Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque 2438059070

+9
PedroR
migas162
emidio costa
Justo
Transouto
kamikaze
Mr. Bakus
petrustejus
Raposo
13 participantes

    Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque

    avatar
    Raposo
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 6
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 11/02/2010

    Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque Empty Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque

    Mensagem  Raposo Sex 12 Fev 2010, 11:53

    Tenho uma Transalp 700, a elocidade da mota é satisfatória, mas noto que a mota vai com muita rotação a 170-180, provocando assim um maior desgaste ao motor.
    Pretendia alterar o rapor da transmisão para que o motor ficasse menos rotativa a estas velocidades.
    Pretendia saber se:
    alguem ja fez esta alteração?
    - qual é que foi a relação que colocaram e os resultados obtidos.
    a honda tem este kit?
    avatar
    petrustejus
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 166
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 11/04/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XLV 700 VA/2011
    Kms: 5000

    Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque Empty Re: Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque

    Mensagem  petrustejus Sex 12 Fev 2010, 12:10

    Boas,

    Eu possuo uma TA 650 de 2001 e sentia que a mota esgotava a rotação com mta facilidade, e quando tive de alterar o kit de transmissão que já estava bastante gasto quando comprei a mota, optei por testar um pinhão maior, pois caso quisesse fazê-lo depois era impossivel pois a corrente vem com os elos contados para aquela relaçao, caso ficasse insatisfeito podia sempre voltar à configuraçao original pois bastava comprar novamente o pinhao de 15 dentes (custa 14 euros) e retirar um elo à corrente (acrescentar é que seria complicado).

    Não voltei para a configuração original pois fiquei bastante satisfeito com a alteração, a mota nao perdeu demasiada força, ficou com as relaçoes de caixa mais longas e ganhou 500 rpm's em 5ª marcha, o que significa que anteriormente necessitava de 6000 rpm's para ir a 120 kms/h agora com as mesmas rpm's vou a 140 kms/h.

    No caso da TA 700 essa alteração penso que faz ainda mais sentido pois foi-me dito pelo próprio representante da Honda que a mota esgotava a rotação com demasiada velocidade. Quanto ao facto de haver essa disponibilidade na própria Honda nao sei, é provavel que sim, mas existe certamente na concorrencia (HK, AFAM) esse material, agora acho que só faz sentido proceder à alteraçao quando tiveres de mudar o kit completo, ou entao alterar a relaçao na cremalheira em vez de aumentar no pinhão, tendo em conta que cada dente no pinhao equivale aproximadamente a 3 dentes na cremalheira, apenas ressalvo o facto de a cremalheira ser um pouco mais cara que o pinhao (40 e tal euros), mas querendo fazer isso sem ter de mudar a corrente tem de ser assim, pois ainda é possivel retirar-lhe elos, ou seja, se retirares 3 dentes na cremalheira, tens de retirar 3 elos à corrente, o que equivale a aumentar 1 dente no pinhao.

    Espero ter ajudado,

    Abraços

    Petrus
    Mr. Bakus
    Mr. Bakus
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 206
    Masculino
    Idade : 57
    Data de inscrição : 07/07/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero xl 1000
    Kms:

    Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque Empty Re: Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque

    Mensagem  Mr. Bakus Sex 12 Fev 2010, 12:16

    Podias passar pelas apresentações e falar um pouco de ti....
    boas transalpadas
    kamikaze
    kamikaze
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 988
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 22/07/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V 2002
    Kms: Nem sei bem...tem rolado quase todos os dias.

    Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque Empty Re: Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque

    Mensagem  kamikaze Sáb 13 Fev 2010, 13:22

    A minha Transplante tem um pinhão com mais um dente e está bem menos rotativa que originalmente.
    avatar
    Raposo
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 6
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 11/02/2010

    Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque Empty Re: Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque

    Mensagem  Raposo Qua 17 Fev 2010, 11:00

    kamikaze escreveu:A minha Transplante tem um pinhão com mais um dente e está bem menos rotativa que originalmente.

    Onde é que compraste esse kit(pinhão)?
    kamikaze
    kamikaze
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 988
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 22/07/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V 2002
    Kms: Nem sei bem...tem rolado quase todos os dias.

    Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque Empty Re: Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque

    Mensagem  kamikaze Seg 22 Fev 2010, 17:05

    Qualquer casa de acessórios para motos te arranja isso. Mas cuidado porque normalmente quando mudas o pinhão ou cremalheira , deves mudar tambem a corrente pois esta está acamada ao conjunto. Eu tenho um pinhão maior mas foi montado quando o kit de transmissão ainda tinha muito puocos km's. Se for o teu caso não há grande problema. Se não for só estás a estragar material.
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque Empty Re: Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque

    Mensagem  Transouto Qua 24 Fev 2010, 18:26

    Eu cá acho que a Honda deve ter já estudado a melhor relação de caixa, logo eu prefiro não mudar...Lembrem-se que vão perder arranque... Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque 338808

    V
    Justo
    Justo
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 65
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 18/03/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL700VA
    Kms:

    Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque Empty Re: Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque

    Mensagem  Justo Ter 21 Set 2010, 16:09

    Raposo escreveu:Tenho uma Transalp 700, a elocidade da mota é satisfatória, mas noto que a mota vai com muita rotação a 170-180, provocando assim um maior desgaste ao motor.
    Pretendia alterar o rapor da transmisão para que o motor ficasse menos rotativa a estas velocidades.
    Pretendia saber se:
    alguem ja fez esta alteração?
    - qual é que foi a relação que colocaram e os resultados obtidos.
    a honda tem este kit?

    Relativamente a esta alteração, já alguem tem resultados para a XL 700VA (do tipo velocidade maxima e rotações a 150/160)?
    avatar
    Raposo
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 6
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 11/02/2010

    Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque Empty Re: Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque

    Mensagem  Raposo Ter 21 Set 2010, 16:54

    Justo escreveu:
    Raposo escreveu:Tenho uma Transalp 700, a elocidade da mota é satisfatória, mas noto que a mota vai com muita rotação a 170-180, provocando assim um maior desgaste ao motor.
    Pretendia alterar o rapor da transmisão para que o motor ficasse menos rotativa a estas velocidades.
    Pretendia saber se:
    alguem ja fez esta alteração?
    - qual é que foi a relação que colocaram e os resultados obtidos.
    a honda tem este kit?

    Relativamente a esta alteração, já alguem tem resultados para a XL 700VA (do tipo velocidade maxima e rotações a 150/160)?

    Ja fiz a alteração, coloquei um Pinhão com mais um dente.
    Os resultados sao estes:
    A 150km/h vai a cerca de 6.000 rpm.
    A 190km/h vai a 7.500 rpm.
    A mota chega rapido aos 190 e depois para passar já mostra alguma resistencia.
    Fiquei satisfeito com a alteração, agora preciso de fazer uns kms para ter noção dos consumos e da velocidade de ponta.
    Justo
    Justo
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 65
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 18/03/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL700VA
    Kms:

    Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque Empty Re: Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque

    Mensagem  Justo Qua 10 Nov 2010, 23:52

    Raposo escreveu:
    Justo escreveu:
    Raposo escreveu:Tenho uma Transalp 700, a elocidade da mota é satisfatória, mas noto que a mota vai com muita rotação a 170-180, provocando assim um maior desgaste ao motor.
    Pretendia alterar o rapor da transmisão para que o motor ficasse menos rotativa a estas velocidades.
    Pretendia saber se:
    alguem ja fez esta alteração?
    - qual é que foi a relação que colocaram e os resultados obtidos.
    a honda tem este kit?

    Relativamente a esta alteração, já alguem tem resultados para a XL 700VA (do tipo velocidade maxima e rotações a 150/160)?

    Ja fiz a alteração, coloquei um Pinhão com mais um dente.
    Os resultados sao estes:
    A 150km/h vai a cerca de 6.000 rpm.
    A 190km/h vai a 7.500 rpm.
    A mota chega rapido aos 190 e depois para passar já mostra alguma resistencia.
    Fiquei satisfeito com a alteração, agora preciso de fazer uns kms para ter noção dos consumos e da velocidade de ponta.

