PedroR escreveu:Eu se fosse a ti... não mexia nela! Montas-te na burra, partes em direcção à "mouraria" e aprecias a viagem! Páras no Faustino para beber umas frescas e quando dás por ti, estás de volta a Beja com o óleo trocado...
Obrigado
PedroR pela sugestão, mas lamento, isso comigo não me é possível. Tenho um problema q só em caso extremo, mesmo extremo é q recorro a mecânicos... Desde a simples mudança de óleo até reconstruir uma caixa de velocidades de um Discovery sem qualquer experiência. É claro que as vezes acabo por gastar mais dinheiro com correcções, mas pronto, é um risco que sei que corro.
Faço isto não pode não confiar e/ou não ter respeito pelos profissionais, mas simplesmente porque sou curioso e sedento de conhecimento mecânico. É uma das minhas paixões, além de morenas... Mas isto é para outro fórum.
Fora isto, é com muito prazer que poderei dar ai uma voltinha à "Mouraria"
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jfvf87 escreveu:
Oscar 1 litro chega. Não tenho certeza mas deve ser 10w de origem, menos que isso acho pouco. Talvez 5W para sair de estrada num terreno um pouco acidentado... não sei.
Um litro ronda os 15 euros dependendo da marca. Se é necessário tirar tudo fora não sei. Tem algum parafuso de purga? acho que a 600 não tem...
Faustino
Obrigado Faustino pela atenção, confesso que aguardava atentamente a tua participação aqui no tópico.
Não é que tenha qualquer problema em retirar as bainhas fora, mas é só uma questão de ser ou não mesmo necessário.
Vou verificar se tem o parafuso da purga cá em baixo, se tiver será por ai que sairá o óleo, depois de afroxar no topo das baixas, certo??
Caso contrário será como o
DRAKER referiu, certo??
Uma outra coisa, sobre as medidas/quantidades de óleo que cada bainha leva, li que convém ser uma medição rigorosa para não haver diferênças de funcionamento. Quais essas quantidades??
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DRAKER escreveu:Boas,
A minha é de 92, esta a chegar aos 90 000 e julgo que ainda tem o oleo de origem
So ainda nao troquei o oleo por preguiça em ter que desmontar as bainhas, pois foi um totó que ainda a pouco troquei os foles e nao me lembrei em trocar o oleo das bainhas.
Mas no caso das 600 é so aliviar as tampas no topo das bainhas, antes de desapertar os parafusos da mesa, de seguida sacas as bainhas tiras a tampas das mesmas e vertes o oleo fora . Durante esse processo fazes movimentos como se a bainha estivesse a amortecer, para com o funcionamento tipo vacu , o oleo ir saído. De seguida é so verter o oleo novo para dentro das bainhas e colocar no sítio!
P.s.
Tudo isto, estando os vedastes e retentores em bom estado!
Obrigado
DRAKER pelas dicas. Como referi acima, vou então proceder à verificaçção da existência do parafuso de purga, mas tenho a impressão de que como acontece na XL600 não tem.
A minha, como tinha mencionado, tem ~26000km, não é que eu note algum problema/barulho no seu funcionamento, mas acho que, (penso eu, uma vez q já meti na cabeça que o óleo tem tantos anos e pode e não deve estar com as caracteristicas/propriedades a 100%, logo não estar a ser eficaz no funcionamento), poderiam ser mais macias e suaves. Até pode ser do frio e como não tenho feito assim grandes voltas....
Tentei procurar qual o óleo que vem de origem, mas não encontro nada, no manual não refere nada. Talvez optasse pelo 5W, para ver se consigo essa mesma suavidade que eu "imagino".
É por isto que decidi abrir este tópico, para além de se aprender um pouco, ter a opinião específica de utilizadores dos mesmos "mecanismos" e consequentemente mais experiencia na sua utilização.
Resumindo: Se me sugerirem/aconselharem estar masé quietinho e que não invente, eu fico.
De resto obrigado a todos pela atenção e dedicação para com as minhas dúvidas e questões.
Edit:
Parece que não tem qualquer parafuso de purga...