Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 1286630276 Bem-vindo ao Fórum das grandes máquinas! Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 2438059070

4 participantes

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    fpniva
    fpniva
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 139
    Masculino
    Idade : 49
    Data de inscrição : 22/05/2017

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  fpniva Sex 23 Jun 2017, 12:07

    Bom dia a todos!

    FINALMENTE cheers cheers cheers cheers

    Lá comprei a minha TA que tanto teimava em escapar por entre os dedos Cool

    Modelito de 96, é uma PD06 cinzenta e preta, que já tinha referido o anuncio aqui no forum em outro tópico.
    Tem 93000km (quase a acabar a rodagem), precisa de pneu atrás, kit de transmição, uns retoques na tampa lateral esquerda da carenagem, e mais uns mimos... coisa pouca Cool

    Irei partilhar connvosco as alterações, reparações e outras situações que possa realizar com a TA
    Naturalmente que vos irei pedir informação sobre possiveis problemas ou melhorias que possa pensar em fazer (vou ser um chato do caraças!).

    A primeira viagem que fiz nela foi de 100km, foi uma agradável sensação dado que não andava de moto desde 2002, e era uma Cagiva 500 monocilindrica... A TA é mais suave, melhor para o que pretendo, que é viajar Very Happy

    Para a semana já coloco aqui fotos bounce

    P.S. - Agradeço a todos pelas dicas e ajudas na escolha da TA... pensar que ainda estive a negociar com uma Pegaso Evil or Very Mad Rolling Eyes
    fpniva
    fpniva
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 139
    Masculino
    Idade : 49
    Data de inscrição : 22/05/2017

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  fpniva Seg 26 Jun 2017, 20:41

    Aqui fica uma foto da máquina Smile

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Pnas2OSlj


    Última edição por fpniva em Seg 31 Jul 2017, 19:52, editado 1 vez(es)
    fpniva
    fpniva
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 139
    Masculino
    Idade : 49
    Data de inscrição : 22/05/2017

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  fpniva Seg 26 Jun 2017, 21:59

    A minha primeira questão relacionada com a TA Cool

    http://www.forumtransalp.com/t6033-iluminacao-um-pouco-fraca#85189
    nunomcp
    nunomcp
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 126
    Masculino
    Idade : 41
    Data de inscrição : 10/06/2015

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 650 2000
    Kms:

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  nunomcp Ter 27 Jun 2017, 08:56

    Bem vindo! Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 463778
    fpniva
    fpniva
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 139
    Masculino
    Idade : 49
    Data de inscrição : 22/05/2017

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  fpniva Ter 27 Jun 2017, 22:04

    A minha primeira média... 5,30 l/100
    Pensei que o depósito tivesse mais capacidade Rolling Eyes ...
    Hoje atestei com 14 litros.
    Alguém me sabe quantos litros leva a reserva?
    macgs99
    macgs99
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 101
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 22/09/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 600 V
    Kms: 60000

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  macgs99 Qua 28 Jun 2017, 11:13

    Não tenho a certeza mas penso que o deposito leva 16 litros.
    A reserva tem uma autonomia que varia muito, depende da condução de cada um, eu não arrisco mais de 50km e mesmo 50km já dá um frio na barriga...
    fpniva
    fpniva
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 139
    Masculino
    Idade : 49
    Data de inscrição : 22/05/2017

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  fpniva Qua 28 Jun 2017, 18:46

    macgs99 escreveu:Não tenho a certeza mas penso que o deposito leva 16 litros.
    A reserva tem uma autonomia que varia muito, depende da condução de cada um, eu não arrisco mais de 50km e mesmo 50km já dá um frio na barriga...
    O melhor é, logo que ela pede a reserva, para no posto mais próximo e atestar Shocked hehehehe
    fpniva
    fpniva
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 139
    Masculino
    Idade : 49
    Data de inscrição : 22/05/2017

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  fpniva Qua 28 Jun 2017, 18:48

    Hoje foi dia do primeiro miminho para a minha segurança e da TA Smile

    ANTES:
    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 PobM465Sj

    DEPOIS:
    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Po3EC0pKj


    cyclops


    Última edição por fpniva em Seg 31 Jul 2017, 19:57, editado 1 vez(es)
    macgs99
    macgs99
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 101
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 22/09/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 600 V
    Kms: 60000