    E em baixas? notas ela a "bater" mais? torna-se desconfortavel?
    emidio costa
    emidio costa
    4ª engrenada
    4ª engrenada


    Número de Mensagens : 420
    Masculino
    Idade : 55
    Data de inscrição : 09/09/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: CRF 1000 Africa Twin
    Kms:

    Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque Empty Re: Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque

    Mensagem  emidio costa Qui 11 Nov 2010, 22:20

    Olá pessoal eu com a minha menina já já fomos aos 192 e ela começou a cortar, mas chega lá muito rápido, mas dos 187 até aos 192 é preciso insistir "anda lá teimooooosa chega prá frentee", mas lá tem que ser.
    Boas curvas scratch
    avatar
    migas162
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 15
    Masculino
    Idade : 46
    Data de inscrição : 08/02/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp Xl700 VA ABS
    Kms: 60000

    Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque Empty Re: Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque

    Mensagem  migas162 Qui 25 Jul 2013, 10:29

    Raposo escreveu:
    Justo escreveu:
    Raposo escreveu:Tenho uma Transalp 700, a elocidade da mota é satisfatória, mas noto que a mota vai com muita rotação a 170-180, provocando assim um maior desgaste ao motor.
    Pretendia alterar o rapor da transmisão para que o motor ficasse menos rotativa a estas velocidades.
    Pretendia saber se:
    alguem ja fez esta alteração?
    - qual é que foi a relação que colocaram e os resultados obtidos.
    a honda tem este kit?

    Relativamente a esta alteração, já alguem tem resultados para a XL 700VA (do tipo velocidade maxima e rotações a 150/160)?

    Ja fiz a alteração, coloquei um Pinhão com mais um dente.
    Os resultados sao estes:
    A 150km/h vai a cerca de 6.000 rpm.  
    A 190km/h vai a 7.500 rpm.
    A mota chega rapido aos 190 e depois para passar já mostra alguma resistencia.
    Fiquei satisfeito com a alteração, agora preciso de fazer uns kms para ter noção dos consumos e da velocidade de ponta.

    Boas.

    Desculpem o "desenterranço" deste tópico, mas recentemente também alterei a transmissão da minha XL 700, onde lhe pus um pinhão com mais um dente. Dado que todos os dias faço grande parte do percurso em auto-estrada, e andava sempre a tentar meter uma 6ª quando chegava aos 100 e poucos Km/h, decidi mudar o raport da transmissão, a ver se inclusive gasto um pouco menos em combustível.

    Depois descrevo aqui o kit que meti, e que ficou mais barato que o de origem da Honda. Segundo o mecânico, a corrente equipa uma kawasaki de origem, pelo que supostamente é de boa qualidade.

    Perdeu um pouco de aceleração, mas para mim, não me preocupa, está rápida que chegue.

    Quanto a consumos, ainda não deu para fazer uma comparação. Os primeiros Kms que fiz, foi pelas belas nacionais que vão do Porto à Régua e Pinhão, e a média baixou bastante, mesmo com as malas laterais e a patroa. Não senti que tivesse que usar muito mais a caixa, mesmo nas subida para o miradouro de São Leonardo da Galafura (que aconselho vivamente, com uma excelente vista para o Douro).

    Raposo, ainda hoje manténs o pinhão com mais um dente? Já lá vão quase 3 anos, estou curioso.

    Boas voltas.
    PedroR
    PedroR
    4ª engrenada
    4ª engrenada


    Número de Mensagens : 493
    Masculino
    Idade : 38
    Data de inscrição : 09/09/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA 2008
    Kms: 50.000 > 60.000

    Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque Empty Re: Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque

    Mensagem  PedroR Qui 25 Jul 2013, 12:14

    Vais ganhar o "desenterro do ano"! lol! lol! lol! 

    Mas na boa, também estou curioso para saber se melhorou o comportamento dela em estrada e consumos. Smile

    Vai dando notícias. Abraço
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque Empty Re: Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque

    Mensagem  Cou Sáb 06 Ago 2022, 10:44

    Boas...
    Ao fim de uns longos anos com kit original resolvi alterar, coloquei o pinhão maior ou seja 16 dentes.
    Mas venho aqui deixar a minha opinião todos falam em velocidades e não falam nos pequenos grandes pormenores.
    Vou explicar o que ninguém deu importância o pinhão de 16 dentes é muito grande para a TA e os dentes passam +- a 4 mm do veio das velocidades logo se tiver alguma folga vai dar prejuízo.
    Para a próxima vez irei colocar pinhão original 15 dentes e alterar a cremalheira de 48 para 45 dentes assim fica uma alteração mais segura sem riscos.


