Meus caros amigos,
No passado fim de semana fui a Avis ao evento “Travel Event 2012” para conhecer melhor esta gente que tanto gosta de Trails e de viajar
Como sabem no local existem várias marcas com motas para test drive e como a experiência que tenho é em motos de pista resolvi experimentar todas em Terra e Estrada.
Aviso desde já que não fui meiguinho e que fora o ambiente “Terra” onde estarei menos à vontade com motos deste porte, o de alcatrão foi deveras bem testado
Espero que com este tópico possa ir de encontro a algumas dúvidas, possivelmente aquelas menos técnicas e melhor entendidas por todos que futuramente até queiram comprar outra moto e precisam do “click”.
Antes demais aconselho todos a experimentarem antes de comprar seja o que for!!!
Sem qualquer ligação profissional ou pessoal a qualquer marca de motas, de forma humilde e honesta vou tentar passar a minha pequena experiência
Motas em Test Drive:
Honda VFR 1200X Crosstourer com motor V4 de 127cv (havia duas versões: normal sem malas e a com as malas laterias e traseira era automática)
Yamaha XT 1200Z Super Ténéré com motor 2cilindros em paralelo de 110cv
Yamaha XT 660Z com motor monocilíndrico de 48cv
KTM 990 Adventure com motor 2cilindros em V de 113,3cv
BMW R 1200 GS com Motor boxer bicilíndrico de 110cv
BMW F 800 GS com motor bicilíndrico em linha de 85cv
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Comecei o teste logo pela manhãzinha com um amigo que tem uma BMW 1150 do ano 2000
Ele na Honda Automática com várias opções electrónicas de Drive, Speed e Sequencial… parecia um carro hehe. Pessoalmente bastava-me o sequencial. Eu fui de inicio na Honda VFR 1200X Crosstourer normalíssima e sem caixas atrás e digo-lhes uma coisa…. P*ta que Pariu… uma ciclística fenomenal, recuperação em baixas, muito manobrável, poder de travagem excepcional!! Sente-se os 127cv ao qual respondem muitíssimo bem. Só não gostei de uma treta que quando a roda levanta bloqueia a aceleração e baixa a roda, mas felizmente dá pra desligar, mas por outro lado e o grande senão desta moto é não ser possível desligar o controlo de tração e ABS, principalmente o de tracção. Em terra não me surpreendeu e o controlo de tracção piorou ainda mais as coisas… nem sequer a achei muito confortável em terra.
Passei à Honda com a caixa automática e com a mala traseira e lateral e a condução mudou e bastante. Direcção mais pesada, menos maneirinha de conduzir e perdeu substancialmente o gozo que me deu a primeira . Quanto à caixa meti logo em Sequencial e o que lhes digo é o seguinte: MTO BOM!! É deveras mais rápido aquela caixa que qualquer outra manual, tanto a subir como a descer mudanças. São milésimos de segundo, é tocar no botão e pimba… tá la a mudança. Muito bom e muito rápido!
De seguida passei à Yamaha´s… a 660 eu já sabia do que estava à espera.. quando fizerem um bicilindrico naquela moto as vendas vão subir e Muito! Seja como for é muito maneirinha e divertes-te à grande com aquilo, principalmente em terra hehe agora para grandes viagens…. Pessoalmente não comprava!
A 1200 com umas opções mariquitas a nível da electrónica para quem quiser conduzir mais soft ou mais racing… meti logo em opção racing e tirei o controlo de tracção. Foi sem duvida a big surprise e pela positiva. Mas que motão, ciclística, travagem, aceleração, recuperação… mas quem disse que aquilo não tem binário nem baixa rotação… ai Jasus!!! Em terra superior à Honda, mais confortável tb. Gostei imenso da 1200 da Yamaha.
Da parte da tarde passamos às BMW´s e comecei na 1200 com o vendedor na frente a puxar por nós, o que se tornou deveras interessante. A 1200 tem uma particularidade bastante interessante que nenhuma outra tem, a suspensão da frente ao travar não afunda, ou seja, não faz o normal ciclo de agaixamento quando travas com o travão da frente. Então quando travas não andas pra baixo e pra cima o que para quem não está habituado muda o tipo de condução. Infelizmente o test drive da BMW não permitia Off Road o que não me posso pronunciar sobre a prestação na terra… Acerca da 1200 posso dizer que curva muito bem, super equilibrada, trava melhor ainda mas apenas achei o motor pouco vivo e pouco dinâmico, comparando com o que já tinha experimentado.
Pessoalmente tava com um bichinho de curiosidade na BMW F 800 GS, pois sempre gostei da moto… este novo modelo em nada se alterou quadro ou motor.. apenas mudaram os plásticos estéticos. A 800 com a posição de condução mais alta, prometia… mas infelizmente foi um “balde de água fria”… anda muito bem, rápida, curva e trava muito bem mas não é propriamente confortável e tem uma vibração que nos entra pelos pés possivelmente vindo do quadro a uma certa rotação 5 ou 6milRPM´s, que foi muito desagradável. Era moto que ponderava de futuro comprar mas que depois de experimentar fiquei muito desiludido.
Por último foi a KTM 990 Adventure… sem botões eletrónicos de seja o que for era Start e arrancar e pessoalmente tive sempre a sensação de estar em cima de uma moto de enduro… em terra bate todas outras e em alcatrão tive sempre a sensação que não podia abusar porque tinha pneus 100% cardados (o que não era verdade), só por aí podem ver o sentimento TT que essa moto transmite a quem lá anda. Não quero desmotivar ninguém a comprar uma KTM, porque anda muito bem e levanta a roda da frente com facilidade mas parece uma moto de enduro e não me via a fazer km´s em Estradões com aquilo… enfim.. opiniões!!
Resumindo:
A comprar ia para a Yamaha XT 1200Z Super Ténéré por se desmarcar com o maior número de pontos positivos… em estrada adorei a Honda VFR 1200X Crosstourer sem o kit das 3malas e em offroad destaca-se a KTM. A Yamaha XT 660Z precisa de mais um cilindro e 10cavalitos pelo menos. A BMW F 800 GS já disse o que tinha a dizer e com muita pena minha ficou muito aquém das minhas expectativas… a BMW R 1200 GS é sem dúvida um portento de moto mas em relação à Yamaha XT 1200Z Super Ténéré fica aquém das expectativas…
Queria alertar que apenas realizei um Test Drive e vos transmiti, de acordo com a minha pouca experiência neste tipo de motos, a minha modesta opinião. Aconselho-vos uma vez mais a testar, seja o que for, antes de comprar. Alerto também para o facto que não coloquei em causa consumos, preço da moto, equipamento, revisões ou durabilidade das motos em médio/longo prazo., apenas a minha impressão.
*PS: O proprietário da BMW 1150 que fez os testes comigo, também chegou à mesma conclusão.
Espero que esta informação seja útil