Hugo
+7
Jay
Ground_Zero
Tarz
D'Artagnan
RainMaker
139118
lowrider
11 participantes
sintomas de uma embraiagem a patinar
lowrider- 1ª engrenada
- Número de Mensagens : 172
Idade : 44
Data de inscrição : 31/05/2008
A Mota
Marca Mota: BMW
Modelo Mota/ano: R1100GS
Kms:
- Mensagem nº1
sintomas de uma embraiagem a patinar
VivaAlguem me sabe dizer quais os sintomas de uma embraiagem que "patina" ? E já agora, porque carga se chama "patinar" ?Cheers.
Hugo
Hugo
139118- Mota ligada
- Número de Mensagens : 20
Idade : 55
Data de inscrição : 16/07/2008
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL600V (JUL1997)
Kms: 4000
- Mensagem nº2
Embraiagem a patinar
Uma maneira fácil de detectar se a embraiagem patina é, quando em aceleração, tomar atenção em simultâneo ao conta kms e conta-rotações.
Se o conta rotações acelarar de forma desproporcional ao aumento de velocidade, ou seja, se o motor acelera muito e a moto não ganha velocidade de acordo com essa acelaração, então a embraiagem está a patinar, os discos poderão estar gastos, ou então poderá ser problema de afinação.
Espero que dê para entender, porque é mais fácil constatar esta situação do que explicá-la.
Se o conta rotações acelarar de forma desproporcional ao aumento de velocidade, ou seja, se o motor acelera muito e a moto não ganha velocidade de acordo com essa acelaração, então a embraiagem está a patinar, os discos poderão estar gastos, ou então poderá ser problema de afinação.
Espero que dê para entender, porque é mais fácil constatar esta situação do que explicá-la.
lowrider- 1ª engrenada
- Número de Mensagens : 172
Idade : 44
Data de inscrição : 31/05/2008
A Mota
Marca Mota: BMW
Modelo Mota/ano: R1100GS
Kms:
- Mensagem nº3
Re: sintomas de uma embraiagem a patinar
VivaPerfeitamente claro. Fiz esta pergunta pois já me acounteceu meia duzia de vezes algo parecido(ou mesmo isso). Vou a andar em estrada/AE e acima dos 120km/h o motor fica algo acelerado (confirmado com os valores do conta rotações) por 1 ou 2 segundos e depois volta ao normal. Se eu desacelerar um pouco e depois continuar a acelerar acontece o mesmo.Será de ter a embraiagem afinada de forma algo dura (ou seja, ainda tenho de fazer alguma força para pressionar a embraiagem)?cheersHugo
RainMaker- Moderador
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 46
Data de inscrição : 13/02/2008
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL650V RD10
Kms: 60.000
- Mensagem nº4
Re: sintomas de uma embraiagem a patinar
Boas lowrider,
pelo poucquissimo que percebo de mecânica, o que sei é que a embraiagem deve ter sempre alguma folga entre o começares a apertar a manete e começares a sentir que estás realmente a "usar" a embraiagem, segundo me foi explicado pelo mecânico da Honda de Faro esta situação é necessária poruqe as nossas meninas (as 650 tEm, as 600 e 700 não sei se será igual, mas presumo que sim) 9 discos na embraiagem, uns de ferôdo e outros de alumínio (?) entrelaçados, e se reparares depois da mota aquecer essa folga diminui devido ao aquecimento dos discos e subsequente dilatação, que cria mais tensão na embraiagem.
Em relação à dureza da embraiagem já não sei qual a cusa disso...
RainMaker
pelo poucquissimo que percebo de mecânica, o que sei é que a embraiagem deve ter sempre alguma folga entre o começares a apertar a manete e começares a sentir que estás realmente a "usar" a embraiagem, segundo me foi explicado pelo mecânico da Honda de Faro esta situação é necessária poruqe as nossas meninas (as 650 tEm, as 600 e 700 não sei se será igual, mas presumo que sim) 9 discos na embraiagem, uns de ferôdo e outros de alumínio (?) entrelaçados, e se reparares depois da mota aquecer essa folga diminui devido ao aquecimento dos discos e subsequente dilatação, que cria mais tensão na embraiagem.
Em relação à dureza da embraiagem já não sei qual a cusa disso...
