Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Barulho embraiagem XL650V 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Barulho embraiagem XL650V 2438059070

5 participantes

    Barulho embraiagem XL650V

    avatar
    139118
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 20
    Masculino
    Idade : 55
    Data de inscrição : 16/07/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V (JUL1997)
    Kms: 4000

    Barulho embraiagem XL650V Empty Barulho embraiagem XL650V

    Mensagem  139118 Qua 06 Ago 2008, 22:31

    Caros membros,

    Gostaria de partilhar convosco a seguinte situação que ocorre na minha XL650V.
    A minha moto faz um barulho do lado da embraiagem (parece qualquer coisa a trepidar). Em andamento não noto nada de anormal. A embraiagem não patina, as mudanças entram bem e a moto desenvolve normalmente. Falei nisso ao meu mecânico, que também experimentou a moto e nada notou em andamento.
    Apesar disso ele desmontou a tampa da embraiagem, sendo que o conjunto da embraiagem, incluindo os discos e rolamento de encosto, estão em bom estado. Ainda fazem muitos kms. A única possibilidade que nós consideramos foi a corrente da bomba de óleo, que apesar de estar em bom estado, está algo larga. Alguém tem, ou teve semelhante problema. Caso afirmativo com resolveram.

    Abraço a todos
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Barulho embraiagem XL650V Empty Re: Barulho embraiagem XL650V

    Mensagem  Transouto Qui 07 Ago 2008, 08:36

    Engraçado, eu também comecei a notar um barulho na minha mota, mas não sei se é do lado da embraiagem, sei que quando vou em andamento, pertop das 4000 rpm sinto um trepidar metálico, paracem guizos, que não consigo ver de onde vem...Vou deixar andar a ver se aumenta ou então desaparece.... scratch scratch scratch

    V
    kamikaze
    kamikaze
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 988
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 22/07/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V 2002
    Kms: Nem sei bem...tem rolado quase todos os dias.

    Barulho embraiagem XL650V Empty Re: Barulho embraiagem XL650V

    Mensagem  kamikaze Qua 13 Ago 2008, 17:00

    Na minha "Transplante" também noto um ruido e penso que será o tensor da corrente da distribuição que precisa de se afinado. Este som não se nota tanto com a embraiagem pressionada penso que seja pelo facto do motor não estar em esforço . Quando eu noto mais este ruido é quando vou a baixa velocidade e a desacelerar. Na próxima revisão tenho de fazer um check-up geral e ver o que realmente se passa.
    Transouto
    Transouto
    O Pai do Forum
    O Pai do Forum


    Número de Mensagens : 5388
    Masculino
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
    Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km

    Barulho embraiagem XL650V Empty Re: Barulho embraiagem XL650V

    Mensagem  Transouto Qua 13 Ago 2008, 17:07

    O meu problema está resolvido, era simplesmente um "ferrito" que pretende segurar os cabos e "bichas" no sítio que se encostava à bainha e vibrava, logo dava aquele barulhos que falei...afastei o ferro e "voilá" solução encontrada... cheers cheers cheers

    V
    vasculho
    vasculho
    Mota ligada
    Mota ligada


    Número de Mensagens : 28
    Masculino
    Idade : 55
    Data de inscrição : 07/07/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: transalp 600v
    Kms:

    Barulho embraiagem XL650V Empty Re: Barulho embraiagem XL650V

    Mensagem  vasculho Qua 13 Ago 2008, 21:31

    Vê lá se a chapa que fixa o pinhão de ataque está apertada pelos dois parafusos nela existente, pois eu um belo dia saí de casa, e de repente a mota dá um estalo e ficou a fazer uma zuada quando desacelarava, então era um dos parafusos que estava desapertado e raspava na tampa, dava a sensação da caixa gripada, acagacei-me todo silent silent
    Tarz
    Tarz
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 123
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 16/06/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL600V T
    Kms:

    Barulho embraiagem XL650V Empty Re: Barulho embraiagem XL650V

    Mensagem  Tarz Qui 14 Ago 2008, 10:36

    Como já se viu aqui, pode ser muita coisa, desde a "bicha" a vibrar até o prisioneiro do pinhão de ataque.
    Procurem as peças soltas a vibrar primeiro porque é mais fácil. Se nada encontrarem, tentem aperceber-se se as mudanças estão ok (alguma coisa na caixa) e/ou embraiagem. Nesta fase se calhar o melhor é combinarem umas "minis" com um colega que tenha uma igual para verem a diferença.
    Se tudo aparenta estar bem, deve ser o tensor da corrente da distribuição (Kamikaze). Na TA esse tensor tem afinação automática mas pode ter parafusos "largos" e/ou estar no fim da sua vida. Uma das razões que leva a que a corrente se "estique" precisando de ser "apertada" pelo tensor, é quando a mota está dessincronizada. Se repararem, quando têm esse tipo de sintoma (quando se confirma) também têm a corrente de transmissão final (roda traseira) a esticar-se constantemente (digo eu). Isto acontece porque um pistão está a explodir com mais força que o outro (dessincronizada) e cada vez que esse pistão desce, dá um esticão em todo o sistema. O esticador da corrente de distribuição vai ao fim e depois a corrente fica "soltinha". Se esta corrente se parte, é o fim do motor. Cada pistão tem a sua corrente de distribuição.
    Como é que se sabe que a TA está dessincronizada? Basta observar o ralentin. Se o ponteiro está quieto, em principio está ok. Se estiver sempre a mexer, ora desce um pouco ora sobe e isto por cada ciclo, provavelmente existe falha de isolamento na admissão o que faz com que a mistura que entra para os pistões não seja constante e por consequente, dessincronização. A forma correcta de verificar a sincronização é no mecânico com o equipamento de vácuo.

    Extenso? eu já termino.

    Como é que se sabe que é o tensor da corrente de distribuição que está a fazer os barulhos sem abrir o motor? scratch scratch scratch
    Não sei responder a esta pergunta mas gostava de saber. Alguém que tenha uma ideia, diga por favor.

    Se não for nada disto que revimos em cima, provavelmente é uma "mini" que puseram dentro do depósito a arrefecer e esqueceram-se dela lá dentro e agora anda a fazer a chocalhada às 4000rpm.

    ab, Tarz
    kamikaze
    kamikaze
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 988
    Masculino
    Idade : 45
    Data de inscrição : 22/07/2008

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: XL650V 2002
    Kms: Nem sei bem...tem rolado quase todos os dias.

    Barulho embraiagem XL650V Empty Re: Barulho embraiagem XL650V

    Mensagem  kamikaze Qui 14 Ago 2008, 20:23

    Fo#@-se Suspect ! Sim senhor ! Que grande explicação Shocked quem fala assim não é gago Rolling Eyes

    Conteúdo patrocinado


    Barulho embraiagem XL650V Empty Re: Barulho embraiagem XL650V

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 11 maio 2024, 16:16