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  macgs99 Qua 28 Jun 2017, 18:52

    Pirelli?
    fpniva
    fpniva
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 139
    Masculino
    Idade : 49
    Data de inscrição : 22/05/2017

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  fpniva Qua 28 Jun 2017, 19:02

    macgs99 escreveu:Pirelli?
    Sim, Pirelli scorpion trail
    macgs99
    macgs99
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 101
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 22/09/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 600 V
    Kms: 60000

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  macgs99 Qua 28 Jun 2017, 20:15

    Uma boa escolha, mas não vão durar muito.
    fpniva
    fpniva
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 139
    Masculino
    Idade : 49
    Data de inscrição : 22/05/2017

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  fpniva Qua 28 Jun 2017, 20:52

    macgs99 escreveu:Uma boa escolha, mas não vão durar muito.
    Neutral bolas... e eu que estava contente com a escolha...
    Ainda vi uns Bridgestone, mas os euros falaram mais alto Neutral
    macgs99
    macgs99
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 101
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 22/09/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 600 V
    Kms: 60000

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  macgs99 Qui 29 Jun 2017, 06:59

    Fizeste bem em optar pelos Pirelli em relação aos Bridgstone, a Bridgstone em pneus de Trail tem muito ainda para apreender e está uns furos abaixo de outras marcas de topo, como a Pirelli, Michelin, Continental ou Dunlop. O unico "defeito" desses Pirelli é a sua duração, mas por exemplo os Scorpion Trail 2 já são duráveis.
    Claro que isto de pneus cada um tem a sua ideia, esta é a minha e é esta a minha ideia se andares com a mota todo o ano e com chuva, se só andares em piso seco qualquer pneu serve.
    nunomcp
    nunomcp
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 126
    Masculino
    Idade : 41
    Data de inscrição : 10/06/2015

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp 650 2000
    Kms:

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  nunomcp Sex 30 Jun 2017, 14:06

    Tenho esses na minha (650)... Já tão carecas com cerca de 15000Km... Nunca me deram muita confiança, nem em asfalto e menos ainda em terra... Agora então ainda pior, este dia que choveu era só pensar em acelarar, já estava a dar de cú!
    Mas sempre lhes dei um mérito, deitam muito bem!
    Mais um mês e vou ter de pensar nos próximos...
    macgs99
    macgs99
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 101
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 22/09/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 600 V
    Kms: 60000

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  macgs99 Sex 30 Jun 2017, 14:13

    Já os tive numa outra mota, em seco são muito bons, em molhado embora não sejam maus (experimenta andar na chuva com uns Mitas E07 e ves o que são pneus maus à chuva...), posso dizer que são bons, mas há melhores, o maior problema mesmo é a sua duração, 15000km até é muito bom, fiz metade disso.
    Quanto à utilização em terra há que ter em conta que são pneus 90/10, portanto para utilização quase total em estrada, para serem bons em terra não podem ser bons em estrada, tem que haver compromissos, não existe pneu nenhum bom para as 2 situações.
    Cou
    Cou
    5ª a Fundo
    5ª a Fundo


    Número de Mensagens : 1126
    Masculino
    Idade : 50
    Data de inscrição : 25/09/2007

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL650V
    Kms: 99xxx

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  Cou Sex 30 Jun 2017, 23:23

    Boas...
    Eu tenho mitas e7 e para mim são os melhores pneus para chuva que ja tive ate hoje
    macgs99
    macgs99
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 101
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 22/09/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 600 V
    Kms: 60000

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  macgs99 Sáb 01 Jul 2017, 07:27

