macgs99 Sáb 01 Jul 2017, 07:27
Não vou entrar em debate de qualidade de pneus pois isso é algo que nunca se chegará a um consenso, e é algo que torna giro os fóruns, as diferentes opiniões de cada um.
Mas posso dar a minha opinião técnica sobre o assunto, principalmente sobre pneus e borrachas, uma vez que tenho alguma formação nessa area e também alguma experiência.
Em primeiro lugar já tive na Transalp mas também noutras motas pneus diferentes e de várias marcas, e o que me disse a experiência é que pneus mistos nunca podem ter um comportamento bom na chuva, alêm da experiência tenho conhecimentos técnicos para dizer isto uma vez que trabalhei uns tempos num fabricante de pneus de mota. Quando uma marca decide fazer um pneu, a primeira questão é que tipo de pneu quer fazer, se de terra, se de estrada, se um misto. Por exemplo um pneu misto por muito boa borracha que tenha nunca conseguirá ter a mesma aderência quer em seco quer em molhado que um pneu 90/10, por 2 razões muito simples, a área de contacto com o solo num pneu misto é muito inferior que num pneu de estrada, por outras palavras, a quantidade de borracha em contacto com o solo é muito inferior, e quanto a isto não há nada a fazer, é uma questão de física...
Outra questão são o tipo de sulcos usados, num pneu misto servem para escoar terra e lama e foram criados para isso, num pneu de estrada foram criados para aumentar a temperatura, e escoar a agua.
Mas as diferenças não acabam aqui, o tipo de borracha usada são diferentes, num pneu misto o objectivo é ser resistente a golpes e lacadas, ficando a aderência em molhado para segundo plano, num pneu mais estradista o objectivo é a aderência principalmente em molhado e o uso de sílica é para isso mesmo, aumento da temperatura rápido para uma melhor aderência no molhado.
Por tudo isto um pneu misto é um compromisso, e nunca será bom em estrada nem na terra, é um meio termo, se queremos um pneu bom na terra temos que ir para um de taco (e ser terrível em estrada), se queremos um bom na estrada, temos que ir para um de estrada (e ser terrível na lama).
Quanto ao Mitas E07 só posso dizer isto, foi um pneu que tive na Transalp durante 2000km e acabei por tirar, não é pneu para mim, achei terrível na chuva e achei que não preciso de um pneu 50/50 pois pouca terra faço. Além do tipo de utilização que faço, há que ter em conta que a Mitas é um player que joga no mercado medio/baixo, cria pneus para serem baratos e de qualidade razoável, não estando sequer interessados a lutar com os fabricantes de topo, até porque nunca o iriam conseguir por falta de meios de desenvolvimento. Vou tentar conseguir um video onde é resumido como se constrói e desenvolve um pneu de mota, desde os primeiros esboços até à produção final, e ai se vê o porque das maiores marcas de pneus dominarem o mercado, não há milagres, a sua capacidade técnica e de investimento não é comparável com pequenas marcas.
A nós consumidores temos que escolher o tipo de pneu e quanto queremos gastar, mas garantidamente não há milagres, barato e bom não existe, não quero dizer com isto que não se façam bons negócios gastando pouco, mas isso já são casos especiais.
Quanto a pneus tenho dito, e o que disse é apenas a minha opinião e experiência, no entanto respeito outras opiniões como é lógico, por exemplo uma pequena marca de pneus que faz quase milagres com os poucos recursos que têm é a Heidenau, por exemplo o K60 Scout é um pneu com uma engenharia de construção revolucionária quando foi lançado e que grandes marcas copiaram o seu desenho, pelo menos em parte. Mais isto é daqueles casos raros de fazer bom com poucos recursos.