petrustejus Sex 12 Fev 2010, 12:10
Boas,
Eu possuo uma TA 650 de 2001 e sentia que a mota esgotava a rotação com mta facilidade, e quando tive de alterar o kit de transmissão que já estava bastante gasto quando comprei a mota, optei por testar um pinhão maior, pois caso quisesse fazê-lo depois era impossivel pois a corrente vem com os elos contados para aquela relaçao, caso ficasse insatisfeito podia sempre voltar à configuraçao original pois bastava comprar novamente o pinhao de 15 dentes (custa 14 euros) e retirar um elo à corrente (acrescentar é que seria complicado).
Não voltei para a configuração original pois fiquei bastante satisfeito com a alteração, a mota nao perdeu demasiada força, ficou com as relaçoes de caixa mais longas e ganhou 500 rpm's em 5ª marcha, o que significa que anteriormente necessitava de 6000 rpm's para ir a 120 kms/h agora com as mesmas rpm's vou a 140 kms/h.
No caso da TA 700 essa alteração penso que faz ainda mais sentido pois foi-me dito pelo próprio representante da Honda que a mota esgotava a rotação com demasiada velocidade. Quanto ao facto de haver essa disponibilidade na própria Honda nao sei, é provavel que sim, mas existe certamente na concorrencia (HK, AFAM) esse material, agora acho que só faz sentido proceder à alteraçao quando tiveres de mudar o kit completo, ou entao alterar a relaçao na cremalheira em vez de aumentar no pinhão, tendo em conta que cada dente no pinhao equivale aproximadamente a 3 dentes na cremalheira, apenas ressalvo o facto de a cremalheira ser um pouco mais cara que o pinhao (40 e tal euros), mas querendo fazer isso sem ter de mudar a corrente tem de ser assim, pois ainda é possivel retirar-lhe elos, ou seja, se retirares 3 dentes na cremalheira, tens de retirar 3 elos à corrente, o que equivale a aumentar 1 dente no pinhao.
Espero ter ajudado,
Abraços
Petrus