RainMaker
D'Artagnan- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 1689
Idade : 62
Data de inscrição : 12/09/2007
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL600V Transalp
Kms:
- Mensagem nº5
Re: sintomas de uma embraiagem a patinar
Boas
Verifica se a manete tem uma ligeira folga, a afinação não deve de estar nem muito apertada (sem folga na manete) nem muito frouxa (folga a mais na manete)
Se estiver com uma ligeira folga e continuar com os mesmos sintomas o melhor é começares a pensar em substituir a embraiagem
Verifica se a manete tem uma ligeira folga, a afinação não deve de estar nem muito apertada (sem folga na manete) nem muito frouxa (folga a mais na manete)
Se estiver com uma ligeira folga e continuar com os mesmos sintomas o melhor é começares a pensar em substituir a embraiagem
Tarz- 1ª engrenada
- Número de Mensagens : 123
Idade : 50
Data de inscrição : 16/06/2008
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL600V T
Kms:
- Mensagem nº6
Re: sintomas de uma embraiagem a patinar
O mecânicos testam a embraiagem travando, engatada em 1ª + um pouco de rotação +/-2500rpm e soltar a embraiagem de repente (cuidado para não deixar a mota cair). Se o motor for-se a baixo, então a embraiagem está boa. Se o motor continuar a trabalhar embora reduza a rotação, então a embraiagem está no fim da vida (claro que a mota está parada). Claro que ao fazer este teste e se a embraiagem já está no fim pode desgastar ainda mais e podemos ficar sem embraiagem ali na hora! mas os mecânicos gostam disso, assim têm trabalho
A manete tem de ter 1 a 2 cm entre o punho e a zona onde a embraiagem começa a trabalhar e uma folga maior (2 ou 3 cm) entre o fim da zona de trabalho e a posição de solta. Esta 2ª folga é a mais importante. Se não existir e como se estivéssemos a carregar na embraiagem constantemente, logo, desgaste continuo até acabar... Tem de haver um freePlay da manete! Para ter a certeza das folgas, podem consultar o manual Haynes, tá lá.
A manete tem de ter 1 a 2 cm entre o punho e a zona onde a embraiagem começa a trabalhar e uma folga maior (2 ou 3 cm) entre o fim da zona de trabalho e a posição de solta. Esta 2ª folga é a mais importante. Se não existir e como se estivéssemos a carregar na embraiagem constantemente, logo, desgaste continuo até acabar... Tem de haver um freePlay da manete! Para ter a certeza das folgas, podem consultar o manual Haynes, tá lá.
lowrider- 1ª engrenada
- Número de Mensagens : 172
Idade : 44
Data de inscrição : 31/05/2008
A Mota
Marca Mota: BMW
Modelo Mota/ano: R1100GS
Kms:
- Mensagem nº7
Re: sintomas de uma embraiagem a patinar
Vou aliviar um pouco a manete e logo meto aqui o resultado
Ground_Zero- 1ª engrenada
- Número de Mensagens : 180
Idade : 39
Data de inscrição : 29/01/2008
A Mota
Marca Mota: Zundapp
Modelo Mota/ano: Sem Mota
Kms:
- Mensagem nº8
Re: sintomas de uma embraiagem a patinar
boas...
quanto a essa situação... tenta ver a questao do cabo se nao está esticado de mais... se enrolares punho a fundo ela vai-te patinar... isso significa 2 coisas ou tens que trocar o kit ou tens o cabo demasiado esticado....
cumprimentos
VVV
quanto a essa situação... tenta ver a questao do cabo se nao está esticado de mais... se enrolares punho a fundo ela vai-te patinar... isso significa 2 coisas ou tens que trocar o kit ou tens o cabo demasiado esticado....
cumprimentos
VVV
Jay- 2º engrenada
- Número de Mensagens : 294
Idade : 39
Data de inscrição : 13/09/2007
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL600v Transalp
Kms:
- Mensagem nº9
Re: sintomas de uma embraiagem a patinar
Acho que é uma coisa que com um pouco de sensibilidade nota-se logo se patina ou não, pois a mota deixa de ter a mesma resposta.
Já troquei uma vez a embraiagem da minha TA, a sensação que ficava era que a mota tinha "control de tracção", pois cada vez que passava a fundo sobre um piso mais irregular, em vez de a roda de traz patinar, a rotação disparava sem que a potencia chegasse ao chão... lol.. a solução passava por tirar um pouco de acelerador de modo a embraiagem "pegar" outravez..
