Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f. 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f. 2438059070

+5
santosam
Cortez
red46
DeuceFour
paulo.umm
9 participantes

    Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f.

    avatar
    paulo.umm
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 11
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 21/05/2011

    Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f. Empty Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f.

    Mensagem  paulo.umm Dom 17 Jul 2011, 18:38

    Viva a todos.

    Depois de muita coisa ler, já estou mais confuso do que antes.
    Ajudem-me por favor nestas dúvidas porque quero comprar a TA e ainda gozar neste verão com ela.
    Gosto da estética das a partir de 94. Mas também gosto das de 92. Têm qualquer coisa de mais antigo e "old-school". Não sei bem especificar. Acho também as pinturas e cores das anteriores a 94 de longe mais bonitas. Transalp para mim também tem de ter a jante dourada. Não sei como se chama a esse tipo de pintura.

    Agora as dúvidas.
    Dizem que os motores 600, são bêbados por óleo... (é assim tão mau?)
    Gostava de saber se as de 92 têm o mesmo motor das de 94. Gostava de saber ao certo aquela história dos CDI's. É verdade que até 97 têm dois? Um mecânico disse-me que a partir de 94 já tinha apenas um, mas aqui no fórum li info contraditória.
    Depois há aquela história das bobines que também passou a ter só uma por pistão (2 no total) e da impedância do primário ter passado de 0,2 ohm para 2,5 ohm com ganhos na eficiência eléctrica. (informação do Tarz aqui no fórum)

    Gostava de saber se a capacidade de iluminar do farol mais antigo das transalps de 92 é satisfatória. É possível acrescentar faróis auxiliares nesse modelo mais antigo sem sobrecarregar o sistema eléctrico? (já vi várias de 94/95 com faróis extras por isso nestes modelos sei ser possível)
    A nível de consumos, são semelhantes?
    Fiabilidade geral?

    Num dos tópicos da mecânica em que se fala qual é o melhor ano para uma transalp 600, não vi ninguém a contradizer o que por lá se diz e que é que as de 97/98/99 são as melhores.
    Como ainda não comprei (ando a ver...) queria saber se justifica dar mais 1500 euros por uma transalp de 97 ou 98, quando posso dar menos de 2000€ por uma de 92. E ambas em aparente bom estado.
    Ainda esta semana foi vendida uma lindíssima que estava em Azeitão por 1750 euros.
    Espero que o comprador esteja feliz... (estive mesmo para me meter no comboio e vir nela para cima.... agora já foi...)

    Qualquer ajuda objectiva é bem vinda.
    As subjectivas tipo "qualquer transalp é boa", também são bem vindas, mas isso já sei. Queria era ter as dúvidas de cima esclarecidas

    Obrigado desde já a todos.
    Cumprimentos. Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f. 238252

    P.S. - há alguma página na web que conheçam e que explique bem as diferenças entre as diversas gerações das transalp e como as podemos distinguir?
    DeuceFour
    DeuceFour
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 24
    Masculino
    Idade : 44
    Data de inscrição : 16/07/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 600 V - 1991: XL600VM PD06
    Kms: 83000

    Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f. Empty Re: Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f.

    Mensagem  DeuceFour Dom 17 Jul 2011, 20:39

    Opá comprei esta semana uma de 91, e tirando umas mariquices que precisa fazer parece-me mto boa, tá com 81 mil. Agora é ir lendo toda a info que possa e tentar encontrar pessoal da minha zona que se disponibilize a trocar impressões. Mas no geral tou bastante contente com a mota mais velhinha que ja tive ate hoje! lol
    abraço
    red46
    red46
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 149
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 13/07/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V
    Kms:

    Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f. Empty Re: Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f.

    Mensagem  red46 Seg 18 Jul 2011, 00:08

    Boas.

    Em relação aos cdi's, eu tenho uma Transalp de 1994 e tem 2 cdi's. E o beber óleo, depende do óleo que ponhas no motor. O óleo que puseram na última revisão, disseram-me que era semi-sintético, mas só sei é que cada vez que vou ver o nivel do óleo, tenho que repor sempre. De uma embalagem de 1 litro que tenho para repor, já foi quase metade da embalagem ao ar e ainda só fiz 2000 kms desde a última revisão. Antes de fazer esta revisão, a mota fez-me 10.000 kms sem trocar o óleo e nesses quilómetros todos, nem meio litro gastou da embalagem que tenho para repor. E tanto na penultima como na última mudança de óleo, as oficinas foram diferentes. Portanto, muitas vezes nem é do motor, é do óleo que anda dentro dele.

    Deixo-te uma página dedicada à grande TA -> http://transalp.ta-deti.de/

    Boas curvas
    Cortez
    Cortez
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 649
    Masculino
    Idade : 49
    Data de inscrição : 01/03/2008

    A Mota
    Marca Mota: Suzuki
    Modelo Mota/ano: V-strom DL 650
    Kms:

    Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f. Empty Re: Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f.