    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque Empty Re: Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque

    Mensagem  TrAnsAlper Qui 01 Set 2022, 13:03

    Obrigado por esta partilha. Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque 463778

    Ainda se vai aprendendo umas coisas aqui no Fórum.

    Um abraço e boas transalpadas
    miguel almeida
    miguel almeida
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2959
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 25/08/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 1999
    Kms: 40000

    Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque Empty Re: Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque

    Mensagem  miguel almeida Qui 01 Set 2022, 20:52

    TrAnsAlper escreveu:Obrigado por esta partilha. Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque 463778

    Ainda se vai aprendendo umas coisas aqui no Fórum.

    Um abraço e boas transalpadas

    eu cada vez mais so percebo de chassos velhos ehehehe
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque Empty Re: Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque

    Mensagem  TrAnsAlper Seg 05 Set 2022, 11:24

    miguel almeida escreveu:
    TrAnsAlper escreveu:Obrigado por esta partilha. Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque 463778

    Ainda se vai aprendendo umas coisas aqui no Fórum.

    Um abraço e boas transalpadas

    eu cada vez mais so percebo de chassos velhos ehehehe

    Old school rules!...Não são chassos. São clássicas! Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque 238252

    Um abraço e boas transalpadas
    drt
    drt
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 280
    Masculino
    Idade : 44
    Data de inscrição : 16/05/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V / 2000
    Kms: 15000

    Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque Empty Re: Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque

    Mensagem  drt Ter 06 Set 2022, 18:15

    Cou escreveu:Boas...
    Ao fim de uns longos anos com kit original resolvi alterar, coloquei o pinhão maior ou seja 16 dentes.
    Mas venho aqui deixar a minha opinião todos falam em velocidades e não falam nos pequenos grandes pormenores.
    Vou explicar o que ninguém deu importância o pinhão de 16 dentes é muito grande para a TA e os dentes passam  +- a 4  mm do  veio das velocidades logo se tiver alguma folga vai dar prejuízo.
    Para a próxima vez irei colocar pinhão original 15 dentes e alterar a cremalheira de 48 para 45 dentes assim fica uma alteração mais segura sem riscos.

    Não existe qualquer problema em usar um pinhão com um dente a mais.
    A minha 700 já fez 60 mil kms assim sem qualquer problema e sei de outra 700 que já passou os 200 mil kms.

    O que é preciso é ter muita atenção ao desgaste da chapa/anel que segura o pinhão no sítio e trocar mal apresente algum desgaste.
    Não é um problema do dente a mais no pinhão, é um problema crónico das transalps: podem desgastar as estrias do veio do pinhão.
    Existem também os pinhões da KK para quem sofrer desse problema, ou quizer prevenir de outra forma https://kkbike.it/.

    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque Empty Re: Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque

    Mensagem  Cou Ter 06 Set 2022, 20:37

    Boas

    Ok A minha TA 650.
    Eu alertei porque vi a distancia a que o pinhão ficou.
    Outra coisa e dizer que tem o pinhão com mais um dente mas não viu a montar nem sabe a distancia a que está.
    drt
    drt
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 280
    Masculino
    Idade : 44
    Data de inscrição : 16/05/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V / 2000
    Kms: 15000

    Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque Empty Re: Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque

    Mensagem  drt Qua 07 Set 2022, 08:12

    Cou escreveu:Boas
    Ok A minha TA 650.
    Eu alertei porque vi a distancia a que o pinhão ficou.
    Outra coisa e dizer que tem o pinhão com mais um dente mas não viu a montar nem sabe a distancia a que está.

    Não percebi bem a sua resposta, mas também já tive uma 650 em que usei um pinhão com um dente a mais, e fiz nela mais de 60 mil kms.
    Tanto na 650 como na 700 fui eu que montei o pinhão e por isso vi como ficou e não vejo nenhum problema...

    Conteúdo patrocinado


    Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque Empty Re: Alteração do Rapor - Cremalheira / Pinhão de ataque

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 22:49