Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado. 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado. 2438059070

+4
miguel almeida
adelinoaraujo
Transouto
Jlcv
8 participantes

    Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado.

    avatar
    Jlcv
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 12
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 25/12/2013

    Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado. Empty Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado.

    Mensagem  Jlcv Qui 30 Jan 2014, 22:53

    Boas amigos,
    Preciso da vossa ajuda.
    Estou muito satisfeito com o meu canhão, está comigo há 2 meses, mas há uma coisa que me tira do sério....encontrar o ponto morto com a mota parada....ligada.
    Tento sempre apanhar o N em andamento pq parada ė para esquecer mas as vezes não e possível e depois disto tenho de ter a mota embraiada até que possa voltar a andar....grrrrrrrrrr..ou desliga-la , e assim é imediato.
    O canhão tem 14000km, parece que nem saiu do stand....
    Alguém já passou por esta situação ou sabe o que possa ser?

    TA 650 de 2004.
    Já tentei afinar o cabo da embraiagem mas mesmo assim não melhorou.
    Abraço,
    João Ventura.
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado. Empty Re: Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado.

    Mensagem  Transouto Sex 31 Jan 2014, 00:18

    Nop Mad  a minha 650 tem o ponto morto no sítio certo....por vezes pode ser mais difícil de encontrar mas com o jeitinho certo, pumba lá tá....

    JLcv, penso que terás de afinar a bota... lol! 

    V
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado. Empty Re: Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado.

    Mensagem  adelinoaraujo Sex 31 Jan 2014, 00:30

    Ouvi dizer, não sei de nada, que às vezes é um pouco difícil, quase nada, fácil fácil, apanhar a 6ª mudança. Ouvi... É claro que eu apanho o N sempre à primeira, com ela parada, ligada, desligada, aos saltos, de marcha-atrás!

    Agora mais a sério, às vezes ando pra cima e pra baixo aí umas 4 vezes até apanhar o N. Outras, felizmente 98.2% das vezes, é à primeira, porque estou bem habituado, mas às vezes é fácil passar pelo N e voltar a passar e a luz pisca mas lá se vai.

    Faz como disse o nosso amigo, mais sensibilisibilibilidade na coisa... na bota. É um encostar suave... pianíssimo!
    miguel almeida
    miguel almeida
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2959
    Masculino
    Idade : 48
    Data de inscrição : 25/08/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Varadero 1999
    Kms: 40000

    Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado. Empty Re: Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado.

    Mensagem  miguel almeida Sex 31 Jan 2014, 20:01

    As vezes acontece ! O segredo é simplesmente andares um pouco par a frente, tipo para o carreto andar um bocadinho e tentares outra vez. Custuma resolver. Senao desligas a moto e ves que entra logo !
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado. Empty Re: Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado.

    Mensagem  adelinoaraujo Sex 31 Jan 2014, 21:25

    Hoje fui com atenção ao ponto N da Transalp. Nas muitas vezes que o coloquei, acho que só não foi à primeira uma ou duas vezes.

    Quando chego a semáforos vermelhos por exemplo, vou reduzindo e fui sempre com atenção à passagem de segunda para N. Sempre bem. Quando parei noutros locais, no trabalho e até quando cheguei ao bocado, consegui meter neutro facilmente. Acho que há dias que ou eu ando mais bruto, o mais provável, ou a Transalp mais sensível.

    Mas recordo-me dos primeiros tempos que começamos a namorar a sério... nos primeiros meses, às vezes era complicado chegar-lhe ao ponto G.
    avatar
    Jlcv
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 12
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 25/12/2013

    Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado. Empty Re: Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado.

    Mensagem  Jlcv Sáb 01 Fev 2014, 00:14

    Boas...
    Das 2...3!
    Ou compro umas botas das que os meus amigos falam....(mais uns quantos pares para que já tiveram o privilégio de andar uma volta na minha TA e se queixaram do mesmo) ou vou para a parte da lubrificação, ajuda a entrar melhor....e chegar ao ponto ....N.
    Segundo consegui perceber, pode ser: afinação embraiagem, óleo decente, embraiagem a pedir reforma ou corrente em tensão......pois é!
    Já tentei de tudo....à bruta....com jeitinho....empurrão... com palmadinha.... Só gosta desligada, mas desligada não quero eu, parada como é óbvio, mas não desligada.
    Ta um gajo na portagem da Viacard à espera de vez e qq passa o cartão tem de desligar a mota?!?! Brincamos?!
    Vou continuar a estudar o assunto e qt tiver notícias informo....pode vir a ser útil a qq um, entretanto de houver alguém que já tenha passado pela experiência agradecia algumas dicas.
    Cumprimentos a todos.
    João
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado. Empty Re: Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado.

    Mensagem  Cou Sáb 01 Fev 2014, 18:33

    Boas
    Faz mais em quente ou frio se for frio e do óleo deve ter o 15w40... muda para 10w40 mas alguns mecanicos teimosos dizem que tem de ser 15w40 affraid 
    Falo isto porque um velhote aqui da aldeia resolveu mudar óleo da sua zundap em vez de oleo meteu oleo de cardan do trator hihihihih resultado a zundap que ate tem neutro em todas as mudanças ficou sem neutro  lol! 
    Frederico Santos
    Frederico Santos
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 258
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 13/07/2009

    A Mota
    Marca Mota: BMW
    Modelo Mota/ano: GS700F
    Kms: 0

    Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado. Empty Re: Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado.