Mas isto deve-se a uma fase em que queria fazer pequenos cavalinhos e andar mais depressa, logo andava sp a picar a embraiagem ... :$
Normalmente a embraiagem dura mais...
Depois comprei uma Triumph e fiquei feliz.. ehehe
Já troquei uma vez a embraiagem da minha TA, a sensação que ficava era que a mota tinha "control de tracção", pois cada vez que passava a fundo sobre um piso mais irregular, em vez de a roda de traz patinar, a rotação disparava sem que a potencia chegasse ao chão... lol.. a solução passava por tirar um pouco de acelerador de modo a embraiagem "pegar" outravez..
Mas isto deve-se a uma fase em que queria fazer pequenos cavalinhos e andar mais depressa, logo andava sp a picar a embraiagem ... :$
Normalmente a embraiagem dura mais...
Depois comprei uma Triumph e fiquei feliz.. ehehe
Jay- 2º engrenada
- Número de Mensagens : 294
Idade : 39
Data de inscrição : 13/09/2007
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL600v Transalp
Kms:
- Mensagem nº10
Re: sintomas de uma embraiagem a patinar
Aqui está o que faz o que provoca os sintomas.. ehehe
Transouto- O Pai do Forum
- Número de Mensagens : 5388
Idade : 47
Data de inscrição : 11/09/2007
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp XL 650 V/2006 /Africa twin 2016
Kms: 32 000 km(+ 100 000km) /17 000km
- Mensagem nº11
Re: sintomas de uma embraiagem a patinar
Grande Jay, és o GhostRider da Madeira
V
Jay- 2º engrenada
- Número de Mensagens : 294
Idade : 39
Data de inscrição : 13/09/2007
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL600v Transalp
Kms:
- Mensagem nº12
Re: sintomas de uma embraiagem a patinar
Diz que é uma especie de Casper.... lol
lowrider- 1ª engrenada
- Número de Mensagens : 172
Idade : 44
Data de inscrição : 31/05/2008
A Mota
Marca Mota: BMW
Modelo Mota/ano: R1100GS
Kms:
- Mensagem nº13
Re: sintomas de uma embraiagem a patinar
Viva
Resultou, dei uma folga a espia da embraiagem e resultou as 1000 maravilhas
tnx!
Hugo
Resultou, dei uma folga a espia da embraiagem e resultou as 1000 maravilhas
tnx!
Hugo
Tarz- 1ª engrenada
- Número de Mensagens : 123
Idade : 50
Data de inscrição : 16/06/2008
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL600V T
Kms:
- Mensagem nº14
Re: sintomas de uma embraiagem a patinar
Pronto. . . mais uma vez prova-se que é um grande forum!
Como poupaste uns cobres porque afinasses e como tal deixou de gastar-se desnecessariamente, poupando assim a vida útil da embraiagem, tens de fazer uma doação ao Forum! Vá, uns cobrezitos chega
Como poupaste uns cobres porque afinasses e como tal deixou de gastar-se desnecessariamente, poupando assim a vida útil da embraiagem, tens de fazer uma doação ao Forum! Vá, uns cobrezitos chega
lowrider- 1ª engrenada
- Número de Mensagens : 172
Idade : 44
Data de inscrição : 31/05/2008
A Mota
Marca Mota: BMW
Modelo Mota/ano: R1100GS
Kms:
- Mensagem nº15
Re: sintomas de uma embraiagem a patinar
No passeio á Madeira resolve-se isso á base de minis! :Dcheers!hugo
Tarz- 1ª engrenada
- Número de Mensagens : 123
Idade : 50
Data de inscrição : 16/06/2008
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL600V T
Kms:
- Mensagem nº16
Re: sintomas de uma embraiagem a patinar
Boa, também serve
claudio gil- 2º engrenada
- Número de Mensagens : 240
Idade : 36
Data de inscrição : 09/12/2009
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL650V/2000
Kms: 32500
- Mensagem nº17
Re: sintomas de uma embraiagem a patinar
A minha não andava a patinar, mas meti a primeira e não saiu mais.. A manete da embraiagem ficou demasiado mole e quando a apertei pa meter a 2ª já não foi. Encostei e pensei: Ou a manete partiu ou então alguma coisa na embraiagem foi ao ar. Já com a moTA parada, olhei para a manete e nada. Bastou olhar mais para baixo e lá estava o cabo todo esfarrapado naquela parte onde ele é visivel ao lado do motor.. Bendita garantia e assistência em viagem
jfvf87- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 1350
Idade : 36
Data de inscrição : 29/07/2010
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano:
Kms:
- Mensagem nº18
Re: sintomas de uma embraiagem a patinar
É possível circular sem embraiagem e sem danificar o material.