    Não vou entrar em debate de qualidade de pneus pois isso é algo que nunca se chegará a um consenso, e é algo que torna giro os fóruns, as diferentes opiniões de cada um.
    Mas posso dar a minha opinião técnica sobre o assunto, principalmente sobre pneus e borrachas, uma vez que tenho alguma formação nessa area e também alguma experiência.
    Em primeiro lugar já tive na Transalp mas também noutras motas pneus diferentes e de várias marcas, e o que me disse a experiência é que pneus mistos nunca podem ter um comportamento bom na chuva, alêm da experiência tenho conhecimentos técnicos para dizer isto uma vez que trabalhei uns tempos num fabricante de pneus de mota. Quando uma marca decide fazer um pneu, a primeira questão é que tipo de pneu quer fazer, se de terra, se de estrada, se um misto. Por exemplo um pneu misto por muito boa borracha que tenha nunca conseguirá ter a mesma aderência quer em seco quer em molhado que um pneu 90/10, por 2 razões muito simples, a área de contacto com o solo num pneu misto é muito inferior que num pneu de estrada, por outras palavras, a quantidade de borracha em contacto com o solo é muito inferior, e quanto a isto não há nada a fazer, é uma questão de física...
    Outra questão são o tipo de sulcos usados, num pneu misto servem para escoar terra e lama e foram criados para isso, num pneu de estrada foram criados para aumentar a temperatura, e escoar a agua.
    Mas as diferenças não acabam aqui, o tipo de borracha usada são diferentes, num pneu misto o objectivo é ser resistente a golpes e lacadas, ficando a aderência em molhado para segundo plano, num pneu mais estradista o objectivo é a aderência principalmente em molhado e o uso de sílica é para isso mesmo, aumento da temperatura rápido para uma melhor aderência no molhado.
    Por tudo isto um pneu misto é um compromisso, e nunca será bom em estrada nem na terra, é um meio termo, se queremos um pneu bom na terra temos que ir para um de taco (e ser terrível em estrada), se queremos um bom na estrada, temos que ir para um de estrada (e ser terrível na lama).
    Quanto ao Mitas E07 só posso dizer isto, foi um pneu que tive na Transalp durante 2000km e acabei por tirar, não é pneu para mim, achei terrível na chuva e achei que não preciso de um pneu 50/50 pois pouca terra faço. Além do tipo de utilização que faço, há que ter em conta que a Mitas é um player que joga no mercado medio/baixo, cria pneus para serem baratos e de qualidade razoável, não estando sequer interessados a lutar com os fabricantes de topo, até porque nunca o iriam conseguir por falta de meios de desenvolvimento. Vou tentar conseguir um video onde é resumido como se constrói e desenvolve um pneu de mota, desde os primeiros esboços até à produção final, e ai se vê o porque das maiores marcas de pneus dominarem o mercado, não há milagres, a sua capacidade técnica e de investimento não é comparável com pequenas marcas.
    A nós consumidores temos que escolher o tipo de pneu e quanto queremos gastar, mas garantidamente não há milagres, barato e bom não existe, não quero dizer com isto que não se façam bons negócios gastando pouco, mas isso já são casos especiais.
    Quanto a pneus tenho dito, e o que disse é apenas a minha opinião e experiência, no entanto respeito outras opiniões como é lógico, por exemplo uma pequena marca de pneus que faz quase milagres com os poucos recursos que têm é a Heidenau, por exemplo o K60 Scout é um pneu com uma engenharia de construção revolucionária quando foi lançado e que grandes marcas copiaram o seu desenho, pelo menos em parte. Mais isto é daqueles casos raros de fazer bom com poucos recursos.
    fpniva
    fpniva
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 139
    Masculino
    Idade : 49
    Data de inscrição : 22/05/2017

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  fpniva Dom 02 Jul 2017, 21:06

    Hoje fiz a minha primeira "viagem" na TA Very Happy ...

    Tirando o tremendo calor que se fez sentir, foi muito agradável.
    Em toada de passeio, lá fizemos 250km (eu na TA e um amigo numa CBF).
    Saida de Vila Nova de Santo André pelas 14h (Mt calor Twisted Evil ) passagem por Canhestros (primeira paragem para abastecer de água), passagem por Ferreira do Alentejo e segunda paragem na bela cidade de Beja... MUITO CALOR Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
    Depois de um café e muita água no parque da cidade, decidimos aguardar que refrescasse um pouco... o que n aconteceu...
    Decidimos rumar novamente ao Litoral Alentejano...
    Saida de Beja por volta das 17:45, passagem por Aljustrel, Alvalade Sado, Cercal do Alentejo e paragem numa esplanada de Vila Nova de Milfontes... bem mais fresquinho cheers
    Mais umas águas e seguimos rumo a Vila Nova de Santo André.