    Mensagem  Frederico Santos Sáb 01 Fev 2014, 22:53

    Boas, na minha humilde opinião, uma vez que não sou mecânico de motas, e com as caixas não quero nada ( são carretos a mais e eu já tenho que chegue ) das 2 uma ou é o óleo ou então pode ser falta de "afinação" na caixa (tipo anilha sincronizadora ou carreto de encosto) a minha que era da colheita de 2009 e veio 0 Km ca pra casa era exatamente o contrario eu  ao inicio estava quase sempre a meter... em N de 1ª para 2ª mesmo ao fim de alguns anos de pratica la acontecia, na atual já é um bocado como tu, custa-me a encontrar o tal dito ponto
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado. Empty Re: Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado.

    Mensagem  adelinoaraujo Sáb 01 Fev 2014, 23:39

    Eu aposto no "return of the anilha sincronizadora attack!".

    Seja como for, não estou a ver para que queres meter N porque essa é uma mudança estragada, não anda. A Transalp gosta é de andar e para a frente!

    Mas se insistires muito mesmo em usar essa mudança, vais ver que com algum tempo isso vai ao sítio... comigo ainda demorou muito. Fui buscar a Transalp de manhã e ao final da tarde, já estava a desesperar porque não conseguia meter N. Tens que ter calma...

    Repara, o N está entre o 1 e o 2. Logo, a Honda pensou bem nisso, como é para ser usado aí uma vez por mês, vá, duas, não precisa de muito espaço. É precisamente um local de passagem.

    Não te esqueças é de daqui a uma semana informar a malta se isso está melhor ou não.
    avatar
    Jlcv
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 12
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 25/12/2013

    Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado. Empty Re: Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado.

    Mensagem  Jlcv Dom 02 Fev 2014, 15:51

    Boas rapaziada,
    Acabei de chegar de uma volta no meu canhão.
    Qts mais quilômetros se fazem menos vontade há de vir por a TA na garagem.
    Bom, adiante... Enquanto o motor ta frio...a coisa da para gerir, assim que aquece .... Chapéu....N nem pensar.....só pode ser óleo...acho eu...espero eu.
    Nas voltas (concordo com o pessoal) quem precisa do N?!? Agora no dia a dia em Lx com 98384749 semáforos, mais portagens!!! Ou o N ta certinho ou passamos o tempo todo a embraiar.....
    Assim que possível dou mais novidades...já encontrei mais malta com o mesmo problema.
    CumprimenTAs
    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado. Empty Re: Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado.

    Mensagem  adelinoaraujo Dom 02 Fev 2014, 16:16

    Jlcv escreveu:Boas rapaziada,
    Acabei de chegar de uma volta no meu canhão.
    Qts mais quilômetros se fazem menos vontade há de vir por a TA na garagem.
    Bom, adiante... Enquanto o motor ta frio...a coisa da para gerir, assim que aquece .... Chapéu....N nem pensar.....só pode ser óleo...acho eu...espero eu.
    Nas voltas (concordo com o pessoal) quem precisa do N?!? Agora no dia a dia em Lx com 98384749 semáforos, mais portagens!!! Ou o N ta certinho ou passamos o tempo todo a embraiar.....
    Assim que possível dou mais novidades...já encontrei mais malta com o mesmo problema.
    CumprimenTAs

    Tenta assim: ao chegar a uns semáforos, vais reduzindo e quando chegares à 2ª, deixas ir quase até morrer junto ao local de paragem e depois pousas o pé em cima da mundança e deixas o peso do pé carregar suavemente. Tenta com ela ainda a andar, quase a parar e depois outra vez com ela parada.

    Outra forma, ao chegar ao semáforo, reduzindo, ainda em 2ª, mesmo a parar, pimbra metes 1ª, com uma patada forte ou normal, mas ainda a andar. Se não for para 1ª, fica em N. Se for a 1ª, aí fazes com o pé, de baixo para cima muito suavemente (pianíssimo!) até ela passar a N.

    De qualque forma vais perceber que é possível passar ao N porque entre a 1ª e 2ª, quase sempre vais ver o N a acender a luz.

    Na minha não é canja mas já me habituei e agora raras vezes falho, até quando falaste nisto, já nem me lembrava da dificuldade inicial. Todas andam com manias estranhas; a minha é o canhão HISS que 30 a 40% das vezes, fica com a luz ligada e não permite ligar a Transalp. Truque? Dar ao motor de arranque um toque, desligar e virar a chave e ligar imediatamente. Normalmente pega logo, mesmo com a luz HISS ligada ainda.

    Isto não é um problema atenção, é uma característica. Uma coisa é uma falha, um bug, um problema, uma situação. Na Honda não existem coisas destas, são características, personalidade digamos.

    Logo, já estás a ver onde vou chegar, o problema não é da Transalp, é teu. A minha situação com o HISS é apenas problema meu, não da Transalp.