Alguma sensibilidade e avontade com a mota.
Se essa situação de perda da embraiagem acontecer em algum local de difícil acesso para o reboque em que seja necessário colocar a mota em algum lugar mais acessível ou mesmo fazer a viagem até ao local de reparação aconcelho a escolher o caminho de maneira a que a caixa seja o menos necessária possível como semafros, filas , entre outros. Depois colocar em 1ª e arrancar ligar a mota com o motor de arranque (Apertar a manete da embraiagem na mesma). Com a mota já a andar aumentar a rotação e desacelarar, no momento que se roda o punho a desacelarar é possivel mudar de mudança. Isto deve ser feito sempre sem forçar. Caso não entre é tentar novamente da mesma maneira.
Isto é possivel tanto para empraiagens de cabo como hidráulicas.
No caso da embraiagem patinar não sei se alguem referiu mas é deixar arrefecer o oleo e tentar fazer uns kilometros sem arranques bruscos.
Cumprimentos
Alguma sensibilidade e avontade com a mota.
Se essa situação de perda da embraiagem acontecer em algum local de difícil acesso para o reboque em que seja necessário colocar a mota em algum lugar mais acessível ou mesmo fazer a viagem até ao local de reparação aconcelho a escolher o caminho de maneira a que a caixa seja o menos necessária possível como semafros, filas , entre outros. Depois colocar em 1ª e arrancar ligar a mota com o motor de arranque (Apertar a manete da embraiagem na mesma). Com a mota já a andar aumentar a rotação e desacelarar, no momento que se roda o punho a desacelarar é possivel mudar de mudança. Isto deve ser feito sempre sem forçar. Caso não entre é tentar novamente da mesma maneira.
Isto é possivel tanto para empraiagens de cabo como hidráulicas.
No caso da embraiagem patinar não sei se alguem referiu mas é deixar arrefecer o oleo e tentar fazer uns kilometros sem arranques bruscos.
Cumprimentos
claudio gil- 2º engrenada
- Número de Mensagens : 240
Idade : 36
Data de inscrição : 09/12/2009
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: XL650V/2000
Kms: 32500
- Mensagem nº19
Re: sintomas de uma embraiagem a patinar
Eu já conhecia essa situação. Lembro-me ha tempos de ler em qualquer sitio que um gajo fez isso com o carro. Mas como estou longe de casa e a mota ainda está na garantia aproveitei..
No entanto, obrigado pela informação
No entanto, obrigado pela informação
Gigikoln3- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 1179
Idade : 45
Data de inscrição : 09/04/2011
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp 600V
Kms: Já passou os 88888
- Mensagem nº20
Re: sintomas de uma embraiagem a patinar
Boas pessoal...
Por curiosidade alguém já mudou uma embraiagem ou é melhor levar a um mecânico ?? Custos ??
Por curiosidade alguém já mudou uma embraiagem ou é melhor levar a um mecânico ?? Custos ??
jfvf87- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 1350
Idade : 36
Data de inscrição : 29/07/2010
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano:
Kms:
- Mensagem nº21
Re: sintomas de uma embraiagem a patinar
Boas
Não é nada de outro mundo.
Aqui vai:
Drenas o óleo
Retiras:
colectores de escape
cabo da embraiagem
tampa
desapertas os 4 parafusos que seguram a chapa do rolamento de encosto.
Desfreias a porca
engatas a mudança mais alta, carregas no travão de trás e desapertas a porca(utilizo sempre um rabo de força). Retiras a anilha.
retiras o prato da embraiagem com os discos
substituis os discos com ferodo mas tens de ter em atenção para deixar todas as anilhas na mesma posição inclusive duas anilhas mola .
colocas novamente o prato
colocas a anilha e apertas a porca com 13 kg/m e freias(o manual manda colocar nova. Uma vez comprei mas não me lembro ao certo o preço. Não é muito se não tivermos em conta que não passa de uma porca. A velha serve bem se so tiver sido utilizada uma vez(vês pelo freio))
medes as molas para ver se não pasmaram e montas tudo como estava.