    Mensagem  Cortez Seg 18 Jul 2011, 09:33




    Paulo, acho que estás excivamente preocupado com os problemas que a mota possa vir a ter....e ainda nem a adquiriste Very Happy . Quanto mais se escolhe, menos se acerta.
    Transalp é transalp! Mas primeiro tens que comprar uma....o resto logo se vê. A minha, só tinha um problema, que era quando chegava à reserva ,eu tinha que atestar Very Happy Very Happy . Nunca teve uma avaria. Não quer dizer que não possa avariar, mas isso é inerente em todas as motas ou outro veículo qualquer.... se avariar alguma coisa,..arranjas.

    Espero que faças um bom negócio e se acontecer alguma coisa a malta está cá sempre pronta a ajudar.

    Abraço


    avatar
    paulo.umm
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 11
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 21/05/2011

    Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f. Empty Re: Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f.

    Mensagem  paulo.umm Seg 18 Jul 2011, 11:27

    Muito obrigado a todos pelas respostas.

    Foram fundamentais e ajudam a fazer o "esquema" mental para gastar menos dinheiro. Nos tempos que correm é importante...
    Ou seja, se me aparecer uma TA de 92 como a que vi e que era linda. Eu compro! Era lindíssima mesmo e deixei fugir. Esteve à venda nem uma semana...
    E tudo porque estava a fazer as contas para gastar 3000 euros numa pós 97... Suspect

    Na verdade posso ser igualmente feliz numa linda TA de 92... Obrigado pelas vossas opiniões.

    Alguém me pode dizer nas TA de "farol quadrado" se os CDI começarem a dar stress se é possível alterar para um único? Ou no geral se tem alguma coisa em que fique nitidamente atrás dos modelos mais recentes? (pelo que leio aqui penso que não..., mas era só para ter a certeza... Smile

    Obrigado a todos e desculpem estar a ser um pouco chato..., mas gosto muito de me informar ao máximo antes de comprar algo.

    p.s. - obrigado pelo link red46. Fantástico!!!
    avatar
    santosam
    3ª engrenada
    3ª engrenada


    Número de Mensagens : 387
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 08/11/2009

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL 700 VA Transalp '08
    Kms:

    Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f. Empty Re: Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f.

    Mensagem  santosam Seg 18 Jul 2011, 11:52

    A minha Transalp de 92 tem só um CDI. Já a comprei assim (e sem fazer a mínima ideia, foi sorte). Provavelmente o antigo dono trocou a parte eléctrica por uma de 97/98/99.
    O óleo é como te disseram, convém andar de olho para não ficares parado com o motor colado.
    Se fosses para uma de 99, então se calhar era preferível ires logo para uma 650...

    Alex
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f. Empty Re: Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f.

    Mensagem  TrAnsAlper Seg 18 Jul 2011, 12:39

    paulo.umm escreveu:Viva...
    Ajudem-me por favor nestas dúvidas porque quero comprar a TA...

    P.S. - há alguma página na web que conheçam e que explique bem as diferenças entre as diversas gerações das transalp e como as podemos distinguir?


    Há pois! www.forumtransalp.com

    e podes também ver "lá fora no istrangeiro" em www.transalp.org

    Não há que ter dúvidas.Transalp rula.Já recebeste aqui uns preciosos conselhos.Wink


    Um abraço e boas transalpads,
    De Sousa
    De Sousa
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 814
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 23/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Zundapp
    Modelo Mota/ano: Com mamas descaídas
    Kms: ...

    Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f. Empty Re: Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f.

    Mensagem  De Sousa Seg 18 Jul 2011, 13:13

    Antes de mais nada acho que fazes bem em finalmente comprar uma moTA, tendo em conta esses dois emplastros em que andas.

    Depois vem a questão do ano da TA que queres comprar.

    A minha é de 95 ( modelo 1994) e estéticamente acho mais bonita que a anterior, mas isso são gostos.

    Acho que tens que pensar em quanto queres gastar e optar pelo modelo, por vezes por mais meia dúzia de euros, consegues comprar um modelo mais actual.

    Dá também preferência àquelas que já tiverem alguns extras, tipo vidro mais alto, crash bars, top case malas laterais etc, porque nestes extras gasta-se uma pipa de massa ( crashbars à volta de 90/100 euros; vidro mais alto por volta dos 80 euros; etc, etc) principalmente este dois primeiros.



    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f. Empty Re: Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f.