    Quando estiveres aí chateado com o TEU problema, pensa assim: "podia ser pior, podia ter comprado uma bmw ou ducati... xiça livra diabo timber timber timber wood wood wood!!!".
    avatar
    Jlcv
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 12
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 25/12/2013

    Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado. Empty Re: Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado.

    Mensagem  Jlcv Seg 03 Fev 2014, 10:35

    Caro Adelino,
    Culpar a TA por estes problemas?! Nunca! A culpa e minha e só minha, pq até ao momento ainda não consegui adaptar-me a esta preciosidade da engenheira e mecânica.
    Confesso que me tenho andado a penitenciar por não estar à sua altura e por momentos ter ponderado comprar (antes da TA) uma GS......que longo caminho ainda tenho a percorrer, mas chego lá.
    Voltando ao assunto, o meu truque é o que explicas no teu 1paragrafo....mas conforme vai aquecendo mais difícil vai ficando.
    Se neste truque deixo entrar a 1, o N nunca mais, nem pianinho nem à bruta, agarra a 1 e não sai mais de lá.....nem que dê 3 voltas às mudanças, assim que desligo a TA basta um sobre sopro et voilá.
    Atendendo que o problema é meu sò me resta evoluir e pelo meio trato do óleo e peço para que se veja a questão anilha sincronizadora (conforme indicação do amigo Frederico)
    CumprimenTAs a todos.

    adelinoaraujo
    adelinoaraujo
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1533
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 03/01/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V 2001
    Kms: 30 mile!

    Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado. Empty Re: Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado.

    Mensagem  adelinoaraujo Seg 03 Fev 2014, 11:34

    Como eu não mando na carteira dos outros, só posso é dar conselhos e esses são gratis ainda.

    Se falas da 1200 GS, é outra conversa, porque é outra gama e tem pouco a ver com a Transalp. Na classe das big trails é BMW R 1200 GS que é rei e ponto final. Também relativamente a big trails, eu não compraria a 1200 GS porque acho que a KTM 1190 ADV R é muito melhor, mas isto sou eu.

    Se me falas na classe da Transap e então aí é a 650 GS, ainda bem que foste pra Transalp, mas lá está, não sou eu que mando na carteira dos outros e entre gastar 60 ou 600, a mim tanto me faz quando são os outros a pagar.

    Mas tinhas muitas alternativas à 650 da BMW: KLR650, DR650, etc! Preferia um piano com 660 cc do que a BMW. A a F800GS está ali no meio... e acho que mais valia a KTM 990.

    Não tenho nada contra a BMW e pessoalmente acho a 1200 GS uma super moto de primeira classe. É apenas uma questão de t€mpo e cu€tos de manutenção e sobretudo do que se quer fazer com a mota. E para andar na estrada, entre a 1200GS e a Crosstourer, preferia sem dúvida a 4 cilindros da Honda.

    Mas eu tenho a certeza absoluta que isso com um pouco de WD-40 e fita-cola se resolve, porque se fosse uma Ducati, nem isto resolvia.

    Aquele abraço!
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado. Empty Re: Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado.

    Mensagem  jfvf87 Seg 03 Fev 2014, 13:49

    Viva

    Pelos sintomas descritos deverá ser o óleo demasiado estragado.

    Cumprimentos
    Faustino
    avatar
    Jlcv
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 12
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 25/12/2013

    Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado. Empty Re: Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado.

    Mensagem  Jlcv Seg 03 Fev 2014, 16:05

    No meu caso a situação era mesmo a GS650, entretanto fez-se luz e fui buscar uma máquina que sempre gostei TA650....foi um momento menos lúcido.
    Tb Estou seriamente inclinado para o óleo.
    Abraço
    João Ventura,
    Aerotransalp
    Aerotransalp
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 250
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/07/2011

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 650 / 2001
    Kms:

    Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado. Empty Re: Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado.

    Mensagem  Aerotransalp Ter 04 Fev 2014, 00:05

    Boas
    Um colega meu teve o mesmo problema numa "Vacadero" Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado. 223734 

    Fomos as bombas de gasolina da Repsol comprar Óleo Repsol 4T 10w40. Acho 8,75€ o Litro!

    O óleo e filtro foram trocados.... problema resolvido!!!  Very Happy 

    avatar
    Jlcv
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 12
    Masculino
    Idade : 52
    Data de inscrição : 25/12/2013

    Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado. Empty Re: Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado.

    Mensagem  Jlcv Seg 07 Abr 2014, 21:59

    Boas,
    Óleo mudado problema ultrapassado!
    Obrigado a todos,
    Cump.
    jfvf87
    jfvf87
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1350
    Masculino
    Idade : 37
    Data de inscrição : 29/07/2010

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano:
    Kms:

    Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado. Empty Re: Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado.

    Mensagem  jfvf87 Seg 07 Abr 2014, 22:55

    Obrigado pela resposta  Exclamation 

    Cumprimentos
    Faustino

    Conteúdo patrocinado


    Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado. Empty Re: Ponto Neutro com a TA parada - motor ligado.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 11:09