Atenção ao aperto dos restantes parafusos e a junta velha tem de ser toda retirada.
Preço
+/- 5 euros da junta
Os discos da EBC penso que rondam os 40 euros.
aproveitas e mudas o óleo e filtro +/- 20
Mão de obra é muito relativo mas deve rondar os 40 euros. Aqui podes poupar porque este trabalho nas calmas faz-se bem com a ajuda do manual e não há por ai nada que seja fácil de estragar.
Cumprimentos
Faustino
Não é nada de outro mundo.
Aqui vai:
Drenas o óleo
Retiras:
colectores de escape
cabo da embraiagem
tampa
desapertas os 4 parafusos que seguram a chapa do rolamento de encosto.
Desfreias a porca
engatas a mudança mais alta, carregas no travão de trás e desapertas a porca(utilizo sempre um rabo de força). Retiras a anilha.
retiras o prato da embraiagem com os discos
substituis os discos com ferodo mas tens de ter em atenção para deixar todas as anilhas na mesma posição inclusive duas anilhas mola .
colocas novamente o prato
colocas a anilha e apertas a porca com 13 kg/m e freias(o manual manda colocar nova. Uma vez comprei mas não me lembro ao certo o preço. Não é muito se não tivermos em conta que não passa de uma porca. A velha serve bem se so tiver sido utilizada uma vez(vês pelo freio))
medes as molas para ver se não pasmaram e montas tudo como estava.
Atenção ao aperto dos restantes parafusos e a junta velha tem de ser toda retirada.
Preço
+/- 5 euros da junta
Os discos da EBC penso que rondam os 40 euros.
aproveitas e mudas o óleo e filtro +/- 20
Mão de obra é muito relativo mas deve rondar os 40 euros. Aqui podes poupar porque este trabalho nas calmas faz-se bem com a ajuda do manual e não há por ai nada que seja fácil de estragar.
Cumprimentos
Faustino
Gigikoln3- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 1179
Idade : 45
Data de inscrição : 09/04/2011
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp 600V
Kms: Já passou os 88888
- Mensagem nº22
Re: sintomas de uma embraiagem a patinar
Boas Faustino,
li com atenção as instruções e diga-se que parece que já o fizes-te... Mas mesmo assim tenho algum receio de poder estragar algo quando tiver que mudá-la...
Aconselhas a mudar o rolamento ou não é necessário ?? Isto é se necessário é claro que se muda...
li com atenção as instruções e diga-se que parece que já o fizes-te... Mas mesmo assim tenho algum receio de poder estragar algo quando tiver que mudá-la...
Aconselhas a mudar o rolamento ou não é necessário ?? Isto é se necessário é claro que se muda...
jfvf87- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 1350
Idade : 36
Data de inscrição : 29/07/2010
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano:
Kms:
- Mensagem nº23
Re: sintomas de uma embraiagem a patinar
Mudas o rolamento se quando utilizas a embraiagem ouves ruído senão é deitar dinheiro fora.
Deves verificar as folgas depois de limpo para ter certeza.
Custa sensivelmente 6 euros na Honda e muda-se facilmente com as mãos.
Se reutilizares lubrifica-o novamente (se possível com massa MoS2) para que não comece a trabalhar a seco.
Se forem só os discos gastos é como te digo, não é nada de mais. Pode escapar uma ferramenta mas é o mesmo que andar de mota, podemos cair.
Cumprimentos
Faustino
Deves verificar as folgas depois de limpo para ter certeza.
Custa sensivelmente 6 euros na Honda e muda-se facilmente com as mãos.
Se reutilizares lubrifica-o novamente (se possível com massa MoS2) para que não comece a trabalhar a seco.
Se forem só os discos gastos é como te digo, não é nada de mais. Pode escapar uma ferramenta mas é o mesmo que andar de mota, podemos cair.
Cumprimentos
Faustino
Gigikoln3- 5ª a Fundo
- Número de Mensagens : 1179
Idade : 45
Data de inscrição : 09/04/2011
A Mota
Marca Mota: Honda
Modelo Mota/ano: Transalp 600V
Kms: Já passou os 88888
- Mensagem nº24
Re: sintomas de uma embraiagem a patinar
Boa frase a última...