Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Marrocos - Setembro 2016 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Marrocos - Setembro 2016 2438059070

3 participantes

    Marrocos - Setembro 2016

    avatar
    Pedro_Mello
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 6
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 16/06/2016

    Marrocos - Setembro 2016 Empty Marrocos - Setembro 2016

    Mensagem  Pedro_Mello Qui 11 Ago 2016, 11:03

    Companheiros de Duas Rodas!

    Sou novo por aqui (já me apresentei, só falta apresentar a machine (Transalp 700 ano 2008) que faço ainda hoje.
    Na minha apresentação referi que tencionava ir aos Picos da Europa (tudo apontava para isso)... mas os planos mudaram e trocámos espanha por Marrocos.

    Somos 3 de viagem (Transalp 700 + Transalp 650 + Teneré). Nenhum de nós tem assim grande experiência em viagens deste género, pois a mais longa que fizemos foi até jerez de la frontera em abril deste ano. Tenho muitas dúvidas e receios quanto a alguns aspetos, mas coloco apenas algumas delas.

    Malas: Abandonei a ideia das malas de aluminio (orçamento não permite) e estou a pensar em comprar alforges. A dúvida que fica é se é seguro? Vamos deixar as motas muitas vezes sozinhas em parques de terra com a bagagem toda. Não sei se alguém daqui já viajou até marrocos com alforges? Confesso que também não ficamos ficar em grandes hoteis, o que agrava ainda mais a questão.

    Resumo do Material relacionado com a mota:

    Suporte tlm com carregador usb
    Camaras de ar reforçadas (levo as de origem just in case)
    Pneus mistos (ainda não comprei, sugestões económicas?)
    1 cachimbo extra
    2 Velas extra
    Crash bars
    Top Case honda (penso que 40 e tal litros)
    Kit Remendo Furos
    Ferramentas
    1 Litro oléo extra
    jerrican (talvez 5 litros? A máquina bebe muito e como vamos fazer alguns trilhos de terra (fáceis))
    Malas Laterais (por escolher)
    Lampadas Extra
    Cabo de enbraiagem extra já colocado no sítio
    Manetes extra (talvez?)
    Serra cabos
    Cabos de bateria
    Wd40
    Tape americana
    Corda
    lanterna
    Arame
    Cinta Lidle (para mim)

    Apesar de um dos colegas ser mecânico, o que dá jeito Smile, em relação à mota o meu maior medo é que a bomba de gasolina dê o berro, pois é algo caro que não posso levar extra. Se isso acontecer tenciono seguir viagem à pendura, e mandar a mota para Portugal. Isto é possível certo? através do seguro (vou hoje pedir extensão do seguro para Marrocos).

    A minha bateria parece porreira. Mesmo assim, aconselham que leve bateria extra?

    Ainda estamos a traçar o intenerário, mas basicamente arrancamos dia 16 setembro em direção a Cádis, pois temos lá casa de uma amiga. No dia seguinte apanhamos o barco e seguimos por terras desconhecidas. É verdade que um dos colegas já esteve em marrocos de carro e isso ajuda.

    Que roupa usar durante os trajetos em marrocos nas horas de calor? É verdade que o ideal seria viajar sempre de manhanzinha, mas diria que isso é impossível. Disseram-me que andar de mota de t-shirt não era aconselhavel e o melhor seria usar uma longsleeve fininha e de côr clara e umas calças de ganga.

    Estou ainda a pensar arranjar uma mariquice, um género de tail bag, uma pequena mala que vai no lugar do pendura, mas que também serve para encostar um pouco a zona lombar, quase como se fosse um encosto, mas curto. Alguem tem algo deste género?

    Todas as dicas e recomendações são bem-vindas!!
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Marrocos - Setembro 2016 Empty Re: Marrocos - Setembro 2016

    Mensagem  TrAnsAlper Qui 11 Ago 2016, 15:16

    Boas!

    Está na minha lista de locais a visitar mas para já é um sonho adiado...