    Mensagem  Transouto Seg 18 Jul 2011, 21:36

    Olá Paulo..Realmente é bom estramos informados sobre o que vamos comprar, mas no teu caso, vais ver não terás problemas....Nem todos os CDI's ficam marados, nem todas As TA bebem óleo...como tal, tens mesmo de comprar aquela que te encher mais as medidas....tipo, amor à primeira vista.... Smile Contudo podes sempre ver as dioferenças entre os vários modelos, nomeadamente, para além dos que já te foram aqui mencionados, o foro.es, que é o de nuestros hermanos e onde tens um belo esquema com todos os modelos...
    http://www.transalp.es/

    V
    Pmif
    Pmif
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 32
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/07/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp 650
    Kms: 120000

    Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f. Empty Re: Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f.

    Mensagem  Pmif Seg 18 Jul 2011, 22:18

    Paulo..... tambêm tive o mesmo problema: tinha uma mota com que sempre sonhei (cbr600f) mas... não era feliz! ha pois é .... a verdade era essa Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f. 670585 até que á 2 meses comprei uma TA de 95. A TA é uma SENHORA!
    Deixo-te alguns cuidados para a moto que procurares:
    kms: nem sempre são reais pois o sem fim do kms (23eur) que é em plástico danifica-se com facilidade.
    velas: encontrei alguns "zés" que afiançaram que a mota tinha levado um par de velas quando ela tem 4 velas.
    Ferrugem: o escape é o ponto negro mas a longarina da frente e o espaço á volta das carenagens são pontos a ter em vista.
    Óleo: é o calhar com elas, a minha não está a comer apesar de andar na serra com ela mas voto sempre em troca-lo assim que comprares.
    Mecanica: simples e barata, qualquer alicate e chave de fendas desmontas a TA.
    Consumo: um passarinho comparado com a cbr.
    boa sorte
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f. Empty Re: Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f.

    Mensagem  TrAnsAlper Ter 19 Jul 2011, 12:48

    Pmif escreveu:Paulo..... tambêm tive o mesmo problema: tinha uma mota com que sempre sonhei (cbr600f) mas... não era feliz! ha pois é .... a verdade era essa Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f. 670585 até que á 2 meses comprei uma TA de 95. A TA é uma SENHORA!
    Deixo-te alguns cuidados para a moto que procurares:
    kms: nem sempre são reais pois o sem fim do kms (23eur) que é em plástico danifica-se com facilidade.
    velas: encontrei alguns "zés" que afiançaram que a mota tinha levado um par de velas quando ela tem 4 velas.
    Ferrugem: o escape é o ponto negro mas a longarina da frente e o espaço á volta das carenagens são pontos a ter em vista.
    Óleo: é o calhar com elas, a minha não está a comer apesar de andar na serra com ela mas voto sempre em troca-lo assim que comprares.
    Mecanica: simples e barata, qualquer alicate e chave de fendas desmontas a TA.
    Consumo: um passarinho comparado com a cbr.
    boa sorte


    Pmif, dá aí um saltinho às apresentações e fala-nos um pouco mais de ti.Wink Nós aproveitamos e damos-te as boas vindas.Smile

    Um abraço e boas transalpadas.
    De Sousa
    De Sousa
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 814
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 23/08/2009

    A Mota
    Marca Mota: Zundapp
    Modelo Mota/ano: Com mamas descaídas
    Kms: ...

    Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f. Empty Re: Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f.

    Mensagem  De Sousa Ter 19 Jul 2011, 22:13

    Eu sou sincero, quando vi o título, fiquei a pensar que este gajo vinha pedir esmola!!!

    Primeiro, o "Ajudem-me"...convenhamos que começa com a palavra chave que toca ao coração e que todo o pedinte domina completamente na oral e a grande maioria até sabe escrever, então pensei estar na presença de um pedinte alfabetizado...

    A certa altura li: " na compra" aí franzi a sobrancelha, porque compra, já não é uma palavra muito em voga no comum pedinte e pensei estar na presença de um ministro do anterior governo a tentar recuperar dos cortes salariais!!!

    Vem então a palavra "TRANSALP", confesso que aqui, o apelo deste senhor, tocou-me o coração e cheguei a levar a mão na direcção do livro de cheques...

    Para rematar li: " P.F." e comecei a pensar...PF?!?!? Por Favor...Por favor, ó diabo, um pedinte alfabetizado, educado e com bom gosto em motas?!?!?ISTO É PARA OS APANHADOS...SÓ PODE!!!

    Depois fui lendo e reparei que a ajuda não era monetária e respirei de alívio e de seguida rasguei o cheque que já estava passado!!!

    Paulo, compra a MoTA, e mal a tenhas a ver se combinamos uma fogueirada para te veres livre desses pedaços de sucata que costumas montar!!!

    Abraços

    Conteúdo patrocinado


    Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f. Empty Re: Ajudem-me na compra da minha transalp 600 p.f.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 11:09