    Kms:

    Ideias para passeios a Nordeste de Bragança Empty Re: Ideias para passeios a Nordeste de Bragança

    Mensagem  TodayAdventure Qua 09 Fev 2011, 08:20

    Parece um bom programa! Smile São duas regiões muito bonitas e relativamente pouco conhecidas, em comparação com os Picos da Europa. Especialmente nos Ancares, temos uma sensação de isolamento. Poucas estruturas turísticas, pouquíssimos turistas, o que quer dizer zona muito autêntica, preservada. Se vais dentro de 1 ou 2 meses vais chegar (ainda) na época baixa; se fores para acampar, talvez seja bom contactar previamente. Não sei se os campings já estão abertos!

    Zé Paulo.
    Afortunado
    Afortunado
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 11
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 24/06/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650V
    Kms:

    Ideias para passeios a Nordeste de Bragança Empty Re: Ideias para passeios a Nordeste de Bragança

    Mensagem  Afortunado Qua 09 Fev 2011, 20:53

    Vou preparado para acampar e gostaria de o fazer, pois há bastante tempo que não o faço.
    De qualquer forma, se não conseguir não há problema, fico hospedado em qualquer lugar.
    De acordo com algumas pesquisas que efectuei, na altura em que vou parece que ainda vou apanhar bastante neve! Neutral
    Quanto mais pesquiso sobre esses locais, mais ansioso fico para fazer a viagem, pois lá parece ter tudo o que mais aprecio: natureza, sossego, não há multidões... uma maravilha! Não vejo a hora! Ideias para passeios a Nordeste de Bragança 338808

    Conteúdo patrocinado


    Ideias para passeios a Nordeste de Bragança Empty Re: Ideias para passeios a Nordeste de Bragança

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 11:05