    Entetanto temos algums amigos daqui que já fizeram esse raide. A título de curiosidade podes espreitar uma série de tópicos sobre Marrocos, aqui mesmo nesta secção...

    http://www.forumtransalp.com/search?mode=searchbox&search_keywords=marrocos&show_results=topics

    Votos de uma excelente viagem e cá aguardamos a reportagem para ficar com "inveja" da boa.

    Um abraço e boas transalpadas
    TrAnsAlper
    TrAnsAlper
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 8418
    Masculino
    Idade : 51
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Ex-TrAnsAlp XL 650 V
    Kms: 63.000

    Marrocos - Setembro 2016 Empty Re: Marrocos - Setembro 2016

    Mensagem  TrAnsAlper Qui 11 Ago 2016, 15:22

    Podia destacar vários mas chamo particular atenção para esta aventura do nosso camarada e amigo, António Quierós

    http://www.forumtransalp.com/t292-a-minha-primeira-viagem-a-marrocos


    Boas transalpadas
    drt
    drt
    2º engrenada
    2º engrenada


    Número de Mensagens : 280
    Masculino
    Idade : 44
    Data de inscrição : 16/05/2012

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V / 2000
    Kms: 15000

    Marrocos - Setembro 2016 Empty Re: Marrocos - Setembro 2016

    Mensagem  drt Qui 11 Ago 2016, 17:00

    Marrocos pareceu-me um pais mais seguro que Portugal. Claro que nas zonas mais povoadas é mais provável haver problemas.
    Mas diria que se tiveres como fechar os alforges e prende-los á mota e com chave, não terás problemas.
    Claro que será sempre melhor, quando abandonares a mota por muito tempo, levar contigo as coisas de maior valor, tipo carteira, maquina fotográfica e telefone.
    Pode ter sido sorte, mas tivemos um colega que se esqueceu do GPS montado na mota (em Merzouga) durante toda a noite e no dia seguinte ainda lá estava...

    Esqueceste-te das Zip-Ties, que são ferramentas universais, a par do WD40 e da tape americana...
    (se mexe e não devia: tape americana, se não mexe e devia: wd40, lol)
    E muito importante: lubrificante para a corrente e ferramentas para a afinar.
    Mas Marrocos não é o fim-do-mundo, e a Transalp é a Transalp, não vais precisar de nada...
    A minha foi e veio com uma vela e um colector de escapes soltos (só se manifestaram ao embarcar no ferrie para lá)...

    Quanto ao teu equipamento, eu defendo sempre equipamento de protecção completo...
    Ninguém vai a contar cair, mas acontece...
    E aconteceu a um colega e podes ter a certeza que o equipamento completo o ajudou a levantar-te sem problemas.
    Juntamente com alguma fita americana a segurar as peças da mota no sitio...
    avatar
    Pedro_Mello
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 6
    Masculino
    Idade : 36
    Data de inscrição : 16/06/2016

    Marrocos - Setembro 2016 Empty Re: Marrocos - Setembro 2016

    Mensagem  Pedro_Mello Sex 12 Ago 2016, 12:58

    Obrigado pelas partilhas e links Smile Já tinha dado uma vista de olhos em alguns links aqui acerca de marrocos.

    Eu algumas das ferramentas que vou levar acabei por não referir, mas inclui oleo de corrente, até porque me disseram para colocar todos os dias um pouco.

    Andar equipado de mota para mim faz todo o sentido, não sei é se aguento ir de blusão com 30 graus, o ideal ate seria proteções de motocross com aquela especie de rede.

    O meu maior medo é a bomba de gasolinar, mas também em último caso sigo viagem à pendura. lol Férias são férias.

    Entretanto perdi a cabeça e encomendei umas malas Kappa k 40 de plastico no ebay (são tipo top cases na vertical) por 300 euros já com suportes para a minha TA. É chegar e montar.

    Agora o mais importante a faltar são os peneus mistos. Alguem aconselha alguns pneus para fazer muita estrada e alguns caminhos de terra?

    Abraços

    Conteúdo patrocinado


    Marrocos - Setembro 2016 Empty Re: Marrocos - Setembro 2016

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 06 maio 2024, 12:03