    Uma tarde bem passada para o primeiro embate com a TA. Fiquei a queixar-me do rabo, falta de hábito Cool

    Infelizmente n tenho fotos... era suposto haver um video, mas parece que a coisa n funcionou mt bem Suspect


    Última edição por fpniva em Dom 02 Jul 2017, 21:13, editado 1 vez(es)
    fpniva
    fpniva
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 139
    Masculino
    Idade : 49
    Data de inscrição : 22/05/2017

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  fpniva Dom 02 Jul 2017, 21:11

    Uma questão...
    O meu guiador oscila ligeiramente na zona da foto... é normal?

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 PmGqIRMcj


    Última edição por fpniva em Seg 31 Jul 2017, 19:58, editado 1 vez(es)
    macgs99
    macgs99
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 101
    Masculino
    Idade : 53
    Data de inscrição : 22/09/2013

    A Mota
    Marca Mota: Honda
    Modelo Mota/ano: Transalp XL 600 V
    Kms: 60000

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  macgs99 Dom 02 Jul 2017, 21:22

    É normal até certo ponto, isso são os sinoblocos e devem abanar pouco, servem para filtrar as vibrações e as pancadas mas com o tempo ganham folgas e precisam de ser substituídos, só não sei se há os sinoblocos sozinhos ou é a mesa completa. A mesa completa custa mais de 200€....
    fpniva
    fpniva
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 139
    Masculino
    Idade : 49
    Data de inscrição : 22/05/2017

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  fpniva Seg 03 Jul 2017, 16:06

    macgs99 escreveu:É normal até certo ponto, isso são os sinoblocos e devem abanar pouco, servem para filtrar as vibrações e as pancadas mas com o tempo ganham folgas e precisam de ser substituídos, só não sei se há os sinoblocos sozinhos ou é a mesa completa. A mesa completa custa mais de 200€....
    A oscilação é mesmo muito pouca.
    O que pensei foi mesmo ser sinoblocos para absover alguma vibração.
    Obrigado Smile
    fpniva
    fpniva
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 139
    Masculino
    Idade : 49
    Data de inscrição : 22/05/2017

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  fpniva Ter 18 Jul 2017, 19:43

    Vou deixar aqui uma foto da minha bixinha... anda a precisar de banho, as melgas já fizeram uma camada de proteção Laughing

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Po9GMhMwj

    Já lhe tirei os tocolantes do guarda-lamas da frente
    Os tocolantes da suspensão ainda não tirei... Já agora, conhecem algum produto para polir os braços da suspensão?
    Estão a precisar de uma bela polidela para ficara mais atraentes Cool


    Última edição por fpniva em Seg 31 Jul 2017, 20:04, editado 1 vez(es)
    fpniva
    fpniva
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 139
    Masculino
    Idade : 49
    Data de inscrição : 22/05/2017

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  fpniva Seg 31 Jul 2017, 19:07

    Boa tarde a todos.

    verifiquei agora que as minhas fotos desapareceram.
    Costumo hospedar as fotos no "photobucket" e sempre funcionou bem.
    Vou procurar outro sitio para hospedagem e voltar a repor as fotos Smile
    fpniva
    fpniva
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 139
    Masculino
    Idade : 49
    Data de inscrição : 22/05/2017

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  fpniva Seg 31 Jul 2017, 19:10

    A nova iluminação da minha TA chegou bounce bounce bounce Very Happy Very Happy Very Happy

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 35487550303_ae51b4b57d_b
    fpniva
    fpniva
    1ª engrenada
    1ª engrenada


    Número de Mensagens : 139
    Masculino
    Idade : 49
    Data de inscrição : 22/05/2017

    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  fpniva Seg 31 Jul 2017, 19:14

    Depois de algum esforço para trocar a lâmpada (não é assim tão facil trocar a lâmpada sem desmontar nada na moto), deixo aqui o antes e depois Smile

    ANTES:
    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 35487549473_dcdb656726_b

    DEPOIS:
    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 36160955651_520fab5eb1_b

    Agora falta fazer o teste à noite... pelo sim pelo não, guardei a lâmpada que tirei na mala Cool

    Conteúdo patrocinado


    Diário de bordo da minha TA XL600V PD06 Empty Re: Diário de bordo da minha TA XL600V PD06

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 28 Abr 2024, 09:13